Video

Slide do bloogger:

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Celebração da Paixão de Jesus

Na sexta-feira Santa, vivemos na Paróquia de São Gonçalo a memória da Paixão de Jesus na celebração das 15h,  na procissão com o Senhor Morto e Nossa Senhora da Dores. Foi um verdadeiro momento celebrativo, na fé e espiritualidade, em que muitos fiéis o acompanharam para rezar, adorar a cruz e o senhor morto e no gesto simbólico de oferecimento de flores a Jesus.


Por: Ir. Sandra Cavalcante

terça-feira, 26 de abril de 2011

Vigília Pascal

É a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são batizados e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia

A Liturgia da Vigília Pascal, riquíssima, divide-se em quatro partes:

1) Bênção do Fogo e do Círio Pascal, que simbolizam o Cristo Ressuscitado;
2) Liturgia da Palavra, com leituras, que resumem a História da Salvação;
3)Liturgia Batismal: na Igreja Primitiva, o Batismo dos Catecúmenos Adultos se dava na Vigília Pascal, depois de longa preparação;
4) Liturgia Eucarística: segue-se, então a Missa com procissão das Ofertas.

“Louvai o senhor porque é bom, porque eterna é a sua misericórdia”

Eis o dia que o Senhor fez. Exultemos de alegria Nele. É o dia mais alegre do ano porque o “senhor da vida estava morto; agora vive e triunfa” Em comunhão com todas as comunidades cristãs e com todo o universo, vamos celebrar a páscoa de Jesus: sua passagem da morte para a vida. O grande e alegre anúncio desta noite é: JESUS RESSUSCITOU!

A ressurreição do senhor, a sua “passagem” da morte para a vida, deve espelhar-se na ressurreição dos fiéis que se vai consumando  pela passagem do homem velho para o homem novo em Cristo.

A liturgia proclama as maravilhas que Deus realizou em favor do seu povo. Ò páscoa divina, que desces do céu, à terra e da terra sobes, ao céu!

Ò páscoa divina, O Deus do céu, na sua generosidade,  agora se une a nós no espírito: por meio dele encheu-se a grande sala das bodas, e traze a todos a veste nupcial.

A solene vigília Pascal iniciou às 22h, com a bênção do fogo no pátio da Igreja Matriz de São Gonçalo, contamos com a participação de muitos fiéis habitantes  e visitantes batalhenses. Foi verdadeiramente uma solene festa com animação, cantos, coreografia e encenação da ressurreição de Jesus.

Colaboração: Ir. Sandra Cavalcante

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Novenário a Divina Misericórdia


NOVENÁRIO A DIVINA MISERICÓRDIA
Preparação para a Beatificação de João Paulo II
(1º de maio / 2011)

DE 22 A 30 DE ABRIL DE 2011

Paróquia São Gonçalo
Batalha – PI
Diocese de Parnaíba


Convite

A paz de Jesus e o Amor de Maria

A Paróquia São Gonçalo convida a todos os paroquianos para o Novenário a Divina Misericórdia, onde vamos meditar sobre a ação da Misericórdia na vida do Servo de Deus, João Paulo II. Juntos com Santa Faustina queremos nos preparar para sua beatificação no dia 1º de maio oferecendo a Deus nossos louvores e ação de graças.

“A novena da Misericórdia, se inspira na maneira de rezar da Igreja, de modo que toda alma conheça a misericórdia do Senhor e glorifique a sua infinita bondade”.

Por isso, cremos que com a sua participação poderemos anunciar ao mundo o Amor de Deus, principalmente a todas as almas necessitadas da Sua infinita misericórdia.

Fraternalmente:

Pe. Evandro A. da Silva
e Grupo de Oração
“Servos da Misericórdia”

Programação


DIA 22/04 - Sexta-Feira Santa
Às 19h 30min
Tema: Misericórdia antes do pontificado de João Paulo II.
Convidados:
Apostolado da Oração e Setor São Gonçalo.

Dia 23/04 - Sábado Santo
Às 21h 30min
Tema: Encíclica: “Deus rico em Misericórdia”.
Convidados
: Irmãs Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança, Pastoral do Batismo e Setor Juventude (Utopia, Cântaros e Luz-Vida).

Dia 24/04 - Domingo de Páscoa
Às 18h 30min
Tema: Beatificação da Ir. Faustina.
Convidados
: EMM, Pastoral Familiar e Setor São Tiago.

Dia 25/04 - Segunda-feira (Oitava da Páscoa)
Às 18h 30min
Tema: Canonização da Ir. Faustina.
Convidados:
Infância e Adolescência Missionária(IAM) e Setor Nossa Senhora de Nazaré.

Dia 26/04 – Terça-feira (Oitava da Páscoa)
Às 18h 30min
Tema: A Festa da Misericórdia: 2º Domingo da Páscoa.
Convidados:
Pastoral Litúrgica e Setor Nossa Senhora da Boa Esperança.

Dia 27/04 – Quarta-feira (Oitava da Páscoa)
Às 18h 30min
Tema: Beato Miguel Sopocko - Um elo importante na aprovação do Culto a Misericórdia.
Convidados:
Pastoral da Criança e Setor Santa Rosa de Lima

Dia 28/04 – Quinta-feira (Oitava da Páscoa)
Às 18h 30min
Tema: A morte de João Paulo II na véspera da Festa da Misericórdia.
Convidados:
MESCE e Setor São José

Dia 29/04 – Sexta-feira (Oitava da Páscoa)
Às 18h 30min
Tema: “Santo Súbito” - “Santo Já”: a voz do Povo.
Convidados:
Apostolado da Mãe Rainha e Setor São Francisco.

Dia 30/04 – Sábado (Oitava da Páscoa)
Às 18h 30min
Tema: Beatificação de João Paulo II como sinal de Deus para os devotos da Misericórdia.
Convidados:
Catequese, Equipes do Espírito Santo e Setor Santa Luzia

Dia 01/05 - FESTA DA MISERICÓRDIA
(Dia do Trabalhador)

07h - Santa Missa - Exposição do SSmo - Terço e Louvores a Misericórdia.
Convidados: STTR, SINDSERM e CONSAD.
08h 30min - Visita Missionária no Bairro Pedra do Letreiro.
15h - Transmissão da missa de beatificação de João Paulo II pelo telão na Igreja Matriz.
18h - Santa Missa Igreja Matriz
19h - Envio das Imagens de Nossa Senhora.
Responsáveis: Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica e RCC.

A NOVENA DA MISERICÓRDIA

A devoção à Divina Misericórdia pede uma novena em preparação à Festa da Divina Misericórdia, coincidindo com parte do Tríduo Pascal (começa na Sexta-feira Santa) e acompanhando toda a Oitava Pascal (até sábado).

Estas foram as palavras de Jesus a Santa Faustina: “Desejo que, durante estes nove dias, conduzas as almas à fonte da Minha Misericórdia, a fim de que recebam força, alívio e todas as graças de que necessitam nas dificuldades da vida e, especialmente na hora da morte. Cada dia conduzirás ao Meu Coração um grupo diferente de almas e as mergulharás nesse oceano da Minha Misericórdia. Eu conduzirei todas essas almas à Casa de Meu Pai. Procederás assim nesta vida e na futura. Da Minha parte, nada negarei àquelas almas que tu conduzirás à fonte da Minha Misericórdia. Cada dia pedirás a Meu Pai, pela Minha amarga Paixão, graças para essas almas”. (Diário, n. 1209)

FORMAS DA DEVOÇÃO A DIVINA MISERICÓRDIA

1.  A Imagem sagrada com a inscrição: “Jesus, eu confio em Vós”.
2  A Festa da Misericórdia Divina.
3  A Novena à Misericórdia Divina.
4  O Terço da Misericórdia.
5  A Hora da Misericórdia.

Festa da Misericórdia concede Indulgência Plenária

Neste domingo (2º da Páscoa), a Igreja celebra a Festa da Misericórdia e concede indulgência plenária aos fiéis que cumprirem as seguintes condições: realizar a confissão sacramental, comungar no dia da festa e rezar pelas intenções do Santo Padre as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Credo.

A festa foi instituída através do decreto da Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em 23 de maio de 2000, a partir das revelações de Jesus à Santa Faustina. A celebração passou, portanto, a ser intitulada "Domingo da Divina Misericórdia", a ser celebrada no segundo domingo da Páscoa.

Fonte: comshalom.org

sábado, 23 de abril de 2011

"Ninguém toma minha vida, eu a dou livremente"


Na quarta- feira da Semana Santa às 22h a Paróquia de São Gonçalo assistiu a encenação da Vida, Paixão e Ressurreição de Jesus, com o grupo de teatro de São João do Arraial " ponto de cultura côco babaçu".


Por: Ir. Sandra Cavalcante

Quinta- feira Santa - Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do amor-doação de Jesus por Nós.

A paróquia de São Gonçalo celebrou nesta quinta-feira com júbilo e festa a Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do amor de Jesus pela humanidade.

“Mas, que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado? Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor”.

Esta é a mais sublime das semanas, a mais santa de todas, porque nela se consumou a missão de Cristo. Dentre os diversos temas que este tempo litúrgico nos aponta, um dos mais ricos é a “Instituição da Eucaristia”.

A Eucaristia é o ponto central da liturgia, pela qual o Cristo nos legou a síntese de todos os seus atos salvíficos. A Eucaristia também nos dá uma lição de unidade. “Que todos sejam um, assim como tu, pai, estás em mim e eu em Ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviastes”.

Na celebração da Última Ceia, temos, também, a Instituição do Sacramento da Ordem, que conferiu aos apóstolos o poder de repetir o único e mesmo gesto de Cristo. O sacerdócio é o pressuposto indispensável para que os fiéis recebam o Corpo e o Sangue de Cisto, no Pão e no Vinho consagrados.

Na Eucaristia, recebemos a mais sublime prova do extraordinário amor de Cristo pelo pai, por toda a humanidade e, até mesmo, pela criação que espera ansiosamente, ser contagiada pela Redenção, através do homem, como mediador do universo. Nesse amor, e através desse amor, o Cristo Senhor se doa. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”

Por: Ir. Sandra Cavalcante.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Domingo de Ramos da paixão do Senhor

Abre-se a semana santa com recordação da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, no domingo anterior a Paixão, Jesus, que sempre se opusera a toda manifestação pública, se deixa conduzir em triunfo. Só agora na véspera da morte, aceita ser publicamente aclamado como Messias.

A festiva entrada em Jerusalém é a homenagem espontânea do povo a Jesus que se encaminha através da Paixão e morte, para a plena manifestação de sua realeza divina.

Eram 07h, da manhã deste domingo, o pátio da capela de São Francisco estava totalmente verde, uma multidão estava lá organizada, a espera de viver a memória da entrada triunfante de Jesus em Jerusalém.

Após a benção dos ramos e início da celebração, o verde tomou conta das ruas da cidade de Batalha. Todo o povo presente, foi convidado pelo presidente da celebração, Pe. Evandro a fazermos homenagem e reverência à natureza que tanto “geme em dores de parto”

Colaboração: Ir. Sandra Cavalcante

O encontro de Jesus com sua Mãe Maria, na via crucis.

Na sexta-feira, dia 15 de abril de 2011, que antecedeu a semana santa, a paróquia de São Gonçalo reuniu os paroquianos para a celebração do encontro de Jesus com sua Mãe Maria, na via crucis. As 11h, as mulheres se concentraram na capela de Santa Luzia com o andor de Nossa Senhora das Dores e os Homens no centro são Miguel com o andor do Bom Jesus dos passos. Ao meio dia deu-se o belíssimo e emocionante encontro de Maria com seu filho, enquanto eram aclamados pelas mulheres, os homens e todos que se aproximavam para participar deste encontro.

Após, permanecemos na igreja matriz, sob orientação espiritual do nosso administrador paroquial, Pe. Evandro Alves, vivemos um momento riquíssimo de reflexão sobre as sétimas últimas palavras de Jesus na cruz, projetada em um slide e acompanhado de palavras, meditações e convite para experiênciarmos a oração pessoal com Jesus, a partir de suas palavras na cruz.

Segue as palavras pronunciadas por Jesus.

“perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”
“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”
“Mulher, eis ai o teu filho, filho eis ai tua mãe”
“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”
“Tenho sede!”
“Tudo está consumado!”
“Pai, em tuas mãos, entrego meu espírito”

Para um encontro muito especial nesta acolhedora cidade.

Diz o próprio Cristo que: "Eu Sou a Luz do Mundo. Quem Me Segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida".
Não viemos assistir a um Encontro.
Viemos participar de um Encontro.
Somos protagonistas de um Encontro.
Jesus com a sua Mãe, a Bem Aventurada Virgem Maria, a Virgem das Dores, a "Mater Dolorosa".
E cada um de nós com Eles, com Jesus e com Maria.
Não será um encontro mudo.
Será um encontro silencioso, mas loquaz.
Os gregos diziam que a palavra é prata, mas o silêncio é ouro.
Nosso Deus não é um Deus mudo. Mas Ele só fala com quem O Sabe Escutar.
Na vida vamos acompanhando os acontecimentos que celebramos, sabendo mais e melhor que a platéia e os participantes deste encontro somos todos nós, batizados e não batizados, homens e mulheres de boa vontade que vem ser protagonistas deste grande Encontro.
Os protagonistas de dois mil anos atrás viram o JESUS VIVO, Ouviram a Sua Palavra Viva, TOCARAM NA SUA CARNE, receberam suas curas; mas por seus erros, tiveram a grandeza de ter a Jesus como o melhor dos advogados.
Por isso, Jesus rezou: "Pai, perdoa-lhes, não sabem o que fazem!"

Meus queridos irmãos,
Nós nunca vimos fisicamente Jesus e Maria.
Entretanto, muitas vezes lemos os Santos Evangelhos...
Sabemos muito...
Nos qualificamos de seus amigos...
Já trabalhamos por Ele...
Recebemos seus sacramentos....
Mas, se Ele Não for a NOSSA LUZ,... de nós Ele não poderá dizer: "Não sabem o que fazem!"

Queridos irmãos e queridas irmãs,
Celebramos o maior contraste da humanidade: o maior PARADOXO da Humanidade: O HOMEM, O MESTRE, O SENHOR, O BOM, massacrado pela desumanidade, Pela ignorância, Servo, Mau!

Cordeiro Silencioso! Cruz pesada!
Sangue conscientemente derramado, oferecido!...
Belíssimas imagens...
Ajudam nossa ignorância, nossa insensibilidade.
Mas, como terrível deve ter sido a realidade?
O momento máximo da Encarnação de Jesus: a Paixão, A Morte.
Assumiu nossa carne na sua total fragilidade.
E cada um de nós, irmãos e irmãs, já experimentamos a ponta da angústia e do sofrimento.
Porque? Para que? Sofrimento sem culpa! Culpas sem pena adequada! Chega-se à negação de Deus!....
O Homem sofre por causa do Mal.
Mal, como limitação, ausência do Bem.
O Homem sofre por causa de um bem de que não participa.
Em Jesus Cristo o sofrimento é vencido pelo Amor.
Salvação como libertação do Mal.
Jesus combateu o Mal, e está é a meta de todos os cristãos.
O mal tanto mais quanto maior o bem perdido.
Grande bem: A VIDA ETERNA: DEUS.
O grande mal: A MORTE ETERNA: O INFERNO.
Jesus, cura, ensina, ressuscita: Dá a nós a possibilidade da vida eterna.
Jesus vem trazer a salvação do sofrimento definitivo.
Jesus com sua morte veio vencer o pecado e a morte.
Jesus projeta LUZ NOVA sobre o sofrimento.
Jesus aceita o sofrimento passageiro para nos dar o BEM DEFINITIVO.
Cristo sofre voluntariamente, inocentemente.
O sofrimento: chamamento a manifestar a grandeza moral do Homem , sua maturidade espiritual.
Cristo não esconde a necessidade do sofrimento.
Quem quiser vir após mim, tome a sua cruz e siga-me.

A História mostra que no sofrimento se esconde uma FORÇA PARTICULAR que aproxima o Homem de Cristo.
Maturidade interior: GRANDIOSIDADE DO SOFRIMENTO.
Herodes: a cena da fuga para o Egito...
Cada um tem seu Herodes...
Queremos a morte de nosso Herodes...
E Deus nos mostra o Egito...
Queremos o domingo de RAMOS, com a Entrada triunfal em Jerusalém.
E Deus nos aponta o CALVÁRIO.
E, DEUS não teoriza.
Deus nos ensina de uma maneira REAL, CONCRETA, VIVA: seu Filho, Sua Mãe.
Esta cena que vamos presenciar:
Um encontro de sofrimento e de felicidade.

JESUS.... Missão cumprida.
Salvando os homens que amava...
Difícil, duro, terrível...
Mas vou à frente, vou para libertar os homens,
Vou para salvar os homens e mulheres

A celebração do encontro é a representação do encontro de Jesus e Maria na Via Crucis. Após a procissão é realizada o sermão das sete palavras. O sermão são as 7 ultimas palavras de Jesus na cruz.

Colaboração: Ir. Sandra Cavalcante

domingo, 17 de abril de 2011

PI - 113 - destino: morte

Por: Pe. Leonardo de Sales*

Embora as rodovias e estradas sejam essenciais ao atual estágio econômico da sociedade, a realidade da má conservação de algumas vias constitui fator de alto risco para os usuários. Um exemplo é a PI 113, sobretudo, o trecho de dezenove quilômetros, entre as cidades de José de Freitas e Cabeceiras, ligando a capital às cidades do norte do Estado, inclusive para a afamada Cachoeira do Urubu, destino de milhares de piauiense nesta época da Semana Santa, entre os municípios de Batalha e Esperantina.

Em recente matéria veiculada no site “Folha de Batalha”, fiquei indignado com esta situação que já se desenrola há bastante tempo. A matéria em questão suscita uma antiga empresa em nosso Estado a ingerência da gestão estadual no quesito estradas, só para citar uma entre tantas ingerências, as estradas são antigas promessas de campanhas de nossos políticos. Passam anos e anos e nada, se faz.

Assim, nos dar conta a redação do site em matéria que comenta a medida paliativa do DER, numa futura operação tapa buraco, depois da reivindicação do Prefeito da cidade de Barras Chico Marques:

“A obra de recuperação total da PI-113, rodovia que liga Barras a Teresina, foi abandonada pela Construtora Sucesso por falta de pagamento (a própria Construtora divulgou nota na imprensa relatando o motivo do abandono da obra). Na Assembléia Legislativa do Piauí nenhum deputado abre a boca solicitando ao Governo do Estado a retomada imediata das obras da estrada, embora muitos tenham recebido votos dos batalhenses, barrenses, esperantinenses, luzilandeses...”. (Extrato da matéria publicada  no site “Folha de Batalha”, Postada em 09/04/2011 às 03h03min)

Nos últimos dois anos tenho ido no período de férias ao Piauí, exclusivamente à Batalha. No dia 13 de junho de 2009, eu e um amigo mineiro, (Pe. Francisco Arcanjo da Silva) que fomos ordenados padres no mesmo dia, éramos conduzidos por essa mesma estrada, em companhia do Prefeito de Batalha Amaro Melo, que num gesto de nobreza conduzia a mim filho da Terra de São Gonçalo, da capital à Batalha, que no dia seguinte cumpriria o ofício canônico de rezar a minha primeira missa, junto aos amigos e familiares na Matriz de São Gonçalo. A estrada estava em péssimas condições de tráfego, naquela época do ano era o fim do inverno e o Piauí tinha sido devastado por uma grande enchente causando grandes e irreparáveis danos à população. Até ai era compreensível a situação da dita PI-113.

Ano passado em agosto tive a idéia de convidar um grupo de amigos paroquianos do interior de São Paulo, onde eu era Pároco para visitar e conhecer o Piauí, minha querida terra!

De fato, um grupo de nove pessoas, novamente o Pe. Francisco, que me acompanhará em junho de 2009, estava no grupo. Estamos todos no mesmo carro. E para nossa supressa novamente a estrada estava nas mesmas condições, ao ponto de o Pe. Francisco indagar se no Piauí, não tinha governo, eram os últimos meses do governo do Partido dos Trabalhadores, pois já se passara, um ano desde a sua primeira passagem pela PI 113. Uma estrada, sem placas sinalizadoras, animais na pista, buracos que nos confundiam, pois mais se parecia com o Iraque pós-guerra com suas crateras causadas pelas bombas americanas.

Dia 26 de dezembro de 2010, novamente estava eu desta vez como carona com o Pe. Evandro, Pároco de Batalha, que fazia verdadeiros malabarismos ao volante, tentando se desviar dos buracos que insistentemente ainda estavam lá para a minha surpresa, porém, maiores que os vistos em agosto, ao trafegar na mesma PI 113, eu tinha a sensação de que a estrada estava em condições ainda piores que os dois períodos anteriores aqui descritos.

Os conformistas podem dizer por que não seguimos por Campo Maior e evitaria estes constrangimentos. A estes digo: Lembre-se: para fazer a omelete é  preciso quebrar os ovos. Mas não se exige sujar as mãos. Ou seja, não podemos ignorar os fatos, com medidas paliativas, que têm sido esta a atitude de muitos que vendem suas consciências e utopias por barganhas políticas.
Nos últimos meses tenho acompanhado os sites de notícias da região norte do Piauí, e a situação da dita estrada, continua a mesma. Diante disso resolvi me manifestar.

Seria tão bom que se as autoridades do norte, sobretudo, Cabeceiras, Barras, Batalha, José de Freitas, Esperantina, Luzilândia, Porto, Nossa Senhora dos Remédios, entres eles políticos, religiosos, juristas, lideranças, empresários, também se incomodassem com essa situação. Assim, como eu que de longe, estou indignado com a falta de respeito do poder público do Estado com esta situação. Em algumas estradas do Japão não há mais sinais de tsumani, e na PI 113 os sinais deles continuam lá há dois anos.

Em 2008, segundo o Ministério da Saúde, acidentes de trânsito ceifaram a vida de 36.666 pessoas – o equivalente a 100 mortes por dia! Nos últimos sete anos as vítimas somam 247.722. No mesmo período morreram, na guerra do Iraque, 62 mil pessoas, quase quatro vezes menos do número de óbitos nas rodovias do Brasil. Diante dessas estatísticas eu pergunto, será que o governo do Piauí quer contribuir ainda mais com estes números escandalosos? A demora em agir em relação à recuperação desses dezenove quilômetros de asfalto parece dizer que sim.

O Brasil é o único país do mundo que premia a obrigação. Acorde-se com um barulho destes: os 2.947 servidores do DNIT ganham um extra para trabalhar em benefício da coletividade. O privilégio, à custa do contribuinte, chama-se Bônus Especial de Desempenho Institucional (Besp) e foi proposto pelo Planalto e aprovado pela Câmara dos Deputados a 28 de outubro de 2009. Neste caso específico da PI 113, entre José de Freitas e Cabeceiras, o que o DNIT, ou o DER fez por essa coletividade que precisa dessa estrada?

A percepção da vida política do Piauí apresenta-se sob contornos essencialmente críticos. Não no sentido de desdenhar, irresponsavelmente, dos acontecimentos que envolvem tais aspectos, mas, em verdade, de se fazer um exercício para encontrar os problemas enfrentados no Estado, e que se transformam em obstáculos para o desenvolvimento de nosso Estado.

A impressão corrente que se tem da Política do Piauí liga-se ao domínio de alguns poucos grupos hegemônicos, que tem em comum o fato de, em geral, erguerem-se tradicionalmente em torno de empreendimentos empresariais e estenderem seus espaços de atuação para o campo político. A ligação entre poder econômico e político parece revelar uma conseqüência natural da mentalidade provinciana e tradicionalista, ao gosto das influências portuguesas, principalmente do período colonial da história do Brasil.

Tal contexto tende a provocar o desprezo do interesse social em benefício dos interesses escuso das pessoas que representam as lideranças políticas, è um problema cuja superação não é instantânea, que exige coragem e união de diversas frentes para expulsar, definitivamente, os resquícios de um perverso “mandonismo local”.
Sem falar no silêncio cúmplice dos meios de comunicação de massa, que por meio de um jornalismo imparcial e quase irresponsável, marcado pela manipulação das informações, a divulgação ou omissão dos fatos tudo isto porque a estética do poder exerce maior fascínio que a ética do serviço.

O ser humano é um bicho singular: horroriza-se com a morte quando ela vem por atacado: torres gêmeas, queda de avião, desabamento, tsunami, atiradores fanáticos... Mostra-se insensível se a Dama da Foice age no varejo, ceifando vidas em número muito superior aos das catástrofes repentinas: trânsito, fome, enfermidades curáveis, assassinatos (cerca de 40 mil/ano no Brasil).
Nossas estradas serão seguras quando se punir o conluio entre serviço público e empresas privadas, e a preservação da vida dos viajantes estiver acima de interesses pecuniários e eleitorais.

E peço que nenhum cidadão destes municípios que precisam da PI 113, façam qualquer gesto de agradecimento aos políticos pela medida paliativa, ou seja, pela piçarra colocada nos buracos, se é que colocaram mesmo. Pois, ninguém agradece ao padre por ele rezar, a missa, ele não faz, mais que a obrigação dele. Deixemos para agradecer ao padre quando ele rezar excepcionalmente bem a missa!

Em agosto próximo pretendo ir novamente ao Piauí será que eu terei novamente a supressa de trafegar na PI 113 como está, ou será diferente? È só esperar pra ver! Enquanto, se espera uma solução me despeço assim:

Até a próxima vítima que for assaltada, acidentada, ou que tiver o seu carro quebrado, ou o pneu furado; que não falte a proteção de Deus e a intercessão do patrono dos motoristas, São Cristóvão, a quem trafegar na PI 113, pois parece que quando se trata de estradas no Piauí, temos só a proteção de Deus!Porém, Deus não faz pelos homens nada que eles possam fazer por si mesmos. Ainda mais quando estes homens são políticos!

Pe. Leonardo de Sales é escritor, e batalhense, reside atualmente em São Paulo – SP.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Procissão do Encontro - Sermão das Sete Palavras

Leia e faça uma profunda meditação sobre as últimas palavras de Jesus, no Calvário, antes de sua morte. E que assim nos ajude a entrar no clima da Semana Santa diante de todo mistério que nos envolve.

"Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem"

No auge do sofrimento, Cristo não perde a dimensão da fragilidade do ser humano e implora o perdão pra nossas culpas. Seu sangue derramado na cruz nos torna limpos para voltar à casa paterna. Mas somos também capazes de perdoar a nós mesmos e aos outros? Quando oramos: "Perdoai-nos, assim como perdoamos", sabemos o que pedimos? Aceitamo-nos incondicionalmente como somos e nos respeitamos? Quem não perdoa a si mesmo não perdoa a ninguém mais. Quem não se aceita não aceita aos outros. Pois para isso é necessário que se reconheça as próprias dificuldades e limitações, esforçando-se para se corrigir. E, dessa mesma forma, agir sempre com os outros.

"Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso".

Sentindo dores, o homem crucificado ao lado de Jesus não o insultou como os demais. Ao contrário, pediu e recebeu o seu perdão incondicional e imediato. Cristo não lhe prometeu o paraíso para depois. Tampouco lhe falou de novas vidas ou de reencarnações. "Hoje mesmo" - afirmou Jesus! E quantos de nós desacreditamos nessa misericórdia divina, acreditando que somente nosso esforço, nesta e em outras vidas, nos tornará dignos de voltar ao Pai.

"Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!"

Apesar de todas as nossas infidelidades, ele não nos deixou órfãos: deu a sua própria mãe como nossa mãe. Mas seremos dignos de ser filhos daquela que disse o sim, totalmente incondicional, quando convidada a ser parte essencial do plano de Deus para nos salvar? Seremos nós também capazes de dar esse sim incondicional e, em cad atividade, testemunhar o Evangelho sem timidez? Não fomos feitos filhos adotivos de Maria e, por conseqüência, irmãos de Jesus Cristo, apenas para nos vangloriarmos de ser cristãos, sacerdotes ou ministros extraordinários da Igreja. Somente tomando consciência disso, ouviremos de Jesus: "Filho, eis aí tua mãe!

"Tenho Sede!" 

Jesus teve sede mas, ao invés de água, deram-lhe vinagre. Também para nós Jesus vive a dizer: "Tenho sede! Tenho sede de homens e mulheres, adultos e jovens, que caminhem comigo. Que não tenham medo de correr riscos, que não se apeguem a títulos, cargos e aos bens transitórios deste mundo. Que estejam dispostos a levar a boa nova a todas as criaturas. Tenho sede de justiça e de trabalho para todos, pois afinal meu Pai não criou o mundo só para alguns, mas indistintamente para todos. Tenho sede de pessoas que não aceitem o erro, porque é muito difícil combatê-lo. Tenho sede de ver a humanidade inteira totalmente feliz! Saciem pois essa minha sede, e a minha redenção pela cruz estará plenamente realizada!"

"Eli, Eli, lema sabachtani? - Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?" 

Teria Deus abandonando seu Filho na cruz? Certamente que não. Contudo, a natureza humana de Jesus sofria tanto que ele sentiu falta do carinho de seu e nosso Pai. Quantas vezes nós também gritamos a mesma coisa, porém sem qualquer convicção de que Deus nos escuta. Quantas vezes passamos meses e anos esquecidos de Deus, nunca nos lembrando de conversar com ele, agradecendo tudo o que dele recebemos. Mas, quando nos sobrevém qualquer sofrimento e a dor nos atinge, gritamos revoltados: "Por que nos abandonastes?" Mas não é ele quem nos abandona: nós é que o abandonamos. E, de repente, queremos atribuir a ele todos os sofrimentos que nós mesmos criamos, para nós e para os outros. Fazemos de nossa relação com Deus uma transação comercial: "Eu lhe dou esmolas e orações apressadas, em compensação quero receber tudo aquilo que penso ter direito. E, se não recebo o que quero, protesto: "Por que me abandonaste?"

"Tudo está consumado!"

Jesus Cristo olha, do alto da cruz, o novo mundo que começa: a humanidade recebe, em letras de lágrimas, suor e sangue, e sua quitação por todas as dívidas assumidas. Mas estará tudo consumado para cada um de nós em particular? Será que nada mais tenho a fazer? Posso me esquecer de Cristo não permanece morto, que ele ressuscitou e está presente em cada ser humano? Posso entrar num aposentadoria espiritual, nada mais fazendo porque Cristo já fez tudo por nós? Jesus consumou sua obra redentora na cruz. Mas foi exatamente ali que começou a nossa obra pessoal, como redimidos e discípulos de Cristo. Tudo estará consumado quando conseguirmos expulsar deste mundo o egoísmo, a ambição, o desamor, a miséria e a falta de oportunidade para todos.

"Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!" 

Chega ao final a agonia da cruz, Cristo entrega-se totalmente nas mãos do Pai. Um dia, ao entregarmos também nossos espírito nas mãos do Pai, com certeza ele não nos perguntará pelas grandes obras que fizemos, mas pelas pequeninas coisas que deixamos de fazer. Voltar ao Calvário é redirecionar nossa vida. É tomar a decisão corajosa de entregar ao Pai não somente nosso espírito, mas nossas mãos, nosso coração, nossa mente e toda a nossa vida. Com certeza, ele já está de braços abertos a nossa espera. Como o pai do filho pródigo. Basta que nos lancemos neles, com total amor e confiança.

Fonte: Revista Família Cristã

Acontece hoje a procissão de Bom Jesus dos Passos

A Paróquia de São Gonçalo realiza hoje (15/04/2011-Sexta-feira) a procissão de Bom Jesus dos Passos, também conhecida como a Procissão do Encontro. É o encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

Em Batalha, esta procissão já reúne muitos fiéis neste momento há vários anos, onde seu ponto culminante se dará ao meio dia. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá em procissão da capela de Santa Luzia às 11:00 h. e a imagem do Senhor dos Passos sairá do Centro São Miguel, e vai em procissão até à igreja matriz de São Gonçalo.

COMO ACONTECE:

Os homens fazem a procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres com Nossa Senhora das Dores. Acontece então o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre, então, proclama um célebre Sermão.

O sacerdote, diante das imagens, faz uma reflexão para os fiéis, chamando o povo à conversão e à penitência. O silêncio é grande, já que a imagem de Nosso Senhor dos Passos mostra-o com a cruz às costas.

A expressão dos rostos das imagens é de dor e sofrimento. Em algumas paróquias as imagens de Nossa Senhora das Dores mostram-na abraçada a uma espada, lembrando certamente a profecia de Simeão: “Uma espada de dor te traspassará a alma”.

Venha! Participe você também e traga sua família.

Missa dos Santos Óleos

O Sr. Bispo Diocesano, Dom Alfredo, convida todos os fiéis das paróquias da Diocese de Parnaíba, para a celebração da Santa Missa na terça, dia 19 de abril, às 17:30 na Igreja Catedral. Neste dia teremos somente na Igreja Catedral a celebração da Eucaristia, quando os padres que fazem parte do Presbitério da Diocese vão renovar as suas promessas sacerdotais e o Sr. Bispo Diocesano abençoar e consagrar os santos óleos. De cada paróquia espera-se uma representação para expressar a unidade da nossa Igreja Diocesana.

Fonte: Pe. Marcos/Diocese de Parnaíba

Entenda o que é a Missa dos Santos Óleos (ou Missa do Crisma).

A Missa dos Santos Óleos ou Missa do Crisma é a Missa presidida pelo Bispo diocesano, ou outro bispo, e co-presidida por outros sacerdotes, com a participação de fiéis leigos, em que se faz a bênção dos santos óleos e do sagrado crisma. Os óleos, bentos nesse dia, são administrados nas comunidades por ocasião do batismo, da crisma, da unção dos enfermos e nas ordenações sacerdotais (presbiterais e episcopais). 

Também nessa Missa o bispo reúne os seus presbíteros, ocasião em que estes renovam as promessas sacerdotais e, estando juntos, manifestam a unidade entre sacerdócio do bispo e daqueles que são os seus cooperados diretos, os padres.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A obra é de Deus, a missão é nossa.

O III Retiro das Santas Missões Populares Paroquial reuniu aproximadamente 350 missionários.

Com muito ardor missionário e envolvimento das Pastorais, juntamente com o nosso Administrador Paroquial, Pe. Evandro Alves aconteceu o III retiro paroquial das Santas Missões Populares na Paróquia de São Gonçalo durante os dias 8, 9 e 10 de abril de 2011.

As comunidades participantes e os setores da sede paroquial foram acolhidos com muita animação e alegria.

Nosso Retiro foi agraciado com a visita do nosso Pastor, Dom Alfredo Schaffler, que foi acolhido com músicas alegres, em sua companhia estava  Pe. Eduardo. Após ser acolhido, Dom Alfredo pronunciou a todos palavras de incentivo e motivou-nos a viver com ardor este tempo privilegiado como também as grandes semanas missionárias da diocese.

O objetivo maior deste retiro é preparar todo o povo para as grandes semanas missionárias, nas diversas comunidades e paróquias da diocese de Parnaíba, além de reacender o sentido e ser missionário de tantas pessoas que são chamadas e comprometidas com a obra de Deus.

Foi na verdade um evento de graça, no qual cada participante selou seu compromisso no momento da vigília, em clima de oração, após o momento penitencial, recebendo das mãos do Sacerdote e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão a cruz que é o símbolo da missão.

Nosso muito obrigado e que Deus continue a abençoá-los e lhes façam cada vez mais discípulos-missionários capacitados para a obra de Deus.

Por: Ir. Sandra Cavalcante.

Confira mais fotos deste momento, clicando AQUI.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Iniciada as Solenidades da Semana Santa

Antecedendo a Semana Santa, aconteceu hoje às 8:00 h na Igreja Matriz da Paróquia de São Gonçalo, o Mutirão das Confissões com a presença de vários sacerdotes e iniciando-se assim as solenidades da programação da Semana Santa em Batalha.

Na próxima sexta-feira (15/04/2011) às 12:00 h (meio dia - frente a Igreja Matriz) acontecerá o Encontro de Nossa Senhora das Dores e Bom Jesus dos Passos.

Local de Concentração às 11h: N. Sra. das Dores (mulheres) 
– Capela de Santa Luzia.
Responsável: Setor N. Santa Luzia.

Local de Concentração às 11h: Bom Jesus dos Passos (homens) 
– Centro São Miguel.
Responsável: Setor Santa Rosa de Lima.

Participe!

Padres do Zonal Sul II realizam Mutirão de Confissões em Batalha.

Em preparação para grande festa da Páscoa, todos os padres do Zonal Sul II da Diocese de Parnaíba, se encontraram hoje (13) em Batalha para realizar o Mutirão das Confissões na Paróquia São Gonçalo.

As confissões aconteceram na Igreja Matriz de São Gonçalo. Desde às 8h e 30min até às 13h, os fiéis compareceram em massa para receberem o SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO em preração GRANDE FESTA DA PÁSCOA.

Os padres que se fizeram presentes foram: Pe. Brasilino (Joaquim Pires), Pe. Hernesto e Pe. Bernardo (Esperantina), Pe. Ribeiro (Luzilândia), Pe. Serafim Pogoda (Matias Olímpio) e Pe. Evandro de Batalha.

"Todos nós padres estamos mais contentes porque a cada ano aumenta a quantidade de cristãos que buscam este sacramento de cura e reconciliação, isso mostra a consciência mais comprometida com a fé e o desejo de cada batizado em estar mais próximo de Jesus na Eucaristia e em comunhão com o próximo".

Com estas confissões demos início a programação da Semana Santa em 2011 em nossa cidade de Batalha.

Pe. Evandro

Carta ao Pe. Wolfgang Hermann

Nossos corações experimentam, a cada ano da morte dos que já se foram uma vez mais, aquele aperto que vem da saudade dos nossos que já partiram. Esta saudade, muitas vezes, dói muito. Não é só uma dor. É uma lembrança que reaviva lições inesquecíveis de gratidão e amor, renova sentimentos que a ausência dos que se foram não pode obscurecer. Pelo contrário, essa lembrança nos coloca a todos na mesma condição humana. Todos nós morreremos. Todos nós, cedo ou tarde, numa ou noutra circunstância, experimentaremos a morte que nos tira deste mundo, ou leva a quem amamos muito. Daí que eu quis me recordar do inesquecível amigo de todos, o Pe. Wolfgang, no 4º ano de sua partida com esta carta que se segue:

São Paulo, 07 de abril de 2011.

Querido Pe. Wolfgang,


Passaram-se já quatro anos desde que o monstro Cássio Adriano de Figueiredo, de 19 anos, revestido de homem te assassinou em teu apartamento, a 10 de abril de 2007. Tu tinhas, então, 46 anos de idade. Pensava teu algoz que, ao cravar golpes de facas em teu corpo, após te vencer num corpo a corpo, condenaria tua memória ao esquecimento. Ignorava que, ao contrário dos egoístas, os altruístas jamais morrem. Sonhos sonhados na escola do Mestre de Nazaré não se confinam em gaiolas como pássaros domesticados. A estrela de tua vida brilha mais forte, a força dos teus olhos guia gerações nas veredas do Evangelho, teu semblante sereno e firme inspira confiança nos que se lançam na aventura do anúncio do Reino de Deus por amor e transformação. Teu espírito transcende as fronteiras da Alemanha, e é chama ardente que ainda hoje inflama o coração de muitos.

Mudanças radicais ocorreram nesses quatro anos. Vou te dar notícias de cada um daqueles que tu ajudaste a se encaminhar na vida.

Tu lembras aquele menino que um dia eu te mostrei lá na comunidade Chapada dos Bois? Que despontava entre os demais meninos da idade dele, com espírito de liderança? Pois bem, ele casou-se e é hoje uma grande liderança de nossa comunidade e continua na luta por melhores dias para o nosso povo, é agora sindicalista, e continua cantando na Igreja. Valeu o teu incentivo ao Nonato Silva, ele é uma figura promissora no futuro político de nossa Batalha!

Soube pelo próprio Reinaldo, que ele será pai. Ah! Sabia que ele casou-se com uma amiga minha de tempos de escola, a Neta, menina de grande inteligência, eles têm uma bonita casa na minha rua, na Zeca Alves. Ele vara noite adentro empenhado nos relatórios do programa “Bolsa Família”, do governo federal destinado as famílias pobres, fiquei feliz que ele me convidou para celebrar o Batismo da criança, que se fosse do sexo masculino teria o teu nome, em tua homenagem.

O Walder, este sempre me surpreende, gostaria que visse o progresso dele. Soube que ele era muito educado e prestativo quando trabalhou no Banco do Brasil, Batalha cresceu tem até agência própria. Da última vez que estive em Batalha, o vi de longe, mas parece manter aquela cordialidade de sempre aliada a uma grande presteza, tem um filho, não continua casado, e trabalha na Prefeitura, está bem!

O Manoel vive em São Paulo, é frade na Ordem dos Frades Mercedários, uma ordem religiosa espanhola, da qual pertenceu o bispo de Campo Maior, Dom Abel, já falecido também. Tive notícias por meio dele mesmo, via e-mail, que receberá a ordenação diaconal ano que vem e em julho próximo vai a Roma para fazer estudos, ele progrediu bastante, está mais maduro e com vontade mais explicita de se tornar padre. Interceda ai por ele!

O Chico está bem, mora em São Paulo, os dois irmãos do interior o e seu irmão também estão bem, o Lauro agora é fotógrafo da página de Batalha. Em resumo todos os que você quis encaminhar, e para isto, enfrentou duras críticas de algumas pessoas da comunidade, estão bem!

O Sanatiel, que tu o encaminharas pra o seminário dos Capuchinhos, não se tornou padre, mas é um excelente profissional, assim tive notícias dele!

O João Ana, não dirige mais para a Paróquia desde aquele tempo, está bem!

Dona Mazé não trabalha mais na casa paroquial, mas tive notícias que vai bem!

O Antonio Vieira está morando em Belo Horizonte, terminou a faculdade de gestão empresarial, com ênfase em relações humanas, continua amigo de todos, tem um bom trabalho e é muito bem relacionado na capital mineira.

A Paróquia de São Gonçalo tem agora um padre jovem e muito dinâmico, doado e trabalhador muito se assemelha ao jeito do Pe. Pinto, está sempre agindo com criatividade nos festejos, ele também nutri grande apresso por ti, ele me contou que muito da vocação dele nasceu de um encontro que ele teve contigo, em um dos festejos que tu animastes, ele é de Cocal, acho que tu te lembras é o Evandro, hoje Pe. Evandro.

A Paróquia vive tempos novos, muito empenhada nas Santas Missões Populares e na evangelização dos já batizados, como deseja o coração dos bispos expresso no documento da grande última Conferência realizada em Aparecida. Na amada Paróquia de São Gonçalo tua figura é sempre lembrada e muito apreciada. Sobretudo, o teu amigo Dudú e sua mãe dona Madalena, eles te amam!

As Irmãs Filhas de Sant’Ana, continuam lá distribuído bondade e amor. Ano passado estive com elas comemorando 25 anos da chegada delas em nossa terra, foi uma linda e inesquecível festa.

O teu algoz morreu afogado, ao tentar fugir de uma penitenciaria em Belém, quero entender que ele morreu afogado no próprio veneno, mas sei que teu coração de padre é capaz de perdoá-lo, porque o nosso Mestre nos ensinou o perdão. Mas a justiça dos homens foi feita, ele foi condenado pelo crime contra ti.

E eu fui ordenado Padre, já faz um ano e nove meses. Em uma linda liturgia, na presença de seis mil pessoas, junto de amigos e familiares, em Caeté - Minas Gerais no dia 06 de junho de 2009. Senti a tua presença, e sempre que celebro a Eucaristia memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, sirvo-me do teu cálice que a tua família me presenteou, por isso em cada missa tu és lembrado por mim, com muito apresso!

Em dezembro passado lancei um livro, sobre a espiritualidade do grande místico francês, Charles de Foucauld, que tu também admiravas, foi lançado também em Batalha, na manhã do dia 29 de dezembro de 2010, na presença de amigos e familiares sentia a tua falta porque sei que isto muito te alegraria.

Após dois anos como pároco numa pequena comunidade, na cidade de Balbinos, no interior de São Paulo, diocese de Lins, agora me encontro em São Paulo, preparando-me para o Mestrado em Sagrada Escritura, a ser feito em tua terra, na Alemanha. Que sinal da delicadeza de Deus!

Teus pais têm me acompanhado em cada etapa da vida, recebi um e-mail deles, estão bem e pedem sempre que eu reze por ti. Estão avançados em idade, teu Pai completou oitenta anos, quando estiver lá, prometo fazer muitas visitas a eles.

Nosso amigo Pe. Ladislau esteve presente no dia da minha primeira missa em Batalha, no dia 14 de junho de 2009. Ele continua trabalhando pelos pobres e sempre incompreendido, inclusive dentro de nossa Igreja!

As comunidades do interior que tu amavas continuam na luta, algumas com boas estradas, e outras com as mesmas.

Wolfgang, muitos de teus receios se confirmaram ao longo desses anos, a nossa Igreja atravessa uma grande crise, os movimentos de espiritualidade se firmam com grande força. Com grande riqueza, mas também com enormes riscos: Num tempo em que a religiosidade orna-se de ruídos e jogos de efeito, a espiritualidade corre o risco de ser reduzida ao emocional, como tu sempre nos chamavas a atenção.

Alguns da Igreja de Batalha, Pe. Wolfgang abandonaram o amor aos pobres que, hoje, se multiplicam. Deixaram de se guiar por grandes sentimentos de amor para serem absorvidos por estéreis disputas partidárias e, por vezes, fazem de amigos, inimigos, e dos verdadeiros inimigos, aliados. Minados pela vaidade e pela disputa de espaços políticos, já não trazem o coração aquecido por ideais de justiça. Ficaram surdos aos clamores do povo, perderam a humildade do trabalho de base e, agora, barganham utopias por votos.

Quando o amor esfria, o entusiasmo arrefece e a dedicação retrai-se. A causa como paixão desaparece como o romance entre um casal que já não se ama. O que era “nosso” ressoa como “meu” e as seduções do capitalismo afrouxam princípios, transmutam valores e, se ainda prosseguem na luta, é porque a estética do poder exerce maior fascínio que a ética do serviço.

Teu coração, Wolfgang, pulsava ao ritmo de todos os jovens oprimidos e espoliados. Peregrinastes da Alemanha ao Brasil. Saístes todo o tempo de ti mesmo, incandescido pelo amor que, em tua vida, se traduzia em libertação. Por isso podias afirmar, com autoridade, que “é preciso ter uma grande dose de humanidade, de sentido de justiça e de verdade para não cair em extremos dogmáticos, em sentimentos frios, em isolamento das pessoas. Todos os dias é necessário lutar para que este amor à humanidade viva se transforme em fatos concretos, em gestos que sirvam de exemplo, de mobilização”.

Tu nos ensinaste um dia que o ser humano é o “ator desse estranho e apaixonante drama que é a construção do homem novo, em sua dupla existência de ser único e membro da comunidade”. Com o teu agudo senso crítico, cuidaste de advertir-nos de que a Igreja não é simplesmente uma “arca de salvação”, em que a gente se abriga para se salvar, enquanto os outros perecem nas águas do dilúvio. A Igreja é muito mais um “sacramento de salvação”, presente, portanto, no mundo como sinal e instrumento de salvação para todos. A Igreja é “sal”, para condimentar toda massa humana e preservá-la da corrupção. É fermento para levedar o mundo, transformando a massa indigesta dos egoísmos no pão saudável e nutritivo da fraternidade. É “luz” que deve brilhar para que a casa do mundo se ilumine e ninguém caminhe no escuro.

Apesar de tantas derrotas e erros, tivemos conquistas importantes ao longo desses quatro anos. No Brasil, o Partido dos Trabalhadores chegou ao governo de novo com a eleição da primeira mulher presidente na nossa história; no Piauí as velhas raposas se deram as mãos e continuam no poder. Em Batalha temos um governo que precisa fazer as grandes mudanças de nossa cidade e o tempo é agora, se perdemos esta chance histórica seremos condenados ao atrasado desenvolvimentista, um governo que cumpriu pouco do que prometera, esperávamos mais! Na próxima eleição esperamos que as bases já amadurecidas apresentem alternativas, chega de rodízio oligárquico!

A Igreja avança confiante nas pegadas do Mestre, errando aqui, acertando ali, caminhamos nas sendas da história, certos de que a Igreja está defendida por fora até contra “os poderes do inferno” (Mt 16,18), segundo promessa de Jesus, o nosso medo está em não sermos bastante fiéis a Ele e de perder a força do sal e do fermento. Por isso, o seu empenho em renovar-se. Para ser uma Igreja viva. Para não ser apenas um conjunto de cânones e de ritos. Para não ser apenas exatidão de quadros burocráticos que pregam ao vento, mas ser Igreja discípula missionária, para isto o nosso empenho tem que ser permanente, competente e consciente.

De onde estás, Pe.Wolfgang, abençoes todos nós que comungamos teus ideais e tuas esperanças. Abençoes também os que se cansaram, ou fizeram do Evangelho e do sacerdócio uma profissão em benefício próprio.

Mas, sobretudo, nos ensina que a experiência da morte é próprio da nossa condição. Morrer, no entanto, não é tudo. Remetidos ao mais profundo dos nossos corações, fonte dos nossos sentimentos e dos valores que emolduram nossas mentes e escolhas, a realidade da morte nos permite aprender uma das mais importantes lições da nossa vida: a invisibilidade dos nossos entes que partiram não é ausência, mas sim uma lição fecundada pela saudade que não passa, pelo amor inesgotável e pela lembrança perene. Estão invisíveis, mas não estão ausentes.

Considero uma feliz coincidência que este 4º ano de sua partida seja celebrada no 5º domingo da quaresma quando ouvimos o Evangelho segundo São João, (Jo 11,1-45) que relata a ressurreição de Lázaro, cuja mensagem é clara: os verdadeiros amigos de Jesus não morrem!

Pe. Wolfgang: “A morte não é verdade para quem viveu bem a vida!”. Até a eternidade!

Com saudades,

O seu amigo Pe. Leonardo de Sales e comunidade paroquial de Batalha.

sábado, 9 de abril de 2011

III retiros paroquiais

As paróquias Santa Ana, São Francisco de Assis, N.S. da Conceição, São Sebastião e São Gonçalo estão vivenciando neste fim de semana, 08, 09 e 10 de abril, o III Retiro das Santas Missões Populares, aonde se reflete a cerca da conversão nos âmbitos pessoal, eclesial, social e ambiental, promovendo uma formação missionária que motiva à conversão.

O retiro ainda fala sobre as boas notícias já vividas nas paróquias, bem como a preparação para a Grande Semana Missionária, que devem firmar a missão comunitária e individual dentro do processo das Santas Missões Populares.

Fonte: Ana Christina Damasceno/Diocese de Parnaíba

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Programação do III Retiro - SMP

SANTAS MISSÕES POPULARES
DIOCESE DE PARNAÍBA - PARÓQUIA SÃO GONÇALO

III RETIRO PAROQUIAL
“Ide e fazei discípulos meus todos os povos”
Dias 08, 09 e 10 de abril de 2011
LOCAL: IGREJA MATRIZ

PROGRAMAÇÃO


DIA 08/04/2011
 
NOITE

16h - Chegada das Regiões da zona rural em Batalha no Centro Pastoral “Ir. Nilva”
18h - Chegada dos Setores da zona urbana no Centro Pastoral “Ir. Nilva”
19h - Início e acolhida no Local do Retiro
- - - Vídeo fazendo memória do por que das SMP
- - - Quadro da Cronologia
19h 30min - Saudação do Administrador Paroquial – Pe. Evandro
20h - Partilha das Boas Notícias.
- - - Dramatização (Mt 11, 25-30)
- - - Coreografia

DIA 09/04/2011

MANHÃ

7h 30min - Chegada dos missionários com cantos animados;
8h - OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES; (meia hora)
8h 30min - Explicação sobre a Assembléia Diocesana e do folder que dela resultou
9h - PALESTRA – CONVERSÃO
10h - Dramatização (Mt 5,1-20)
- - - Coreografia
10h 20min - Intervalo e lanche
10h 50min - Cont. DO TEMA: CONVERSÃO
12h - Intervalo e Almoço
TARDE

14h - Animação com cânticos missionários e populares.
14h 20min - Oração da CF - 2011
- - - VIDEO CF - 2011
15h - LEVANTAMENTO DOS BLOCOS – FALHAS E DIFICULDADES
- - - Lembrar as três ETAPAS das SMP
17h – 18h - Intervalo com lanche
NOITE

18h - VIGÍLIA DE ORAÇÃO
20h 30min - Avisos e animação com cânticos missionários

DIA 10/09/2011

MANHÃ

7h 30min - CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
8h 30min - Setores Missionários da Diocese – Destaque ao Setor: ZONAL SUL II
9h - ESTUDO SOBRE A SEMANA MISSIONÁRIA
10h - Intervalo e lanche
10h 30min - Animação
10h 40min - Cont. ESTUDO SOBRE A SEMANA MISSIONÁRIA
12h - Almoço

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vem aí o III Retiro Paroquial

A Paróquia São Gonçalo realizará nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2011 o III Grande Retiro Paroquial em Batalha na Igreja Matriz em preparação da Semana Missionária com a presença de 400 missionários vindos de todos os setores e regiões.

As Santas Missões Populares é um projeto da Diocese de Parnaíba, de inspiração no documento de Aparecida. Na Paróquia São Gonçalo aconteceram dois Retiros Missionários que deu um novo impulso nas comunidades e entusiasmo para obra missionária.

A expectativa para o III Retiro é muito positiva. Mais uma vez os missionários receberão a força do Espírito de Deus para seguir caminhando, pois “A obra é de Deus, a missão é nossa”.

Até lá! Missionários.

Por: Pe. Evandro

Programação da Semana Santa - 2011

ACONTECIMENTOS ANTERIORES

MUTIRÃO DAS CONFISSÕES COM PRESENÇA DE VÁRIOS PADRES
13 de abril a partir das 08h na Igreja Matriz.
*Pedimos para aproveitar este momento, pois haverá vários sacerdotes.

O ENCONTRO: NOSSA SENHORA DAS DORES COM BOM JESUS DOS PASSOS.
15 de abril às 12h (meio dia – frente a Igreja Matriz)


Local de Concentração às 11h: N. Sra. das Dores (mulheres) – Capela de Santa Luzia.
Responsável: Setor N. Santa Luzia.

Local de Concentração às 11h: Bom Jesus dos Passos (homens) – Centro São Miguel.
Responsável: Setor Santa Rosa de Lima.

SEMANA SANTA

DOMINGOS DE RAMOS – 17 de abril
07h – Benção dos ramos e procissão
Início da Celebração: Capela São Francisco. (trazer muitos ramos)
Responsáveis: Setor Juventude (Cântaros, Utopia e Luz-Vida) e Setor São Francisco.
18h – Confissões
19h – Santa Missa
Responsáveis: Pastoral Litúrgica, EMM e Pastoral Familiar.

NESTE DIA NA COLETA DAS MISSAS DEVERÁ SER FEITO O GESTO CONCRETO DA CF-2011 COMO OFERTA DA NOSSA CAMINHADA QUARESMAL.

SEGUNDA-FEIRA SANTA – 18 de abril

18h – Celebração da Misericórdia
Responsáveis: Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança e MESCE.

TERÇA-FEIRA SANTA – 19 de abril
(Missa do Crisma – Bênção dos Santos Óleos com todo o Clero diocesano na Catedral de N. Sra. da Graça em Parnaíba).
19h – Novena Perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Responsáveis: Grupo de Oração Servos da Misericórdia.

QUARTA-FEIRA SANTA – 20 de abril
08h – Confissões
09h – Missa com os Enfermos e Idosos.
Responsáveis: Apostolado da Oração, MESCE, Diva Nina, AGEC e Conselho do Idoso.
17h 20min – Via Sacra na Igreja Matriz.
18h – Santa Missa
Responsáveis: Cântaros e IAM.

TRÍDUO PASCAL

QUINTA-FEIRA SANTA – 21 de abril
17h – MISSA DA CEIA DO SENHOR – INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO.
Responsáveis: MESCE, EMM e Pastoral Familiar.

SEXTA-FEIRA SANTA – 22 de abril
*Dia de Jejum e abstinência
06h – CAMINHADA PENITENCIAL E VIA SACRA nas ruas.
Início: Capela do Morro da Saudade.
Responsável: Setor Santa Luzia.

15h – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO.
Responsável: Pastoral do Dízimo e Apostolado da Mãe Rainha.

17h 30min – Filme A Paixão de Cristo na Igreja Matriz.

19h 30min – NOVENÁRIO A DIVINA MISERICÓRDIA. (1º Dia)
Responsável: Grupo de Oração Servos da Misericórdia.
20h – Procissão Luminosa com o Senhor morto. (Trazer velas, candeeiro ou tochas).
Responsáveis: Pastorais, Movimentos e Ministérios, Comunidades de Setores, Catequistas e Crismandos.

Colaboradores: Sindicatos (STTR e SINDSERM), Colégios do Estado, Município e Particulares, Associação Cultural os Caipiras do Dedila, Associação Cultural Arraiá dos Matutos, Diva Nina, UMB, MOP’s e AGEC.

SÁBADO SANTO – 23 de abril
Guarda-se o silêncio o dia todo.

21h 30 min – NOVENÁRIO A DIVINA MISERICÓRDIA.
Responsável: Grupo de Oração Servos da Misericórdia.
22h – SOLENE VIGÍLIA PASCAL
(Trazer velas)
Responsáveis: Pastoral Litúrgica, Palavra, Filhas de Sant’Ana e Luz-Vida.

DOMINGO DE PÁSCOA – 24 de abril
07h – Confissões
08h – Missa da Páscoa da Ressurreição
Responsável: Pastoral Litúrgica.
09h – Batizados
18h – Confissões
18h 30min – NOVENÁRIO A DIVINA MISERICÓRDIA.
19h – MISSA DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO
Responsáveis: Pastoral Litúrgica e Grupo de Oração Servos da Misericórdia.
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

GRUPOS E HORÁRIOS

Quinta-Feira Santa – 21 de abril de 2011

19h – Apostolado da Oração, MESC, IAM.
Coord.:
Iolete, Luiz Melo, Jean e Ir. Maria.

20h – Apostolado da Mãe Rainha, EMM e Pastoral Familiar.
Coord.
: Celeste Machado, Antonino e Nazaré, Max e Juliana.

21h – Setor Juventude (PJ, Luz-Vida, Cântaros), Catequese da 1ª Eucaristia e Crisma, Pastoral do Dízimo e Equipe Central das SMP.
Coord.
: Paulo Ronaldo, Anatália, Mariazinha e Neto, Ir. Maria, Laura Leite.

22h – Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança e Pastoral da Criança.
Coord.:
Ir. Donata, Maria do Carmo Reis.

23h – Grupo de Oração Servos da Misericórdia.
Coord.:
Manoel Ibiapina.

A Paróquia São Gonçalo, deseja a todas as famílias, Paroquianos(as) e amigos uma Santa Páscoa e as Bênçãos do Cristo Ressuscitado!


Fraternalmente: Pe. Evandro