Video

Slide do bloogger:

domingo, 30 de junho de 2013

Mais uma esperiência do EMM Batalha


Dia  Vinte e três (23)  de Junho  aconteceu em Batalha (PI),mais  Vivencia do grupo de casais que participam do Encontro Matrimonial Mundial (EMM) , na residência do casal Genival e Eliane. Todos os meses a Comunidade do Encontro Matrimonial Mundial, realizam este momento de aprofundamento conjugal e espiritualidade. A esperiência contar com a presença do Administrador paroquial, Pe. Evandro Alves.


domingo, 23 de junho de 2013

Assista ao vídeo: Música _ La Stella Polare (única razão)


Evangelhização x Meios de Comunicação



O interesse da Igreja pela Internet constitui uma particular expressão do seu antigo interesse pelos meios de comunicação social. Considerando os meios de comunicação como o resultado do processo histórico-científico, mediante o qual a humanidade foi progredindo cada vez mais na descoberta dos recursos e dos valores contidos em tudo aquilo que foi criado, a Igreja tem declarado com frequência a sua convicção de que eles são, em conformidade com as palavras do Concílio Vaticano II, "maravilhosas invenções técnicas" que já contribuem em grande medida para ir ao encontro das necessidades humanas e podem fazê-lo ainda mais. Desta forma, a Igreja tem feito uma abordagem fundamentalmente positiva dos meios de comunicação. Mesmo quando condenam os abusos sérios, os documentos deste Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais têm-se esforçado por esclarecer que "uma atitude de pura restrição ou de censura por parte da Igreja... não resulta suficiente nem apropriada". Citando a Carta Encíclica Miranda prorsus (1957), do Papa Pio XII, a Instrução Pastoral sobre os meios de comunicação social Communio et progressio, publicada em 1971, sublinhou que: "A Igreja encara estes meios de comunicação social como “dons de Deus” na medida em que, segundo a intenção providencial, criam laços de solidariedade entre os homens, pondo-se assim ao serviço da Sua vontade salvífica". Este continua a ser o nosso ponto de vista e esta é a visão que temos acerca da Internet. Na opinião da Igreja, a história da comunicação humana parece-se com uma longa peregrinação, "ue leva a humanidade, desde o projecto de Babel, baseado no orgulho, que acabou na confusão e incompreensão recíproca a que deu origem até ao Pentecostes e ao dom de falar diversas línguas, quando se dá a restauração da comunicação, baseada em Jesus, através da acção do Espírito Santo". Os modernos meios de comunicação social constituem factores sociais que têm um papel a desempenhar nesta história. Como o Concílio Vaticano II salienta, "ainda que haja que distinguir cuidadosamente o progresso terreno e o crescimento do Reino de Cristo". Considerando os meios de comunicação social a esta luz, observamos que eles "contribuem eficazmente para unir e cultivar os espíritos, e propagar e afirmar o reino de Deus".
Por: Ir. Sandra Cavalcante 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Jovens lideram "onda" de protesto no Brasil



Uma onda de protestos tomou conta das ruas de várias cidades do Brasil nos últimos dias do mês de junho de 2013. Com alto número de participantes. Com o crescente descontentamento da população, o protesto, que começou por conta do aumento da tarifa do transporte público, tomou dimensões maiores e incontáveis grupos passaram a protestar contra a ação truculenta da PM dinheiro gasto com a Copa das Confederações e a corrupção no País. A sequência de manifestações convocadas principalmente pelas redes sociais — foi agravada após a confusão no último protesto em São Paulo, na quinta-feira (13), que terminou com manifestantes e jornalistas feridos, além de mais de 240 detidos. O grande número de ações populares levou a presidente Dilma Rousseff a se pronunciar sobre o assunto. Segundo a ministra da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas, a presidente considera que as manifestações pacíficas são próprias da democracia e é próprio dos jovens se manifestarem. A presidente esteve com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que admitiu estar preocupado com a onda de manifestações, mas garantiu que o governo busca o diálogo. Essa sequência de protestos é motivada por uma sensação de 'mal-estar coletivo', compartilhada em especial pela juventude das grandes cidades. Essa é a análise dos especialistas ouvidos pela BBC Brasil. O fenômeno seria mais social do que político e concentra-se nas regiões metropolitanas, onde as sucessivas políticas públicas executadas por governantes locais teriam deixado de atender aos principais anseios da população, sobretudo os mais jovens. De acordo com avaliação da agência Reuters, o aumento da passagem foi apenas o episódio que deflagrou a onda de reivindicações. Apesar de taxas de desemprego baixas, o País enfrenta inflação rondando o teto da meta do governo e sofre com crescimento econômico tímido. As manifestações ganham corpo durante a realização da Copa das Confederações, teste final antes do Mundial de 2014 no Brasil, e pouco mais de um ano antes das eleições presidenciais.

domingo, 16 de junho de 2013

82 jovens recebem a Unção do Santo Crisma

Em seu quinto e último dia de visita Pastoral à Paróquia São Gonçalo, Dom Alfredo Schaffler, Bispo Diocesano de Parnaíba, celebrou na manhã deste Domingo (16) a Missa do Santo Crisma, na Igreja Matriz na qual 82 jovens receberam a unção do Espírito Santo. Após a missa, O Sr. Bispo teve um encontro com os Casais do Encontro Matrimonial Mundial e Pastoral Familiar seguido de almoço na casa do casal Francisca e Ronaldo Torres. Durante o encontro, Dom Alfredo recebeu de presente uma toalha bordada com seu nome além de uma homenagem feita pela deficiente visual Socorro Oliveira, que proferiu uma mensagem lida no sistema braile como forma de agradecer ao Bispo pelo apoio com materiais em braile dados a ela. Após o almoço, Dom Alfredo retornou à cidade de Parnaíba, sede do Bispado. Continue Lendo

Dom Alfredo se reúne com Juventude batalhense


Em seu penúltimo dia de visita Pastoral à Paróquia São Gonçalo, em Batalha, O Bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Alfredo, esteve durante a manhã de Sábado (15), no Centro Pastoral Irmã Nilva, um encontro com os Catequistas em seguida, no mesmo local reuniu-se com o Conselho Pastoral Paroquial - CPP.  Durante a tarde, o Setor Juventude da Paróquia, que engloba Luz-Vida, Ministério Jovem da RCC, Jovens do Ministério do Acolhimento, Ministérios de Artes, PJ, Grupos de Jovens das comunidades e Coroinhas, teve seu momento de encontro com o Sr. Bispo Dom Alfredo, na centro de esportes em frete a Unidade Escolar Gayoso e Almendra. No início da noite, o Bairro Coheb recebeu Dom Alfredo que abençoou a Capela da Mãe Rainha erguida naquele bairro e em seguida celebrou uma missa no local. Continue Lendo

Jovens evangelhizam com gratidão



Dom Alfredo, toda a juventude desta paróquia se alegra com a sua presença, desejamos que com a sua visita pastoral possa fortalecer e animar a nossa fé, fazendo assim que sejamos jovens comprometidos com a missão da igreja que é anunciar a boa nova a todas as criaturas. Gostaríamos de agradecer ao Pe. Ronaldo que tanto tem motivado a nossa juventude em nossa Diocese, ao Pe. Roberto coordenador da caravana da JMJ-Rio 2013, que tem nos incentivado e que irá nos acompanhar a este grande encontro com nosso Pastor maior Papa Francisco e por ultimo ao nosso amado e querido Pe. Evandro que tanto tem motivado, incentivado a nossa juventude, proporcionando a cada jovem o encontro pessoal com Cristo, que tem renovado a vida de muitos através do seu testemunho muitos de nós estamos aqui hoje servindo com amor a nossa igreja. Dom Alfredo nós lhe agradecemos que o senhor abençõe o seu pastoreio, e que cada vez mais você possa ser sinal de Deus para todo o rebanho que lhe é foi confiado. E nós jovens da Paróquia São Gonçalo queremos lhe dizer que você está gravado em nossos corações.
   Vamos lá juventude incendiar este mundo com o amor de Deus, com nosso testemunho, com nosso louvor e alegria!!!!!!!!!!!!!!!!!! Rumo a JMJ.

Por: Lorrane Carvalho 

Terço dos homens de Batalha formaliza coordenação



Dia 10 do mês de junho de 2013,  após a oração do terço, os homens do grupo de oração (terço dos homens) da sede da Paróquia São Gonçalo, reuniram-se e formalizaram a coordenação do grupo para o primeiro mandato de até um ano de duração. O grupo de oração Terço dos Homens da sede da Paróquia São Gonçalo de foi instalado dia 27 de outubro de 2012. Na ocasião participaram mais de 100 homens. Quem fez a instalação foi o grupo de oração Terço dos Homens de Piripiri, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios com a participação dos grupos de oração já instalados das comunidades Imbiribas e Cortado. Desde a instalação o grupo estava sendo coordenado por uma equipe formada por três homens, até que dia 10 de junho  foi composta a primeira equipe de organização completa ficando assim composta:
Diretor Espiritual – Pe. Evandro Alves
Coordenador – Nonato Silva
V. Coordenador- Paulo Ronaldo Oliveira
1. Secretário – Ronaldo Torres
2. Secretário – Francisco Antonio Miranda
1. Tesoureiro – Luis Carlos
2. Tesoureiro – Raimundo Ribeiro (Mundinho)
Comunicação – Flávio Silva, Carlinhos (Briba) e Fco. Borges Filho
Ministério de Música – Tiago da Paz e Francisco Antonio Alves
Distribuidor dos Mistérios do Terço – Renato Borges e Osvaldo Costa
Coletor das Ofertas – Jack Carvalho
Visitadores – Geraldo Teixeira, Gonçalo Oliveira e Geovane Oliveira.

Essa equipe foi confirmada e confirmada e recebeu a bênção na presença do Sr. Bispo Dom Alfredo dia 12 de junho de 2013.
O primeiro mandato será apenas de 1 (um) ano, em 2014 poderá ser alterado para um mandato de 2 (dois) anos.
Por: Nonato Silva

sábado, 15 de junho de 2013

JMJ, um "sonho do coração" de Deus



Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo. A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países. A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.