Video

Slide do bloogger:

domingo, 30 de setembro de 2012

Brasil Missionário

Com o objetivo de recordar aos cristãos seu compromisso com a universalidade da Missão, todos os anos, no mês de outubro, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem a Campanha Missionária. O tema deste ano é "Brasil Missonário, partilha tua fé". Essa reflexão está em sintonia com a proposta do 3º Congresso Missionário Nacional, bem como o 4º Congresso Missionário Americano e o 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4- COMLA -9), a ser realizado em 2013 na Venezuela, com o Lema"América Missionária, partilha a tua fé". A partir de 2010, a Campanha Misionária passou a ser feita em conjunto com a Comissão para Amazônia, da CNBB. A Campanha Missionária será realizada dia 21 de outubro de 2012.


Em nossa paróquia a abertura do mês missionário será terça-feira (2), às 19 h, no Ginásio Poliesportivo em frente a U. E. Gayosso e Almendra. Participe!

 

Paróquia evangeliza comunidade rural

Durante os dias 28, 29 e 30 de setembro, representantes da paróquia, estiveram em visita à comunidade Maraja dos Almedas, região Baixo Longá. Durante esses dias foram realizado: visita às família, encontro com as crianças, jovens e adultos como também celebrações da Palavra e momentos de entretenimento, A comunidade se encontra em festejo a São Francisco de Assis, padroeiro, desde 26/09. Os missionários que contribuirão com a evangelização da comunidade foram: Ir.Graça, Max, Maria de Lourdes e Ir. Sandra. Haverá ainda durante os festejos leilão e Santa Missa, o encerramento do fesatejo será dia 04.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Por quê celebramos o dia da Bíblia?


Neste último domingo de setembro (30), celebramos o dia da Bíblia. Através da Bíblia temos a oportunidade de conhecer a Deus e o seu plano de amor. Ele se revela na história humana. Concede seus dons com "liberalidade" para o bem de todos. Os dons de Deus não podem ser privatizados ou restringidos a determinadas pessoas ou instituições. Cada pessoa que os recebe deve colocá-los a serviço da vida. Não podem ser considerados como bens privativos, pois eles são de Deus. Não podem ser usados como motivo de vanglória pessoal, e sim, como expressão da bondade divina. Todas as pessoas recebem dons para  alegria e felicidade de todos. A Bíblia nos revela a bondade e a generosidade de Deus.

Fonte: revista - Vida Pastoral

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Reforma do teto da igreja

Após realizada algumas campanhas em prol da reforma do teto da Igreja Matriz, desde o mês de agosto de 2012 estamos em serviços:  Troca do antigo teto, reforma da rampa de acesso lateral, troca das instalações elétricas, serviço de aterramento, proteção contra incêndio, colocação de equipamento para-raios.

O contrato foi firmado entre a Paróquia e a empresa ECOCIL - Empresa de Construção Civil Ltda., de propriedade do engenheiro batalhense Adauto Fortes de Sá Menezes, no valor de R$ 68.177,29. A primeira parcela liberada foi de R$ 30.000,00, ficando o restante para o final dos serviços.

Nosso trabalho continua, para tanto, contamos com sua colaboração para zelarmos juntos (as) pela casa de Deus e em  breve voltar a ser dos "mais belos monumentos históricos e culturais de nosso Piauí".

A Campanha Amigos de São Gonçalo continua, seja você também um responsável por este zelo, faça sua doação:

Banco do Brasil
Agência: 3893-8
Poupança: 20129-4


Ou procure o serviço de atendimento da Secretaria da Paróquia.

Abaixo, você confere alguns registros da reforma.

domingo, 23 de setembro de 2012

Catequese em formação

Aconteceu hoje mais um encontro formativo, aos catequistas de toda paróquia, a partir da nova proposta à catequese e aos catequistas que desejam ardentemente alimentar seu espírito, seu saber, sua imaginação, sua sensibilidade para sentir-se sintonizado com Deus e com o mundo, e dialogar com o "mundo" de maneira mais "humano-espiritual". Desde julho de 2012  a Paróquia oferece um dia de formação que introduz cada participante no processo permanente da fé, o processo da catequese como iniciação cristã.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Capela São Francisco celebrará Jubileu de Prata

A comunidade Nossa Senhora da Boa Esperança, correspondente aos bairros: Esperança I e II, se prepara para o "grande" jubileu de prata, celebrado no próximo mês.

Uma das manifestações para este evento está sendo a peregrinação da imagem de São Francisco, padroeiro, pelas residências das famílias dos bairros acima citado.

Cadastramento de Fiéis

Comunicamos aos fiéis que já receberam em seus respectivos setores e comunidades, a ficha de "Cadastramento de Fiéis", que entreguem o mais rápido possível na secretaria da poróquia.

Pedimos aos que ainda não receberam que procurem o serviço de atendimento da paróquia na secretaria ou  no Ginassio Poliesportivo em frente ao colégio Gayoso e Almendra nos dias de Celebrações Eucarística e/ou Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no plantão do dízimo, pois estamos precisando agilizar esses cadastros.

Jean Carlos
Auxiliar de escritório

domingo, 16 de setembro de 2012

Paróquia realiza encontro de formação às crianças e adolescentes da IAM

O coordenador e os assessores da Infância e Adolescência Missionária da paróquia, estam reunidos com as crianças dos grupos de toda paróquia no Cento Pastoral Ir. Nilva, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos a partir da História e espiritualidade da IAM e assim serem cada vez mais comprometidos com a Igreja e a comunidade local e mundial.
 
A obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionária, fundada na França em 1843, pelo bispo D. Carlos de Forbin-Janson, e tornada pontifícia em 1922, pelo Papa Pio XI, continua sendo na atualidade, instrumento válido de ação evangelizadora na Igreja e no mundo. Por meio da oração, sacrifício, solidariedade e participação, as crianças e adolescentes crescem na experiência e conhecimento de Deus, buscando em Jeseus Cristo, o Missionário do Pai, exemplo de vida doada pelo Reino.
 
(Na IAM, criança evangeliza criança sob coordenação e assessoria de jovens e adultos)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Glória e a exaltação de Cristo é a Cruz.

Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus.

A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor, possui um tesouro. Se não houvesse a cruz, Cristo não teria sido crucificado. Se não hovesse a cruz, a vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provados da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso. Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno.

Fonte: Sermões de Santo André de Creta, bispo
Ofício das leituras

domingo, 9 de setembro de 2012

Festejos a Mãe Rainha

Caríssimos irmãos(ãs) devotos(as) da Mãe Adminrável, convidamos você e sua família para as festividads de nossa Querida Mãe, durante os dias 09 a 18 de setembro de 2012, iluminados pela força do Espírito Santo queremos viver e aprender em nossas vidas, uma experiência profunda do amor de Deus, que é Caminho, Verdade e Vida. Por isso iremos festejar a Mãe Rainha, motivados pelo Tema: "Com Maria sejamos fiéis ao evangelho de Cristo".

Queremos levar você a um  encontro pessoal com Jesus Cristo por meio da Palavra e a crescer na fé.

Fraternalmente,
Equipe Organizadora

sábado, 8 de setembro de 2012

Nascimento de Maria, Mãe de Jesus.

O nascimento de Nossa Senhora ou Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada no dia 08 de setembro, nove meses após sua Imaculada Conceição. Esta festa tem sua origem em Jerusalém, começou a ser celebrada no século V como Festa da Basílica Sanctae Marie Ubi Nata Est, atualmente conhecida como Basílica de Sant'Ana.

No século VII, já era celebrada pelas Igrejas bizantinas e em Roma, como festa do nascimento de Bem-Aventurada Virgem Maria, sendo incluída no calendário tridentino em 08 de setembro e permenece até hoje nesta data. De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais idosos e estéreis, chamados Joaquim e Ana, como resposta às suas preces. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser Mãe de Jesus, eram residentes em Jerusalém ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Sant'Ana, em um dia de sábado, por coincidência 08 de esetembro da ano 20 a. C. nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. Maria foi ofertada ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos de idade.

Fonte: Instituto das Filhas de Sant'Ana (arquivos)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

GSM em Matias Olímpio

Durante os dias 09 a 16 de setembro a Paróquia São Miguel, em Matias Olímpio estará realizando sua Grande Semana Missionária (GSM), a partir dos objetivos do projeto das Santas Missões Populares.

Confira abaixo os nomes dos missionários que a Paróquia São Gonçalo estará enviando neste sábado a Matias Olímpio.

  • Maria Janice Araújo
  • Maria Geane A. Oliveira
  • Damião Pereira
  • Raimunda das Dores
  • Jaqueline Freitas
  • Isabel Ferreira
  • Antonia Amorim
  • Jesus Fernandes
  • Manoel Gomes da Silva Neto
  • Raimunda P. Oliveira
  • Maria do Socorro Carvalho
  • Marla Monise
  • Francinaldo da Silva
  • Francisco Natanael
  • Ir. Graça Oliveira
  • Pe. Evandro Alves

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Semana da Pátria

Estamos nas comemorações da Semana da Pátria. É o momento de reafirmarmos o nosso amor à mãe Pátria e a nossa disposição em servi-la. Para os cristãos, o amor à pátria está incluso no mandamento da Lei de Deus, que manda “honrar pai e mãe”. Por isso, no entender da Igreja, "é dever dos cidadãos colaborar com os poderes civis para o bem da sociedade num espírito de verdade, de justiça, de solidariedade e de liberdade".

O amor e o serviço da pátria fazem parte do dever de reconhecimento e da ordem de caridade. Já que também estamos em tempo de campanha política, vale destacar que "a co-responsabilidade pelo bem comum exige moralmente o pagamento de impostos, o exercício do direito de voto, a defesa do país" (nº. 2240).

O serviço à pátria se traduz na luta por melhores condições de vida para os cidadãos. Entre os indicativos concretos, as Diretrizes da Igreja no Brasil falam da necessidade de "educar para a preservação da natureza e o cuidado com a ecologia humana, através de atitudes que respeitem a biodiversidade e de ações que zelem pelo meio ambiente. Entre essas ações, destaca-se a preservação da água, patrimônio da humanidade, evitando sua privatização" junto com isso, "cabe nos empenharmos na busca de políticas públicas que ofereçam as condições necessárias ao bem-estar de pessoas, famílias e povos".

Fonte: http://www.bethania.com.br

Iniciada a Reforma do Teto da Matriz de São Gonçalo

Após realizada algumas campanhas em prol da reforma do teto da Igreja Matriz, a Paróquia iniciou dia 22 de agosto de 2012, os serviços de troca do antigo teto e reforma da rampa de acesso lateral bem como troca das instalações elétricas, serviço de aterramento, proteção contra incêndio e colocação de equipamento pára-raios.

O contrato foi firmado entre a Paróquia e a empresa ECOCIL - Empresa de Construção Civil Ltda, de propriedade do engenheiro batalhense Adauto Fortes de Sá Menezes, no valor de R$ 68.177,29. A primeira parcela liberada foi de R$ 30.000,00, ficando o restante para o final dos serviços.

Nosso trabalho continua, para tanto, contamos com sua colaboração para zelarmos juntos(as) pela casa de Deus e em  breve voltar a ser dos "mais belos monumentos históricos e culturais de nosso Piauí".

Ajude na campanha Amigos de São Gonçalo, seja você também um responsável por este zelo, faça sua doação:

Banco do Brasil
Agência: 3893-8
Poupança: 20129-4

Ou procure o serviço de atendimento da Secretaria da Paróquia.

Convidamos a todos a participar da Missa da Telha.
Dia: 16/09/12
Hora: 07h e 19h
Local: Ginásio Poliesportivo em frente ao colégio Gayoso e Almendra

Abaixo, você confere mais alguns registros do início da reforma.


domingo, 2 de setembro de 2012

Encerramento do Festejo a São Raimundo Nonato

Com muita alegria encerrou, na sexta-feira (31/08), os festejos a São Raimundo Nonato, com a procissão em seguida a Santa Missa.
 
O Festejo 2012 teve como tema: Vocação do Cristão neste chão. Foram 10 dias de reflexão da palavra de Deus, levando as pessoas a amadurecerem sua fé, tendo certeza de que a vocação de cada um é o amor e a busca pela santidade, cumprindo assim a vontade de Deus em nossas vidas, pois a vocação é dom do amor de Deus.

Por: Jean Carlos
Foto: Ir. Anna Sandra

sábado, 1 de setembro de 2012

Setembro: um mês para conhecer mais a Bíblia

A novidade da revelação que Deus nos faz através da Bíblia é esta: Deus se dá a conhecer conversando com o ser humano. O Vaticano II já tinha falado sobre esse jeito de Deus se comunicar. "Deus invisível, na riqueza do seu amor, fala aos homens e as mulheres como a amigos(as) e convive com eles, para convidá-los a fim de que tenham comunhão com Ele". Constatamos a vida íntima de Deus. Passamos a conhecer, portanto, que no coração da vida divina há a comunhão, há o dom absoluto. "Deus é amor" (1Jo 4,16). Isso indica qual é a imagem de Deus e também a consequente imagem do ser humano e do seu caminho.
 
Portanto, feitos à imagem e semelhança de Deus amor, só poderemos compreender-nos a nós mesmos no acolhimento do verbo e na docilidade à obra do Espírito Santo. É à luz da revelação feita pelo verbo divino que se esclarece o mistério da condição humana.

Verbum Domini 6