Video

Slide do bloogger:

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Saudades da Bataia!

Amanhece na Batalha!

Os 365 dias novamente foram vencidos, chega ao fim a nossa espera, chegou o tão esperado dia 22 de dezembro, dia do levante do mastro!

Pelo ar o som do sino anuncia que a nossa festa já vai começar. Nas ruas pessoas de todos os tipos têm um olhar renovado, uns se perguntam pelas esquinas e calçadas: fulano vem pros festejos desse ano?

No céu fogos rasgam as nuvens e também os nossos corações, a alegria dos fogos anuncia é festa de São Gonçalo!

Fieis aos montes se encaminham para o patamar para o já tradicional café comunitário, iniciativa da inesquecível Dona do Sr. Chico Tabatinga; já no dia anterior se ouvia: amanhã eu vou tomar café com São Gonçalo.


A atmosfera de nossa terra é outra nestes dias dedicados a São Gonçalo, a gente parece mais feliz e de fato somos. Bate em nosso peito a saudade. Os de longe se transportam em pensamentos para junto dos seus. Como escreveu Coelho Neto, romancista brasileiro: “A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração”. Ouvimos onde e em que situação estivermos as badaladas do sino da velha matriz, a oração da Ave Maria “puxada” por Dona Anaíde, que agora debilitada pela idade continua suas rezas, agora em silêncio, o silêncio de dona Anaíde é a outra metade da palavra, ou ainda o lado noturno da palavra; e consigo ver o andor  do Glorioso enfeitado com toda pompa e  beleza,  por aquela que é considerada a matriarca da fé e  guardião primeira da imagem  barroca e bicentenária de São Gonçalo da Batalha,  a querida dona Iolete.

De onde estou consigo visualizar o mestre Quincas comandando a sua e nossa banda municipal, desfilando belas notas em seus instrumentos tão brilhantes como a alma dos seus músicos, prefaciados pela melodia de belos dobrados, nos ouvidos ressoa: “Glorioso São Gonçalo, rogai por nós!”. Melodia clássica, nascida da parceria entre o maior de nossa música, o mestre Fabiano, no seu clamor de devoto ao santo patrono e o saudoso Pe. Sabino Dantas.
Sem falar na visão que tenho do patamar salpicado de gente, com suas velas e corações acessos olhando para o mastro que se ergue majestoso que é erguido por braços de todas as cores e força de tanta gente, tão diferentes e tão iguais, a erguer o mastro verde da cor da esperança de nossa gente tendo no cimo a sagrada bandeira que imponente no mastro tripudia, anunciando a quem passar pelo adro da matriz que a Batalha está em festa.

Que saudades dos toques do sino, do nosso imortal “Badão”, que do céu, pula no badalo do velho sino da matriz, e diz ao seu sucessor Assuero: “bate direito este sino!” Pois sino se bate primeiro no coração, o timbre dos acordes e a melodia são captados pelo bronze que o coração do crente envia. E o badalo já não se segura e explode em alegria!”
E por falar em saudade, onde estará o Sr. Sena, a esta hora senão com as duas mãos  pressas ao madeiro da cruz do Cristo a presidir a procissão do mastro em direção à matriz, do céu diz ao seu sucessor Sr. Gonçalo Rosa: “Você precisa ter mais elegância para carregar esta cruz”.

Que saudades dos leilões na antiga barraca de palha, na chamada quadra do leilão, sinto o cheiro dos assados do afamado leilão do Apostolado, dos bolos que só nossa gente sabe fazer, como a “dona duca” feito com a goma dos Araçás, dá água na boca só em lembrar dos biscoitos de nata de dona Lete, sem falar nos doces de todos os tipos, de maneira especial os de mangaba de dona Maria do Santo,de saudosa memória, talvez nunca mais teremos doces tão bem feito! E quando tinha garapa de cana do Velho Barro, que saudade! E as rapaduras da puba?

De novo renasce em nossa alma a memória da procissão dos vaqueiros, símbolo da resistência, heróis do sertão, que no sol escaldante, com a música de seus aboios saúdam o nosso padroeiro, vêm agradecer a chuva e o bom inverno. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte.” Escreveu Euclides da Cunha, no livro “Os Sertões”. Dia 31 de dezembro é o dia em que o homem rude e sereno acostumado desde muito novo com a morte se achegar ao santo protetor para lhe agradecer. Ele é um resistente num lugar onde quase só existe deserto e onde a água é uma miragem. O vaqueiro sobrevive porque é uma raça forte. Assim como o cacto mais resistente, ele foi feito para o sertão. Tem o pêlo, o corpo e a psicologia próprios para suportar o suplício das intempéries, o vaqueiro vêm implorar a benção do santo, como a quem não tem mais a quem recorrer, haja visto que os políticos lhes dão as costas.

É tempo de matar a saudade das lindas procissões presididas pela fé e muita esperança de nosso povo, o cortejo serpenteia pelas ruas de nossa Batalha, cujas casas se enfeitam de curiosos que nas calçadas impávidos saúdam a imagem do Glorioso que triunfante avança cidade adentro, no seu belo andor enfeitado por dona Iolete, abençoando o seu povo, neste único dia em que São Gonçalo passeia pelas ruas de sua Paróquia, com seu cajado de pastor e guia de seu povo, espantando os males e com seus olhos fixos em cada um de nós a nos abençoar.

Por onde passa a procissão seja a do mastro ou a do dia 1º de dezembro os curiosos que se amontoam nas esquinas sofrem de saudades no coração pelos seus que já se foram que os olhos marejam, descendo lágrimas sobre o rosto e lavando a alma do devoto.

Quem não se lembra do Sr. Machado Melo, impávido a acompanhar da calçada de sua casa a procissão passar acompanhado de sua família, como que a ensinar a catequese de nossas tradições aos seus? Ou da mangueira centenária do Chico Mira, cujos frutos nunca vi melhores, ali na esquina da doutora Rubenita balançando os seus galhos como que saudando os passantes que segue o cortejo do santo português? Ou mesmo das Irmãs Filhas de Sant’Ana, a colorir a multidão com o branco de seus hábitos, ou do seu Agenor, Dutra e companhia que todos os anos disputam um lugar para carregar com tamanha devoção, fé e piedade o andor de nosso padroeiro?
Ou mesmo de dona Elza Machado, qual uma rainha sentada no seu trono, com seu séquito acomodado na calçada de dona Bola, acompanhando cada momento da chegada da imagem e da bênção sacerdotal que do alto do patamar é distribuída?

Quem não se lembra do professor Cristóvão, com a sua barba longa, num misto de cinza com branco semelhante a um judeu, em pleno uso de sua sabedoria, seduzido pelo cheiro de vela e sacristia de seus tempos de seminarista, ouvindo pacientemente as pregações dos padres, sempre atento às construções gramaticais, querendo flagrar um erro de português dos oradores sacros?
Quem não se lembra de seu Raimundo, carinhosamente paco-paco, com sua corte descendo o Riacho da Ponte para participarem de mais um ato de fé?
Ou mesmo da professora Leonina com sua elegância impecável, debruçada na janela de sua mãe dona Diná, registrando cada um dos passantes rumo à matriz para a novena ou procissão?
Ou mesmo da santidade escancarada no rosto dos membros do Apostolado da Oração que com suas fitas vermelhas no pescoço se enfileiram na procissão do Glorioso com o ar de milícia medieval a proteger os lugares santos, que como brava gente piedosa todos os anos se alista no exército da fé?
Quem não tem saudades dos bons sacerdotes que o Senhor nos tem enviado neste quase 200 anos da matriz de São Gonçalo, cada um com um dom diferente enriquecendo a nossa fé de maior expressão e amor a Deus?
Ou mesmo do saudoso Badão que se dividia entre a torre da matriz e a mesa do leilão, quem não tem saudade dos seus gritos sedutores com seus lances, tendo nas mãos as jóias, e gritando: dou-lhes uma, dou-lhes duas, dou-lhes três”, que era seguido pelo olhar furtivo e vivaz de Dona Maricota que anotava em seu caderno de folhas amareladas  o nome dos devedores?

Quem não se lembra dos “vivos a São Gonçalo”, nascidos do entusiasmo festivo do Pe. Pinto, nosso eterno pequeno notável a encher o quadro da matriz com o seu vozeirão de Pavarotti?
Chega de saudades vamos viver o nosso tempo enquanto nos resta a festa de São Gonçalo, ou como gosta de dizer nossa gente mais antiga “São Gonçalo da Bataia”.
Os santos emprestam seus nomes aos dias do calendário, às localidades e a nós mesmos. Quantos são os Gonçalos em nossa Batalha, e as Gonçalas? A presença deste santo deixou marcas indeléveis na vida de nossa cidade.

As cerimônias festivas e religiosas fazem parte da cultura e tradições populares. Reafirmam laços sociais, reúnem e resgatam lembranças e emoções. Expressadas pela dança, canto, culinária, devoções, pois o que vale mesmo é a união, a nostalgia, a festa, o reencontro com os amigos, a celebração da fé, e o compromisso evangélico, que deve nascer de tudo isto.

São nessas manifestações simples que a exuberância do batalhense se mostra por inteira, e é também por isso que o nosso povo é conhecido pelas festas e animações tão características.
São Gonçalo é um marco na vida e na evangelização desse povo de Batalha. Nós cantamos em nosso hino: “Ao bom povo de Batalha, vossas bênçãos derramai, como um santo poderoso a Deus por nós rogai!”. Essa é também a razão pela qual São Gonçalo é proclamado por nós como “O Glorioso”.

Eu queria está na “Batalha de Cima” esperando São Gonçalo voltar da capital onde fora visitar seus filhos, para vê-lo chegar majestoso, mas não será possível, porém, a saudade que bateu no meu peito se fez poesia que a chamei de “São Gonçalo”:

Quando chega dezembro noss’alma à Batalha se inclina,
E o nosso coração não sente outra coisa,
Só saudade de tua Igreja que está no alto da colina

No dia da tua procissão a tarde é serena e linda
Nuvens douradas vão cobrindo os ares
Resoa um canto de harmonia infinda
Na alma dos batalhenses que sobem os seus patamares!”

Surge em nossa alma um conforto santo
No esplendor bendito da vitória
São Gonçalo desce sobre nós teu manto
E nós cantamos neste mundo agora:
São Gonçalo bastião de nossa história!

Gonçalo o teu nome graça espalha
És alma de luz que a candura encerra!
Reluz de amor e esperança a nossa Batalha
Hoje e sempre lendária e ametista Terra!


Nesta festa de 2010 volta à cena a figura deste santo tão querido deste povo. Ele representa ao lado de tantos santos e santas de Deus, a salvação eterna em obra, nesta humanidade sofrida e pecadora.
Alegremo-nos dezembro chegou e para nós batalhenses dezembro nos lembra a festa de São Gonçalo! Aproveitemos para rever os familiares, amigos, renovemos a nossa experiência de fé, recarreguemos a bateria espiritual para mais um ano, em que novamente começará a contagem dos dias à espera da próxima festa! Enquanto ela não chega vivamos cada instante intensamente de nossas novenas, barracas, leilões e procissões!

Boa festa a todos!
Pe. Leonardo de Sales

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pe. Leonardo de Sales lança seu livro em Batalha.

É com grande alegria e partilha com os paroquianos e conterrâneos, que no próximo dia 29 de dezembro (quarta-feira) às 9h30min, no auditório da câmara de vereadores, ocorrerá o lançamento na cidade de Batalha da obra literária "O Cristo de Charles de Foucauld" de autoria do padre batalhense Leonardo de Sales.

Venha! Participe e adquira logo seu exemplar.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dutra e família acolheram São Gonçalo


Continuando com sua peregrinação na cidade de Teresina, visitando os filhos ausentes, São Gonçalo, padroeiro dos batalhenses esteve no dia 11 de dezembro sendo acolhido pelo Sr. Francisco José dos Santos Dutra e família no conjunto Mocambinho I, o momento contou também com a presença de amigos e vizinhos.

 Confira mais fotos deste e outros momentos da peregrinação clicando AQUI.
 Colaboração: Dutra

sábado, 11 de dezembro de 2010

São Gonçalo é recebido por Célio Augusto e família

Ontem, dia 10/12, foi a vez do batalhense Célio Augusto Machado (filho de Dona Madalena - Madá), e sua esposa Celene com os filhos Célio Filho e Ceres receberem São Gonçalo, a acolhida foi realizada no bairro Vermelha pela família anfitriã, ladeada por amigos, vizinhos, os coordenadores Sérgio e Socorro Tabatinga e Dona Maria do professor Cristovão.

Hoje, dia 11/12, será a vez de Dutra empunhar o Santo Terço e receber O Glorioso no conjunto Mocambinho I, Q 10, C 34, Setor C.


Confira mais fotos deste e outros momentos da peregrinação clicando AQUI.

Colaboração: Célio Augusto Machado

Homenagem ao batalhense Geraldim do Chico Olímpio

Estamos nos aproximando da tradicional festa religiosa de nossa cidade: Os Festejos em Honra do Glorioso São Gonçalo de Batalha.

Hoje a nossa homenagem ao homem simples, de poucas palavras e acima de tudo cheio de fé e amor pelos ritos e peças religiosas da Igreja Católica de Batalha. Trata-se do Geraldim, figura que por muitos anos cuidou e muito bem da Igreja de São Gonçalo.

Desde os idos de 80 acompanhou toda nossa trajetória de consertos do antigo relógio. Como zelador, era responsável pela preparação da indumentária e demais ítens do rito das celebrações. O cuidado que tinha com as imagens dos santos era especial e cheio de muito zelo. Uma dedicação digna dos antigos zeladores que por alí passaram.

Geraldim era pontual e gostava de ficar horas a fio sentado rezando ou no batente do patamar, do lado da sombra, aguardando a chegada de visitantes. Muitos deles turistas de passagem por nossa cidade. Disse-me certa vez que o pessoal de fora ficava encantado.

Obrigado Geraldim pela sua dedicação e pelos serviços prestados.
Que Deus continue lhe abençoando!

Texto e Foto: George Machado Tabatinga.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aniversário do Padre Evandro

Gente, dia 08 de dezembro foi aniversário do nosso pároco, o Padre Evandro Alves da Silva. Apesar do atraso, a PasCom (Pastoral da Comunicação) não esqueceu. Hoje postamos aqui uma homenagem a ele, que se mostra a nós com muita amizade e carinho. Um grande abraço a ele, que Deus o ajude sempre em sua caminhada como nosso Pároco, e na sua missão de padre.

Ser padre é Viver com entusiasmo os ensinamentos de Cristo. Propagar o amor fraterno. Promover a partilha na comunidade. Ser mensageiro da Boa Nova. Fazer opção pelos mais desfavorecidos. Alimentar a fé na presença viva de Jesus na Eucaristia.

Como Moisés, abrir caminhos de esperança. Dar glória a Deus, nosso criador. Buscar a santificação segundo o exemplo de Cristo. Agir contando com a força do Espírito Santo.

Carregar com amor a Cruz de cada dia. Sofrer pela salvação da humanidade.

Ser padre é... como diz a canção:

Amar como Jesus amou,
Viver como Jesus viveu,
Sentir o que Jesus sentia.

Parabéns padre Evandro.

Filhos ausentes continuam acolhendo São Gonçalo

Continuando suas andanças pela capital, São Gonçalo esteve visitando no dia 06 de dezembro a residência de Daisinha e José Amaro no bairro Ininga.

No dia 07 foi a vez da Dra. Rubenita e Carlos Magno darem acolhida ao santo padroeiro de Batalha no bairro São João.

Dia 08, o Glorioso foi até o bairro piçarreira, mais precisamente no lar de Marleide e Paulinho da Salomé.

Confira os registros!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Agenda da peregrinação para esta semana


DIA
NOMES
ENDEREÇO
FONE
06/12-S
Daisinha e José Amaro
R. Manoel Felício de Carvalho, 1765, Ininga
3232-3399
07/12-T
Rubenita e Carlos Magno
R. Poeta Mário Bento, 3135, São João
3234-2810
08/12-Q
Paulinho e Marleide
R. São Cristovão, 2137, Piçarreira
9922-8720
09/12-Q
D. Cecília/Tia Filó
Conj. Saci Q: 82 C:22
3227-2190
10/12-S
Célio Augusto e Celene
Rua Benjamim Batista, 1213
Vermelha
8835-0299
11/12-S
Dutra
Conj. Mocambinho I, Q.10, C.34, Setor C
8851-6352 e 3224-4751
12/12-D
Maria do Rosário – Cotinha
Conj. Cíntia Portela, Q.C, C.21
9925-5130

O Glorioso visita Rita de Cássia e Célio Jr.

No dia 04 de dezembro, nosso padroeiro São Gonçalo esteve peregrinando na casa de Rita de Cássia. Na ocasião a anfitriã rezou o terço seguido de parabéns pelos que estavam presentes em comemoração à passagem de seu aniversário, sendo servido um saboroso lanche e muita conversa agradável.

No dia seguinte (05/12), foi a vez do parceiro de nosso blog e redator do blog Batalha Show, Célio Jr., juntamente com seus familiares Célio, Pauline, Dona Nilda e amigos.

Confira as fotos!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Convite de Confraternização


Encontro Anual de Confraternização

Data: 14/12/2010
Local: Centro Pastoral Ir. Nilva
Horário: 9:00 h

Missionárias, a Mãe Rainha três vezes admirável
espera por você.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dona Santinha e Dona Lourdes receberam São Gonçalo

Dando continuidade às suas visitas, a peregrinação gonçalina esteve nos dias 30/11 e 01/12 nas residências de Dona Santinha (do saudoso Vicente da Luz) no Planalto Uruguai e da Srª Maria de Lourdes no Parque Itararé.

Confira os registros fotográficos de mais esse momento.



Colaboraçãao: Rosa.

Peregrinação de São Gonçalo - Agenda Fechada

Informamos aos nossos leitores e devotos de São Gonçalo que a peregrinação do glorioso pela capital do estado (Teresina-PI), já se encontra com sua agenda de visitas fechada até a data de seu encerramento que será dia 19 de dezembro.

Informamos ainda que o encerramento será com Missa no Alto da Graça às 9:00h, seguida por uma confraternização com toda colônia batalhense no clube da ASUFPI. Então você que é batalhense ou tem ligações com a cidade Batalha, quem recebeu São Gonçalo em sua residência ou não pode receber por algum motivo, sinta-se convidado.

O retorno do glorioso São Gonçalo para a cidade de Batalha está previsto para dia 22 de dezembro, ocasião em que se iniciará o novenário em sua honra.

Confira abaixo a agenda da peregrinação para os próximos dias até o seu encerramento.


DIA
NOMES
ENDEREÇO
FONE
01/12-Q
Maria de Lourdes
R. Fabrício de Area Leão, 2390, Parque Itararé
9402-4420
02/12-Q
Haroldo e Inês
R. Vitorino Orquides Fernandes, 50830
3234-1288
03/12-S
Ângela e Joana Tabatinga
Arlindo Nogueira, 1000
3222-2889
04/12-S
Rita e Dona Francisca
Cond. Ilha do Cajú, Ap.1012
3233-2182
05/12-D
Pauline e Nilda
9922-9297-Pauline
Rua professor Darcy Araújo, 2121-Jockey
3233-3677
9949-7543
06/12-S
Daisinha e José Amaro
R.Manoel Felício de Carvalho, 1765, Ininga
3232-3399
07/12-T
Rubenita e Carlos Magno
R. Poeta Mário Bento, 3135, São João
3234-2810
08/12-Q
Pauline Marleide
R.São Cristovão, 2137, Piçarreira
9922-8720
09/12-Q
D. Cecília/Tia Filó
Conj. Saci Q: 82 C:22
3227-2190
10/12-S
Célio Augusto e Celene
Rua Benjamim Batista, 1213
Vermelha
8835-0299
11/12-S
Dutra
Conj. Mocambinho I, Q.10, C.34, Setor C
8851-6352 e 3224-4751
12/12-D
Maria do Rosário – Cotinha
Conj. Cíntia Portela, Q.C, C.21
9925-5130
13/12-S
Biluca: Isabel Alves O. Silva
R. 13 de março, 1196
Não tem
14/12-T
Lizete do Rêgo
Conj. IAPC Q: A C: 03 Ilhota
3222-8765
15/12-Q
Teresinha Pires
Rua Angelica 2240-Jockey
3211-9093

16/12-Q
Jorge e Mariêta
Rua vereador Edimundo Genuíno de Oliveira,3501
3232-0778
17/12-S
Christovão Castro e Maria
R.Nina Rodrigues
3222-8263
18/12-S
Sheyla Rodrigues
Av. Roraima,2251 Aeroporto
9981-3073
3214-2304
19/12-D
Encerramento
Com a Missa 9h no Alto da Graça
Encerramento
Festa no Clube da ASUFPI
Toda Colônia

Colaboração: Socorro Tabatinga