Video

Slide do bloogger:

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Equipes paroquiais das SMP se reúnem, em Parnaíba

Na manhã do dia 29 de maio, domingo, na cidade de Parnaíba, no Centro de Treinamento Sagrada Família, as equipes paroquiais da SMP do zonal Norte participam de um encontro de formação. A formação está sendo conduzida pelo professor Wendel, que é um dos formadores dos retiros paroquiais. O tema abordado é sobretudo com respeito às grandes semanas missionárias, que terão início em agosto.

Autor/Fonte: Pe. Marcos

Diocese de Parnaíba celebra o Dia Mundial das Comunicações

No dia 06 de junho, às 19h, no Centro Pastoral Sagrada Família, em Parnaíba, será celebrado o Dia Mundial das Comunicações. O evento é uma iniciativa do senhor bispo diocesano Dom Alfredo Schaffler que convida a todos os comunicadores(as) de todos os veículos de comunicação de Parnaíba, para participarem deste momento de reflexão sobre a mensagem do Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações, o qual tem como tema: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital.” Além dos comunicadores, também são convidados a participarem do evento agentes de pastoral, educadores e acadêmicos. Ao término haverá um momento de confraternização, onde será servido um coquetel aos convidados.

Autor/Fonte: Paulo Adriano

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude discute caminhada da PJ à luz das DGAE

Dialogar sobre a caminhada da Pastoral da Juventude (PJ) à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), e discutir a defesa da vida da juventude. Foi o que aconteceu em Ceilândia (DF), entre os dias 19 e 22 de maio, na reunião da Coordenação Nacional e Comissão de Assessores da Pastoral da Juventude.

De acordo com o membro da Coordenação Nacional da PJ e representante do regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) Luis Duarte, a reunião “foi um forte momento para partilha, troca de experiências, organizar e potencializar a ação evangelizadora da PJ junto às juventudes, diante do cenário eclesial existente após a 49ª Assembleia Geral da CNBB, realizada no início de maio, e de reafirmar o compromisso com a vida da juventude por meio da participação na Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Juventude, promovida pelo Governo Federal, em dezembro de 2011.

O Plano Pastoral da PJ para os próximos seis anos vai ser encaminhado nos próximos meses, assim como subsídios visando dinamizar a participação da juventude católica nas Conferências Estaduais e Municipais de Juventude e outros materiais da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens.

Discussões

Os jovens e assessores se debruçaram sobre diversos assuntos, entre eles: avaliação da Ampliada Nacional da PJ, ocorrida em janeiro deste ano na diocese de Imperatriz (MA); elaboração do Plano de Ação Pastoral da PJ (2011-2016) e os Projetos Nacionais da PJ; X Encontro Nacional da PJ, a ser realizado em janeiro de 2012, na Arquidiocese de Maringá (PR); Análise de conjuntura eclesial; Caminhada da PJ nos regionais; Jornada Mundial da Juventude; II Conferência Nacional de Juventude; Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens; e Projeto de Revitalização da PJ na América Latina.

A reunião contou com a presença de jovens de dezesseis Regionais da CNBB, do Secretário Nacional da PJ, Thiesco Crisóstomo; da Comissão Nacional de Assessores e ainda com participação especial do assessor nacional do Setor CEBs na CNBB, Sérgio Coutinho.

Para outras informações sobre a ação evangelizadora da PJ, acesse o site: www.pj.org.br.

Fonte: CNBB

Convite: Encontro de oração louvor e pregação da palavra

No próximo dia 04 de junho irá acontecer um encontro de oração, louvor e pregação da palavra que será ministrado pela Renovação Carismática Católica com o ‘‘ Grupo de Oração Servos da Misericórdia”, da Paróquia  São Gonçalo de Batalha.

O local do encontro será na igreja da misericórdia de Esperantina a partir das 18:00 h., juntos com Maria e Jesus aguardamos sua presença.

Agradece Apostolado da oração e Cláudio.

Por: Jean Carlos.

Acontecimentos




Todas as quartas-feiras acontece reunião da equipe central das Santas Missões Populares às 19h no Centro Pastoral Ir. Nilva.


Ir. Sandra Cavalcante.

Aconteceu



ENCONTRO DA EQUIPE DE PASTORAL DE

JUVENTUDE E VOCACIONAL

21 e 22 de maio de 2011
.


Aconteceu nos dias 21 e 22 de maio de 2011 em Fortaleza- CE, o terceiro encontro da pastoral da juventude e Vocacional. Tendo como subsídio o Documento da Pastoral Vocacional do Instituto, assumido e preparado pelos regionais: Fortaleza, Sobral e Belém.

Foi apresentado o projeto da Igreja elaborado pela conferencia dos Bispos da América latina (CELAM) – assumido pela CNBB, Momento avaliativo do caminho feito e programação dentro do plano de Pastoral da Juventude e Vocacional do Instituto.

domingo, 29 de maio de 2011

Nota da CNBB a respeito da decisão do Supremo Tribunal Federal quanto à união entre pessoas do mesmo sexo

Nós, Bispos do Brasil em Assembleia Geral, nos dias 4 a 13 de maio, reunidos na casa da nossa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafirmar o princípio da instituição familiar e esclarecer a respeito da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Saudamos todas as famílias do nosso País e as encorajamos a viver fiel e alegremente a sua missão. Tão grande é a importância da família, que toda a sociedade tem nela a sua base vital. Por isso é possível fazer do mundo uma grande família.

A diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural. As Sagradas Escrituras, por sua vez, revelam que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os destinou a ser uma só carne (cf. Gn 1,27; 2,24). Assim, a família é o âmbito adequado para a plena realização humana, o desenvolvimento das diversas gerações e constitui o maior bem das pessoas.

As pessoas que sentem atração sexual exclusiva ou predominante pelo mesmo sexo são merecedoras de respeito e consideração. Repudiamos todo tipo de discriminação e violência que fere sua dignidade de pessoa humana (cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 2357-2358).

As uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo recebem agora em nosso País reconhecimento do Estado. Tais uniões não podem ser equiparadas à família, que se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e educação dos filhos. Equiparar as uniões entre pessoas do mesmo sexo à família descaracteriza a sua identidade e ameaça a estabilidade da mesma. É um fato real que a família é um recurso humano e social incomparável, além de ser também uma grande benfeitora da humanidade. Ela favorece a integração de todas as gerações, dá amparo aos doentes e idosos, socorre os desempregados e pessoas portadoras de deficiência. Portanto têm o direito de ser valorizada e protegida pelo Estado.

É atribuição do Congresso Nacional propor e votar leis, cabendo ao governo garanti-las. Preocupa-nos ver os poderes constituídos ultrapassarem os limites de sua competência, como aconteceu com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que no Brasil acontecem conflitos dessa natureza que comprometem a ética na política.

A instituição familiar corresponde ao desígnio de Deus e é tão fundamental para a pessoa que o Senhor elevou o Matrimônio à dignidade de Sacramento. Assim, motivados pelo Documento de Aparecida, propomo-nos a renovar o nosso empenho por uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa.

Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de Vida e Senhor da história, que nasceu, cresceu e viveu na Sagrada Família de Nazaré, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, seu esposo, ilumine o povo brasileiro e seus governantes no compromisso pela promoção e defesa da família.

Aparecida (SP), 11 de maio de 2011

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Presidente da CNBB
Arcebispo de Mariana – MG

Dom Luiz Soares Vieira
Vice Presidente da CNBB
Arcebispo de Manaus – AM

Dom Dimas Lara Barbosa
Secretário Geral da CNBB
Arcebispo nomeado para Campo Grande - MS

Fonte: CNBB

Dom Orlando Brandes e dom Petrini valorizam a família na abertura do 1º Simpósio Nacional da Família.

Na manhã do dia 28 de maio de 2011, no auditório do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), começou o 1º Simpósio Nacional da Família, evento que pertence a 3ª Peregrinação Nacional da Família, que segue até amanhã, 29.

Logo no início, o ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, arcebispo de Londrina (PR), dom Orlando Brandes fez a acolhida dos mais de 670 pessoas que lotam o auditório e dos sete bispos que vieram prestigiar o evento. Além da acolhida, dom Orlando fez “solenemente”, como o próprio arcebispo afirmou, a passagem da presidência da Comissão ao novo presidente, dom Petrini.

“A nova chefia está aqui. Dom Petrini é, sem dúvida, um dos mais preparados e qualificados a continuar a elevar o nome da Pastoral Familiar e, principalmente da família ao povo brasileiro. Além de ser um excelente bispo ele é um sociólogo, vai saber atingir o mais profundo ser dentro da Pastoral Familiar. Também tem muitos contatos no Pontifício Conselho para a Vida e a Família, na Santa Sé”, argumentou dom Orlando.

Dom Petrini recebeu as palavras de dom Orlando, agradeceu a todos os presentes e afirmou que sua caminhada está apenas começando, e pediu ajuda dos representantes dos 17 Regionais, que estão presentes no Simpósio, para dar “passos firmes e solidificados” para levar a família aos “mais altos planos de nossa sociedade”.


Simpósio

A membro da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), irmã Ivonete Kurten, foi a mediadora da mesa de palestrantes dessa manhã. Os conferencistas da manhã foram o padre Rinaldo Roberto de Rezende, cura da Catedral de São Dimas (São José dos Campos-SP), com a conferência “A missão da família cristã no mundo contemporâneo”, e o padre José Fernandes de Oliveira, mais conhecido como padre Zezinho, com a conferência “Família e transmissão da fé (pais pedagogos).

Padre Rinaldo Rezende

Pe. Reinaldo Rezende
Segundo o padre Rinaldo, falou sobre o amor a fidelidade para o casal. Citou por diversas vezes as palavras do beato João Paulo II e do papa Bento XVI, também de Madre Tereza da Calcutá e do filósofo alemão, Freiderich Nieschtz. “Amor e fidelidade são para sempre, nosso desafio será solidificar esses sentimentos e, para isso, devemos passar pelo ensinamento dos jovens. Devemos mostrar aos jovens o que é o verdadeiro sentimento da família. Pois quem nunca sofreu, nunca amou, e todos devemos aprender a sofrer para tirarmos os ensinamentos da vida”.

Padre Rinaldo destacou o ser feminino na preservação da família e o papel do homem na fortificação dessa família. “A beleza salvará a humanidade, e a beleza da mulher salvará a humanidade, como Maria, mãe de Jesus. Nós temos uma mãe, e ‘estamos na casa dela’. Já os homens são a fortaleza dos filhos, e os filhos são o futuro de nossa sociedade. Quanto mais o casal se amar, mais vai proclamar e evidenciar Cristo, quanto menos o casal se amar, mais irá escondê-Lo. A Pastoral Familiar é o instituto que afirma que o amor a gente não se faz, se vive”, disse o padre.

Padre Zezinho

Pe. Zezinho
“Amor é diálogo e família é diálogo, se não for esfacela-se, então a palavra principal de um relacionamento é diálogo. Boas relações ensinam boas reações. A família é a única que transmite a vida e dela esse direito é fundamental e intrínseco. O matrimônio é desafio na nossa sociedade, pois os nossos exemplos estão nos terceiros ou quartos matrimônios, são os grandes empresários, políticos, artistas e celebridades, mas a família é o bem maior, por isso demonstrar bons exemplos a humanidade de para sermos parâmetro aos outros”, destacou o padre Zezinho, em sua palestra, que foi interrompida em diversos momentos pelos aplausos da platéia, que ainda destacou a catequese feita pelos pais e a atuação da Igreja na formação da família.

O padre Zezinho destacou as palavras firmes em favor da formação da família. “Precisamos deixar de ser uma Igreja de tintura ou frases bonitinhas para dizer ‘pode’ ou ‘não pode’ em relação à família. Devemos ser firmes para que essa instituição não se perca no tempo. Que pena os documentos da Igreja não são lidos nos púlpitos, mas sim os depoimentos pessoais. Nós precisamos falar do casal de sempre e para sempre, o processo é pedagógico. Devemos valorizar os nossos documentos, os documentos da Igreja, porque ela quer lares proféticos, e os documentos são essa profecia”, explicou padre Zezinho.

Fonte: CNBB

Setor Santa Rosa de Lima celebra mês mariano.


A comunidade São Raimundo Nonato está realizando todos os dias neste mês de maio as novenas dedicadas ao mês mariano, e neste dia 29 de maio (domingo) acontecerá um leilão após a novena.

Sintam-se todos convidados a participarem.

 Por: Jean Carlos

Grupo de Oração realiza rifa.


O Grupo de Oração “Servos da Misericórdia” da Renovação Carismática Católica da Paróquia São Gonçalo em Batalha – PI, estará realizando uma rifa de um celular, que ocorrerá dia 12 de junho/2011, o valor do ponto custa apenas R$ 2,00.

As pessoas que quiserem colocar o ponto na rifa podem entrar em contato os servos do grupo de oração.

Essa rifa é em prol das despesas do seminário de vida no Espírito Santo que acontecerá nos dias 11 e 12 de junho.

Os Servos da Misericórdia agradecem a sua colaboração.

Por: Jean Carlos

Participe da Coroação de Nossa Senhora.

"Ó Maria, rainha dos Apóstolos, criai em mim um coração de apóstolo"  (LG)

No dia 31 de maio na Igreja  Matriz haverá a coroação de Nossa Senhora as 18h.

Haverá  concentração dos fiiéis devotos  a partir das 17h nas comunidades  e setores seguido de procissão para a Igreja  Matriz.

Por: Ir. Sandra Cavalcante

sexta-feira, 27 de maio de 2011

XI Congresso Estadual da RCC - Piauí

Grupo de Oração Servos da Misericórdia - Participe!

Convidamos a toda comunidade paroquial de São Gonçalo a participarem do Grupo de Oração Servos da Misericórdia, todos os sábados às 18:00 h.  na igreja matriz de São Gonçalo.
 
Onde você terá o seu encontro pessoal com Cristo, reavivando o pentecoste em sua vida, clamando pela ação do Espírito Santo. Aonde você vivencia o batismo no Espírito Santo.
 
A paz do Senhor e amor de Maria estejam no seu coração.
 
Por: Jean Carlos

Dízimo é fruto do Amor.

EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. JOÃO 15:1-6

O dízimo é a expressão mais concreta da oferenda de nosso trabalho, que, juntamente com o pão e o vinho, são oferendas agradáveis e transformadas em cristo, como vida para o seu povo reunido.

Fonte. Dízimo Bênção de Deus
Autor : Edmundo de Lima Calvo

Passaram-se dois anos e as vítimas continuam esperando

Faz dois anos que aconteceu o rompimento da Barragem dos Algodões I no município de Cocal que pertence a esta Diocese de Parnaíba. Ouvindo os relatos das pessoas que foram  atingidas por este desastre, é triste, pois perderam tudo que construíram ao longo de suas vidas.

É bom lembrar que diante do perigo eminente, todas as famílias foram retiradas das sua casas,  mas depois foram encaminhados de volta para suas residências. E  em pouco tempo  aconteceu o rompimento da barragem que arrastou seus pertences, suas casas e vidas. De acordo com as informações, a contagem que se tem são quinze pessoas que morreram pelas águas ou conseqüências imediatas.

No Antigo Testamento escutamos: “eu vi, eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor por causa dos seus opressores, pois eu conheço as suas angustias. “( Ex. 3, 7)

Interessante quando se pode ler no Almanaque Abril de 2010 na 36ª edição na página 694nos  nos Dados gerais do Estado do Piauí: “Em junho de 2009, o Estado recebe 125 milhões de reais para dar início às obras de habitação e restauração nas localidades afetadas pelo rompimento da barragem de Algodões I, ocorrido em maio.”

Aí surge a grande pergunta: Porque depois de dois anos as pessoas ainda não foram indenizadas? Até quando as famílias atingidas precisam fazer manifestações públicas em frente ao Palácio do Governo a fim de encontrar pessoas sensíveis que façam prevalecer à justiça?

A comunidade política está essencialmente ao serviço da sociedade civil e, em última análise, das pessoas e dos grupos que a compõem.

Sai Governo e entra Governo e não aflora  a devida sensibilidade diante deste sofrimento vivido  concretamente por tantas pessoas. Em épocas que antecedem as eleições em todos os níveis, candidatos até aparecem nos locais em que as vítimas se encontram, mas lamentavelmente muitos desaparecem depois da campanha política e a situação das pessoas que mais necessitam de uma palavra, um gesto  ou uma ação concreta, ficam à margem do esquecimento.

Confiante na grandeza de Deus e na boa vontade dos homens, esperamos que todos os atingidos pela catástrofe de 2009 ocorrida em Cocal alcancem soluções para que possam depois de tanto tempo finalmente reconstruir suas vidas com dignidade.

Dom Alfredo Schaffler
Bispo Diocesano de Parnaíba

Eleita a nova Presidência da Comissão Regional de Presbíteros

Durante a 17ª Assembleia Regional de Presbíteros, realizada em Picos, de 17 a 19 de maio, houve a eleição da nova Comissão Regional de Presbíteros.

A Comissão é formada pelo representante do clero de cada diocese do Regional Nordeste IV, e entre eles, foram eleitos o Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro para os próximos quatro anos.

Confira abaixo a lista dos eleitos:

Presidente:  Pe. Ataan Nelson
Diocese de São Raimundo Nonato

Vice-Presidente: Pe. Feliciano dos Santos Dias
Diocese de Picos

Secretário: Pe. Evandro Alves da Silva
Diocese de Parnaíba

Tesoureiro: Pe. Benedito Silva de Macedo
Diocese de Oeiras

Suplência:
Pe. Nilfrânio Pereira dos Santos
Diocese de Floriano

Pe. Valdecir Silva
Arquidiocese de Teresina

Pe. José Olizardo Fontes Neto
Diocese de Campo Maior

Representante do Clero da Diocese de Bom Jesus

Por: Lana Krisna - PasCom de Picos
Foto: Pe. Luiz Eduardo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dom Alfredo é o novo presidente do Regional Nordeste 4

Os bispos do Regional Nordeste IV da CNBB, elegeram no dia 12 de maio, durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP),  a nova presidência para Província Eclesiástica do Piauí, que deverá governar por quatro anos (2011-2015).

Participaram da reunião dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina e Presidente do Regional Nordeste IV, dom Alfredo Schaffler, Vice-Presidente e Bispo de Parnaíba, dom Plínio José Luz da Silva, Secretário e Bispo da Diocese de Picos, Pe. Cláudio, Administrador Diocesano de São Raimundo Nonato, dom Juarez Sousa da Silva, Bispo de Oeiras, dom Eduardo Zielski, Bispo de Campo Maior, dom Ramón Lópes Carrozas, Bispo de Bom Jesus, dom Valdemir Ferreira dos Santos, Bispo da Diocese de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha, Bispo Emérito da Diocese de Floriano e o Pe. Luiz Eduardo do Nascimento Bastos, Secretário Executivo.

Na ocasião foram eleitos os Bispos: Presidente: Dom Alfredo Schaffler, com sete votos. Vice-presidente: Dom Juarez Sousa da Silva, com cinco votos. Secretário: Dom Plínio José Luz da Silva, com cinco votos. Ao todo, foram oito os bispos votantes.

Fonte: www.cnbbne4.org.br

XI Congresso Estadual da RCC - Piauí

Aconteceu nesse último final de semana o XI Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Piauí, com o tema ´´POR CAUSA DA TUA PALAVRA, LANÇAREMOS AS REDES” Lc 5,5.

O grupo de oração Servos da Misericórdia esteve presente no congresso com 21 servos. Onde durante todo o congresso estivemos louvando e agradecendo a Deus, clamando a presença do Seu Espírito Santo e vivenciado o Pentecostes, Batismo no Espírito Santo na qual é o carisma da Renovação Carismática Católica – RCC.

Esteve presente no congresso todo o conselho nacional da renovação carismática católica na pessoa do presidente do conselho nacional Marcos Volcan.

Confira abaixo alguns registros fotográficos:



Por:  Jean Carlos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Acontecimentos:




No dia 31 de maio acontecerá a celebração da coroação de Nossa Senhora, às 17h haverá concentração nas capelas dos bairros saindo em procissão para a Igreja Matriz de São Gonçalo, onde será feita a coroação às 18h. Participe com toda sua família.




Nos dias 11 e 12 de junho de 2011 acontecerá o I Seminário de Vida no Espírito Santo.
Tema: " Por Causa da Tua Palavra, Lançaremos as Redes".
Local Centro de convivência dos Idosos (CCI)
Faça sua Inscrição na secretaria da paróguia ou procure Emanuel e mariazinha.

Por: Ir. Sandra

Renovação de Votos de Ir. Ana Maria

No dia 06 de maio de 2011, às 18h na Paróquia São Gonçalo - Batalha-PI, realizou-se a Celebração Eucarística em honra da nossa Beata Madre Ana Rosa Gattorno, e nesta mesma ocasião, renovei por mais um ano os votos de castidade, pobreza e obediência.  Com grande júbilo, renovei a minha aliança com o Amado Jesus e com sua Santa Igreja, na alegre certeza de minha vocação, pois “sei em quem coloquei minha esperança”. Estou certa que o Senhor é fiel à sua Aliança, por isso canto: “Quero renovar o meu sim; que tua vontade se faça em mim, renova, Senhor minha vocação”. Agradeço ao Senhor, à Família Religiosa, à minha comunidade, ao Pe. Evandro e a todos os fiéis da Paróquia São Gonçalo, que celebraram comigo este grande dia.  Também recordei com muito carinho de minhas irmãs de turma: Ir. Rosely e Ir. Najara. Parabéns a vocês pela coragem e perseverança.

Ir. Ana Maria – fsa
Comunidade Jesus, Maria e José
Batalha-PI

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Igreja Católica celebra o mês Mariano

A Igreja Católica tradicionalmente tem o mês de maio como o mês dedicado a Maria, a Mãe de Jesus, em Batalha não está sendo diferente, durante todo este mês várias imagens da Virgem Maria estão peregrinando pelos lares batalhenses.

No último final de semana, a imagem de Nossa Senhora visitou a casa da Professora Laura Leite (Sábado) e a casa de Dona Vicência (Domingo), nesta última foi realizado um leilão, animado pela professora Laura Leite, em prol da Santa. Na quinta-feira (19/05/2011), a Santa esteve visitando a casa de Pauline e Célio Melo, situada na Travessa Treze de Maio, Sítio Tesouro, às 4:30 da tarde.

Abaixo alguns registros de sábado e domingo.


 

Fonte e Fotos: Batalha Show

Apostolado da Oração realiza rifa.

O Apostolado da Oração estará realizando uma rifa de 01 colcha de cama como gesto concreto do mês de MARIA.

O valor do ponto custa R$ 5,00 e o sorteio será realizado no dia 29/05/2011 na residência de Dona Valdete.

Se você também desejar participar deste gesto e ainda concorrer ao prêmio, basta falar com um dos membros do Apostolado.

Teresinha, Bita, Valdete, Vicência, Remédios Torres, Geraldo, Antônia Amorim, Morena, Laura, Celeste, Iolete, Maria José, Delzuite, Inês Fortes.

Leilão Americano

A comunidade Cana Brava, está realizando um leilão americano de uma leitoa de chiqueiro avaliada em R$ 50,00, quem der o maior lance acima de R$ 5,00 vai levá-la. A abertura dos envelopes será dia 31 de maio às 18:00 h no encerramento das novenas do mês de maio na Capela de Nossa Senhora do Carmo.

A Capela está precisando de uma reforma no teto para trocar algumas peças, colocar o piso bruto, o reboco, colocar janelas e construir uma sacristia. Por isso estamos pedindo a sua generosa colaboração além de participar do leilão e concorrer à leitoa, você também pode doar em dinheiro ou em material como cimento, cal e madeira. A sua contribuição pode ser entregue até dia 10 de junho, para ser feito logo o serviço de conclusão.

Agora você dobra coloca seu lance, cola e leva dia 31/05/2011, às 18:00 h.

Boa sorte! E Nossa Senhora interceda por nós!

Cana-Brava, Batalha-PI, 18 de maio de 2011.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora:

Cláudia Morais
Domingos Antonino
Domingos Lau
Genilda Araújo
Mário Manú
Nonato Silva
Remédios Alves

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Comunidade N. S. do Carmo realiza campanha

Campanha para conclusão da Capela.

A comunidade Cana Brava, vem por meio do presente, pedir a sua colaboração para ajudar-nos a concluirmos a Capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, padroeira em nossa comunidade. A Capela está precisando de uma reforma no teto para trocar algumas peças, colocar o piso bruto, o reboco e construir uma sacristia. A nossa comunidade não tem condições próprias para fazer o acabamento da Capela, por isso estamos pedindo a sua generosa colaboração em dinheiro ou em material como cimento, cal e madeira, vai nos ajudar muito.

A sua contribuição pode ser entregue até dia 10 de junho, para ser feito logo o serviço de conclusão.
Cana-Brava, Batalha-PI, 18 de maio de 2011

Atenciosamente,
Comissão Organizadora:
 
Domingos Antonino
Mário Manú
Remédios Alves
Genilda Araújo
Cláudia Morais
Nonato Silva

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Infância e Adolescência Missionária

A infância e adolescência missionária (IAM) a três  anos vem fazendo um trabalho de evangelização na Paróquia São Gonçalo.

A infância missionária já existia na paróquia nos tempos da Ir. Nilva, contava com mais de 100 crianças, mais acabou enfraquecendo por falta de assessores.

No dia 17 de fevereiro de 2008, a infância foi revitalizada graças ao empenho das Filhas de Sant´Ana  na pessoa da Ir. Donata que insistiu para que a infância missionária voltasse a funcianar em nossa paróquia.


Com isso a infância missionária começou a fazer um trabalho de evangelização com as crianças na paróquia São Gonçalo.

Hoje a infância missionária continua evangelizando as crianças de nossa paróquia. Contamos no momento com 2  grupos no ambulatório paroquial com cerca de 50 crianças sendo evangelizadas.
Todos os anos a infância missionária promove a caminhada missionária no dia mundial das missões.

As crianças estão celebrando o mês mariano nas famílias das crianças que participam da infância missionária com entusiasmo levando alegria as famílias. Esse é o papel da criança missionária.

A infância missionária acontece todos os sábados no ambulatório paroquial, nos respectivos grupos e horários.

Grupo Santa Teresinha  das 8:00 as 9:00 h.
Grupo Sant`Ana das 9:00 as 10:00 h.
A infância missionária tem como assessores na paróquia Ir. Maria e Jean Carlos.

Colaboração: Jean Carlos

sábado, 14 de maio de 2011

Novena Perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,


Socorrei-nos, ó Maria
Noite e dia sem cessar.
Os doentes e os aflitos
Vinde, vinde consolar

Vosso olhar a nós volvei,
Vossos filhos protegei.
Ó Maria, ó Maria, vossos filhos socorrei!



Este é o canto que entoamos todas as terças-feiras, às 19h na Novena Perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na qual rendemos louvores à Santa Mãe, Maria e ao seu Diviníssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Este é um momento de ricas graças e bênçãos derramadas sobre todos os fiéis que se reúnem para adorar Jesus Eucarístico e testemunharem o quanto Deus realiza na vida de seus filhos por meio da intercessão de Maria.

Esta novena teve início no dia 1º de junho de 2010 e até o presente momento está sendo bem acolhida pelos paroquianos.

Que Deus continue abençoando a cada um de nós e nos faça perseverantes.

Ir. Maria Gomes

Festa de Rosa Gattorno e Renovação de Votos de Ir. Ana Maria

No dia 06 de maio de 2011, às 18h na Paróquia São Gonçalo, realizou-se a Celebração Eucarística em honra da Beata Madre Ana Rosa Gattorno, fundadora da Congregação das Filhas de Sant’Ana,  na qual celebramos a entrada desta santa mulher no Reino celeste e nesta mesma ocasião, renovei por mais um ano os votos de castidade, pobreza e obediência, segundo o estilo de vida desta mesma Congregação.  Com grande júbilo, renovei a minha aliança com o Amado Jesus e com sua Santa Igreja, na alegre certeza de minha vocação, pois “sei em quem coloquei minha esperança”. Estou certa que o Senhor é fiel à sua Aliança, por isso canto: “Quero renovar o meu sim; que tua vontade se faça em mim, renova, Senhor minha vocação”. 


Agradeço ao Senhor, à minha Congregação, ao Pe. Evandro e a todos os fiéis desta Paróquia que celebraram comigo este grande dia. Muito obrigada. Deus os abençoe.

Ir. Ana Maria – fsa
Comunidade Jesus, Maria e José
Batalha-PI

Novenas dedicadas a Maria

Durante todo este mês de maio está acontecendo nos setores paróquias (sede) as novenas dedicadas ao mês de Maria, que todas as pessoas possam participar nos seus respectivos setores.

Programação:
  • Setor São Gonçalo: bairro centro acontece as 17:00 h;
  • Setor Santa Rosa de Lima: bairros Santa Cruz, São Miguel e Santo Amaro está acontecendo as 19:00 h.

Os demais setores abaixo citados, os horários variam, a partir das 17:00 h.

  • Setor Nossa Senhora de Nazaré: bairros Santa Fé I e Santa Fé II;
  • Setor São Francisco: bairros Coheb e Cristo Rei;
  • Setor Santa Luzia: bairros Formigueiro, Matadouro e Morro da Saudade;
  • Setor São José: bairros Vila Kolping e Pedra do Letreiro;
  • Setor Nossa Senhora da Boa Esperança: bairros Esperança I e II;
  • Setor São Thiago: bairros Ponto Belo e Exú;

Para participar procure a coordenação do setor mais próximo de residência.
Que Maria abençoe todas as famílias de Batalha.

Colaboração: Ir. Sandra Cavalcante e Jean.
 

Maio, mês de Maria.

Não sei se foi de manhã ou foi à noite, que na pequena casa de Nazaré, um anjo apareceu a uma Virgem, a mais bonita e pura jovem de Nazaré, para dizer-lhe que Deus a escolhera para ser a mãe do Salvador. Ela assustou-se por não ser ainda casada e por isto não podia ser – pensava ela – a mãe do nascituro Salvador. 

Seu nome era Maria, seu noivo José. Naquele dia o Verbo eterno, por quem tudo fôra criado, escondeu-se na clausura virginal daquela jovem, vestiu-se da carne humana e veio salvar a humanidade.


Porque Ela nos deu o Salvador, tornou-se “a Mãe do meu Senhor” (Lc 1, 43) como a chamou Isabel. Deste dia em diante, os que cremos no Evangelho a proclamamos “Mãe de Deus”, a mais alta dignidade a que pode ser exaltada a criatura humana.

Se as mães merecem ter um dia no ano para serem carinhosamente homenageadas, a Mãe de Deus, que nos foi dada também por mãe na tarde dolorosa do Calvário, bem merece ser lembrada e homenageada o mês inteiro neste maio, “mês de Maria”.

Seríamos muito pobres e miseráveis, se nos dissabores da nossa caminhada terrena não A tivéssemos como mãe protetora e solícita. É só lembrar a cena evangélica das bodas em Caná da Galiléia. Por discretíssimo pedido de sua Mãe, Cristo Jesus transformou barris de água em vinho de alta qualidade.

As confidências, que a mente e o coração do sacerdote guardam, relatam as graças do céu tão abundantes, vindas da intercessão de Maria Santíssima em favor das mães que imploram por seus filhos. Esta solicitude da Mãe de Jesus pelos cristãos é descrita de maneira colorida pelos poetas, que têm o carisma de dizer as coisas com graça e beleza. Já Dante, na Divina Comédia, havia advertido a quem quer algo do céu e não recorre a Ela é o mesmo que querer voar sem asas.

Outro poeta, mais perto de nós, com soneto decassílabo, descrevendo “a oração mediadora de Maria” que sobe em especial ao coração de Deus, finaliza: “Estrela da manhã (...) a luz do teu olhar abre clareiras. / E o caminho do céu só tem barreiras / sem as asas da tua intercessão”.

Maio, mês de Maria, é convite para olhar o céu em homenagem à Mãe de Deus. Daí a certeza da proteção divina para nossos passos nesta difícil ascensão a que somos convidados. A razão de nossa confiança filial em Maria é que Jesus, depois de nos ter dado tudo que podia, ainda na cruz nos deu Nossa Senhora!

Dom Benendicto de Ulhoa Vieira.

Colaboração: Ir. Sandra Cavalcante e Jean.