Video

Slide do bloogger:

terça-feira, 22 de abril de 2014

Solene Vigília Pascal

Cristo ressuscitou! Aleluia!

Às 22h do Sábado santo (19/04/2014), a alegria tomou de conta dos fiéis que participaram da celebração mais importante do ano litúrgico: a Solene Vigília Pascal. Vigília esta que celebra a espera da Ressurreição gloriosa de Jesus, o Senhor e Salvador de todos os cristãos católicos.




 A Vigília é dividida em 4 partes:

A primeira acontece fora do Templo, com a bênção do fogo e do Círio Pascal, que representa a presença de Cristo ressuscitado entre os fiéis.
A segunda ocorre com a Liturgia da Palavra, que pode ter de 4 a 9 leituras e o Evangelho, o qual relembra aos presentes, toda a história da Salvação, desde a Criação do mundo até a vinda de Jesus.
A terceira é a Liturgia da Água, no qual a Igreja ali reunida, acolhe os novos cristãos que são batizados. Caso não haja, mesmo assim, é realizada a Renovação das promessas do batismo de todos os fiéis presentes, renovando assim, a adesão de todos à Jesus, em sua Igreja.
A quarta e última é a Liturgia Eucarística, na qual o sacerdote segue os ritos da consagração, transformando as espécies do pão e do vinho, no próprio Corpo e Sangue do Senhor, seguida da fração com os fiéis.
















Tudo ocorreu em clima de muito júbilo. O Ministério de artes inovou, apresentando para a comunidade, ao momento da anunciação da Ressurreição de Jesus, uma belíssima apresentação que atraiu a curiosidade de todos. A Grande Vigília teve seu encerramento por volta das 0h30min do Domingo de Páscoa. Foi sem dúvida uma digna Celebração para tal acontecimento celebrado.

Sexta-feira santa em Batalha

Às 15h desta Sexta-feira santa (18/04/2014), iniciou-se a Celebração em memória da Paixão do Senhor na Igreja Matriz da Paróquia São Gonçalo.


Padre Evandro subiu ao presbitério, como orienta a liturgia da Igreja, em profundo silêncio, sem cântico inicial; e em seguida prostrou-se diante do altar. Após a homilia, houve o momento de adoração de Jesus  crucificado e em seguida, Santa Eucaristia, utilizando as hóstias consagradas no dia anterior.






Após a Celebração, foi exposto como forma de meditação e aprofundamento para o dia, o filme: "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson. Logo depois iniciou-se pelo 3º ano seguido a Novena da Divina Misericórdia, organizada pelo Grupo de Oração "Servos da Misericórdia", da Renovação Carismática Católica.


Exibição do filme "A Paixão de Cristo"

Novena da Divina Misericórdia.
Em seguida da apresentação do "Cântico de Verônica", interpretado pela ministra de música, Edilanne Alves, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas da cidade para demonstrar sua tristeza pela morte do Senhor. Os eventos da Sexta-feira da Paixão, terminaram com o "sepultamento" de Jesus na Igreja Matriz, para aguardar a Sua ressurreição gloriosa na Solene Vigília Pascal, da noite do sábado para o domingo.

Emocionante "Cântico de Verônica".


Procissão e em seguida, sepultamento.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Via-sacra pública no Dia da Paixão do Senhor

Segue abaixo alguns registros da Via-sacra pública, que aconteceu na Sexta-feira da Paixão do Senhor. Os fiéis saíram da capela da comunidade N. S. de Nazaré no bairro Santa Fé I, às 5h e concluíram a última estação no interior da Igreja Matriz por volta das 6h20min, rezando e meditando por diversas ruas da cidade.