Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Santas Missões Populares em tempo de ação!!!

Nossa paróquia está atingindo a meta na evangelização, surgindo novas lideranças, especialmente reacendendo a chama missionária dos fiéis das comunidades da zona rural, dentre elas as comunidades da região das Ladeiras.

Destacamos os nomes dos membros da equipe central desta região:

  • Chaguinha;
  • Balbina;
  • Manoel;
  • Orleans;
  • Paizinha;
  • Vanda.
Estamos felizes com estas iniciativas de nossas comunidades que se empenham na evangelização.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Gratidão às Famílias batalhense pela partilha e evangelização!!!


"O agradecimento é a memória do coração" 


Relação nominal das famílias e grupos de Pastorais que fizeram doação dos novos quadros da "Via-Sacra" à Igreja do nosso Glorioso São Gonçalo: 


  • Francisca Páscoa de Sousa Morais e Família;
  • Maria Valdete Lustosa Cardoso e família;
  • Terezinha Pires e Família;
  • Terezinha de Jesus Furtado Machado e Família;
  • Liduína Maria Furtado e família;
  • Francisco José Sampaio e Família;
  • Elza Sampaio;
  • Maria Elisabete Castro e família;
  • Soraia e Antônio Barbosa Machado;
  • Maria de Lourdes Melo e Família;
  • Maria do Carmo Borges e Família;
  • Pe. Leonardo de Sales;
  • Irmãs Filhas de Sant'Ana;
  • Apostolado de Oração e Apostolado da Mãe Rainha. 

O caráter divino da Igreja

'Onde está a Igreja aí está o Espírito Santo’

Pela vida da Igreja, e sua história, podemos ver com clareza a sua transcendência e divindade. Nenhuma instituição humana sobreviveu a tantos golpes, perseguições, martírios e massacres. A sua divindade provém, antes de tudo, d’Aquele que é a sua Cabeça, Jesus Cristo. Ele fez da Igreja o Seu próprio Corpo (cf. Cl 1,18).

Podemos dizer que, humanamente falando, a Igreja, como começou, tinha tudo para não dar certo. Em vez de escolher os “melhores” homens do Seu tempo: generais, filósofos gregos e romanos, entre outros, Jesus preferiu escolher doze homens simples da Galileia, naquela região desacreditada pelos próprios judeus. “Será que pode sair alguma coisa boa da Galileia?” (Jo 1,46).


Para deixar claro a todos os homens de todos os tempos e lugares, o Senhor preferiu “escolher os fracos para confundir os fortes” (I Cor 1, 27), e também para mostrar que “todo este poder extraordinário provém de Deus e não de nós” (II Cor 4,7); para que ninguém se vanglorie do serviço de Deus.

Aqueles doze homens simples, pescadores na maioria, “ganharam o mundo para Deus” na força do Espírito Santo, que o Senhor lhes deu no dia de Pentecostes. “Sereis minhas testemunhas… até os confins do mundo”(At 1, 8). Pedro e Paulo, depois de levarem a Boa Nova da salvação aos judeus e aos gentios da Ásia e Oriente Próximo, chegaram a Roma, a capital do mundo na época, e ali implantaram o Cristianismo. Pagaram com suas vidas sob a mão criminosa de Nero, no ano 64, juntamente com tantos outros mártires, que fizeram o escritor cristão Tertuliano (220) dizer que: “o sangue dos mártires era semente de novos cristãos”. Estimam os historiadores da Igreja em cem mil mártires nos três primeiros séculos. Talvez isso tenha feito os Padres da Igreja dizerem que “christianus alter Christus” (o cristão é um outro Cristo).

Mas esses homens simples venceram o maior império que até hoje o mundo já conheceu. Aquele que conquistou todo o mundo civilizado da época, não conseguiu dominar a força da fé. As perseguições se sucederam com os Césares romanos, até que Constantino, cuja mãe se tornara cristã, Santa Helena, se converteu ao Cristianismo. No ano 313 ele assinava o edito de Milão, proibindo a perseguição aos cristãos, depois de três séculos de sangue.

Mesmo depois disso surgiu um outro imperador que quis acabar com o Cristianismo, Juliano, mas deu-se por vencido, e no leito de morte exclamou: “Tu venceste, ó galileu!”. Por fim, por volta do ano 380, o imperador Teodósio tornava o Cristianismo a religião do Império. Roma fora vencida pela força da fé.

“Tu és Pedro; e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja [...] e as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela” (Mt 16,18). Depois da perseguição romana, vieram as terríveis heresias. Já que o demônio não conseguiu destruir a Igreja, a partir de fora, tentava agora fazê-lo a partir de dentro. De alguns patriarcas das grandes sedes da Igreja, Constantinopla, Alexandria, etc., surgiam as falsas doutrinas, ameaçando dilacerar a Igreja por dentro. Mas, ao mesmo tempo, o Espírito Santo suscitava os grandes defensores da fé e da sã doutrina, os Padres da Igreja: Inácio de Antioquia (†107), Clemente de Roma (102), Ireneu de Lião (202), Cipriano de Cartago (258), Hilário de Poitiers (367), Cirilo de Jerusalém (386), Anastácio de Alexandria (373), Basílio (379), Gregório de Nazianzo (394), Gregório de Nissa (394), João Crisóstomo de Constantinopla (407), Ambrósio de Milão (397), Agostinho de Hipona (430), Jerônimo (420), Éfrem (373), Paulino de Nola (431), Cirilo de Alexandria (444), Leão Magno (461) e tantos outros que o Espírito Santo usou para derrotar as heresias nos diversos Concílios dos primeiros séculos.

Assim, foi vencido o perigo do arianismo de Ário, o macedonismo de Macedônio, o monofisismo de Êutiques, o monotelitismo de Sérgio, o novacionismo de Novaciano, o nestorianismo de Nestório, além de muitos erros de doutrina.

E assim, guiada pelo Espírito da Verdade (cf. Jo 16,13), que haveria de conduzi-la “a toda a verdade”, infalível e invencível, a Igreja foi caminhando até nossos dias. Entre tantos outros combates, venceu a própria miséria dos seus filhos, muitas vezes, mergulhados nas trevas do pecado; venceu os bárbaros que queriam destruir Roma e a fé; venceu os iconoclastas que queriam suprimir as imagens sagradas; venceu os déspotas e reis que queriam tomar as suas rédeas sagradas; venceu o nazismo, venceu a força diabólica do comunismo que fez tantos mártires; enfim, venceu… venceu… e venceu…., não com a força das armas e do ódio, mas com a força invencível da fé e do amor.

Certa vez Stalin, ditador soviético, para desafiar a Igreja, perguntou quantas legiões de soldados tinha o Papa; é pena que não sobrevivesse até hoje para ver o que aconteceu com o comunismo. Jesus deixou a Sua Igreja na terra, como “Lumen Gentium”, a luz do mundo, até que Ele volte. Todas as outras igrejas cristãs são derivadas da Igreja Católica; as ortodoxas romperam com ela em 1050; as protestantes em 1517; a anglicana, em 1534, entre outras. Só a Igreja Católica existia no século I, no século V, no século X, no século XX; só ela tem uma história ininterrupta de 20 séculos; ensinando, sem erro, o que Cristo entregou aos Apóstolos, sem omitir nada. A sucessão dos Papas é ininterrupta desde São Pedro. Isso é um fato inigualado por qualquer outra instituição humana em toda a história. Por isso, nenhuma outra igreja pode pretender ser a Igreja que Jesus fundou. Só ela é como Jesus quis: una, santa, católica e apostólica.

A Igreja, portanto, é mais do que uma simples instituição humana, é divina; por isso, ela é como afirmou São Paulo: “A coluna e o sustentáculo da verdade” (cf. I Tm 3, 15). Assim como aquela coluna de fogo guiou os israelitas no deserto, a Igreja nos guia até o céu. Os Padres da Igreja cunharam aquela frase que ficou marcada: “Ubi Petrus, ibi ecclesia; ubi ecclesia ibi Christus” (Onde está Pedro, está a Igreja; onde está a Igreja está Cristo).

Santo Ireneu (140-202) dizia que “onde está a Igreja aí está o Espírito Santo”. E Santo Inácio de Antioquia (†107), já no primeiro século, ensinava: “Onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja Católica”. No século IV, Santo Agostinho repetia que: “Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus. Na medida que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo [...]. Fazei-vos Corpo de Cristo se quereis viver do Espírito de Cristo. Somente o Corpo de Cristo vive do seu Espírito”.


Pensamentos sobre Madri…

Hoje, a imprensa da Espanha, da Itália e de outros países comentam, admirada, a Jornada Mundial da Juventude. Fala de um Papa de 84 anos que atraiu dois milhões de jovens; fala da vitória da Igreja sobre o governo esquerdista e anticlerical da Espanha de Zapatero, fala do Papa que sabe falar aos jovens, fala da força da Igreja que renasce na Espanha…

Meu querido Leitor, é a mesmíssima imprensa que já afirmou repetidamente que Ratzinger não tem carisma algum, que a Igreja já não tem credibilidade nenhuma, que o escândalo dos padres pedófilos colocou por terra o período triunfalista de João Paulo II, que a Igreja entrou numa decadência sem fim e sem cura… A mesma imprensa que tinha certeza de que, sem João Paulo II, os jovens não mais se reuniriam em tamanha multidão…

Que lições devemos tirar de tudo isto? Aquelas que tenho recordado constantemente neste Blog: os cristãos não devem nunca interpretar as coisas de Deus a partir dos critérios do mundo, particularmente aqueles da imprensa! Nossa visão tem que ser a partir do Alto, a partir da cruz e da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pense um pouco:

(1) Os jovens não foram a Madri por causa de Bento XVI – como no passado não foram por causa de João Paulo II: os jovens foram por causa de Cristo, foram para encontrar Jesus! Um Papa nunca é, nunca pode ser uma atração: não dança, não canta, não requebra, não é sarado, não faz pirueta e não aparece sob efeitos especiais! E se fizer isso, não é o Papa, é a Xuxa! Os jovens foram, vão e irão sempre a esses encontros pela sede que consome seus corações: por causa de Cristo, vida da nossa vida e saciedade da nossa esperança!

(2) Um Papa não tem que ser “carismático” no sentido mundano. Todo Papa é carismático, porque, uma vez eleito, recebeu o carisma, isto é a cháris, a graça própria do ministério petrino. Pode ser o comunicativo João Paulo II, o simpático João Paulo I, o bonachão João XXIII, o hierático e angelical Pio XII, o feioso Bento XV, o valente Pio XI, o melancólico Paulo VI ou o tímido Bento XVI. O verdadeiro católico não ama um Papa, não ama esse Papa, ama o Papa, escuta o Papa, obedece ao Papa – exatamente porque é o Papa, seja ele quem for! Para o católico todo Papa é Pedro, e basta!

(3) Essa multidão reunida não é, não deve ser e não pode ser uma prova de força da Igreja! Nossa força está unicamente na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo – é a mesma força da Semana Santa do ano passado, quando a imprensa acusava a Santa Igreja de Cristo de ser uma rede internacional de pedófilos e se diziam misérias contra o Santo Padre! Nossa força é Cristo, nossa vida é Cristo, nossa certeza é Cristo, nossa alegria e esperança é Cristo!

(4) É verdade que Zapatero, adversário ferrenho do cristianismo, está passando – como passaram outros e passarão tantos outros. Ficará a Igreja, a Mãe católica amabilíssima, porque Cristo assim o quis e assim o prometeu! Mas, não devemos pensar aqueles jovens como um triunfo da Igreja sobre ninguém. O único triunfo que devemos buscar é o triunfo sobre o pecado nosso e do mundo inteiro! Se Zapatero é um inimigo externo da Igreja, também nós a prejudicamos com nossos pecados e egoísmos, com nossa tibieza e falta de amor… Os piores inimigos da Igreja estão dentro dela!

(5) Quanto ao renascimento da Igreja na Espanha ou em qualquer parte do mundo, ele não pode ser medido por números, por multidões ou eventos… Somente o Senhor da Igreja conhece o número dos seus, somente ele sabe do vigor e da fraqueza de sua Santa Esposa, nossa Mãe católica! No entanto, se aquela multidão de jovens na casa dos vinte anos estava lá, significa que nas paróquias, nos grupos, nos movimentos, nas novas comunidades, nas congregações há uma Igreja viva, crente, orante, disposta a testemunhar o Senhor! Lembra do fermento na massa, do grão de mostarda, do tesouro escondido? Pois é, Jesus não erra nunca; Jesus sabe o que diz e sustenta o que fala!

(6) Quanto aos elogios a Bento XVI, que sabe falar aos jovens, ele fala de Cristo com simplicidade, clareza e a convicção de quem experimentou o Senhor ao longo de toda a vida. Isto basta! Mais impressionante que aquela multidão escutando o Papa de 84 anos, é vê-la, junto com o ancião pontífice, silenciosa, contida, piedosamente reverente, ante um pedacinho de pão que esses católicos bobos afirmam ser o próprio Jesus imolado e ressuscitado, realmente presente neste mundo! Basta ver isso para perceber a força da fé, a atuação da graça e a esperança do mundo.

(7) Para terminar, repito, mais uma vez: se fossem somente vinte jovens a comparecer a Madri, ainda assim Cristo estaria ali, vivo, atuante, potente, matando a sede de todo aquele que dele se aproxime.

Lembre dessas coisas, meu Leitor, quando daqui a pouco, por algum motivo, nalguma dificuldade, a imprensa novamente decretar que a Igreja está no fim, que o cristianismo passou, que a religião é coisa do passado… Então: firmes na fé, com os olhos fixos em Cristo!

Por: D. Henrique Soares, bispo auxiliar de Aracaju, SE
http://costa_hs.blog.uol.com.br/

domingo, 28 de agosto de 2011

Catequizar, manifestação de amor à Igreja!!!

"A catequese é um ato de amadurecimento da fé para uma vivência social. É um ato de coragem, amor e dedicação ao próximo e ao Reino de Deus."
 
Neste dia dedicado aos catequistas, pudemos celebrar com muita alegria. Tivemos a Celebração Eucarística e logo após fomos a um lazer com direito à piscina e muita diversão.

Obrigada catequistas por todo o empenho na obra de evangelização e parabéns pelo seu dia!

Coordenação da Catequese.

I Retiro das Santas Missões populares da Região das Ladeiras, uma benção para a comunidade!!!

O I Retiro das Santas Missões Populaes da região das Ladeiras, foi para cada missionário das diversas comunidades, uma experiência da graça de Deus, onde todos poderam perceber e sentir a presença de Deus agindo ali na vida da comunidade e especialmente no espaço em que os missionários locais estavam refletindo sobre as visitas missionárias e a espiritualidade do missionário, como também em oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, fortalecer no compromisso com Jesus, no empenho à evangelização da sua Igreja, foram mais de 100 Missionários desejosos e comprometidos em realizar os trabalhos de evangelização nas comunidades paroquiais como discípulos de Jesus.

sábado, 27 de agosto de 2011

Paróquia recebe doação de novos quadros da "Via-Sacra"

"Deus ama a quem dar com alegria"!

Nesta sexta-feira, 26 de agosto as famílias batalhenses que fizeram doação dos novos quadros da "Via-Sacra" se fizeram presentes com participação na Celebração Eucarística em ação de graças e realização da benção dos mesmos.

Agradecemos em nome de toda paróquia a cada família e grupos da Igreja pela partilha à comunidade.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Evangelizar é semear a palavra de Deus!

Queridos(as) irmãos(ãs) em Cristo, é com muita alegria que, convidamos você e sua família para o I Retiro Missionário, organizado pela REGIÃO das LADEIRAS, que se realizará neste sábado, 27 de agosto em Santa Rita (comunidade da paróquia).

Venha, traga sua família para participar deste momento novo que está acontecendo em nossas comunidades. Momento de reanimar nossa fé em Jesus Cristo.

Contamos com sua participação.
Agradece a coordenação do retiro.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vem aí sorteio entre amigos !!!

O Sorteio entre amigos pomovido pela paróquia em benefício da reforma do teto da Igreja de Nosso Glorioso São Gonçalo será realizado no dia 24 de setembro após a missa de abertura dos festejos de São Francisco de Assis, e para este evento estamos promovendo um agradavael luau.

PARTICIPE!!!

1º Prêmio: 1 celular de 2 chips
2º Prêmio: 1 aparelo de DVD
3º Prêmio: 1 garrote
4º Prêmio: 1 saláro mínimo

Para adquerir sua cartela procure os representantes de setores, movimentos e pastorais da Igreja.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Agora é oficial: JMJ - RIO - 2013

O Rio de Janeiro será a sede da Jornada Mundial da Juventude 2013! O anúncio oficial foi feito pelo Papa Bento XVI, ao fim da Missa de encerramento da JMJ Madri, neste domingo, 21.

A data prevista para o evento é de 23 a 28 de julho de 2013 e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos.

"Este é o maior evento da Igreja. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, destaca o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro.

Para os jovens da América Latina será mais barato vir ao Brasil do que ir para uma JMJ na Europa, por isso, o vice-coordenador geral da JMJ Rio, Dom Antônio Augusto, espera que o público seja ainda maior que o da JMJ Madri.

Segundo Dom Antônio, a escolha do Papa pelo Brasil tem muito a ver com a esperança que o Santo Padre tem pela América Latina. “É uma demonstração viva de como a Igreja se apóia muito nos países latino-americanos onde o carisma e a fé do povo católico são muito fortes”, destaca.

Hoje, a fé da América Latina é um exemplo para os outros países da Europa que precisam de uma nova evangelização. Para o cantor e missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga, a JMJ Brasil trará um "novo impulso para a evangelização dos jovens", primeiramente se expandindo para todo continente e, depois, atingindo todo mundo.

"Será uma oportunidade para todas as dioceses de nosso país, junto com seus bispos, sacerdotes e leigos, vivam uma profunda comunhão, demonstrando que a Igreja é uma grande família", destaca Dom Antônio.

Segundo ele, a escolha não foi só pelo Rio de Janeiro, mas pelo Brasil, e será um sinal de unidade e mor diante de tantas tragédias que o mundo está vivendo.

“O Brasil mostrará que a Igreja é um só coração e uma só alma, exemplo de unidade, comunhão para esta sociedade que tanto sofre com divisões, fragmentação de valores e desigualdade social. Que o Brasil possa demonstrar pra todo mundo que a fé une os corações”, enfatiza.

Programação

Na programação oficial da JMJ Rio já estão confirmadas as catequeses, a Via Sacra, a Vigília e a Missa com o Papa, eventos já tradicionais em todas as edições da JMJ.

“Fora da estrutura oficial do evento, não temos nada planejado ainda. Mas o Brasil certamente tem muito a oferecer aos jovens”, conta o vice-coordenador.

Para o missionário Dunga, as apresentações das bandas brasileiras na JMJ Madri foram um aperitivo do que acontecerá na JMJ Rio.

Custos da JMJ Rio

Organizar uma JMJ realmente é algo que acarreta muitas responsabilidades, preocupações e empenhos, salienta Dom Antônio. A arquidiocese do Rio e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão à frente desta organização que tem como coordenador-geral Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio.

“A maioria dos recursos procederão das inscrições que começarão no final de 2012. Mas antes do inicio das inscrições precisamos de recursos para as primeiras despesas como a divulgação”, explica o vice-coordenador.

Além das inscrições dos jovens, a Igreja espera contar com recursos vindos de patrocinadores. Já os suportes na segurança e no transporte serão concedidos pela prefeitura do Rio de Janeiro, como é natural em qualquer evento.

“Esperamos que escolas, paróquias e as famílias abram suas casas para acolher esses jovens”, destaca Arcebispo Emérito do Rio.

Expectativas

Desde 2007, quando o Brasil se colocou oficialmente como candidato para sede de uma JMJ que as expectativas eram grandes. Em 2010, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, durante a Jornada Arquidiocesana da Juventude, exibiu um vídeo expressando o entusiasmo da arquidiocese para que a capital carioca fosse escolhida como sede da próxima JMJ.

Fonte:  cancaonova.com
Por: Nicole Melhado



Igreja Viva e Renovada!!!

Partilhamos com toda comunidade nossas alegrias em termos concluido os festejos de Nossa Senhora de Lourdes e da saudade que deixou em todos nós, por ter sido uma benção para a Igreja de Batalha.

Vale relembrar os momentos fortes de oração, invocação ao Espírito Santo, onde toda comunidade presente rezava, clamava, louvava com cânticos e orações... As celebrações belíssimas que levavam os fiéis devotos de Maria a estarem presentes não só em número mais em qualidade, atentos a ouvir a Palavra de Deus, a ouvir as profundas homilias do nosso administrador paroquial que com muita presteza, fervor e animação levou muitos batalhenses a refletir sobre sua fé, partilha e vida comunitária comprometida com a Igreja.

Neste perído recebemos com muita honra a réplica da imagem de Nossa Senhora da Graça, a Padroeira da Diocese de Parnaíba, ao som da banda de música municipal e do ministério de música da paróquia, como também com a recitação do terço, pelos devotos de Maria, a imagem de Nossa Senhora, ficou conosco até o dia 16 de agosto quando fomos à Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, em Esperantina, continuando com Maria sua peregrinação.

É importande partilhar a alegria e força espiritual que muitos presentes viveram no momento do encerramento do festejo com a benção do Santíssimo Sacramento, foi sem dúvida, um tempo de graça e inovação na fé de tantos devotos de Maria e filhos e visitantes de Batalha. A nossa missão de evangelizadore(a)s continua e cresce dia-a dia, o compromisso de cada paroquiano com a Igreja nas diversas Pastorais e serviços.

Santa Rosa de Lima

Para todos nós, 23 de agosto é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!".

Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência".

A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: "O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto".

Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: "Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco".

Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Congresso Diocesano 2011

O Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica de Parnaíba é promovido todos os anos para todos os membros do movimento e, também, para todos aqueles que queiram conhecer a dinamica carismática. Um evento marcado por momentos de oração, louvor, escuta profética, pregações, partilhas fraternas. Renovamos nossas forças, fortalecemos nossa identidade e reassumimos o compromisso.

O TEMA DESTE ANO:

“POR CAUSA DE TUA PALAVRA, LANÇAREMOS AS REDES” (Lc 5,5). No Contexto, a Palavra de Deus é destacada como luz que ilumina a todos (Sl 119,105).

PRESENÇAS:

- KATIA ROLDI (VITÓRIA ES). Membro do Concelho Nacional da RCC e membro nos Estados Unidos.
- DOM ALFREDO, Bispo da diocese de Parnaíba/PI.
- CESAR, Presidente do Conselho Estadual/PI.
- JUNIOR, conselho diocesano.
- PADRE EDUARDO, Vigário da Catedral.
- PADRE NETO, Arquidiocese de Teresina/PI.

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM:

Caro Congressista,

A coordenação das caravanas,pensando na acomodação informa que ofereceremos colégios para hospedagem, sendo a alimentação por conta pessoal. Possui nas suas redondezas muitas opções de restaurantes, bares, churrascarias e lanchonetes.
O acolhimento nos colégios será concedido apenas para caravanas. Neste sentido, somente o Líder da caravana poderá fazer a solicitação.

- o Líder da caravana deverá entrar em contato com a Central de caravanas, nos telefones (86)9433-7092 e falar com Cosmo, e fazer sua solicitação.

- Apartir da efetivação do pedido, o líder da caravana deverá aguardar a resposta que será enviada ediljune@yahoo.com.br.

- Toda dúvida como: referencia de como chegar aos colégios; distancia em relação ao local do evento; tudo deverá ser sanado com a coordenação da caravana.

- Para que todo o processo seja efetivado com tranquilidade, a data limite para fazer  a solicitação do acolhimento nos colégios vai até 31 de agosto.

TELEFONES ÚTEIS PARA CONTATO:

COORDENADORA: Juliana——————–9491-2394
DIVULGAÇÃO: Junior ————————–9421-0202
SECRETARIO: Layon —————————9489-0064
CARAVANAS: Cosmo ————————9433-7092
PATROCINIO E LITURGIA : Sando ——9403-2242
INTERCEÇÃO: Lurdinha ———————9429-3143
SUPER RIFA: Isadora ————————9434-3798
INSCRIÇÕES: Welington ———————9447-5383
ESTRUTURA: Antonio ———————-
LIMPEZA: Sr. Domingos ———————9433-5300
STANDER: Raniele —————————9402-1256
CONGRESSINHO: Claura ——————9421-3026
CAMARIM: Jocélia —————————9469-0425
ACOLHIMENTO: Jonas ———————9413-3170
COM, PALCO: H. César ——————9407-8327
M. ARTES: Denise e Sariane ————9435-3429
M.CURA: Eliane —————————–94496176
CANTINA: Alzair —————————–3322-7635
FINANÇAS: Claudia

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA: (16/09)
17:30 - Santa Missa Matriz N. Senhora da Graça

SÁBADO (17/09)
07:30 - Terço Mariano
08:00 - Abertura com N. S. da Graça
08:15 - Boas vindas do Coord. Diocesano
08:30 - Animação e Louvor
09:00 - 1 Pregação
10:00 - Recados e intervalo
10:30 - Animação e Louvor
10:50 - Adoração
11:30 - Orientações
12:00 - Almoço
14:00 - Terço Mariano
14:20 - Animação e Louvor
14:40 - II Pregação
15:40 - Recados e intervalo
16:00 - III Pregação
17:10 - Intervalo – preparação para Santa Missa
17:30 - Santa Missa PADRE NETO
19:30 - Celebrando Pentecostes
22:00 - Finalização

DOMINGO (18/09)
07:30 - Terço Mariano
08:00 - Animação e Louvor
08:30 - IV Pregação
10:30 - Animação e Louvor
10:40 - Apresentação de Dança
11:00 - Adoração
12:00 - Almoço
14:00 - Animação e Louvor
14:20 - V Pregação
15:20 - Intervalo – preparação para Santa Missa
16:00 - Santa Missa
18:00 - SUPER RIFA
PARTICIPE!!!

Convite

A Paróquia São Gonçalo tem a honra de convidar toda comunidade batalhense à participar da celebração de intronização dos novos quadros da "via-sacra" a se realizar nesta sexta-feira dia 26/08 às 18h na Igreja matriz, pedimos a presença das famílias que doaram os mesmos.

De já agradece a presença de todos,
Pe. Evandro Alves e Comissão organizadora.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Regional Nordeste 4 realiza 11º Nordestão de Presbíteros

Nos dias 22 a 25 de agosto, representantes de paróquias das dioceses dos cinco Regionais do Nordeste da CNBB se reúnem em Teresina (PI) para o 11º Nordestão de Presbíteros. O evento é realizado pelo Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) e tem como tema “Identidade Presbiterial no Nordeste”, que propõe registrar as reflexões da vida do presbítero e expressar todas as experiências vividas em paróquias e dioceses.

“O Nordestão cria um clima de fraternidade, estudo, oração e lazer que proporciona o fortalecimento de toda a Igreja, preservando a unidade e a identidade dos Presbíteros que vivem suas missões e seus ministérios nas realidades do cotidiano nordestino”, explicam os organizadores do Nordestão.

domingo, 21 de agosto de 2011

Homenagem as Vocações Religiosas

No dia 21 de agosto de 2011, terceiro domingo deste mês vocacional, dia dedicado àqueles que, como Maria, dizem quotidianamente seu sim ao Senhor, renunciam a si mesmos e ofertam a própria vida em prova de amor.

A vocês que doam suas vidas às obras de Deus, que se consagram ao amor e a fé e que sempre buscam apoiar a nossa comunidade, dedicamos este domingo em que estamos elevando as nossas orações ao Pai para que lhes dê forças para continuar com o vosso trabalho.

Parabéns pelo dia das religiosas a vocês Irmãs Filhas de Sant’Ana.

Por: Jean Carlos

Peregrinação de Nossa Senhora da Graça

Neste ano durante os Festejos em honra à Nossa Senhora de Lourdes, esteve peregrinando na paróquia São Gonçalo a padroeira de Parnaíba, Nossa Senhora da Graça.

A réplica da imagem chegou no dia 14 de agosto e permaneceu até o dia 16, indo em seguida para a vizinha cidade de Esperantina.

Confira mais imagens do festejo e deste momento em nossa galeria de fotos, cliclando AQUI.

Paróquia realiza I Retiro Missionário na região das Ladeiras



A paróquia São Gonçalo realiza o I Retiro da região das Ladeiras.
Tema: "Ide e fazei discípulos meus todos os povos"

Acontecerá no dia 27 de agosto de 2011 na comunidade Santa Rita.




Programação:

13:h - Chegada dos Participantes e credenciamento
13:h30m - Animação
14h - Acolhida e Oração
14h15m -1ª Palestra: Visita Missionárias (Ir. Sandra)
15h30m - Intervalo
16h - 2ª Patestra: Espiritualidade dos Missionários (Wagner)
17h - Apresentação da Equipe Central da região. equipe do espírito Santo, Inteligência
17h30m - Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h - Santa Missa

Por: Ir. Sandra Cavalcante

sábado, 20 de agosto de 2011

Crianças da Infância Missionária partilham o amor de Deus em suas vidas!

As crianças da Infância e Adolescência Missionária (IAM) partilham o amor de Deus nas suas vidas.

Os grupos da Infância Missionária retornaram neste sábado, 20 de agosto de 2011, depois de alguns dias de férias devido ao festejo a Nossa Senhora de Lourdes.

As crianças trabalharam o tema: Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, demonstrando assim o amor que Deus tem por cada um de nós .

Por: Jean Carlos.

Assessor da IAM da Paróquia São Gonçalo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Deus ama quem dar com alegria!

Agradeço a todos que fazem a Pastoral do Dízimo pela colaboração e ajuda durante o Festejo de Nossa Senhora de Lourdes, como também as demais pessoas que contribuíram em diversas maneiras com o bom desenvolvimento dos trabalhos do festejo, obrigada.


Laura Leite
Coordenadora da Pastoral do Dízimo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bairro Santa Cruz festeja São Raimundo Nonato

Festejo de São Raimundo Nonato
De 22 a 31 de Agosto de 2011

Tema: Igreja, Comunidade em estado permanente de Missão.

Diocese de Parnaíba
Paróquia São Gonçalo
Setor Santa Rosa de Lima
Bairro Santa Cruz
Batalha - PI

Convite

Irmãos e irmãs, reunidos no amor de Cristo, festejamos São Raimundo Nonato com o seguinte tema: Igreja, Comunidade em estado permanente de Missão.

Neste Festejo queremos levar as pessoas a entenderem que a Igreja existe para evangelizar e por isso que ela está em estado permanente de missão e neste tempo de Santas Missões Populares queremos levar as pessoas ao encontro pessoal com Cristo Caminho, Verdade e Vida.
Fraternalmente,
Comissão Organizadora.

Programação


Dia 22/08 (Segunda-feira)
Levante do Mastro

17h - Saída do Mastro
Local: Simpatia
Responsáveis: José Justino, Domingos Martinho e José Afonso.

Dia 23/08 (Terça-feira)
Responsáveis: Setor São José, terceira idade Diva Nina e PASCOM (Pastoral da Comunicação).

Dia 24/08 (Quarta-feira)
Responsáveis: setor São Francisco, Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança e Setor Juventude (luz-vida, grupo de coroinhas Cântaros e grupo de jovens Utopia).

Dia 25/08 (Quinta-feira)
Responsáveis: Setor Santa Luzia, Catequese e Pastoral da Criança.

Dia 26/08 (Sexta-feira)
Responsáveis: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração e Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE).

Dia 27/08 (Sábado)
Responsáveis: Setor São Tiago, Pastoral Familiar, EMM e Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Dia 28/08 (Domingo)
Responsáveis: Setor Nossa Sra. da Boa Esperança, Renovação Carismática Católica (RCC).

Dia 29/08 (Segunda-feira)
Responsáveis: Setor Nossa Sra. de Nazaré, Mãe Rainha, Pastoral do Dízimo e SINDSERM.

Dia 30/08 (Terça-feira)
Responsáveis: Setor Santa Rosa de Lima, Pastoral do Batismo e todos Raimundos e Raimundas.

Dia 31/08 (Quarta-feira)
Dia da Festa do Padroeiro

Procissão as 17:00 h.
Lembretes:

Diariamente haverá:
18:00 h - Santo Terço;
19:00 h - Novena.
Leilões:

24/08/2011
29/08/2011
30/08/2011

Por: Jean Carlos

O que fazer quando temos aridez espiritual?

A única saída é fechar os olhos e dar as mãos a Jesus para ser guiado por Ele.

Muitas vezes, podemos passar por algum período de aridez espiritual, isto é, não temos vontade de rezar, torna-se difícil assistir a Santa Missa, a reza do Terço fica pesada, etc. Até mesmo a sagrada Comunhão se torna um sacrifício diante das dúvidas que podem atingir a nossa alma. Parece que o céu sumiu.

Como vencer esse estado de espírito no qual parece que Deus está longe e que nos falta a fé?

Primeiro é preciso verificar se esta situação não é tibieza, isto é, causada por nossa culpa em não perseverar no cuidado da vida espiritual, e, sobretudo, verificar se não há pecados graves em nossa alma, que possam estar afugentando dela a graça de Deus.

Se não houver pecados na alma, então, é preciso antes de tudo, calma, paciência e perseverança nos exercícios espirituais: oração, vida sacramental, caridade, penitência, etc. Mesmo sem vontade ou sem gosto, continuar, sem jamais parar, os exercícios espirituais.

Deus, às vezes, permite essas provações para que aprendamos a “buscar mais o Deus das consolações do que as consolações de Deus”, como disse um santo. São João da Cruz, místico que tanto experimentou o que chamou de “noite escura da fé”, afirmou que “o progresso da pessoa é maior quando ela caminha às escuras e sem saber.”

Muitas vezes, nos deleitamos nas orações gostosas, cheias de fervor sensível, como crianças quando comem doces. Mas quando vem a luta, deixamos a oração.

Veja o que nos diz a Palavra de Deus:

“Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige?… Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos… Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida? Os primeiros nos educaram para pouco tempo, segundo a sua própria conveniência, ao passo que este o faz para nosso bem, para nos comunicar sua santidade” (Hb 12,5-10).

Deus nos quer santos, e é também algumas vezes pela provação e pela aridez espiritual que Ele arranca as ervas daninhas do jardim de nossas almas. Coragem, alma querida de Deus! Jesus disse que Ele é a videira verdadeira, e Seu Pai o bom agricultor, que podará todo ramo bom que der fruto, para que produza mais fruto (cf. Jo 15,1-2).

Não podemos querer apenas o açúcar do pão e renegar o pão do sacrifício. Às vezes a meditação é difícil, a oração é penosa, distraída, surgem as noites e as trevas… Nessas horas é preciso silêncio, abandono, paciência. O Esposo há de voltar logo… Em breve vai raiar a aurora e os fantasmas vão sumir.

Quanto mais a noite fica escura, mais perto nos aproximamos da aurora. Deus sabe o que estamos passando, louvado seja o Seu santo Nome! É hora de abandono em Suas mãos paternas.

Em meio às trevas alguns sentem o coração como se fosse de gelo, não sentem mais amor a Jesus, perdem a piedade, se sentem condenados. Que desoladora confusão espiritual!

Nestas horas a única saída é fechar os olhos e dar as mãos a Jesus para ser guiado por Ele na fé; confiança e abandono, irmão! Só o Senhor sabe o caminho para sairmos deste matagal fechado e escuro.

Deus nos prepara para a contemplação pelas provas passivas, ensinam os santos. Ele as produz e a alma apenas tem que aceitar. É o duro caminho dos que querem a perfeição. Ele está purificando a alma; o Cirurgião Celeste está nos operando a alma.

São João da Cruz fala da famosa “noite dos sentidos” cheia de aridez e de provação, um verdadeiro martírio para a alma. Segundo o santo doutor, é Jesus que chama a alma a caminhar com Ele no deserto, mesmo queimando os pés e sendo queimado pelo sol, para se santificar.

Calma, alma querida de Deus, Ele faz isso porque o ama muito! O fogo bom não é aquele “fogo de palha”, alto e bonito, mas rápido, que logo se apaga; mas é o fogo baixo que pega na lenha grossa e permanece por muito tempo. O fogo de palha é só para começar…

É isso que está acontecendo; não se assuste; não se preocupe porque o gosto de rezar sumiu e se tornou um agora um sacrifício penoso… Fé não é sentimento e muito menos sentimentalismo; fé é adesão, com a mente, a Deus, às Suas verdades e às Suas determinações. Não se preocupe de estar ou não “sentindo” fé ou devoção; apenas viva-a; vá à Missa, ao grupo de oração, ao Terço, com ou sem vontade, com ou sem gosto, com ou sem sentimento. Assim, temos mais méritos ainda diante de Deus.

Nesta situação talvez você precise de um diretor espiritual, especialmente na Confissão, para uma boa orientação.

Fonte: Prof. Felipe Aquino

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Imagem de Nossa Senhora da Graça visita nossa Paróquia!

Muitos devotos de Nossa Senhora foram até a praça da Vila Kolping para receber a imagem de Nossa Senhora da Graça, que está em peregrinação pelas paróquias da Diocese. Foi um momento belíssimo de devoção, honra e louvor à Maria.

Agradecemos ao Pe. Antônio Soares e a caravana de Parnaíba que veio nos trazer a réplica da imagem de Nossa Senhora da Graça, que permanecerá na Igreja Matriz até o dia 16 de agosto.

domingo, 14 de agosto de 2011

Programação de encerramento do Festejo dia 15/08 (Segunda-feira)

Dia 15/08 - Segunda-Feira

DIA DA FESTA


Tema
: Maria, Espelho de Missão e Partilha

Leitura: Leitura Própria

Resp.: Equipe de Liturgia


Observações:

09h - Missa Solene;
17h - Procissão, agradecimentos e Bênção do Santíssimo Sacramento.

sábado, 13 de agosto de 2011

Programação do Festejo para o dia 14/08 (Domingo)

Dia 14/08 - Domingo - Dia dos Pais

Tema: Fortalecimento e organização da Pastoral do Dízimo na Comunidade

Leituras: At 6, 1-6; Lc 9, 12-17

Resp.: Pastoral do Batismo, Região das Farinhadas, Região do Baixo Longá e Equipes do Espírito Santo: Temor de Deus e Ciência.

Conv.: Todas a Lourdes, Paróquia Catedral de N.S. da Graça (Parnaíba-Pi), STTR, CERAC, Associações Rurais, Agricultoras, Apicultores, Artesão, Vaqueiros, EMATER, CONSAD, Criadores, Secretaria de Agricultura e Pólos Ginasiais MAgno Pires I (cortado), José Rodrgiues de Melo (Cacimbas I), Luís II(Cacimbas II) e Tenente Freitas (Vitória de Baixo).

Observações:

08h - Missa em homenagem aos pais;
09h - Batizados;

Visita de Nossa Senhora da Graça em Batalha:

17h00min - Concentração na Praça da Vila Kolping;
17h30min - Acolhida e Caminhada com N. S. da Graça até a Igreja Matriz.
18h00min - Alvorada
18h15min - Novena
19h00min - Celebração Eucarística

Convite especial!




A Pastoral da Liturgia da Paróquia São Gonçalo faz convite especial às famílias, venha neste domingo (14/08), dia dos pais, participar da Celebração Eucarística em sua homenagem.



Por: Ir. Sandra Cavalcante

Programação do Festejo para o dia 13/08 (Sábado)

Dia 13/08 - Sábado
 
Tema: A espiritualidade do dizimista

Leituras: Cl 13, 12-17; Lc 18, 18-30

Resp.: Setor N.S. da Boa Esperança, Região das Ladeiras, RCC e Equipe do Espirito Santo: Inteligência

Conv.: ACCD, Fórum Adolfo Uchoa, Fórum Eleitoral, Juizado Especial, Ministério Público, Cartório Luiz Castro, Feirantes e proprietários de Barracas, U.E. Maria do Carmo Melo e Pólos Ginasiais Santa Rita e Lindolfo Nunes (Lages).

Observação: 09h - Casamentos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Programação do Festejo para o dia 12/08 (Sexta-feira)

Dia 12/08 - Sexta-Feira

Tema: "Há muitos membros, mas um só corpo". Minha responsabilidade pela missão da Igreja
.

Leituras: 1Cor 12, 12-21; Mt 25, 14-30

Resp.: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração de Batalha e Esperantina e Pastoral do Dízimo.

Conv.: Filhos Ausentes e visitantes, Dizimistas, Sec. Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Batalha, Colégio "Coração d Jesus", Pólo IFPI/UFPI.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Programação do Festejo para o dia 11/08 (Quinta-feira)

Dia 11/08 - Quinta-Feira (Dia do Estudante)

Tema: Dízimo, questão de justiça


Leituras
: Ml 3, 6-12; Lc 20, 20-26

Resp.: Setor Nossa Senhora de Nazaré e Apostolado da Mãe Rainha

Conv.: SINDSERM, FESP/PI, Supervisão Estadual de Ensino, ACAM, Grupo Nos'art, Câmara Municipal, U.E. Gayoso e Almendra e Visconde de Sabugosa I,II e III

Paróquia realiza missão da partilha.



A Pastoral do Dízimo junto a algumas lideranças de comunidade, Pastoral e Movimentos está hoje no segundo dia de visitas as famílias no centro da Cidade de Batalha.


Por: Ir. Sandra

Juventude participa com alegria e devoção dos Festejos de Nossa Senhora de Lourdes!



A Missa campal da quinta noite do festejo,  teve um diferencial na participação, entre os  presentes estavam  em especial os jovens, para oferecer seus louvores e gratidão à Mãe de Deus.


Por: Ir. Sandra

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Teto da Matriz de São Gonçalo corre risco de desabar

A Igreja Matriz de São Gonçalo, em Batalha, um dos símbolos religiosos da cidade está com o teto sob risco de cair. O alerta foi feito pelo Engenheiro Adalto Fortes, durante uma vistoria realizada no imóvel.

A visita do Engenheiro foi solicitada pelo próprio pároco do município, padre Evandro. O templo religioso é o principal cartão postal da cidade, e as últimas reformas foram consideradas inadequadas, além de não oferecerem segurança para os frequentadores.

Hoje todo esse patrimônio se encontra ameaçado. A Igreja está tomada por cupins que se alojam nas paredes e no teto. A madeira do telhado está comprometida. Também há infiltrações e problemas na rede elétrica.


De acordo com informações extra-oficiais, as tesouras que sustentam a estrutura superior da igreja são insuficientes para suportar a carga, além de estarem prejudicadas com a ação dos cupins.

Devemos ressaltar também que lá não tem equipamento de combate a incêndio, não tem extintor, nem luminária de emergência. Adalto Fortes não pode precisar exatamente quando vai desabar, mas disse que o local está seriamente ameaçador.

A Paróquia vai orçar o custo da obra e encaminhar para o bispo de Parnaíba. Mas quem quiser colaborar com a reforma pode fazer doações na casa paroquial, localizada na Avenida Messias Melo, na Praça da Matriz, em Batalha, ou depósito no Banco do Brasil, Agência: 3893-8, Conta Corrente: 5248-5 de titularidade da Paróquia.

Esperamos que essas providências não demorem muito, pois com a chegada das chuvas no final do ano a tendência é que a situação seja agravada.

Fonte: Folha de Batalha
Fotos: Luiz Nidoval

Programação do Festejo para o dia 10/08 (Quarta-feira)

Dia 10/08 - Quarta-Feira

Tema: Dízimo é fruto de conversão

Leituras: 2Cor 9, 6-13; Lc19, 1-10

Resp.: Setor Santa Luzia, IAM, PASCOM, Catequese e Crismandos.

Conv.: MOPS, Comerciantes, Lojas de Móveis e Eletrodomésticos, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Messias d Andrade Melo, CAPS, Banco do Brasil, U.E. Hugo Napoleão, Ginásio Municipal Dedila Melo, U.E. Dirceu Arcoverde e Centro de Ensino Médio Conselheiro Saraiva

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pe. Expedito preside Missa em Batalha.

Ontem a missa da terceira noite dos festejos a Nossa Senhora de Lourdes foi presidida  pelo Pe. Expedito da Paróquia São Miguel Arcanjo de São Miguel do Tapuio, Diocese de Campo Maior, na qual a noite foi bastante animada pelos noitários.

Por: Jean Carlos
Foto: Ir. Sandra

Programação do Festejo para o dia 09/08 (Terça-feira)

Dia 09/08 - Terça-Feira
 

Tema: Moedas da Viúva. Doar-se como Deus se doa
 
Leituras: 1Rs17, 10-16; Lc21,1-4
 
Resp.: Setor Santa Rosa de Lima, Região dos Mananciais, Filhas de Sant'Ana, M.E. Luz e Vida, Pastoral da Juventude, Grupo de Coroinhas e Cântaros e Equipe do Espírito Santo: Fortaleza.

Conv.: Jovem Saber, AGEC, Sec. Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Cultura, U.E. Maria Melo e polos Ginasiais Dom Severino (cedro), Joana s'Arc Castelo Branco (caraíbas) e Frexeiras.

OBSERVAÇÃO:

12h15min - Novena a N. Sra. do Perpétuo Socorro

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Programação do Festejo para o dia 08/08 (Segunda-Feira)

Tema: Partilha: O Caminho da transformação

Leituras: Br 5,1-9; Fl 1, 4-6.8-11; Lc3, 1-6

Resp.: Setor São Francisco, Região da Puba, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) e Equipe do Espírito Santo: Conselho

Conv.: UMB, Ponto de Cultura, Alcoolicos Anônimos, òticas, Farmácias, SEA, LBF, Educandário Cecília Meireles, Instituto Educacional Anísio Coelho e Pólo Ginasial José Arimateia de Castro

domingo, 7 de agosto de 2011

Programação do Festejo para o dia 07/08 (Domingo)

Dia 07/08 - Domingo
 

Tema: O que a Bíblia diz a respeito do Dízimo?
 

Leituras: Gn 14, 18-20; Lc9, 10-17

Resp.: Setor São José, Região das Palmeiras, pastoral da Criança e Equipe do Espirito Santo: Piedade

Conv.: Terceira Idade Diva Nina, Kolping, A voz da Pororoca, Sec. Mun. do Meio Ambiente, Correios, Banco Postal, Loteira Sorte Grande, AACOSB, Agespisa, Eletrobras, Creche Mãe Sinharinha, U.E. Aluisio Craveiro de Melo, U.E. Santa Lúcia (Monte Alegre), U.E. Nicássio Pereira (Serra de Dentro) e Polos Ginasiais Sinharinha Lages (Bela Vista) e Artut Lopes Alves (Bom Assunto).

Observações:

09h - Batizados;
15h - Palestra para pais e padrinhos.

sábado, 6 de agosto de 2011

Levante do Mastro foi com muita alegria dos devotos!

Na tarde de ontem (sexta-feira, 05 de agosto de 2011), iniciaram-se as festividade em honra à Co-Padroeira do Município de Batalha, Nossa Senhora de Lourdes. A abertura oficial se deu com uma procissão iniciada na Igreja Matriz de São Gonçalo, que seguiu rumo ao Bairro Vila Kolping para buscar o Mastro que estava à espera defronte a capela de São José, padroeiro daquele setor.

Este ano, a Bandeira teve como juiz, a Pastoral do Dízimo, coordenada pela Professora Laura Leite.

Dando-se continuidade a procissão, retornou-se à Igreja Matriz, onde Padre Evandro abençoou a Bandeira bem como o mastro, e os homens que o carregaram, para que este fosse fincado ao lado do Cruzeiro simbolizando a abertura oficial do evento. A Programação deste dia encerrou-se com a celebração da Santa Eucaristia.

Texto: Célio Jr. /Batalha Show
Fotos: Ir. Sandra / Walder / Célio Jr.

Confira mais fotos do festejo em nossa galeria, clicando AQUI.

Programação de hoje (Sábado: 06/08/2011)

07h - Primeira Eucaristia;
18h - Novena
19h - Celebração Eucarística;

Após a Missa eventos sociais: leilão e barraca de comidas típicas.

Tema: Deus partilha conosco a sua vida e nos enriquece com seus dons;
Leituras: At 2, 42-47; Mt 26, 26-29
Resp.: Setor São Tiago, Região do Massapê e Equipe do Espirito Santo: Sabedoria
Conv.: Secretaria Municipal de Ação Social, CRAS, PROJOVEM, Conselho do Idoso, Delegacia de Polícia, Postos de Combustível, U.E. Santa Lúcia (Descoberta) e Pólos Ginasiais Gervásio Lages (Iús) e José Rodrigues Neto (Há mais Tempo)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Paróquia São Gonçalo iniciou festejo com alegre animação!

Às 5h da manhã desta sexta-feira (05/08) a paróquia São Gonçalo iniciou com alegre animação o festejo à Nossa Senhora de Lourdes. Muitos devotos de Nossa Senhora vieram para este momento inicial.

A alvorada foi presenteada com: a banda de música municipal, coordenações de Movimentos e pastorais, povo de Deus em geral. Foi entoado o hino da Co-Padroeira,  ao som da banda de música, que também prestou homenagem ao Pe. Evandro, pelo ocasião de seu aniversário de ordenação sacerdotal, após foi recitado a história de Nossa Senhora de Lourdes e cantado o hino de Nossa Senhora da Graça, Padroeira da Diocese de Parnaíba-PI, finalizou-se com o café partilhado.

Confira a programação de hoje:

05/08/2011 - Sexta-feira

LEVANTE DO MASTRO
05h - Alvorada
17h - Saída do Mastro
Local: Capela de São José na Vila Kolping
Responsáveis pela Bandeira: Pastoral do Dízimo
18h30min - Santa Missa
Leituras: Dt 4,32-40; Sl 76; Mt 16, 24-38

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

4 de agosto dia do Sacerdote


Parabenizamos nosso administrador paroquial, Pe. Evandro Alves, por este dia especial.

Receba as bençãos maternais de Maria e as bençãos  Paternais de Jesus Seu Filho.

Ir. Sandra.