Video

Slide do bloogger:

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pense Nisso

Através do Dízimo reconhecemos que Deus
é o grande e eterno criador de tudo.

Colaboração: Pastoral do Dízimo

Festejo do Setor Nossa Senhora de Nazaré


Festejo a Nossa Senhora de Nazaré
02 a 12/10/2010

"A fé é uma escolha fundamental de Deus como um tudo"

Maria, a discípula mais fiel de Cristo é o melhor modelo de FÉ que temos para seguir, ela nos impulsiona a tomarmos uma atitude de coragem no seguimento a Cristo como nosso mestre e Senhor. Maria, a discípula mais fiel de Cristo nos dar testemunho de fé quando responde ao chamado de Deus para ser a Mãe do Salvador, ela sem medo responde firmemente “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade”. Maria desde o princípio está à disposição do Criador para colaborar no plano da salvação da humanidade, trazendo ao mundo o próprio salvador, nosso Senhor Jesus Cristo. A fé é encontro pessoal com  Deus, que sai ao nosso encontro por meio de sua Palavra, Jesus Cristo. A fé é resposta, entrega e adesão da pessoa toda a Deus. Neste festejo vamos refletir sobre o tema: A fé é uma escolha fundamental de Deus como um tudo.

Venha festejar conosco, esperamos por você!

PROGRAMAÇÃO

Dia 02/10 (sábado)
LEVANTE DO MASTRO
17:30 h
– Saída do Mastro em frente a casa do Sr. Assuero.
Responsáveis pela Bandeira: Arimatéia Dutra, Chico Doca, Bené, Zé Rodrigues e Pernambuco.

Dia 03/10 (domingo)
Tema:
A palavra de Deus nos permite a discernir o bem do mal.
Resp.: Setor N.Sra. de Nazaré e noite de todas as Marias.

Dia 04/10 (segunda-feira)
Tema
: O Evangelho de Jesus é o Evangelho da vida.
Resp.: Setor Santa Rosa de Lima, Pastoral da Criança e Infância Missionária.

Dia 05/10 (terça-feira)
Tema:
Pela fé em Deus está a nossa salvação.
Resp.: Setor Santa Luzia, Catequese, Coroinhas, MOPs.

Dia 06/10 (quarta-feira)
Tema:
Deus se manifesta a nós como Pai.
Resp.: Setor São José, Pastoral Familiar e Terceira Idade Diva Nina.

Dia 07/10 (quinta-feira)
Tema:
Maria e os Apóstolos unidos pela fé em Cristo.
Resp.: Setor São Francisco, Mãe Rainha, Pastoral do Batismo.

Dia 08/10 (sexta-feira)
Tema:
Cristo carrega as Dores dos que estão com ele.
Resp.: Filhas de Santana, Movimento Esperança e Lar Santana.

Dia 09/10 (sábado)
Tema:
Como herdeiros de Cristo, devemos amadurecer em nossa fé cristã.
Resp.: Setor Nossa Sra. da Boa Esperança e Pastoral do Dízimo.

Dia 10/10 (domingo)
Tema
: Deus vem ao encontro do sofredor e o cura pelo amor.
Resp.: Setor Gonçalo, Apostolado da Oração e Min. Extraord. da Sagrada Comunhão Eucarística.

Dia 11/10 (segunda-feira)
Tema:
A verdadeira fé leva-nos a verdadeira liberdade e à dignidade de filhos de Deus.
Resp.: Setor São Tiago, Encontro Matrimonial Mundial.

Dia 12/10 (terça-feira)
DIA DA FESTA
17:30 h -
Procissão Luminosa.
19:00 h - Missa Solene e Bênção Final.
Resp.: Animação Litúrgica do Bairro.

LEMBRETES IMPORTANTES:

Santo Terço às 18:30 h;
Novena às 19:00 h;
Leilões: dias 08, 09 e 10;
Caso o noitário possa levar jóias pode ser também na sua noite;
Coletas e ofertas nas novenas e na Missa;
Intenções por falecidos.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O papel da mãe na criação dos filhos

Educar os filhos é a grande missão que Deus confiou aos pais. É por causa da importância dessa tarefa, que nos deu o quarto Mandamento: “honrar pai e mãe”. Sem a educação dos pais os filhos se perdem; é por isso que as nossas cadeias estão cheias de jovens e a droga consome a muitos, além do mundo do crime.

Nada é tão grande neste mundo como construir um ser humano. As máquinas acabarão um dia, mas o nosso filho jamais.

É pela educação que o ser humano conquista e desenvolve as suas faculdades; e Deus quis que isto fosse feito antes de tudo pelos pais, e de modo especial pela mãe. Hoje sobretudo, onde muitas mães são obrigadas a criar sozinhas os seus filhos, porque são “órfãos de pais vivos”, essa missão se torna mais importante e árdua ainda. Neste caso o papel da mãe triplica de importância, porque ela tem que fazer o papel do pai e dela mesma.

Ghandi dizia que “a verdadeira educação consiste em pôr a descoberto o melhor de uma pessoa.” Para isto é preciso a arte de educar, a mais difícil e mais bela de todas.

Certa vez Michelangelo viu um bloco de pedra e disse a seus alunos: “aí dentro há um anjo, vou colocá-lo para fora!” Depois de algum tempo, com o seu gênio de escultor, fez o belo trabalho. Então os alunos lhe perguntaram como tinha conseguido aquela proeza. Ele respondeu: “o anjo já estava aí, apenas tirei os excessos que estavam sobrando”. Educar é isto, é ir com paciência e perícia tirando os maus hábitos e descobrindo as virtudes, até que o “anjo” apareça.

Michel Quoist dizia “que não é para si que os homens educam os seus filhos, mas para os outros e para Deus.”

Educar é colaborar com Deus, e é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.

Educar é promover o crescimento e o amadurecimento da pessoa humana em todas as suas dimensões: material, intelectual, moral e religiosa. Por isso, educação não se recebe só na escola, mas principalmente em casa. Às vezes se ouve dizer: “ele é analfabeto, mas é muito educado”. Não adianta ser doutor e não saber tratar os outros como gente; não saber cumprir com a palavra dada; não se comportar bem; trair a esposa e os filhos; não ser gentil; não ser afável, etc. Sem dúvida, a educação é a melhor herança que os pais devem deixar aos filhos; esta ninguém pode lhes roubar nem destruir.

O livro do Eclesiástico diz aos pais: “Aquele que ama o seu filho, corrige-o com freqüência, para que se alegre com isso mais tarde…” (Eclo 30,1).

A educação visa sobretudo colocar o homem no caminho do bem e da virtude, do qual ele sempre tende a se desviar. É aos pais que cabe sobretudo dar início a esta tarefa na vida dos filhos. A Igreja nos ensina que :

“Pela graça do Sacramento do matrimônio os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar os seus filhos. Por isso os iniciarão desde a tenra idade nos mistérios da fé, da qual são para os filhos os “primeiros arautos” (LG,11). Associá-los-ão desde a primeira infância à vida da Igreja. (CIC, 2225)

A tarefa de educar, como dizia D. Bosco, “é obra do coração”, é obra do amor, por isso tem muito a ver com a mãe. Sem o carinho e a atenção da mãe a criança certamente crescerá carente de afeto e desorientada para a vida.

O povo diz que atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher, mas é preciso não esquecer que “esta mulher” mais do que a esposa, é a mãe.

É no colo da mãe que a criança precisa aprender o que é a fé, aprender a rezar e a amar a Deus e as pessoas.

É no colo da mãe que o homem de amanhã deve aprender o que é a retidão, o caráter, a honestidade, a bondade, a pureza de coração.

É no colo da mãe que a criança aprende a respeitar as pessoas, a ser gentil com os mais velhos, a ser humilde e simples e não desprezar ninguém.

É no colo da mãe que o filho aprende a caridade, a vida pura da castidade, o domínio de todas as paixões desordenadas e a rejeitar todos os vícios.

É a mãe, com seu jeito doce e suave, que vai retirando da sua plantinha que cresce a erva daninha da preguiça, da desobediência, da mal-criação, dos gestos e palavras inconvenientes. É ela que vai lhe ensinando a perdoar, a superar os momentos de raiva sem revidar, a não ter inveja dos outros que têm mais bens e dinheiro.

É a mãe que nas primeiras tarefas do lar lhe ensina o caminho redentor do trabalho e a responsabilidade.

Até o filho de Deus quis precisar de uma Mãe para cumprir a sua missão de salvar a humanidade; e Ele fez o seu primeiro milagre nas bodas de Caná exatamente porque ela lhe pediu. Por isso, cada mãe é um sinal de Maria, que ensina seu filho a viver de acordo com a vontade de Deus.

Neste mundo, às vezes perverso, que penetra sorrateiro em nossas casas, e insiste numa sistemática pregação de anti-valores por algumas tvs, mais do que nunca é necessário uma mãe atenta para combater tudo aquilo que prejudica a educação dos seus filhos.

Mais do que nunca ela precisa saber conquistar os seus filhos, não por aquilo que lhes dá, mas por aquilo que é para eles: amiga de todas as horas, consoladora. Saiba sempre corrigir o seu filho, mas que nunca seja com grosseria, com gritos ou com humilhações. E jamais na frente dos outros.

Se você conquistar o seu filho a ponto dele ter um sagrado orgulho de te-la como sua mãe, então, você poderá fazer dele o que desejar.

Fonte: Prof. Felipe Aquino

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Comunidade festeja São Francisco de Assis

A paróquia de São Gonçalo por meio do Setor Nossa Senhora da Boa Esperança, no Bairro Esperança II, celebra apartir de hoje 24, o novenário de São Francisco de Assis, que se estenderá até 04 de Outubro. São Francisco reconheceu a presença de Jesus num pobre e sua vida tomou um novo rumo e sentido.

A comunidade católica do Bairro Esperança II, está bastante motivada para festejar seu santo padroeiro com o tema “São Francisco nos conduz ao Encontro com Cristo” para que façamos uma profunda experiência do Amor de Deus neste tempo de Santas Missões Populares.

Com ajuda da comunidade católica, os benfeitores, e principalmente de filhos ausentes, um calçadão está sendo construído defronte ao Santuário de São Francisco. Antes, o terreno era declinado e não oferecia conforto e nem segurança para os fiéis que participavam das novenas. Houve um pequeno atraso na obra e não será possível inaugurar, logo no inicio do festejo.
Santuário de São Francisco - Bairro Esperança II

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia Nacional do Idoso - Missa em Ação de Graças

No próximo dia 27/09 comemora-se o dia Dia Nacional do Idoso, em alusão a esse dia Pe. Evandro celebrou ontem (22/09) pela manhã uma Missa em Ação de Graças aos paroquianos da melhor idade.

A princípio tivemos alvorada festiva com a banda de música municipal e após a celebração alguns exercícios físicos com o educador Alberico Magalhães.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Depois de várias campanhas paróquia agora tem carro

A missa celebrada na noite de ontem 19, na Igreja Matriz de São Gonçalo foi em Ação de Graças aos benfeitores, que ajudaram a paróquia comprar um carro novo. Esta conquista é fruto de uma incansável luta do padre Evandro, que realizou várias campanhas desde quando assumiu a paróquia de São Gonçalo.

Padre Evandro rezou por todas as pessoas que ajudaram com suas contribuições, em suas palavras nosso pároco demonstrou que essa aquisição reflete uma benção de Deus para nossa paróquia. Ao final da celebração foi o momento da benção do veículo modelo HILUX 4X4, que será usado nos serviços pastorais da Igreja.

Deus Criador do céu e da Terra, concedei aos que usarem este automóvel, percorrer com segurança o seu caminho e ser para os outros testemunha de prudência, responsabilidade e fé. Que este carro seja instrumento favorável à vida humana: conduzindo as pessoas ao evangelho. Por Cristo, nosso Senhor.

Nota da CNBB na proximidade das eleições

Constantes interpelações têm chegado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB a respeito de seu posicionamento em relação às eleições do próximo dia 3 de outubro.

Falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência. O único pronunciamento oficial da CNBB sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, deste ano, cujo conteúdo permanece como orientação neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País.

Nessa Declaração, a CNBB, em consonância com sua missão histórica, mantém a tradição de apresentar princípios éticos, morais e cristãos fundamentais para ajudar os eleitores no discernimento do seu voto visando à consolidação da democracia entre nós.

Reafirmamos, portanto, o que diz a Declaração: “A campanha eleitoral é oportunidade para empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto Nacional com participação popular.

Por isso, incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro”.

Brasília, 16 de setembro de 2010

P. nº 0762/10

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana – MG
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Festejos a São Francisco de Assis

Caríssimo irmão(ã), “não se começa a ser Cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas através do encontro com um acontecimento, com uma pessoa (Cristo), que dá um novo horizonte à vida e, com isso uma orientação decisiva” (DA n.243)

São Francisco reconheceu a presença de Jesus num pobre e sua vida tomou um novo rumo e sentido. Cheio de amor passou a irradiar felicidade, comunhão e solidariedade pelo testemunho de fé.

Ainda hoje, nosso pai seráfico continua a realizar esta missão, por isso iremos celebrar seu novenário motivados pelo tema “São Francisco nos conduz ao Encontro com Cristo” para que façamos uma profunda experiência do Amor de Deus neste tempo de Santas Missões Populares.

Portanto, convidamos todos os paroquianos e devotos de São Francisco para celebrarmos juntos esta festa de vida e de amor.

Paz e bem
Fraternalmente,
Pe. Evandro e comissão organizadora.

Folder - Festejos a São Francisco de Assis - 2010

Click nas imagens para ampliá-las.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vale a pena ver esse vídeo.

Um pronunciamento claro e corajoso de um Pastor protestante. Não deixa de ser uma lição para nós católicos, especialmente aqueles que pregam.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tríduo de Orações pelos 60 anos do Apostolado da Mãe Rainha



Diocese de Parnaíba
Paróquia de São Gonçalo
Batalha - Piauí



Apostolado da Mãe Rainha Três Vezes Admirável



CONVITE

Convidamos todas as famílias Congregadas ao Apostolado da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável para participarem do Tríduo de Orações em comemoração à data de fundação desse Apostolado aqui no Brasil, que foi no dia 10 de setembro de 1950. O Tríduo será realizado de 15 a 18 de setembro de 2010.

Programação


Dia 15 – Quarta-feira:
17:00h: Procissão com as Imagens da Igreja Matriz até a Capela seguida de Santa Missa de abertura do tríduo.
Grupos responsáveis: Maria José Lima, Assunção Lima, Maria Fontinele, Celeste Machado, Francisca Páscoa, Maria do Carmo Nascimento Borges, Célia Gomes Celeste Carvalho

Dia 16 – Quinta-feira:
18:00h: Santa Missa
Grupos responsáveis: Maria do Carmo de Carvalho Sousa, Ana Maria dos Santos, Silvéria e Mariazinha da Vila Kolping, Antonia da Silva Oliveira, Remédio Fernandes.

Dia 17 – Sexta-feira:
18:00h: Santa Missa
Grupos responsáveis: Rosário Caxias, Maria Sutero, Remédios Vale, Raimunda Soares, Maria de Lourdes Moureira, Francisca Amaro, Madalena Machado e Morena Lopes .

Dia 18 – Sábado:
17:00h: Procissão com as Imagens da Mãe Rainha.
18:00h: Santa Missa, envio de três imagens e renovação da Aliança de Amor.

Capela da Mãe e Rainha no bairro COHEB.

Obs.: Haverá leilão comunitário após a missa dos dias 16 e 17, colabore com jóias e coletas nas missas

Participe conosco!

Estamos esperando por você e sua família.

Agradece a coordenação.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O homem e o Sino, Sebastião de Carvalho

Badão e o sino confundiam-se, virando um só, arribombar alegrias e tristezas junto a paróquia de São Gonçalo; aonde por muitos anos foi seu batedor oficial, cuja arte aprendeu com os saudosos Canilinha e João Lobo.

Generoso em seu ofício, agia como se quisesse driblar na progressão do tempo a vida, ser presente ao mesmo tempo futuro. Zombando da dor, fazendo crer na eternidade.

Com seu corpo franzino, era o único que o levantava em perigosas e desmedidas aventuras, flutuava, abnegando da matéria, anunciando missas, novenas e mortes.

No dia comemorativo a São Gonçalo, Badão além de tocar o sino, apregoava seus leilões, para fazer dinheiro e manter a missão, de igual para Nossa Senhora de Lourdes, todo mês de Agosto.

Apesar da maestria dos seus toques, pendurado nas badaladas lentas e compassadas do sino, e da intensa sonoridade de sua voz apregoando leilões, Badão morreu ainda jovem acometido de um câncer pulmonar, sem deixar ruído, estranhamente sem pompa; com o seu olhar remoto, profundo, como se guardasse algum segredo, deixando pessoas que com ele viveu desde criança, que ele viu crescer. Como diria o poeta: nunca perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.....

Crônica de Luiz de Moura Correia
Fonte: Página de Batalha

Você se aceita como é?

Cada um de nós é riquíssimo no seu ser. Fomos feitos à imagem de Deus; o que mais poderíamos desejar? Deus entrou dentro de Si mesmo para lá ir buscar o nosso molde.

Como, então, você pode ficar reclamando das qualidades que você não tem? Não seria isto ser ingrato com Deus?

Antes de lamentar e lamuriar o que você não tem, agradeça o que você já tem, e tudo o que recebeu gratuitamente Dele.

Olhe primeiro para as suas mãos perfeitas… e diga muito obrigado Senhor!

Pense nos teus olhos que enxergam longe, teus ouvidos que ouvem o cantar dos pássaros, e diga obrigado Senhor!

Olhe para a beleza e vigor da sua juventude, e agradeça ao bom Pai, de quem procede toda dádiva boa.

A pior qualidade de um filho é a ingratidão diante do pai.

Jesus ficou muito aborrecido quando curou dez leprosos (uma doença incurável na época!), mas só um (samaritano) voltou para agradecer. E este não era judeu, isto é, o único que não era considerado pertencente ao povo de Deus.

Você recebeu uma grande herança de Deus, que está dentro de você; sua inteligência, sua liberdade, vontade, capacidade de amar, sua memória, consciência, etc., enfim, seus talentos, que Deus espera que você faça crescer para o seu bem e o dos outros.

A primeira coisa para que você possa multiplicar esses talentos, é aceitar-se como você é, física e espiritualmente.

Não fique apenas olhando para os seus problemas, numa espécie de introspecção mórbida, porque senão você acabará não vendo as suas qualidades; e isto te tornará escravo do teu complexo de inferioridade.

São Paulo disse que somos como que “vasos de barro”, mas que trazemos um tesouro de Deus escondido aí dentro (cf. 1Cor4, 7).

Eu não estou dizendo que você deve se esconder dos seus problemas, ou fazer de conta que eles não existem, não é isto. Reconheça-os e aceite-os; e, com fé em Deus, e confiança em você, lute para superá-los, sem ficar derrotado e lamuriando a própria sorte.

Saiba que é exatamente quando vencemos os nossos problemas e quando superamos os nossos limites, que crescemos como pessoas humanas.

Não tenha medo dos seus problemas, eles existem para serem resolvidos. Um amigo me dizia que todo problema tem solução; e que, quando um deles não tem solução, então, deixa de ser problema. “O que não tem remédio, está remediado”, diz o povo. Não adianta ficar chorando o leite derramado.

É na crise e na luta que o homem cresce. É só no fogo que o aço ganha têmpera. É sob as marteladas do ferreiro que a lâmina vira um espada.

Por isso, é importante eliminar as suas atitudes negativas.

Deus tem um desígnio para você e para cada um de nós; uma bela missão a ser cumprida, e você pode estar certo de que Ele lhe deu os talentos necessários para cumpri-la.

Deus quer que você seja um aliado dele, um cooperador Seu, na obra da construção do mundo. Ele não nos entregou o mundo acabado, exatamente para poder nos dar a honra e a alegria de sermos seus colaboradores nesta bela obra.

Ele precisa de nossas mãos e de nossa inteligência, Ele quer usar os seus talentos.

O homem mais infeliz é aquele que se fecha em si mesmo e não usa os seus talentos para o bem dos outros. Esse se torna deprimido.

Na parábola dos talentos, Jesus mostrou que só foi pedido um talento a mais àquele que tinha ganhado um; mas que foi pedido dez novos talentos ao que tinha dado dez. Deus é coerente.

Você sabe que é “único” aos olhos de Deus, irrepetivel; logo, você recebeu talentos que só você tem; então, Deus espera que você desenvolva esta bela herança, sendo aquilo que você é.

É um ato de maturidade ter a humildade de reconhecer os seus limites e aceitá-los; isto não é ser menor ou menos importante; é ser real.

Aceite suas limitações, seus problemas, seu físico, sua família, sua cor, sua casa, também seus pais e seus irmãos, por mais difíceis que sejam… e comece a trabalhar com fé e paciência, para melhorar o que for possível.

Se você não começar por aceitar o seu físico, aquilo que você vê, também não aceitará os defeitos que você não vê.

Você corre o risco de não gostar de você se não aceitar o seu corpo. Muitos se revoltam contra si mesmos e contra Deus por causa disto.

Você só poderá gostar de você - amar a si mesmo - se aceitar-se como é, física e espiritualmente. Caso contrário não será feliz.

É claro que é bom aprender as coisas boas com os outros, mas não podemos querer imitá-los em tudo.

Você não pode ficar se comparando com outra pessoa, e quem sabe, ficar até deprimido porque não tem os mesmos sucessos dela. Cada um é um diante de Deus.

Também não se deixe levar pelo julgamento que as pessoas fazem de você. Saiba de uma coisa: você não será melhor porque as pessoas o elogiam, mas também não será pior porque o criticam.

Como dizia São Francisco, “sou, o que sou diante de Deus.”

Certa vez iam por uma estrada um velho, um menino e um burro.

O velho puxava o burro e o menino estava sobre o animal.

Ao passarem por uma cidade, ouviram alguém dizer:

“Que menino sem coração, deixa o velho ir a pé. Devia ir puxando o burro e colocar o velho sobre este!”

Imediatamente o menino desceu do burro e colocou o velho lá em cima, e continuaram a viagem.

Ao passar por outro lugar, escutaram alguém dizer:

“Que velho folgado, deixa o menino ir a pé, e vai sobre o burro!”

Então, eles pararam e começaram a pensar no que fazer:

O velho disse ao menino:

Só nos resta uma alternativa: irmos a pé carregando o burro nos nossos braços!…”

Moral da estória: é impossível agradar a todos!

Do livro – Jovem, levanta-te! – Editora Cléofas

sábado, 4 de setembro de 2010

Pe. Evandro e Apostolado da Oração participam da Festa a N. S. da Boa Esperança


Por ocasião da festa em honra a Nossa Senhora da Boa Esperança, padroeira da vizinha cidade de Esperantina, Pe. Evandro, pároco de Batalha, presidiu a Celebração Eucarística na noite de ontem (03/09) no Santuário da Paz daquela cidade, com o sub-tema "A missão é eficaz e gratuita". Nosso Apostolado da Oração também esteve marcando presença entre os convidados na terra da boa esperança.