Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 27 de março de 2013

Última Ceia



Acompanhamos os gestos praticados por Jesus no lava-pés (Jo 13, 4-11). Este aconteceu numa refeição. Estar ao redor de uma mesa é sentar-se e partilhar as alegrias, as angústias, as emoções..., também algo para comer.- Jesus levantou-se da mesa. Ele nos diz que é preciso sair do nosso egoísmo, mobilizar-se, ir ao encontro dos outros.
- Tirou o manto. Jesus se esvazia de si mesmo e coloca-se na condição de servo. Ele nos ensina sobre a necessidade de despojar-se de tudo o que divide, dos fechamentos, das barreiras, dos medos, das inseguranças, que nos bloqueiam na prática do bem.
- Pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Jesus põe o avental para servir. "Aquele que era de condição divina, humilhou-se a si mesmo" (Fl 2, 6-8). Ele nos propõe o uso do avental do servir na disponibilidade, e na generosidade, e ainda do comprometer-se com os mais necessitados e colocar-se em último lugar.
- Colocou água na bacia. Jesus usa instrumentos da cultura do povo: água e bacia. Repete um gesto que era feito pelos escravos ou pelas mulheres. Ele quer nos dizer que para anunciar sua proposta é preciso entender, conhecer, assumir o que o povo vive, sofre, sonha...
- E começou a lavar os pés dos discípulos. Para lavar os pés Jesus se inclina, olha, percebe e acolhe a reação de cada discípulo. Com o lavar os pés, Jesus nos compromete a acolher os outros com alegria, sem discriminações, a escutar com paciência, a partilhar os nossos dons...- Enxugando com a toalha que tinha na cintura. Jesus enxuga os pés calejados, rudes e descalços de seus discípulos. São muitos os gestos que Jesus nos convida a praticar para amenizar os calos das dores de tantos irmãos: visita a doentes e idosos, organizar-se para atender crianças de rua, uma palavra de ânimo a aidéticos, valorização de nossos irmãos indígenas...

Diante da prática de Jesus podemos nos perguntar:
Quais os gestos concretos que nós como cristãos/ãs e catequistas, vamos assumir? Será que esta Páscoa pode ser igual a outras tantas?


                                                                      


segunda-feira, 25 de março de 2013

Dinamismo da vida...



"As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo"

A todos batalhenses, expresso minha gratidão, pela boa vivência, acolhida, pelos bons momentos e como também não dizer por alguns difíceis momentos em que vivemos, pela conquita e superação juntos. A vida para muitos é dinâmica, mas muitas vezes somente  dentro de um mesmo contexto, geográfico ou de ideal, enquanto que para mim, ela é vivida dentro de um dinamismo abrangente, alargado, muitas vezes é exigente, outras vezes não, chegar até esta terra, "Batalha", não tão distante das terras já conhecida e explorada por mim, foi exigente, pois me pediu algumas renuncias, mas como missionária e consagrada, abracei com todas minhas forças humanas e outras forças adqueridas em Deus, que disse-me, Vai... Porém, foi chegado o momento de levantar novamene minha tenda e fixar em outras terras... Novamente não foi simples o deixar o que estava "conquistado" embora em um período curto. Trago comigo, as boas amizades, o carinho dos jovens a quem dediquei boa parte de mim, a alegria e pureza das crianças, a sabedoria dos adultos, o "grito" de um povo pedindo por justiça... confieem à justiça de Deus pois é a única... Mais uma experiêcia vivida, e com esta tenho a certeza que é  um grande presente de Deus, pela sua especialidade, e isto ningúem tirará de mim, pois com ela, abri-me ainda mais à universalidade, ao ser igreja, a ser missão-consagração... A todos meu carinho, oração e obrigada. ((desejo a você, jovem, que se lance aos desafios deste tempo com coragem, pois somos protagonistas de uma nova história.))

Ir. Anna Sandra Cavalcante (FSA)

Batalha na JMJ com o Papa Francisco



A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. (((Conheça os vinte (20) jovens que irão representar Batalha na J M J ))) Idenê Carvalho-Mariazinha Alves- Anatália Braz- Paulo Ronaldo- Isabel Carvalho- Francisco Antônio- Francisco Lucas- Lorrane Jéssica- Ismael Reis- Ruana Karla- Geovane Filho- Evandro -  Natanael - Gerson Oliveira- Uanderson Oliveira -José Neto - Gonçala Jonathan Castro- Bruno- Jean Carlos -

Confirmada a participação do Papa Francisco na JMJ



Alegria, cruz, jovens.  Essas três palavras foram o destaque da homilia do papa Francisco na missa de Domingo de Ramos ou da Paixão do Senhor, que abriu as celebrações da Semana Santa, ontem, na Praça de São Pedro. Ao se dirigir aos jovens, que participavam da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em nível diocesano, em Roma, o papa os convidou a participar com ele da JMJ do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. “Na esteira do Beato João Paulo II e de Bento XVI, também eu me ponho a caminho convosco. Já estamos perto da próxima etapa desta  grande peregrinação da Cruz de Cristo. Olho com alegria para o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil. Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro”, disse Francisco. A homilia,  lida em italiano, durou 13 minutos. O papa falou em pé, em voz clara, desviando algumas vezes os olhos do papel, para uma multidão calculada em 250 mil pessoas, que enchia a Praça de São Pedro e se estendia pela Via della Conciliazione,  que dá acesso ao Vaticano. Francisco descreveu o espírito de alegria na entrada de Jesus em Jerusalém, comemorada com a procissão do Domingo de Ramos, refletiu sobre sua morte na cruz no Calvário e comemorou com os jovens a JMJ diocesana.

fonte: cacaonova

domingo, 24 de março de 2013

Tradicional encontro das imagens de Maria com Bom Jesus, emocioa centenas de devotos em Batalha



Na última sexta-feira (22), aconteceu o encontro das imagens de Jesus Cristo co a imagem de Nossa Senhora das Dores. Os homens sairam da capela da Mãe Rainha às 16h com destino à matriz enquanto as mulheres sairam da capela de São Raimundo Nonato no bairro santa cruz tabém às 16h, o encomtro das imagens se deu às 17h  em frente a Matriz, motivados com canticos e após na  Igreja Pe. Evandro  explicou toda a vida de Maria. Neste ano contamos com a colaboração do terço dos homens e dos missionários do setor Santa Rosa de Lima.

Por: Mauro Robert