Video

Slide do bloogger:

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Acontecimento

No dia 23 aconteceu a celebração eucarística, sequida da procissão de Corpus Christi. A procissão se deu em três paradas, 1º  na praça da sapucaeira, 2º  no Hospital Messias de Andrade Melo, 3º  no colégio coração de Jesus, finalisando com a benção do Santíssimo Sacramento no pátio da Matriz.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dica de Livro

Lançamento do livro: Os Dogmas da Fé – A Doutrina Católica

Com alegria, apresento mais uma obra do professor Felipe Aquino intitulada: Os Dogmas da Fé, a Doutrina Católica.

O professor Felipe Aquino é um cristão leigo da Diocese de Lorena. Trata-se de um apaixonado por Cristo e pela Igreja e, ao mesmo tempo, corajoso. Evangeliza pela palavra, pelos seus inúmeros escritos e, sobretudo, pelo testemunho de vida. Já escreveu dezenas de livros tratando dos principais temas da doutrina da Igreja e moral cristã.

A presente obra- Os Dogmas da Fé – trata dos temas que encontramos na profissão de fé católica: o Símbolo Apostólico. Trata, pois, da própria identidade do cristão. Antes de tudo, é uma obra fundamentada nos documentos do magistério da Igreja, na literatura patrística e nos textos dos doutores da Igreja. A linguagem é direta e clara. O estilo é didático e simples. Creio, pois, que esta obra pode ser lida, com muito proveito, não só por presbíteros, diáconos e seminaristas, mas por todos os  cristãos leigos de nossas comunidades. Recomendo a leitura da obra aos estudantes de teologia.

Plantão do Dízimo

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Avisos


Toda Terça-feira acontece a novena perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 19 h Na Igreja Matriz.




Nesta quinta-feira dia 23 de junho haverá missa as 16h após a missa  haverá a  procissão de Corpus Christi. Venha e participe.

Por: Ir. Sandra Cavalcante

domingo, 19 de junho de 2011

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013

Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita dia 15 de junho pelo Conselho Episcopal Pastoral.

O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

A paróquia de Batalha parabeniza a Juventude e manifesta seu contentamento.

Fonte: cnbbne4.org.br

Programação da 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí

30 de julho – sábado
8h às 12h – Chegada e acolhida dos romeiros
14h – Realização de seminários temáticos nas Paróquias: Catedral, Nª. Srª. De Fátima, Nª. Srª das Mercês, S. Pedro Nolasco, Nª. Srª das Dores e Santa Luzia.
16h – Espiritualidade
17h – Lanche e saída dos romeiros para o Açude Grande
18h – Abraço do açude
19h – Tribuna livre e Show com Zé Vicente
23h – Descanso

31 de julho – domingo
04h – Despertar
05h – Celebração Eucarística e envio dos romeiros.

Por: Pe. Evandro

Semana de celebração sobre a Romaria da Terra e da Água

Convocamos todas as comunidades da paróquia São Gonçalo para realização dos encontros da 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí entre os dias 4 a 9 de julho para que estejamos, como paróquia, em unidade e fortalecendo esta importante temática relacionada a Vida no Planeta.

A Romaria irá acontecer nos dias 30 e 31 de julho na cidade de Campo Maior – PI orientada pelo Tema: SALVAR A TERRA E Á ÁGUA É SALVAR A VIDA, “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10)

As cartilhas contendo 06 encontros e os cânticos de animação se encontram a disposição das comunidades na secretaria paroquial e no Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Batalha.

O valor cartilha é somente R$ 1,50.

ADQUIRA SEU MATERIAL E FORTALEÇA A EVANGELIZAÇÃO DA SUA COMUNIDADE PROMOVENDO VIDA E SALVAÇÃO.

IMPORTANTE:
A Paróquia e o STTR estão preparando uma grande caravana para a Romaria. Garanta a sua vaga.
Por: Pe. Evandro

Seminário de Vida no Espírito Santo - 2011



Os dias 11 e 12 de junho ficaram marcados aqui em Batalha, pelo Seminário de Vida no Espírito Santo I. O encontro foi realizado no CCI, cerca de 120 pessoas participaram do evento.

Um final de semana cheio de graças, benção, repleto do amor de Deus e uma grande efusão do Espírito Santo.

Louvado seja Deus por todos que participaram do encontro e pelos que contribuíram para a realização do mesmo.

Confira as fotos deste momento em nossa galeria, ou click AQUI.

Por: Manoel

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cristãos unidos jamais serão vencidos

Logo no início da encíclica “Ut Unum Sint” (Que todos seja um), sobre o ecumenismo, o Papa João Paulo II lembra que os cristãos (católicos, ortodoxos e protestantes) precisam se unir para enfrentar a atual “corrente anticristã”. São essas as suas palavras:

“Afirmei então que, unidos na esteira dos mártires, os crentes em Cristo não podem permanecer divididos. Se querem verdadeira e eficazmente fazer frente à tendência do mundo a tornar vão o Mistério da Redenção, os cristãos devem professar juntos a mesma verdade sobre a Cruz. A Cruz! A corrente anticristã propõe-se dissipar o seu valor, esvaziá-la do seu significado, negando que o homem possa encontrar nela as raízes da sua nova vida e alegando que a Cruz não consegue nutrir perspectivas nem esperanças: o homem — dizem — é um ser meramente terreno, que deve viver como se Deus não existisse” (UUS,1).

Mais do que nunca hoje é preciso esta união, pois forças gigantescas se movem contra a fé cristã. No dia (01/06/2011) cerca de cinqüenta mil cristãos (católicos e protestantes) se uniram em manifestação pública em Brasilia para contestar o projeto de Lei 122 que criminaliza quem discordar da prática homossexual, que o Catecismo da Igreja chama de “depravação grave” (§2375). E o pastor Silas Malafaia entregou ao Presidente do Senado José Sarnei um abaixo assinado com mais de um milhão de assinaturas pedindo o cancelamento do Projeto famigerado. (http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=281980)

O projeto é malicioso e maldoso; vai contra o Artigo 5º da Constituição Federal que defende a livre expressão. Já existem leis para coibir quem ofende, discrimina ou zomba de qualquer pessoa, seja  homossexual ou não; mas o que o projeto visa é muito mais: é impedir que se pregue contra o pecado; é colocar na cadeia quem se posicionar contra a prática homossexual (não contra a tendência).

Os cristãos correm risco de serem presos se pregarem contra a prática homossexual, ainda que defendam o direito da pessoa fazer esta opção sem sofrer qualquer violência, discriminação ou zombaria. O que se deseja com este Projeto é estimular a prática homossexual mais do que garantir o direito da pessoa assumir esta opção.

Precisamos amar os homossexuais, respeitá-los, jamais discriminá-los ou zombar deles, mas não podemos negar a Lei de Deus e o ensino da Igreja sobre a prática homossexual, como pecado grave (sodomia).

“Esse projeto pode transformar em criminosa qualquer pessoa ou instituição que tenha posição contrária ao incentivo e prática homossexual”, explica o vigário episcopal da Arquidiocese de Brasília, padre Paulo Sérgio Casteliano.  Se a lei for aprovada, não poderemos pensar diferente, sob pena de crime.

A posição da Igreja não muda. Portanto, é hora de união de todos os cristãos, deixando de lado o que nos divide, e deixando de nos ferirmos mutuamente, para defender a Lei santa de Deus.

Precisamos exigir dos parlamentares (por carta, email, telefone, manifestação pública, etc.) que este maldoso e disfarçado Projeto seja arrancado desde as raízes, enquanto é tempo. Depois não adiantará chorar. Não podemos ficar em nossas grupos de “consolo mútuo”, onde cada um chora no ombro do outro e não faz nada. “Cristãos unidos jamais serão vencidos”, como no primeiro século da Igreja.

Todos precisamos nos manifestar, especialmente o clero em suas homilias, pregações, sites, etc., como muitos já estão fazendo graças a Deus.




Prof. Felipe Aquino – Professor aposentado da USP (Lorena,SP), doutor em Engenharia pela UNESP; professor de História da Igreja no Seminário da Canção Nova, tem 60 livros publicados, realiza o Programa Escola da fé na TV Canção Nova.

Acontecimentos:



A vigília de Pentecostes que teve início na noite do dia 11 de junho, foi um momento de graça para toda a Paroguia de São Gonçalo, teve como tema "Espírito Santo nossa força nossa vida". foram vivenciados momentos de louvor, reflexão, pregação, oração e adoração, concluindo com a celebração eucaristica às 5h da manhã deste domingo dia 12.






Também houve neste domingo encontro das equipes centrais paroquiais das  Santas Missões Populares zonal sul II em Esperantina, sob assessoria de pe. Marcos coordenador diocesano das Santas Missões Populares e Wéndel.


Por: Ir. Sandra Cavalcante.

Acontecimentos:


Neste último sábado, dia 11 de junho de 2011, na Igreja matriz de São Gonçalo, das 8h ao meio dia aconteceu o encontrão dos crismandos que estão se preparando para receber o sacramento da crisma neste ano, sob assessoria de Pe. Evandro Alves e Ir. Maria Gomes, os participantes eram no total 166 crismandos e 14 catequistas.


Por: Ir. Sandra Cavalcante.

Coroação de Nossa Senhora - 2011

Acontecimentos:

Na última sexta-feira (10/06) às 18h, teve início o II  Seminário de vida no Espírito Santo com celebração eucarística na igreja matriz de São Gonçalo.

No sábado dia 11 aconteceu na Igreja matriz o encontrão para os crismandos que irão receber o sacramento da crisma neste ano de 2011.

Às 22h do dia 11 de junho hauve vigília em preparação à vinda do Espírito Santo, terminando com a Missa da solenidade às 5h.

Por: Ir. Sandra Cavalcante.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí será realizada em Campo Maior

“Salvar a terra e a água é salvar a vida”. Este é o tema da 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí, que foi lançada no último dia 7 de junho, durante os festejos de Santo Antônio, no município de Campo Maior.

O evento reúne milhares de pessoas todos os anos para fazer um momento de oração e reflexão acerca dos problemas sociais enfrentados atualmente.

A motivação deste ano é o meio ambiente e a ação do homem, através do tema “salvar a terra e a água é salvar a vida”. Foram convidados para o lançamento os bispos do Regional, coordenadores diocesanos de Pastoral, religiosos e fieis leigos.

A 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, na cidade de Campo Maior.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pe. Leonardo é aprovado no Mestrado na PUc- SP

Caro amigo Walder,

Gostaria de partilhar com os amigos e com a comunidade católica e intelectual de Batalha a minha alegria.

Como você sabe me encontro em São Paulo, em preparação a pedido do bispo diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon, para o Mestrado em Teologia Bíblica, pois bem, fiz o processo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o mestrado nesta universidade é muito seleto, trata-se  da segunda melhor universidade particular do país, e uma das primeiras do Estado de São Paulo, por isso, o acesso é tão restrito. Para se ter uma idéia, na área bíblica, a que escolhi, o candidato é examinado em três línguas antigas: Grego, Hebraico e uma língua moderna, (alemão, Inglês, italiano, ou francês) tive que passar por tudo isto, mas um projeto de pesquisa apresentado e defendido durante uma entrevista, por uma banca de dois doutores em Teologia da mesma Faculdade. O projeto que apresentei é a proposta de um estudo do Evangelho de Lucas, sobretudo, Lc, 24, 13-35, os "Discípulos de Emaús; paradigma bíblico da palavra e da mesa".

Para minha surpresa fui aprovado, o resultado foi divulgado hoje, estou muito feliz e gostaria de partilhar com a querida Batalha esta alegria, não faço por vaidade, mas para valorizar a nossa gente, e também para chamar a atenção de nossos políticos para que valorizem a Educação em nosso município, pois vale a pena educar bem, formar bem, pois minha formação foi toda ela adquirida em Batalha, exceto o segundo grau, feito no Rio de Janeiro, com os Irmãos Maristas. Divulgue fará bem aos jovens que sonham com a universidade.

Confira abaixo o extrato da notícia obtida no site da PUC-SP.

click para ampliar.
Senti a proteção de nossa Mãe, de Lourdes e de nosso patrono São Gonçalo, durante todo o processo de elaboração do projeto e no dia do exame também.

Com a bênção de Deus a você e seu frutuoso trabalho.

Pe. Léo

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Servos da Misericórdia em Missão

A Renovação Carismática Católica de Batalha esteve em missão neste último sábado na vizinha cidade de Esperantina. O encontro foi realizado na Igreja da Misericórdia, o mesmo foi ministrado pelos servos do Grupo de Oração “Servos da Misericórdia”.

Muitas pessoas experimentaram esse momento de Louvor, Oração, Pregação da Palavra de Deus e uma grande efusão do Espírito Santo.

Louvado seja Jesus por todos aqueles que participaram desse maravilhoso encontro.

Deus os abençoe.
Por: Manoel
Fotos: Idalécio.

Clero diocesano se reúne em Parnaíba

O Clero da Diocese de Parnaíba se reunirá nos dias 7 e 8 de Junho de 2011 para formação permanente no Centro de Treinamento Sagrada Família (CTSF), onde os padres e o Bispo diocesano tratarão sobre as Diretrizes de Sustentação do Clero e do estudo sobre o Diretório do Sacramento do Matrimônio, a ser aprovado pelo bispo diocesano, entre outros assuntos.

Contamos com as orações do povo de Deus da Paróquia São Gonçalo e de toda a Diocese de Parnaíba para que o Espírito Santo realize um verdadeiro pentecoste naquela Semana da Unidade para que cada sacerdote seja fortalecido na missão de anunciar o Amor de Deus e o Cristo vivo e Ressuscitado.

Por: Pe. Evandro
Foto: Fr. Alfredo, OFM

Oração ao Sagrado Coração de Jesus


Coração de Jesus, eu confio em vós, mas aumentai a minha confiança.

Vós dissestes: “Pedi e recebereis”. Confiando nas vossas promessas, venho pedir vossa ajuda. Vós estais mais interessado na nossa felicidade que nós mesmos. Por isso ponho em Vosso Coração os meus pedidos, as minhas preocupações, os meus sofrimentos e a minhas esperanças. Coração de Jesus, eu confio em Vós, mas aumentai a minha confiança. Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao Vosso.

www.jornaldaprovincia.blogspot.com

SOS Clima Terra

“Emergência climática, sustentabilidade e aquecimento global – dimensões geopolíticas, técnica, moral, filosófica e espiritual”. Este é o tema da palestra promovida pelo Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), juntamente com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará,(UEC), OAB-CE e SOS Clima Terra.

O evento será no dia 11 de junho, a partir das 15h, no Auditório Castelo Branco do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará, em Fortaleza. A mesma programação está prevista para as cidades de Sobral (CE), no dia 26 de agosto, e Juazeiro do Norte (CE), no dia 30 de agosto.

O SOS CLIMA TERRA - Campanha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global - é um fórum mundial existente em cem países com o objetivo de informar, conscientizar e conseqüentemente mobilizar a sociedade para as providências urgentes e necessárias. É óbvio que não podemos ficar só esperando os governos!

www.jornaldaprovincia.blogspot.com

domingo, 5 de junho de 2011

Encontro de Formação para a Pastoral do Dízimo

Aconteceu neste domingo 05 de junho na cidade de Joaquim Pires o encontro de formação para a Pastoral do Dízimo, onde estavam reunidas as paróquias que formam o zonal sul II, Paróquia São Gonçalo (Batalha), Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança (Esperantina), Paróquia Santa Luzia (Luzilândia), Paróquia São Miguel Arcanjo (Matias Olimpio) e Paróquia Santa Dorotéia (Joaquim pires).

O encontro teve como formador Pe. Eduardo, na qual foi feito um estudo do livro catecismo do dízimo escrito pelo Pe. Cristovam Lubel.

Foi um encontro muito proveitoso, pois  enriqueceu mais ainda a pastoral do dízimo da nossa paróquia São Gonçalo.

Pe. Eduardo comentava  que é preciso que a pastoral do  dízimo conscientize as pessoas que o dízimo é uma forma de agradecimento a Deus .

O dízimo trabalha três dimensões: a religiosa, social e missionária.
O dizimo é expressão de fé e amor. gratidão, fidelidade e compromisso.
Pe. Eduardo finalizou dizendo que ser dizimista é ser grato a Deus.

Confira os registros fotográficos desse momento:


Por:  Jean Carlos

Acontecimento:

A mensagem para o 45º  Dia Mundial das Comunicações Sociais, do papa Bento XVI, para o ano de 2011, traz o tema “ Verdade, anúncio e autenticidade de  vida, na era digital”. Por finalizar sua mensagem, o Papa destaca que não podemos esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o encontro humano direto com as pessoas.

Neste dia da solenidade da Ascensão do Senhor e dia escolhido pela Igreja para o dia mundial das Comunicações Sociais a nossa Igreja local escolheu para apresentar a comunidade a mais nova Pastoral da Paróquia. A Pastoral da Comunicação (PASCOM) . Fazem parte da pastoral: Uanderson – Coordenador, Ir. Sandra - Vice-Coordenadora, Gesom – Secretário e Giovane Filho e Jean Carlos, Walder técnico do blog.

Por: Ir. Sandra Cavalcante

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dom Alfredo celebra 11 anos de Episcopado


O Bispo Diocesano de Parnaíba celebra neste dia 03 de junho 11 anos de Ordenação Episcopal e a Paróquia São Gonçalo entra em comunhão com D. Alfredo para agradecer a Deus por tão grande dom confiado a ele, pelo qual se coloca diariamente a serviço do grande rebanho desta diocese.


D. Alfredo foi nomeado Bispo Coadjuntor de Parnaíba em 15 de março de 2000 e no dia 03 de junho do mesmo ano foi ordenado bispo em Teresina na Igreja de Cristo Rei

O seu Lema Episcopal é: “In Fide Fundati” - Firme na Fé.


Por: Pe. Evandro

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mensagem do dia: Verdade X Mentira

“Quando vier o Paráclito, Espírito da Verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade” (Jo 16,13).

Somente a Verdade tem a força para libertar e transformar a nossa vida, e todos nós temos o anseio de experimentar plenamente a liberdade. O caminho seguro é querer ser conduzido pelo Espírito da Verdade, que vem de Deus e nos faz enxergar o que é certo e o que é errado e encoraja-nos a sermos homens e mulheres da verdade.

Muitas vezes, dizemos meias verdades e as acolhemos como se fossem verdade. No entanto, toda meia verdade é meia mentira e nos escraviza. Jesus veio trazer a plena Verdade, a plena liberdade.

Abramos hoje o nosso coração e acolhamos Cristo como o único Senhor da nossa vida.

Jesus, eu confio em Vós!

Fonte : Canção nova

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Acontecimento: Coroação de Maria.

A celebração da Coroação de Maria, sob o título de Nossa Senhora de Fátima, nesta última terça-feira do mês de maio às 18h na igreja de São Gonçalo, foi um belíssimo evento de fé, no qual muitos fiéis acompanharam as imagens que peregrinaram durante todo o mês até a Igreja ao som de músicas e orações em sua homenagem. 

A celebração da coroação foi dividida em diversos momentos de Louvor e oferta pelos anjos e virgens. 


1º Momento - Abertura feita pelos jovens da paróquia  em uma belíssima coreografia com a oferta solene do manto e coroa de Nossa Senhora;

2º Momento - Oferta das flores com as viagens;

3º Momento - Oferta do coração com os anjos;

4º Momento - Coroação de Maria Nossa Mãe, que foi realizada  em três partes -  canto dos anjos - canto de consagração e a coroação.  Após, Pe. Evandro conduziu os devotos de Nossa Senhora a um momento de oração com agradecimentos e louvores com cantos e orações.

Para finalizar o evento cada representante de setor ou pastoral que celebrou o mês com Maria na peregrinação, recebeu uma camisa de Nossa Senhora e uma Bíblia, após recebemos a bênção.

Por: Ir. Sandra Cavalcante.

I Aniversário da Novena Perpétua

A Paróquia de São Gonçalo celebra no dia 1ª de junho de 2011 o 1º aniversário da Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para celebrar o 1º ano foi realizado a novena com a celebração eucarística no dia 31 de maio na ocasião da festa da visitação de Maria a Santa Isabel, às 12h na Igreja de São Gonçalo.

Parabéns aos devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e fiéis à novena Perpétua.

Segue os nomes dos devotos que estavam participando da 1ª novena perpétua e que segue ainda hoje, divulgando com seu testemunho.

01. Pe. Evandro Alves
02. Pauline Neves Melo
03. Francisca Páscoa
04. Maria Lula
05. Francisca Melo
06. Graça Sousa
07. Maria Rosário Melo
08. Rosa Siqueira
09. Maria Sabino
10. Gonçalo oliveira
11. Maria do Carmo Nascimento
12. Socorro Oliveira
13. Maria Dedila Pereira
14. Tânia Oliveira
15. Geovania Rosa
16. Giovane filho
17. Maria José da Silva
18. Francisco de Assis silva
19. Maria de Jesus Fernandes
20. Maria do Rosário Sutero
21. Verônica Cardoso
22. Raimunda das Dores soares
23. Ir. Helena
24. Ir. Ana Maria
25. Ir. Donata Paulo da Silva
26. Maria de Nazaré
27. Joana Gregório
28. Valdete Lustosa
29. Maria das Graças Barbosa
30. Maria Gonçala Gomes
31. Conceição Lima
32. Rosário de Carvalho
33. Maria do Carmo do N. Borges
34. Anaides Castro
35. Clara Maria
36. Lúcia Margareth de carvalho
37. Ressurreição Machado
38. Joaquina Ribeiro
39. Francisca Gomes da Silva
40. Antônia Amorim
41. Remédios do Vale
42. Maria do Socorro Pereira
43. Maria madalena
44. Maria Rosário Lopes
45. Laura Maria Leite
46. Jackeline Melo
47. Ruana
48. Ana Carolina
49. Anatália
50. Paulo Ronaldo
51. Maria de Lourdes Alves
52. Dácio Cardoso
53. Maria das Dores Oliveira
54. Tereza de Sampaio Melo
55. Maria do Rosário
56. Francisco Lucas
57. Socorro trindade
58. Leudjane Maria Arcanjo Brito
59. Francisca de Castro Fortes Quaresma

Por: Ir. Sandra Cavalcante

Raízes bíblicas da devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Todo o mês de junho é, tradicionalmente, dedicado a esta comemoração (Este ano, por causa, da Festa da Páscoa, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ocorrerá, no dia 1º de julho, ou seja, a segunda sexta-feira, após a festa de Corpus Christi, conforme determina o calendário litúrgico da Igreja). Portanto, é tempo oportuno para voltarmos a refletir sobre o infinito amor de Deus, que brota do Coração aberto do Cristo Senhor e o culto para com Ele.

Em nossa Paróquia de São Gonçalo, a existência do Apostolado da Oração é centenária, e merece por si só uma particular reflexão. No presente artigo pretendemos apresentar as raízes dessa devoção na Sagrada Escritura, e ainda a origem dessa devoção na História da Igreja.

É interessante iniciarmos com uma visão antropológica do que seja o coração. Fala-se muito de coração, freqüentemente com um ranço de pieguice sentimental. O coração, de fato, no seu simbolismo mais denso, distingue a nobreza de sentimentos de uma pessoa e sua grandeza de atitudes.