Video

Slide do bloogger:

sábado, 12 de abril de 2014

"Cristo nos libertou!" - Por: Dom Alfredo Schafflér


Mensagem do bispo diocesano de Parnaíba, para este tempo.

"Cristo nos libertou!

Nesta quaresma estamos refletindo sobre esta triste mancha da nossa civilização que representa o tráfico humano.
Diante da grandeza de sermos filhos e filhas de Deus é inaceitável que a pessoa seja objeto de exploração ou de compra e venda. 
É um ato de injustiça e de violência que clama aos céus.
É uma negação radical do projeto de Deus para a humanidade.
Deus quer que o ser humano se relacione com Ele e participe da sua vida. Deus confere à pessoa humana uma dignidade porque o coloca como o ponto mais alto da criação.
Jesus perante os seus contemporâneos promoveu as mulheres ofendidas em sua dignidade.
Em uma época marcada pelo machismo e discriminação, a prática de Jesus foi decisiva para ressaltar a dignidade da mulher e seu valor indiscutível.
Julgar a prática do tráfico humano a partir da fé leva a descobrir a dimensão mais profunda deste crime.
Longe de esgotar-se em si mesmo, é uma questão social conectada a mecanismos globais de uma estrutura política e econômica apoiada na injustiça e na desigualdade.
O tráfico humano utiliza como mercadoria o corpo, a sexualidade, a força de trabalho e até órgãos de pessoas, atentando contra sua dignidade.
A Igreja anuncia o Evangelho da autêntica liberdade para que tenham incidência na realidade concreta das pessoas e da sociedade. 
Da exigência de promover a identidade integral do homem nasce a proposição dos grandes valores que edificam uma convivência ordenada e fecunda, como verdade, justiça, amor e liberdade.
A solidariedade não é um vago sentimento de compaixão ou de enternecimento superficial pelos males sofridos por tantas pessoas próximas ou distantes.
O próximo não é só um ser humano com os seus direitos e a sua igualdade fundamental em relação a todos os demais, mas torna-se a imagem viva de Deus.
Você que me escute agora: imagine que um dos seus familiares está sumindo , sem deixar notícia e sem deixar rumo e direção.
Isso lamentavelmente não está acontecendo somente nos grandes centros.
Aqui em Parnaíba nestes primeiros três meses, quantas pessoas já foram embora sem rumo e sem notícia?
Enquanto não toca na nossa porta, ficamos as vezes distante e até indiferente.
A compreensão atual da dignidade e dos direitos humanos é uma referência fundamental para o enfrentamento das situações de injustiça que atentam contra a vida das pessoas, a exemplo do tráfico humano. 
Como cristãos e pessoas de boa vontade, temos a missão de agir para que a sociedade se estruture em termos de conscientização e prevenção, de denúncia, de reinserção social e de incidência política, contra este escândalo.
O tempo da quaresma nos convoca para uma mudança, uma conversão.
Isso passa pelas nossas atitudes de ganância, de competição. 
Quantas vezes existe em nossas buscas por trás uma vontade de conseguir uma vantagem somente para nós. Nem que estamos usando das outras pessoas como objetos?
Se da meditação da via sacra estamos fazendo apenas um teatro para mexer nos nossos sentimentos, aí não compreendemos ainda a palavra de Jesus que nos fala:
Tudo que estão fazendo ao menor dos irmãos, é a mim que estão fazendo.
Firme na fé e fiquem com Deus"

Fonte: www.diocesedeparnaiba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário