Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Paróquia implanta terço dos homens

 No ultimo sábado, (27) a paróquia São Gonçalo viveu um momento histórico, a implantação do terço dos homens na sede paróquial, contando com a participação de centenas de homens provindos dos setores e comunidades rurais, como também representantes do terço dos homens de Piripiri e das comunidades rurais da Paróquia: Cortado e Imbiribas, onde já está implantado o terço dos homens. Na ocasião estendemos nosso convite aos que estiveram presente e aos demais homens de Batalha,  a participar do terço, dia 05 de novembro às 19h no ginásio poliesporivo em frente a U. E. Gayosso e Almendra.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Juventude e vida em Batalha

Queridos jovens,

“Alegrai-vos sempre no Senhor!”

“Deus não só tem falado, não só cumpriu sinais miraculosos da história da humanidade, mas tornou-se tão perto que chegou a ser um de nós, através dos vários estágios da vida de todo homem. No atual contexto difícil, muitos jovens ao seu redor têm uma enorme necessidade de sentir que a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e esperança. Gostaria agora de refletir convosco sobre esta alegria no caminho para encontrá-lo, para que você possa viver com maior profundidade e ser mensageiro (a) daqueles que o rodeiam”. (Bento XVI)


Este ano estamos no 27º tema do Dia Nacional da Juventude (DNJ) temos como o tema: “Juventude e Vida” e como lema: “Qual Vida Vale a Pena ser Vivida?” em todo o Brasil esta data é marcada no último domingo do mês de  outubro (28). Porém em nossa paróquia iremos iniciar este “grandioso” evento na data oficial da juventude, 28/10/12.

Recordamos como ponto alto da evangelização para a juventude em nossa paróquia, com os trabalhos realizados. A presença dos grupos de jovens; Utopia; Movimento Evangelizador Luz-Vida; Grupo de Coroinhas “Cântaros”; Ministério do Acolhimento; Ministério Jovem da RCC; Adolescência Missionária; Ministério de Música Jovem. Como empenho e resultado do compromisso de evangelização com a juventude, além da catequese iniciada. “Todos estes movimentos juntos, com o apoio do Administrado Paroquial, realizamos em Março de 2012, o maior evento “católico jovem” que Batalha e região já presenciou, o” Bote Fé”, na ocasião da preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ - 2013) em que recebemos os símbolos máximo ( ícone de Nossa Senhora e a Cruz), agora é o momento de reencontrarmos como “juventudes” que uma vez evangelizado sente arder o desejo e a necessidade de levar outros jovens a fazer experiência de Deus e do seu amor, para isto convidamos a você em particular, para se  organizar e vir conosco nesta marcha rumo ao Rio 2013.

Durante os dias 28 de outubro a 25 de novembro de 2012, estaremos realizando atividades relacionadas ao tema do DNJ - 2012.

OBS. Pedimos para cada região se organizar com um número artístico/religioso (duração de 15 minutos), para ser apresentado no show dia 25/11/12 na Praça da Matriz.

Abaixo a temática sugestiva para cada região:

Batalha: Juventude e vida
Região das Farinadas: Qual vida vale apena ser vivida?
Região das Ladeiras: Qual vida nós jovens temos vivido?
Região dos Mananciais: O que temos feito para transformar a realidade?

Adm. Paroquial. Coordenação do Setor Juventude e Equipe Organizadora

PROGRAMAÇÃO DAS VISITAS

28/10 - Abertura
Missa: 7h e 19h
Local: Ginásio Poliesportivo

29/10 - Visitas as Escolas/Diretores

30/10 - Cecília Meirelies e Gayosso Almendra
Hora: 14h

02/11 - Região das Ladeiras
Hora: 17h

03/11 - Região das Farinhadas I e II
Hora: 18h

05/11 – Conselheiro, Dedila e Dirceu.
Hora: 14h e 17h

06/11 - Maria Melo
Hora: 14h

06/11 - Gayoso
Hora: 19h

07/11 - CCJ e  Anísio Coelho
Hora: 14h

07/11 - Dedila Melo e Dirceu Arco Verde
Hora:8h

10/11 - Região dos Mananciais I e II
Hora: 17h

Retiro espiritual - Apostolado da Oração

Durante os dias 27 e 28 de outubro aconteceu no Centro Pastoral da Sagrada Família em Parnaíba, mais um retiro espiritual para as zeladoras do Apostolado da Oração.
 
Todos os núcleos da Diocese se fizeram presentes para se animar na missão. O retiro foi conduzido pelo Pe. Paulo, Jesuita e responsável no Nordeste pelo acompanhamento do Apostolado da Oração. Centenas de pessoas participaram neste retiro que teve como tema principal o Ano da Fé que foi proclamado pelo Papa Bento XVI.
 
Os representantes do Apostolado da Oração da Paróquia São Gonçalo - Batalha, foram: Antônia Amorim, Morena Lopes, Soraia e Ana Rosa.

Fonte: Diocese de Parnaíba

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DNJ - 2012

O Dia Mundial da Juventude (DNJ) de 2012, tem como tema: "Juventude e vida" e lema: " Qual vida vale a pena ser vivida?".

Basicamente tal temática  foi trabalhada entre as "juventudes" de todo o Brasil, que será culminado com festividade e oração dia 28 de ourubro, além de preparar consciemente os jovens a querer, simpatizar e lutar pela vida e o que vem a gerá-la também preparar a ser cristão na fé, partilha e missão.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Reta Final do Sínodo: rumo às proposições e à mensagem final

Na manhã, do dia 23 de outubro às 9h, os padres sinodais se reuniram na Sala do Sínodo, na décima nona congregação geral, na qual se apresentou a lista única, em versão provisória, das proposições que serão entregues ao Papa Bento XVI, uma vez que se conclua a assembléia. Em seguida, os Padres sinodais se reuniram às 11h30 por grupos linguísticos, nos círculos menores, para preparar as emendas destas proposições.

Os Círculos menores se reuniram também esta tarde para continuar o trabalho. Ontem, segunda-feira, o relator geral do Sínodo, seu secretário e os relatores dos Círculos menores estiveram elaborando, à portas fechadas, a lista das proposições finais.

No sábado pela manhã, na décima nona congregação geral, foi apresentado o rascunho da Mensagem Final ao Povo de Deus. Os padres sinodais discutiram e deliberaram sobre as linhas mestras do mesmo.

Apresentado o esquema provisório na décima nona sessão, no sábado 20 de outubro, a mensagem será aprovada no próximo 26 de outubro. O cardeal Giuseppe Betori, presidente da Comissão para a Mensagem, leu o esquema da mensagem dirigida a todo o mundo.

Ocorreu também a primeira votação do XIII Conselho ordinário da Secretaria Geral do Sínodo, integrado por quinze membros, dos que doze são eleitos pelo sínodo (três para cada um dos continentes Europa, África, América; e três por Ásia-Oceania).

Fonte: CNBB

domingo, 21 de outubro de 2012

Catequese em formação...


Dia 28 de outubro haverá encontro formativo aos catequistas de toda paróquia, no Centro Pastoral Ir. Nilva.

Sua participação é de muita relavância.

Deus conta com você.


Encerramento - Festo a São Francisco

Com muita animação, alegria, fervor e devoção, foi encerrado o festejo a São Francisco iniciado dia 10 de outubro na comunidade Nossa Senhora da Boa  Esperança.

Centenas de devotos estiveram participando da procissão e da Santa Missa.


Terço dos homens em Batalha

Trata-se de uma moderna e inclusiva forma de divulgação da Palavra de Deus, através da Oração do Terço em reuniões masculinas.

Percebeu-se historicamente que, principalmente os homens, começaram a se afastar da oração e, em consequência, de Deus e da Igreja. Em 10 de setembro de 1950, em Santa Maria, RS, na estação de trem da cidade, o diácono João Luiz Pozzobon recebeu a Imagem da Mãe Rainha para levá-la às famílias. Em torno dele se formou um grupo de aproximadamente 100 homens. Com esta aproximação, percebeu Pozzobon que era uma ótima oportunidade para resgatar e mobilizar a participação do setor leigo masculino da Igreja, iniciando assim o Terço do Homem. (ou dos Homens).

O objetivo do Terço do Homem é despertar entre o corpo masculino da Igreja o comprometimento com a oração, com a fé, com a evangelização, com a mudança de vida, com o amor ao irmão necessitado, etc. Participam dele homens de todas as idades e ali se cria um clima de amor verdadeiro onde os frutos são cada vez mais presentes.

( ( (  A T E N Ç Ã O  ) ) )

Todos os homens da Paróquia São Gonçalo estão convidados a participar do "Terço dos homens".

Dia: 27 de outubro
Hora: 19h
Local: Ginásio Poliesportivo em frente ao Colégio Gayosso e Almendra

Batalha, partilha tua fé



 A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), fundada na Igreja por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Nasceu com objetivo de "criança evangelizar criança". Hoje, esta obra da Igreja aqui representada, após à Santa MIssa foi às ruas de Batlha em caminhada rezando pela paz e pelas crianças.



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Campanha Missionária - 20 e 21 de outubro



 A Igreja é por sua natureza, missonária. Com o objetivo de recordar aos cristãos essa identidade, todos os anos, no mês de outubro, é lançada a Campanha Missionáia, o tema deste ano é "Brasil Misionário, partilha tua fé", um apelo para que não guardamos somente para nós o que recebemos. O tema está em sintonia com a proposta do 3º Congresso Missionário Nacional, realizado em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho de 2012 e com o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missinário Latino-Americano (CAM4/Comla9), que acontecerá em 2013, na Venezuela. A fé se fortalece na mdida em que é partilhada e o amor é a expressão máxima daquilo que professamos. Hoje o Brasil conta com a presença atuante de quase 2.000 missionários e misionárias espalhados por diversos países de todos os continentes, isso representa um grande gesto d e partilha, mas não podemos achar que é suficiente. O convite a partilhar a fé, nos recorda que a tarefa missionária continua urgente e sem fronteiras. Pela sua potencialidade, o Brasil pode dar muito mais.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Porquê celebrar um ano da Fé?


Na homilia, o Papa Bento XVI explicou que a Igreja proclama um Ano da Fé não para "prestar honras a uma efeméride", mas sim porque é necessário, mais ainda do que 50 anos atrás. Isso porque nos últimos decênios o Papa lembrou que se tem visto o avanço de uma "desertificação" espiritual, um vazio que se espalhou. Mas estas situações, de acordo com ele, permitem redescobrir a alegria e a importância de crer.Dessa forma explicou que o modo de representar o Ano da Fé é como uma peregrinação no deserto do mundo contemporâneo, em que se deve levar apenas o essencial."... nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas - como O Senhor exorta aos Apóstolos ao enviá-los em missão (cf. Lc 9,3), mas sim o Evangelho e a fé da Igreja, dos quais os documentos do Concílio Vaticano II são uma expressão luminosa, assim como é o Catecismo da Igreja Católica, publicado há 20 anos".

Abertura do Ano da Fé


O Papa Bento XVI abriu oficialmente o Ano da Fé com uma Santa Missa realizada no Vaticano na manhã do dia 11/10. A proposta do Pontífice é que este seja um tempo de reflexão para que fiéis católicos de todo o mundo possam redescobrir os valores da sua fé. O Ano da Fé prossegue até dia 24 de novembro de 2013, dia em que também se comemorará os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o Papa presidiu a Celebração Eucarística com a participação de 400 concelebrantes, entre eles estavam alguns brasileiros, como o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que também é presidente da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB). O Papa explicou que o Ano da Fé está em coerência com todo o caminho da Igreja nos últimos 50 anos, desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus, Paulo VI até chegar ao Jubileu do ano 2000, em que o Bem-Aventurado João Paulo II propôs à humanidade Jesus Cristo como Único Salvador."Jesu é o Centro da Fé cristã. O cristão crê em Deus através de Jesus Cristo, que nos revelou a face de Deus".

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Festejo a São Francisco 2012

Caríssimos devotos e devotas de São Francisco de Assis, o Santo Padre o Papa Bento XVI estará abrindo em outubro deste ano as comemorações do cinquentenário do Concílio Vaticano II e o ano da Fé, nosso país se prepara para acolher a Jornada Mundial da Juventude e a Comunidade São Francisco de Assis pertencente à Paróquia São Gonçalo animada pelo Espírito Missionário se prepara para vivenciar tais momentos, como em especial render graças e celebrar 25 anos de amadurecimento da fé dos batizados e missão contínua.

O Festejo a nosso pai seráfico é um tempo favorável para alcançar este objetivo. É pensando exclusivamente em você e motivados pelo tema: Francisco Modelo de Fé da Igreja Missionária; que convidamos você e sua família a paticipar conosco deste momento tão especial, no qual ele mesmo reconheceu a divindade de Jesus, passando a irradiar o testemunho da fé e amor ao próximo, sendo asim hoje modelo de missão para a Igreja.

Fraternalmente,
Pe. Evandro, Conselho Pastoral Comunitário e Comissão Organizadora.

O Festejo a São Francisco acontecerá de 10 a 20 de outubro de 2012

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CNBB convoca cristãos a acompanhar vida política dos eleitos

O  voto consciente e limpo vai se somando ao esforço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que a Igreja católica tem pregado aos fiéis, incentivando ainda uma maior participação política dos cristãos. A CNBB estimula os jovens ao voto, já que é facultativo entre 16 e 17 anos, e maiores de 70 anos a votar. Eleitores, fiscalizem o processo eleitoral. Denunciem atos de corrupção.

O papel da Igreja é de orientação ao eleitor. A democracia se faz na medida em que todos os cidadãos participam da vida política do país. Importante ao elegê-lo, acompanha-lo depois. O exercício da cidadania não se esgota com o voto, acompanhe e exija o que foi prometido durante a campanha. Os eleitos devem trabalhar para o povo e não para os partidos políticos. Não deve se fazer um governo partidário, mas para todos. Temos muitos fiéis que são batizados, mas não seguem o evangelho. A nova evangelização se dirige a esses, explicou. A Igreja busca, com este anúncio, retomar os fiéis que por algum motivo deixaram a religião católica. Aqueles que se afastaram, já foram evangelizados, mas se afastaram da vida de nossa comunidade é o que denominamos de nova evangelização, finalizou.

Dom Raymundo (CNBB)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

60 anos de vida sacerdotal

  Parabéns, Dom Rufino.

Deus abenções o Senhor. Desejamos que colha abundante graças sobre o 
semeia no dia-adia. Que esta data seja de bençãos, colheitas,  respostas... Que 
 Jesus cuide de tudo em sua vida. Deus abençõe.




terça-feira, 2 de outubro de 2012

Programação: Semana Nacional da Vida


Uma das cinco urgências da ação evangelizadora no Brasil, traçadas pelos bispos do Brasil para 2011-2015, é a “igreja ao serviço da vida plena para todos”. A semana Nacional da Vida de 1º a 08 de outubro, retoma várias situações de ameaça à vida, que são descritas nesta quinta urgência e se insere nesta vasta missão da igreja que também se desdobra no campo da promoção da vida humana, sobretudo das mais frágeis e indefesas e outras. “A vida humana é sagrada", porque, desde a sua origem, supõe a ação criadora de Deus e mantém-se para sempre numa relação especial com o criador, seu único fim. só Deus é Senhor da vida, desde o princípio até o fim: ninguém, em circunstância alguma, pode reivindicar o direito de destruir diretamente um ser humano inocente.

Confira a programação alusiva à semana nacional em defesa da vida:
Quinta-feira 05/10- 1 hora de adoração ao Santíssimo Sacramento
Local- Capela São Francisco 
Hora- 18h 
Sexta-feira 06/10- Palestra com a temática" Vida, Saúde e dignidade"
Local-Centro Pastoral Ir. Nilva
Hora- 19h
Sábado 06/10- Terço pela vida 
Local- Centro Pastoral Ir. Nilva
Hora- 19h
Segunda-feira 08/10 - Adração ao Santíssio Sacramento
Local- Capela (Irmãs Filhas de Sant'Ana)
Hora- 19h