Video

Slide do bloogger:

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Semana de Convivência no Seminário

O seminário menor e propedêutico João Paulo II está realizando a semana de convivência de jovens que desejam ingressar no caminho de formação sacerdotal para Igreja de Cristo e de modo particular na diocese de Parnaíba. “Sem sacerdotes, de fato, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão na história - a obediência à ordem de Jesus: “Ide, pois, ensinai todas as nações” (Mt 28, 19) e “Fazei isto em minha memória” (Lc 22, 19; cf. 1 Cor11, 24), ou seja, a ordem de anunciar o Evangelho e de renovar todos os dias o sacrifício do seu Corpo entregue e do seu Sangue derramado pela vida do mundo. (Pastores Dabo Vobis). Portanto, o nosso intuito é ajudar os nossos jovens a descobrirem a beleza da vocação sacerdotal e acima de tudo ajuda-los no discernimento vocacional para o seu próprio bem e da Igreja.

Novenário a Nossa Senhora de Lourdes - 2012


Fiéis a Jesus, Filho de Maria,
seremos Igreja no novo milênio.

05-15 de agosto de 2012
Paróquia São Gonçalo
Batalha – Piauí
www.paroquiasg.blogspot.com



CONVITE

Prezados irmãos e irmãs, o Santo Padre o Papa Bento XVI estará abrindo em outubro deste ano as comemorações do Cinquentenário do Concílio Vaticano II e o Ano da Fé e nosso País se prepara para acolher a Jornada Mundial da Juventude. A paróquia São Gonçalo, animada pelo espírito missionário, já se prepara para celebrar e vivenciar tais acontecimentos com o objetivo de favorecer um amadurecimento de fé a todos os batizados.

O Festejo a Nossa Senhora de Lourdes é um tempo favorável para alcançar este objetivo, para isso nosso novenário, de maneira privilegiada, será orientado espiritualmente por Dom Eduardo Zielski, Bispo da Diocese de Campo Maior, que por sua vasta experiência de pregador nos levará a uma convicção de que fiéis a Jesus, Filho de Maria, seremos Igreja no novo milênio.

É pensando exclusivamente em você que a paróquia São Gonçalo prepara a esta festa mariana, porque você é muito especial. Participe conosco, traga sua família, seus amigos e amigas e venha experimentar todos os dias a graça de Deus e o amor materno de Maria.

Fraternalmente:
Pe. Evandro, Conselho Pastoral Paroquial e Comissão Organizadora

PROGRAMAÇÃO


Dia 05/08 – Domingo - LEVANTE DO MASTRO
Responsável pela Bandeira: Grupo de Oração “Servos da Misericórdia” e Setor Santa Luzia.
05h – Alvorada
17h – Saída do Mastro
Local: Capela de Santa Luzia (bairro Formigueiro).
18h – SANTA MISSA
Tema: Veio para o que era seu e os seus não O receberam
Leituras: Ex 16,2-4.12-15; Sl 77; Ef 4,17.20-24; Jo 6,24-35
Resp.: Equipe de Liturgia

1º Dia: 06/08 – Segunda-feira
Tema: Nicodemos, homem que procura.
Leituras: 2Pd 1,16-19; Jo 3,1-21
Resp.: Setor São Tiago e Região do Massapê.
Conv.: Secretaria Municipal de Ação Social, CRAS, Pró-Jovem, Conselho Tutelar e dos direitos da Criança e do Adolescente, Delegacia de polícia, Postos de Combustível, U. E. Santa Lúcia (Descoberta) e Polos Ginasiais Gervásio Lages (Iús) e José Rodrigues Neto (Há Mais Tempo).

2º Dia: 07/08 – Terça-feira
Tema: Lázaro, exemplo de quem faz uma vida nova.
Leituras: 2Cor 9,6-10; Jo11,1-46
Resp.: Setor Santa Luzia, Infância e Adolescência Missionária(IAM), PASCOM e Catequese.
Conv.: Todos os devotos de N. S. do Perpétuo Socorro, Comerciantes, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Messias de Andrade Melo, MOPS, CAPS, Associação Cultural “Arraíá dos Matutos”, Grupo de dança CIA’RT, Jaraguá Esporte Clube, U. E. Hugo Napoleão, Ginásio Municipal Dedila Melo, U. E. Dirceu Arcoverde.

3º Dia: 08/08 - Quarta-feira
Tema
: Mulher adúltera, exemplo de conversão.
Leituras: Jr 31,1-7; Jo8,1-12
Resp.: Setor São Francisco, Região da Puba, e Pastoral do Dízimo.
Conv.: Sec. Mun. de Esporte, Cultura e Lazer, Banda de música Manoel Fabiano, Músicos Artistas da Terra, Artesãos, Dizimistas, Óticas, Farmácias, Sociedade Esportiva Atalanta(SEA), Figueirinha Futebol Clube (FFC), Liga Batalhense de Futebol(LBF), Alcoólicos Anônimos(AA), Educandário Cecília Meireles, Instituto Educacional Anísio Coelho, e Polo Ginasial José de Arimatéia Castro (Catombo).

4º Dia: 09/08 - Quinta-feira
Tema
: Cego de nascença, exemplo de quem acreditou.
Leituras: Jr 31,31-34; Jo 9,1-38
Resp.: Setor Santa Rosa de Lima, Região dos Mananciais I, Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança, Setor Juventude: M. E. Luz-Vida, Pastoral da Juventude, Ministério do Acolhimento e Grupo de Coroinhas Cântaros, Ministério Jovem da RCC.
Conv: Câmara Municipal, UMB, Ponto de Cultura “Nossas Raízes”, AGEC, U. E. Maria Melo e Polo Ginasial Dom Severino (Cedro).

5º Dia: 10/08 - Sexta-feira
Tema
: Samaritana, exemplo de testemunha.
Leituras: Dn 7,9-10.13-14; Jo 4,1-42
Resp.: Setor São José, Região das Palmeiras e Pastoral da Criança.
Conv.: Grupo da Terceira Idade “Diva Nina”, Conselho do Idoso, Kolping, A Voz da Pororoca, Sec. Mun. do Meio Ambiente, Correios, Banco Postal, Loteria Sorte Grande, AACOSB, Creche Mãe Sinharinha, U. E. Aluísio Craveiro de Melo, U. E. Santa Teresinha (Monte Alegre), U. E. Nicácio Pereira (Serra de Dentro) e Polos Ginasiais Sinharinha Lages (Bela Vista) e Artur Lopes Alves (Bom assunto).

6º Dia: 11/08 – Sábado (Dia do Estudante)
Tema
: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Leituras: At 9,1-19; Jo 14,1-21.
Resp.: Setor Nossa Senhora de Nazaré, Região dos Mananciais II e Apostolado da Mãe Rainha.
Conv.: Estudantes, SINDSERM, FESP/PI, Feirantes, Supervisão Estadual de Ensino, Secretaria Mun. de Educação; Agespisa, Eletrobras, Centro de Ensino Médio Conselheiro Saraiva, U. E. Gayoso e Almendra, Visconde de Sabugosa I, II e III, Polo Ginasial Joana d’Arc Castelo Branco (Caraíbas e Frexeiras).

7º Dia: 12/08 – Domingo (Dia dos pais)
Tema
: O papel do Espírito Santo para permanecer em Jesus.
Leituras: 1Rs 19,4-8; Sl 33; Ef 4,30-5,2; Jo 6,41-51
Resp.: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração e MESCE.
Conv.: Apostolado da Oração de Esperantina e das Paróquias N. Sra. do Carmo e São Francisco de Piracuruca, Prefeitura Municipal de Batalha, Colégio Coração de Jesus (CCJ) e Polo IFPI (Instituto Federal do Piauí) e Colégio Agrícola de Floriano (CAF).

8º Dia: 13/08 – Segunda-feira
Tema
: Pedro – exemplo de quem fortificado pela graça de Deus ajuda aos outros encontrar Jesus.
Leituras: Ez 1,2-5.24-28c; Jo 21,15-23
Resp.: Setor N. S. da Boa Esperança, Região das Ladeiras, Encontro Matrimonial Mundial (EMM), G. O. Servos da Misericórdia da RCC.
Conv.: Associação Cultural “Os Caipiras do Dedila” (ACCD), Fórum Adolfo Uchoa, Fórum Eleitoral, Juizado Especial, Ministério Público, Cartório Luiz Castro, Proprietários de barracas, U. E. Maria do Rosário Freitas (Lagoa da Roça), U. E. Dom Pedro I (Grossos), U. E. José Melo (Ladeira), U. E. Maria do Carmo Melo e Polo Ginasial Santa Rita (Santa Rita) e Lindolfo Nunes (Lages).

9º Dia: 14/08 – Terça-feira
Tema
: Só quem recebe Jesus, permanece n’Ele
Leituras: Ez 2,8-3,4; Jo 15,1-14
Resp.: Pastoral do Batismo, Região das Farinhadas I e II, Região do Baixo Longá.
Conv.: Todas as Lourdes, Filhos(as) Ausentes e Visitantes, STTR, CERAC, Banco do Brasil, Associações Rurais, Agricultores, Apicultores, Vaqueiros, EMATER, CONSAD, Criadores, Secretaria de Agricultura, U. E. Alzira Sousa (Imbiribas), U. E. Magno Pires II (Anajá II) e Polos Ginasiais Magno Pires I (Cortado), José Rodrigues de Melo (Cacimbas I), Luís II (Cacimbas II) e Tenente Freitas (Vitória de Baixo).

15/08 - Quarta-feira - DIA DA FESTA
Tema
: Maria, exemplo de quem acreditou.
Leituras: Pr 9,1-6; Ef 5,15-20; Jo 6,51-58
Resp.: Equipe de Liturgia


DIARIAMENTE HAVERÁ

15h – Hora da Misericórdia
18h – Alvorada
       – Novena
       – Confissões
19h – Eucaristia
      – Movimento Social

EVENTOS ESPECIAIS

Novena a N. Sra. do Perpétuo Socorro
Dia 07/08 às 12h15min

Batizados:
Dia 05/08 às 09h
Dia 12/08 às 09h

Palestra para pais e padrinhos
Dia 04/08 às 15h

Casamentos:
Dia 11/08 às 09h

Reunião com os Noivos
:
Dia 04/08 às 08h

DIA DA FESTA:
09h – Missa Solene
17h – Procissão, agradecimentos e Benção do Santíssimo Sacramento.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

GSM um "Kairós" para todos

A Grande Semana Missionária realizada de 08 a 15 de julho de 2012, foi para toda paróquia um “KAIRÓS”, um evento significativo que animou, motivou e fortaleceu nossa fé de discípulos (as) e missionários (as) de Jesus Cristo.

As caminhadas nos colocaram em atitude de povo orante que caminha em prontidão ao anúncio do reino. A implantação do cruzeiro como marco histórico de toda missão e a celebração da Via Sacra relembrando toda doação de Cristo pela humanidade pecadora nos possibilitou a experimentar a ternura, compaixão e misericórdia de Deus por nós. A renovação do Batismo: um reassumir a missão de batizados (as) frente as exigências da Igreja.

A presença de 90 missionários vindo das paróquias do Zonal Sul II e I que junto aos missionários da Paróquia São Gonçalo formamos força na evangelização às famílias da cidade e interior, levando cada um a ter um encontro pessoal com Jesus Cristo, única opção libertadora da nossa vida. Portanto cantamos sempre “onde há povo, há missão, onde há missão há razões para ser feliz”.

Por: Ir. Graça Oliveira

Novena a N.S. do Perpétuo Socorro em Batalha

A comunidade católica de Batalha vem a cada dia demonstrando a sua fé em Nossa Senhora, a mãe de Jesus, através do novenário em sua honra e glória que acontece todas as terças-feiras, às 19h, na Matriz de São Gonçalo.

Padre Evandro e sua evangelização vem alcançando cada vez mais corações batalhenses. Em plena terça-feira, a igreja cheia de fiéis rezando e participando dessa novena que é perpétuo no mundo inteiro desde que o Papa Pio IX, em 1866, entregou aos Missionários Redentoristas o quadro venerado na Ilha de Creta desde tempos remotos e que foi levado a Roma em 1499 e solenemente entronizado na igreja de São Mateus, recebendo alí durante 300 anos as homenagens dos fiéis até que a igreja foi dstruída e o quadro desaparecido. Mas encontrado em 1896. Desde então a devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja festa é celebrada no dia 27 de junho, vem crescendo a cada dia no mundo inteiro.

Parabéns Padre Evandro por mais essa iniciativa que muito engrandece nossos corações de seguidores na fé ao nosso Pai através de Nossa Senhora, a mãe de Jesus.

Por: George Machado Tabatinga, responsável pelo site Página de Batalha.

Confira alguns registros fotográficos da Novena:


Conheça Dom Eduardo Zielski - Bispo da Diocese de Campo Maior

Dom Edward Zielski, nascido em Brodnica, na Polônia, aos 12 de fevereiro de 1947, cursou os estudos de 1º e 2º grau também na sua cidade natal. Desde cedo ajudou nos afazeres de casa e na juventude ajudava o seu pai que era pedreiro. Mesmo depois de ingressar no Seminário no período de férias continuava a ajudá-lo.

Concluiu os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior na cidade de Pelplin na Polônia e foi Ordenado padre no dia 21 de Maio de 1972 em sua cidade, Brodnica. No mesmo ano, 1972 colaborou na Paróquia de Santa Cruz em Osie na Polônia e dois anos depois, 1974 vai para a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Gdynia – Demptowo – Polônia.

Como Padre jovem, desperta em si o desejo de ser Missionário e este se concretizou em 1980, quando da Polônia saiu para o Brasil como Missionário “Fidei Donum”, e chega a Santa Catarina para aperfeiçoar o idioma e em 1981 assume a Paróquia de Cristo Rei em Blumenau-SC. Como pároco da Cristo Rei, participou de um Projeto de Evangelização denominado de Igrejas Irmãs (que funcionou como um intercâmbio entre as Dioceses de Blumenau e de Irecê na Bahia), e por esta experiência percebendo as diversas dificuldades especialmente vendo necessidades do povo do lado Espiritual veio para o Nordeste e torna-se pároco da Catedral de São Domingos em Irecê na Bahia, tendo que atender mais de cinco municípios que não tinham Padres para lhes atender. Cinco anos depois chega a Diocese de Floresta no estado de Pernambuco e recebe a Paróquia de Santo Antônio de Pádua na cidade de Ibimirim, permanecendo por lá seis anos, daí é transferido para o Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Tacaratu também em Pernambuco.

Com um grande “Ardor Missionário” sempre teve zelo espiritual  pelo rebanho que lhe foi confiado por Deus e essa afirmação se deu quando no dia 02 de Fevereiro de 2000, durante o Festejo da Padroeira de Tacaratu Nossa Senhora da Saúde foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo da Diocese de Campo Maior no Piauí, sendo Sagrado Bispo no dia 07 de Maio de 2000 na Catedral de Santo Antônio na cidade de Campo Maior - PI.

Dom Eduardo trouxe para o Brasil o Movimento Evangelizador Luz-Vida há mais de vinte e cinco anos. Atualmente presente em Pernambuco, Piauí e Goiás.

Antes de ser nomeado Bispo de Campo Maior Piauí, veio a primeira vez a diocese de Parnaíba, a convite de Pe. Estevam Mitros, para guiar espiritualmente o novenário a N. Srª do Perpétuo Socorro em Cocal em 1996, experiência repetida com grande aprovação dos fiéis em 1999. Nestas duas ocasiões realizou a divulgação da devoção a Divina Misericórdia. Depois de Bispo em Campo Maior fez história na Festa da Padroeira de Piracuruca, Nossa Senhora do Carmo ao dirigir todo novenário naquela paróquia.

Dia 21 de maio, Dom Eduardo celebrou os 40 anos de Vida Sacerdotal, na Igreja Catedral de Santo Antônio com a presença dos bispos do Regional NE4, Padres, Diáconos, Seminaristas, Representantes do Movimento Luz-Vida de Batalha, Amigos e o Povo de Deus.

Venha participar dos Festejos a Nossa Senhora de Lourdes de Batalha.
Venha todos os dias!
Dom Eduardo, será uma benção em nossa Paróquia São Gonçalo.
Fiéis a Jesus, Filho de Maria, seremos Igreja no Novo Milênio!

Missa de Cura e Libertação

Traga sua família para este momento de muita graça em nossas vidas, Missa de Cura e Libertação com Pe. Neto da Arquidiocese Teresina, Diretor Espiritual da Renovação Carismática Católica (RCC) do Piauí, sábado (28/07) às 19 horas na Igreja Matriz de São Gonçalo, Batalha - PI.

Grato pela presença de todos Grupo de Oração Servos da Misericórdia.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Solenidade de Sant'Ana e São Joaquim - 26 de julho

Segundo uma antiga tradição, já conhecida no século II, assim eram chamados os pais de Maria Mãe de Jesus. O culto a Sant'Ana, prestado no Oriente desde o século VI, difundiu-se pelo Ocidente no século X. Mais recentemente, São Joaquim passou também a ser venerado. Ó casal feliz, Joaquim e Ana! A vós toda criação se sente devedora. Pois foi por vosso intermédio que a criatura oferceu ao Criador o mais valioso de todos os dons, isto é, a mãe pura, a única que era digna do Criador. 
 
Alegra-te Ana estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste a luz. Rejubila-te Joaquim, porque de tua filha nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; o nome que lhe foi dado é: anjo do grande conselho.

Filhas de Sant'Ana em formação intensiva

Durante os dias primeiro (01) a vinte e quatro (24) de julho de 2012, realizou-se no Centro de Encontros Murmúrio da Natureza (CEMN), Serra da Meruoca - CE, mais um tempo de formação intensiva às Junioristas do Brasil, sob acompanhamento e responsabilidade da mestra, Ir. Ana Leide Macedo, segundo os documentos da Família Religiosa das Filhas de Sant'Ana.

Para esta etapa formativa aprofundamos a temática:  “Obediência, Desafio e Graça”.

A Pascom fortalece a comunidade, afirma Ir. Élide

A primeira mesa redonda do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20 de julho, no auditório do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Coordenada pelo Frei Edgar Alves, o momento foi de reflexão do tema central do evento: “Pascom: identidade e missão”.

A professora Rosana Borges, da Universidade Estadual de Londrina, apresentou uma exposição sobre os sentidos da comunicação. Em seguida, foi a vez do padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador, que apresentou uma reflexão sobre os fundamentos teológicos e da espiritualidade da Pascom.

A terceira parte dos trabalhos foi a exposição Como se organiza a Pastoral da Comunicação, feita pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari. Ela relatou que existe, para muitas pessoas, uma dicotomia entre pastoral e comunicação. “É importante ter claro que quem está na Igreja, está fazendo missão, e portanto, faz comunicação”, explicou a religiosa.

A assessora apresentou vários conceitos sobre a Pastoral, entre eles a de que a Pascom explicita a ação do Reino de Deus. “Ela privilegia o homem enquanto sujeito da comunicação”, lembrou Élide, que convocou os agentes a realizarem uma cristianização das novas tecnologias de comunicação.

Na perspectiva espiritual, em sintonia com o que foi dito anteriormente por padre Manoel, Élide destacou a importância da Palavra de Deus. E do ponto de vista prática, recordou que ações isoladas e fragmentárias não podem ser consideradas como Pascom. “Nossa missão é fortalecer as nossas comunidades, ajudar as demais pastorais a agir no contexto da cultura da comunicação”.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Paróquia de Batalha Informatizada

A Paróquia São Gonçalo de Batalha, buscando atender melhor aos fiéis e crescer na evangelização, instalou no dia 20 de julho de 2012, um dos melhores software, o “Sistema de Gestão Canônico Pastoral” (SGCP) da Theos Informática. Tal iniciativa favorecerá a modernização e segurança dos dados sacramentais dos fiéis, transparência na administração financeira e arquivamento dos dados históricos da paróquia.

Para este serviço foi contratado um auxiliar de escritório para trabalhar neste sistema, o jovem Jean Carlos, assessor da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e participante em outros movimentos da paróquia.

O primeiro grande serviço a ser iniciado será o cadastramento dos fiéis leigos participantes e comprometidos na evangelização.

Inicialmente solicitamos aos fiéis a preencherem um formulário de dados que será entregue a cada leigo nas comunidades e posteriormente recolhidos na secretaria paroquial ou mesmo na própria comunidade.

Foto: Pe. Francemilson, Kleber e Pe. Evandro

domingo, 22 de julho de 2012

Folder - Festejo a Nossa Sra. de Lourdes 2012

clique nas imagens para ampliá-las.

Convite

Prezados irmãos e irmãs, o Santo Padre o Papa Bento XVI estará abrindo em outubro deste ano as comemorações do Cinqüentenário do Concílio Vaticano II e o Ano da Fé, nosso País se prepara para acolher a Jornada Mundial da Juventude e a Paróquia São Gonçalo, animada pelo espírito missionário, se prepara para celebrar e vivenciar tais acontecimentos com o objetivo de favorecer um amadurecimento de fé a todos os batizados. O Festejo a Nossa Senhora de Lourdes é um tempo favorável para alcançar este objetivo, para isso nosso novenário, de maneira privilegiada, será orientado espiritualmente por Dom Eduardo Zielski, Bispo da Diocese de Campo Maior, que por sua vasta experiência de pregador nos levará a uma convicção de que fiéis a Jesus, Filho de Maria, seremos Igreja no novo milênio.

É pensando exclusivamente em você que a Paróquia São Gonçalo prepara esta festa mariana, porque você é muito especial. Participe conosco, traga sua família, seus amigos e amigas e venha experimentar todos os dias a graça de Deus e o amor materno de Maria.

Fraternalmente:
Pe. Evandro, Conselho Pastoral Paroquial e Comissão Organizadora

sábado, 21 de julho de 2012

Missionários são recebidos com muita alegria nas comunidades

Está acontecendo a Grande Semana Missionária em nossa paróquia, sendo que neste domingo (08/07) às 19h todos os setores e comunidades encontraram-se reunidos para acolher os missionários que chegaram até aqui.

Ficamos felizes em recebê-los em nossa comunidade, pois eles vieram obedecendo ao chamado que o próprio Jesus O fez. Ide pelo mundo inteiro e anuncie a Boa Nova a toda à criatura! Mc 16-15.

Foto: Mauro Robert

sábado, 14 de julho de 2012

Missionários são enviados às comunidades

Aconteceu no último domingo (08/07), a missa de envio, momento central das Santas Missões, onde contou com a presença de 90 missionários vindos das paróquias N. S. da Boa Esperança, de Esperantina, Santa Luzia de Luzilandia, Santa Dorotéia de Joaquim Pires e São Miguel Arcanjo de Matias Olimpio, bem com os missionários(as) locais. Ainda contamos com a presença de alguns Padres do Zonal acima citado, tais como Pe. Enesto e Pe. Brasilino.

A Santa Missa teve inicio às 7h presidida por Pe. Evandro, finalizando com a celebração de envio dos missionários(as), para as suas respectivas comunidades.


Após a Santa Missa, os missionários(as) seguiram-se com uma grande Carreata pelas principais ruas da cidade e logo depois os mesmos partiram rumo as suas respectivas comunidades.

Foram momentos de festa, de grande alegria, com abraços e mais abraços, com as bandeiras das SMP e do Divino Espírito Santo agitando esperança e aquecendo corações.

Postado por: Lourdes Alves
Foto: Mauro Robert

quarta-feira, 11 de julho de 2012

10 mandamentos para a Paz na Família

A paz começa em casa

1. Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo.

2. Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor.

3. Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas.

4. Eduque seu filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.

5. Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivam a violência.

6. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo.

7. Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer.

8. Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.

9. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.

10. Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino

A diminuição do número de Católicos

Cresce o número dos que abandonam a fé católica

O IBGE publicou que o número de católicos no Brasil, segundo o censo de 2010, caiu para 123,3 milhões, cerca de 64,6% da população.

Na verdade esses números não nos assustam e nem nos surpreendem diante da realidade que vivemos. Na verdade, quantos católicos, de fato, participam da Missa aos domingos, se Confessam, Comungam e vivem os 10 Mandamentos? Creio que não chegam a 20%.

Vários são os fatores que causam este fenômeno.

Ignorância religiosa – é o principal deles, sem dúvida. A maioria que se diz católica, na verdade o são apenas de estatística; não conhecem os dogmas, a doutrina, a história da Igreja, etc. Não é sem razão que o Papa anunciou o “Ano da Fé” com o objetivo principal de enfrentar esse analfabetismo crônico. São Paulo disse que “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1Tm3,15). Mas muitos católicos não sabem que esta Igreja, a que São Paulo se referia, era aquela que Cristo fundou sobre Pedro e os Apóstolos, e que as demais não foram instituídas por Jesus, mas por outros homens. Os que abandonam a fé católica nunca a conheceram de verdade.

Mas, por que muitos católicos são analfabetos da fé que professam? Várias são essas causas.  A principal, me parece, a falta de uma boa catequese às crianças e aos jovens. E isto acontece, há muitos anos, porque, logicamente, faltaram e faltam bons catequistas. Os primeiros deveriam ser os pais, mas, infelizmente muitos deles também não receberam formação religiosa. Já não se reza mais em família, e os pais já não ensinam a doutrina básica para os filhos. Ligado a isso está a destruição da família católica, especialmente pela mídia imoral, devastadora dos bons costumes e da moral católica, incentivando um relativismo moral degradante e um permissivismo doentio.

A mídia de modo geral estimula uma vida de conforto, relaxada, regalada, usufruindo de todos os prazeres sem limites e sem regras. É claro que num contexto desse não vale a pena ser católico; não vale a pena adotar uma religião que exige uma moral rígida, autocontrole, vida de oração, jejum e sacrifícios.

Infelizmente ficamos sem uma boa catequese há muito tempo. A difícil situação social da América Latina gerou entre nós nos últimos 50 anos uma falsa “catequese renovada”, trazendo no seu bojo mais sociologia e política do que teologia, esvaziando e politizando a fé. O povo católico ficou à mingua de uma catequese verdadeira, baseada no Credo, nos Sacramentos, nos Mandamentos e na Oração, como pede o Catecismo. O povo ficou à mingua de uma sadia espiritualidade e foi busca-la nas seitas. Uma certa “teologia marxista da libertação”, que confunde a libertação espiritual com a libertação política, e o estabelecimento do “Reino de Deus” na terra com a implantação uma sociedade socialista e igualitária, influenciou tremendamente quase todos os Seminários do pais; prejudicando essencialmente a sua formação de muitos sacerdotes.

As homilias e catequeses deixaram de falar do pecado, do sexo fora do casamento, do céu, do inferno, do purgatório, da vida eterna, dos sacramentos, dos mandamentos, da oração…, e tudo se voltou para o social. Por isso o frei Cantalamessa, pregador do Papa chegou  a dizer que a Igreja na América fez uma opção pelos pobres, mas estes fizeram uma opção pelas igrejas evangélicas. Por que nelas se fala de Deus e de tudo que foi excluído da catequese católica.

Esqueceu-se que a Igreja não foi instituída por Jesus para resolver os problemas políticos, econômicos e sociais, mas para “salvar as almas” da morte eterna. Esqueceu-se que Jesus não é o “revolucionário de Nazaré”, mas o “Redentor dos homens”, que tira o pecado do mundo, como disse João Paulo II em Puebla. “A quem iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68).

Em 1996, falando aos bispos do Brasil (Regionais Nordeste I e IV), sobre a “ameaça das seitas, o beato João Paulo II, falou desse grave “esvaziamento espiritual”. Disse aos bispos, entre outras coisas:

“A difusão das seitas não nos interroga se tem sido manifestado suficientemente o senso do sagrado?”

“Vosso povo, caríssimos irmãos no episcopado, quer ver os padres como verdadeiros Ministros de Deus, inclusive na sua veste e no seu modo externo de proceder. Ele quer ver o homem de Deus nos ministros de sua Igreja, uma presença que lhes inspire amor, respeito, confiança. O povo tem direito e isso pode exigi-lo de seus pastores. O que os homens querem, o que esperam é que o sacerdote com o seu testemunho de vida e com sua palavra, lhes fale de Deus”.

“O ministério da Palavra, que está intimamente ligado à Liturgia Eucarística (cf. SC, 56), contenha sempre, do início ao fim, uma mensagem espiritual. É certo que há tanta gente que não possui o suficiente para acalmar a própria fome, mas, ordinariamente, o povo tem mais fome de Deus que do pão material, pois entende que “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4, 4)”.

“Não estaria havendo uma certa acomodação deixando de ir em busca das ovelhas que estão afastadas? Ao contrário da parábola evangélica, não é uma e outra que está tresmalhada, mas é uma parte do rebanho”.

Outro fator que destrói a fé católica hoje se encontra nas universidades. A maioria delas, com raras exceções, possuem professores que desconhecem a real História da Igreja e despejam sobre os alunos calúnias e mentiras sobre  ela, gerando neles ódio e aversão à Igreja. Depois, esses jovens, futuros jornalistas, escritores, artistas, profissionais liberais, passam a ser maus formadores de opinião; se incumbem de destruir nos corações dos jovens leitores, telespectadores e internautas a fé católica e o amor a Igreja. Ela é mostrada a eles como a “megera da história”, a sanguinária, a culpada de todos os males, quando, na verdade, ela salvou e construiu a Civilização Ocidental a partir da queda do Império Romano do Ocidente.

Outro fator preponderante nesta debandada de católicos para outras comunidades não católicas, é sem dúvida o contra testemunho de muitos católicos: leigos, sacerdotes e até alguns bispos. Nada pior para a fé católica do que isso, especialmente quando parte de um religioso. Penso que nem preciso explicar as razões disso.

Mais um fator devastador para a fé católica são aqueles que dividem a Igreja Católica, não aceitando a orientação do Magistério da Igreja, se opondo ao Papa e às normas da Santa Sé. Infelizmente há muitos dentro da Igreja que se acham mais iluminados e preparados do que o Papa e ousam enfrentá-lo acintosamente. O nosso Papa disse que os piores inimigos da Igreja estão dentro dela.

Diante disso tudo a Igreja não desanima e não se desespera; ela sabe que Jesus ressuscitado caminha com ela para salvar a humanidade. O Papa João Paulo II propôs uma NOVA EVANGELIZAÇÃO, que Bento XVI a impulsiona vivamente. Pedia o Papa beato uma evangelização “com novo ardor”, “novos métodos” e “nova expressão”, e graças a Deus isso tem acontecido. Os Seminários estão se enchendo. O número de padres está crescendo sensivelmente; padres novos, ardorosos, renovados. São jovens que buscam o sacerdócio com convicção e não por conveniência ou dúvidas outras. A Igreja renasce com os “Novos Movimentos” e as “Novas Comunidades”, como disse João Paulo II, “a resposta do Espírito Santo para o novo milênio”.

Há que se priorizar nesse trabalho de resgate dos católicos o “ministério da acolhida”, os sinais exteriores da fé católica, as homilias bem feitas, etc., como Papa João Paulo II pediu aos bispos em 1996.

Nosso Papa atual tem pedido uma Igreja de qualidade mas que de quantidade; porque a Igreja é como a pequena colher de fermento que leveda toda a massa; frágil e potente como um grão de mostarda.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino

terça-feira, 10 de julho de 2012

Morre Cardeal Eugênio Sales

A Arquidiocese do Rio de Janeiro informou no fim da noite desta segunda-feira, 9 de julho, a morte do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eugênio de Araújo Sales, aos 91 anos, vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré, na capital carioca. “Foi um homem que seguiu Jesus Cristo, que soube estar presente nos momentos do Brasil”, avaliou dom Orani João Tempesta, em entrevista ao Jornal da Globo,  na madrugada desta terça-feira.

Atualmente, dom Eugênio era o mais antigo cardeal da Igreja Católica. Teve uma presença importante na questão dos refugiados, e foi uma referência para o Vaticano em relação à Igreja no Brasil. “Lembramos de sua atuação na Favela do Vidigal, ajudando os mais necessitados. Foi alguém que nunca deixou a fidelidade ao seu amor à Igreja e ao Santo Padre”, recordou dom Orani.

O velório ocorrerá durante esta terça-feira na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. Já o enterro ainda não tem data marcada, mas está previsto para quarta-feira, quando o irmão de dom Eugênio, dom Heitor Sales, que foi arcebispo de Natal (RN) voltar de uma viagem à Europa.

Biografia

Dom Eugênio Salles nasceu em Acari (RN) no dia 8 de novembro de 1920, e fez seus primeiros estudos em Natal onde ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Os cursos de Filosofia e Teologia foram realizados Seminário da Prainha, em Fortaleza. A ordenação presbiteral ocorreu em dia 21 de novembro de 1943.

Com apenas 33 anos, em 1954, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo papa Pio XII. Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, função que exerceu até a chegada de dom Nivaldo Monte, em 1965. Em seguida, tornou-se administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador e, quatro anos depois, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, pelo papa Paulo VI.

No período em que esteve em Salvador, dom Eugênio foi o criador das Comunidades Eclesiais de Base, da Campanha da Fraternidade e do Movimento de Educação de Base. Foi também um dos primeiros a implantar o Diaconato Permanente na Igreja no Brasil. No tempo da Ditadura Militar, realizou, em segredo, diversas ações em prol do abrigo a perseguidos políticos.

Em 1969, dom Eugênio foi criado cardeal presbítero pelo papa Paulo VI, e chegou a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano. Em 13 de março de 1971, foi nomeado para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001, quando sua renúncia foi aceita. Ele já estava com 80 anos de idade.

Sua atuação teve como inspiração o seu lema episcopal, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios: "Impendam et Superimpendar" (2 Cor 12,15): “De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”.

CNBB

domingo, 8 de julho de 2012

Abertura da Grande Semana Missionária

Aconteceu nesta sexta-feira (07/07) a abertura oficial da Grande Semana Missionária em nossa paróquia, com a presença do Pe. Enesto e dos missionários da paróquia N. S. da Boa Esperança de Esperantina, Paróquia Santa Luzia de Luzilândia, seminaristas da Diocese de Parnaíba e os missionários local.

A recepção aconteceu no Centro Pastoral Ir. Nilva com a chegada dos missionários a partir das 17h onde foi realizada a Entrega do Kit Missionário. No período das 18h a 19h foi servido o jantar para os mesmos. Às 20h na Igreja Matriz foi realizado um momento de espiritualidade baseado no Oficio Divino das Comunidades presidido por Pe. Evandro e participação dos seminaristas de nossa Diocese.

Pe. Evandro finalizou o momento explicando aos missionários que a evangelização será baseada nas 04 verdades fundamentais do Evangelho ou Leis Espirituais, sendo estas:

1ª Lei: Deus ama você e tem um plano maravilhoso para a sua vida; fundamentado nos textos bíblicos João 3,16 e João 10,10.

2ª Lei: O Homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer em experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida. O texto bíblico o qual se confirma esta verdade se encontra em Romanos 3, 23 e Romanos 6,23.

3ª Lei: Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida. Para confirmar tal verdade confira Romanos 5,8 bem como em 1Coríntios 15, 3-6 e João 14,6.

4ª Lei: Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então, poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a nossa vida. João 1.12 , Efésios 2.8,9 e Apocalipse 3,20.

Por: Lourdes Alves