Video

Slide do bloogger:

segunda-feira, 24 de março de 2014

Jovens do Movimento Evangelizador "Luz Vida", realizam encontro

Jovens sendo apresentados para a comunidade durante a Santa Missa

Neste domingo (23/03/2014), logo após a Celebração Eucarístíca das 7 da manhã, deu-se início o encontro de jovens promovido pelo Movimento Evangelizador Luz-Vida.

Padre Evandro palestrando para os participantes

O evento ocorreu no Centro Pastoral Irmã Nilva, contou com a participação de dezenas de jovens da zona urbana e rural do município, que no início do ano foram favorecidos pelo retiro "Oásis da Vida Nova" na comunidade N. S. das Dores em Imbiribas.


Durante o encontro houveram momentos de: animação, oração, dinâmicas, estudo, filme, trocas de experiência e palestra. A coordenadora paroquial deste movimento juvenil, Maria de Lourdes Alves, iniciou o encontro dando boas-vindas ao participantes e relembrando aos mesmos, os princípios do Movimento. Padre Evandro contribuiu dando sua mensagem de apoio e entusiasmo aos jovens.

O encontro teve término às 15h e irá continuar, como já vem acontecendo, em pequenos grupos nas comunidades, que atualmente vêm se reunindo para debater sobre a Campanha da Fraternidade 2014.


Pastoral do Dízimo realiza encontro de zeladores, com missionário do Rio de Janeiro


Participantes durante palestra

Neste sábado (22/03/2014), das 9h às 11h, no Centro Pastoral "Irmã Nilva", ocorreu o encontro paroquial de zeladores da Pastoral do Dízimo.

Luiz Cláudio, motivador do evento
O encontro teve como principal finalidade, avaliar o trabalho missionário que vem sendo feito em todas as comunidades da Paróquia a partir do mês de agosto do ano passado. Estiveram presentes como motivadores, o administrador paroquial, Padre Evandro Alves, e o missionário responsável pela implantação do novo método da Pastoral do Dízimo em Batalha, Luiz Cláudio, o qual faz parte de um movimento missionário a nível nacional chamado de PRO-IDE, com sede no estado do Rio de Janeiro.


Dezenas de zeladores, da zona urbana e rural marcaram presença. Durante o evento houveram além de palestra, a partilha de experiências por parte dos participantes. O encontro foi concerteza um grande incentivo para a comunidade paroquial batalhense. 

Participantes durante momento de animação 
Participantes ouvindo partilha de experiências

Finalização do evento, com músicas que deverão ser usadas nas Celebrações da Partilha

quinta-feira, 20 de março de 2014

Novenário, Setorial São José (09-19/03/2014)

Fiéis na capela esperando início de celebração
Entre os dias 09 a 19 de março de 2014, a comunidade São José (Bairros: Vila Kolping, Lagoa e Pedra do Letreiro), vivenciaram a novena em preparação, ao dia da Festa do Padroeiro(19/03).
O novenário iniciou-se com a procissão de erguimento do mastro, que marcou o início do festejo. Durante os 9 dias de novena, houveram: Adoração a Jesus presente na Eucaristia, Meditação do Santo Terço, Novena, Celebração da Palavra, e, em alguns dias, Santa Missa.

Celebrações contaram com expressiva participação
O tema e o lema do novenário foram respectivamente: "A família é chamada a ser casa de oração" e "São José, chefe da Sagrada Família". Os responsáveis pela "bandeira" foram: o Grupo de Oração Terço dos Homens, apoiados por dona Madalena Machado.

"Os dias de júbilo naquela comunidade, foram sem dúvida um forte momento de: conversão, espiritualidade e encontro pessoal com Cristo." Relata um participante.

As festividades tiveram término nesta quarta (19/03/2014), com a tradicional procissão de encerramento, ao fim da tarde. Todas as comunidades da zona urbana fizeram-se presentes para prestigiar.
Movimento social, após uma das celebrações do dia.
Tradicional leilão comunitário, após novena.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Missa em Ação de Graças pelo Dia Internacional da Mulher


No dia Internacional da Mulher (08/03), às 19h na Igreja Matriz, aconteceu a Missa em Ação de Graças pelo Dia. A missa foi presidida pelo adminstrador paroquial, Padre Evandro, e organizada pelo Grupo de Oração "Servos da Misericórdia", da RCC.


Início da Missa na Igreja Matriz
A Celebração foi recheada de homenagens, destacando-se à feita às Irmãs Filhas de Sant'Ana, que atuam na Missão local há mais de 25 anos, com ousados trabalhos evangelizadores e também, sociais. Dentre os fiéis presentes, destacaram-se a presença da União de Mulheres de Batalha (UMB) e das vereadoras Patrícia e Samara, que representaram o poder legislativo do município, sendo elas, as únicas mulheres legisladoras da cidade.

Fiéis recebendo o Corpo de Cristo

Durante a homilia, Padre Evandro destacou a presença das mulheres na História da Salvação, e de Maria, como símbolo da perfeição de toda mulher perante Deus. Ao fim da celebração, todas as presentes receberam uma mensagem, como forma de homenagem e felicitação.

Celebração teve quantidade massiva de mulheres
Irmãs Filhas de Sant'Ana durante homenagem

Padre fala da importância do trabalho das Irmãs Fsa. em Batalha

sexta-feira, 7 de março de 2014

Papa: a nossa alegria e fecundidade é caminhar com Jesus

"Seguir Jesus é alegria desde que O sigamos com o seu estilo, e não com o estilo do mundo", exorta Francisco

Humildade, doçura e generosidade: esse é o estilo cristão... um caminho que passa pela cruz e que leva à alegria, como o de Jesus. Este foi o teor dahomilia proferida pelo Papa aos fiéis que na manhã desta quinta-feira, 06, participaram da missa na Casa Santa Marta.

Como sempre, Francisco começou citando a liturgia do dia. No Evangelho de Lucas, Jesus diz aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e me siga”. “É este – ressaltou Francisco – o ‘estilo cristão’, porque Jesus foi o primeiro a percorrer este caminho”.

“Não podemos pensar numa vida cristã fora deste caminho: de humildade, de humilhação, de renúncia a si mesmo para depois se reerguer. Sem a cruz, o estilo cristão não é cristão e se a cruz não tiver Jesus, não é cristã. O estilo cristão toma a cruz com Jesus e vai avante”.

Jesus deu o exemplo – prosseguiu o Pontífice – e mesmo sendo igual a Deus, despojou-se de si mesmo e se fez servo para todos nós.

“Este estilo nos salvará, nos dará alegria e nos fará fecundos, porque o caminho da renúncia de si é contrário ao caminho do egoísmo, do apego aos bens... Este caminho é aberto aos outros porque dá vida”.

Seguir Jesus é alegria desde que O sigamos com o seu estilo, e não com o estilo do mundo. Seguir o estilo cristão significa percorrer o caminho do Senhor, “cada um como pode, para dar vida a outros e não a si mesmos: é o espírito da generosidade”. O nosso egoísmo nos impele a querer aparecer importantes diante dos outros. “Pois bem, o livro da Imitação de Cristo” – observa o Papa - “nos dá um belo conselho: ‘Deseja ser desconhecido e tido por nada’. É a humildade cristã; foi o que Jesus fez, antes de todos”:

“E esta é a nossa alegria e fecundidade: caminhar com Jesus. Outras alegrias não são fecundas; pensam exclusivamente – como diz o Senhor – em conquistar o mundo inteiro, mas no fim, perdem e arruínam a vida. Neste início de Quaresma, peçamos ao Senhor que nos ensine o estilo cristão que implica em serviço, despojamento de nós mesmos e fecundidade com Ele, como Ele a quer”. 

Fonte: Rádio Vaticano

"Quaresma é tempo de conversão", por Dom Alfredo Scháffler

Pastor diocesano dá sua mensagem à fiéis 

"Neste tempo da quaresma refletimos sobre nossa condição humana que mostra que somos pecadores. Somos frágeis criaturas, sujeitas a freqüentes desvios e quedas no caminho;
Somos tentados a esquecer Deus, a nos deixarmos levar pela “soberba da vida”, que coloca Deus de lado e nos leva a pautar nossa existência sem Deus.
A solicitação tentadora de Adão e Eva no paraíso continua sempre atual: “Sereis como deuses”.
Esta é a grande tentação do homem:
Não reconhecer sua relação intrínseca com Deus, pretender viver sem Ele e até colocar-se no lugar de Deus. A revelação bíblica e nossa fé cristã ensinam que Deus não aceita a idolatria e condena a atitude soberba do homem;
Deus é ao mesmo tempo, é compassivo e misericordioso com o pecador arrependido, que se volta com atitude contrita para Ele.
Por isso, desde o primeiro dia da Quaresma, a Igreja chama à conversão, o que significa, literalmente, a voltar-se novamente para Deus; chama também à penitência e à renovada adesão a Jesus Cristo e seu Evangelho, como sinais da conversão sincera.
Começamos a quaresma com a imposição das cinzas é acompanhada com as palavras – “convertei-vos e crede no Evangelho”:
É Jesus Cristo que nos mostra o caminho para Deus e nos põe em comunhão com Ele.
A conversão conta com a graça de Deus mas também supõe nosso esforço de superação da auto-suficiência, mediante a penitência, o conformação de nossa vida com a Palavra de Deus (obediência filial a Deus), o arrependimento dos pecados e o reconhecimento humilde da misericórdia de Deus.
Todos esses passos aparecem bem na parábola do “filho pródigo”.
Por isso na quaresma estamos chamados a fazer a nossa confissão sacramental.
A Campanha da Fraternidade deste ano nos questiona:
Fraternidade e tráfico humano.
O fato lamentável que está se vendendo seres humanos pela ganância do lucro e do prazer.
Isso representa uma mancha preta da nossa civilização. Uma demonstração que o dinheiro cega as pessoas.
A situação social e econômica do nosso tempo desafia a nós, cristãos, como a todas as pessoas, a se colocarem seriamente o problema:
Se as atividades econômicas pessoais, da sociedade como um todo e as do Estado estão, de fato, a serviço da fraternidade e da vida, ou estão sendo campo de profundas injustiças, de dor e de morte?
Quantas pessoas estão ainda na margem da dignidade da vida?
Basta olhar mais de perto as nossas periferias para ter uma visão da realidade que nos cerca e tantas vezes ignoramos.
Diante destas situações de injustiça que encontramos abrem se as portas para a especulação com seres humanos.
São pecados que gritam para o céu.
A avareza, que é a busca ávida dos bens desta vida, como se eles fossem o objetivo último do viver humano, leva o homem a passar por cima de tudo para obter e possuir esses bens.
Passamos a viver em função dos bens que passam e tudo por eles sacrificamos; até Deus fica em segundo plano.
Conversão significa também rever as nossas atitudes em relação ao nosso relacionamento?
A vida econômica da sociedade, que envolve o trabalho, a produção, a distribuição, o consumo e a posse de bens, deveria ser o espaço privilegiado para a construção de verdadeiras relações de solidariedade e fraternidade entre as pessoas, grupos e povos.
A Campanha da Fraternidade nos convida a um sério exercício de conversão da vida pessoal e social, um repensar do nosso respeito e da nossa compreensão com os seres humanos que são filhos de Deus como cada um de nós."

Firme na fé e fiquem com Deus!

+ Alfredo Scháffler, bispo de Parnaíba

Fonte: cnbbne4.org.br

quinta-feira, 6 de março de 2014

Mensagem de Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2014

Santo Padre dá sua mensagem de encorajamento e apoio à Campanha


No Brasil, com o início da Quaresma, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, lança oficialmente a Campanha de Fraternidade 2014, desta vez centrada no tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e tendo como lema a expressão paulina “Foi para sermos livres que Cristo nos libertou”. A quinquagésima edição desta Campanha anual prevê uma série de iniciativas de sensibilização, formação e oração, visando ajudar a compreender melhor o fenômeno do tráfico humano, para preparar “agentes pastorais” que sejam “antenas” nas comunidades empenhadas nesta luta. Só no Brasil, calcula-se que haja pelo menos 200 mil pessoas reduzidas à escravidão.

Como é tradição, o Santo Padre enviou uma mensagem de encorajamento e apoio a esta Campanha da Fraternidade. Afirma nomeadamente o Papa Francisco:

“Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano! Impõe-se um profundo exame de consciência: quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado como um objeto, exposto para vender um produto ou para satisfazer desejos imorais? Quem usa e explora mesmo indiretamente, uma pessoa humana, torna-se cúmplice desta prepotência.

Pais que escravizam os filhos, filhos que escravizam os pais; esposos que, esquecidos da sua chamada para o dom, se exploram como se fossem um produto descartável, que se usa e se joga fora; idosos sem lugar, crianças e adolescentes sem voz. Quantos ataques aos valores basilares do tecido familiar e da própria convivência social! Sim, há necessidade de um profundo exame de consciência. Como se pode anunciar a alegria da Páscoa, sem se solidarizar com aqueles cuja liberdade aqui na terra é negada?

Só ofende a dignidade humana de alguém quem perdeu o sentido da sua própria dignidade de filho e filha de Deus. A dignidade humana é igual em todo o ser humano: quando piso no outro, estou pisando em mim.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou!"

Fonte: Rádio Vaticana

quarta-feira, 5 de março de 2014

"Festival do Senhor" anima fiéis durante o período de carnaval em Batalha

Fiéis durante o início do evento
Com o tema: "Reunidos num só corpo pela força da cruz" Ef 2,16; realizou-se  neste final de semana (02 a 04/03/2014), o retiro de carnaval promovido pela Renovação Carismática Católica de Batalha, entitulado de "Festival do Senhor".

O evento, que vem ocorrendo desde o ano de 2011, contou com a participação de centenas de fiéis da Paróquia São Gonçalo e paróquias vizinhas, que optaram em participar de um carnaval diferente: sem uso de bebidas alcóolicas e semelhantes.

Durante o encontro, houveram momentos de: oração, pregação, louvor, adoração e muita música; todos os dias a partir das 14h. No encerramento, o auditório do Centro Pastoral "Irmã Nilva", local onde ocorreu o evento, ficou pequeno para a grande quantidade de participantes. Logo após a Santa Missa no dia 04, com muita animação e entusiasmo, ocorreu o desfile do bloco "Sou Louco por Jesus", que desfilou pelas principais ruas da cidade mostrando a alegria dos fiéis em serem seguidores de Cristo, tendo-O como Senhor e Salvador de suas vidas.

Momento de louvor por meio da dança

Após o desfile do bloco, a animação ficou por conta do Ministério de Música da RCC local e DJ Ronaldo Diniz, da RCC de Teresina. Centenas de crianças, jovens, adultos e idosos estiveram presentes defronte à Matriz para fazer parte do movimento, que fora, sem dúvida, um evento marcante e inesquecível para todos.
Bloco vira tradição entre os católicos de Batalha

Desfile do bloco pelas ruas da cidade

Show de Louvor com Ministério da RCC e DJ Ronaldo Diniz

Paroquianos participam da comemoração dos 90 anos de vida de Msr. Lotário Weber

Paroquianos de Batalha, com o pároco, Pe, Evandro.
Dezenas de paroquianos de Batalha, participaram nesta segunda-feira (03/03/14) das comemorações em homenagem aos 90 anos de vida do Monsenhor Lotário Weber, que fora pároco da cidade no início da década de 1980, com expressivo trabalho pastoral e social.

Bispo de Parnaíba, Dom Alfredo, durante a missa.



O evento ocorreu na cidade de Cajueiro da Praia (PI), onde o mesmo reside atualmente como pároco. Estiveram também presentes, dezenas de padres de toda a diocese de Parnaíba, assim como o bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler, o qual presidiu a celebração eucarística, iniciando o encontro.

Dentre as comemorações, contaram-se: homenagens, missa, coquetel, dentre outros. Dentre as cartas, vale ressaltar a carta recebida do Santo Padre, o papa Francisco, que também expressou sua alegria pelo dom da vida e do serviço à Igreja exercido durante todos estes anos pelo Mr. Lotário.

Msr, Lotário durante as festividades.
Além dos padres e religiosas da diocese, e os paroquianos da Paróquia São Gonçalo, fiéis de outras paróquias também estiveram presentes com suas caravanas, como: as de Pedro II e de São João da Fronteira.

O encontro foi bem participativo e animado, iniciou-se às 17h com santa missa e foi até às 21h com coquetel em um clube da cidade.


Concerteza foi uma exeperiência inesquecível e abençoada que deixou saudades e deu esperança a todos os presentes, que buscam o seguimento fiel à Jesus Cristo em sua Igreja.