Video

Slide do bloogger:

terça-feira, 20 de julho de 2010

I Semana Litúrgica da Paróquia São Gonçalo



Iniciou-se ontem (19/07) e vai até o dia 24/07 no Centro Pastoral Irmã Nilva, a I Semana Litúrgica da Paróquia de São Gonçalo.



Os temas abordados serão:
(19/07) Segunda...: A Sacrosanctum Concilium;
(20/07) Terça........: O Ano Litúrgico; 
(21/07) Quarta......: O Espaço Celebrativo;
(22/07) Quinta......: Ministérios Litúrgicos;
(23/07) Sexta.......: Canto e Música na Liturgia.
    Público Alvo: Ministério de música, estudantes do curso para Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística, Catequistas, Coroinhas, Pastorais, Movimentos, Filhas de Sant’Ana e Comunidades de Setores.

    A I Semana Litúrgica iniciou com a participação de 55 pessoas, representantes de todos os setores da paróquia, no momento inicial fez-se uma oração e em seguida apresentação dos participantes, logo após, Pe. Evandro (ministrante) do evento, falou sobre o porquê da Semana Litúrgica e seu objetivo que é de favorecer a educação e formação litúrgica para se obter uma participação ativa e frutuosa dos fiéis na Sagrada Liturgia.

    Ontem (19/07), primeiro dia, foi abordado estudo do documento Conciliar sobre a Sagrada Liturgia “A Sacrosanctum Concilium” e no final concluiu com uma breve oração e motivando a participação durante toda semana, onde será concedido um certificado aos participantes.
    Mais fotos, click AQUI

    Mensagem Final da XX Assembléia de Pastoral

    CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
    CNBB REGIONAL NORDESTE IV

    “A Palavra de Deus e a sustentabilidade da Igreja”

    Nós, povo de Deus a caminho: bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, reunidos na XX Assembleia de Pastoral do Regional NE IV, no período de 15 a 18 de julho de 2010, refletimos sobre a Palavra de Deus e a sustentabilidade da Igreja.

    Durante estes dias de estudo e reflexão fizemos, a exemplo de Marta e Maria (Lc 10, 38-44), a experiência do encontro com Jesus, nosso Mestre e Senhor, sentando-nos aos seus pés, escutando a Sua Palavra e a Ele manifestando as nossas angústias e inquietudes, nossas esperanças e alegrias.


    Invadiram os nossos corações sentimentos de louvor e gratidão pela Igreja que somos e pelas muitas iniciativas que o Espírito suscita em nossas Comunidades Eclesiais, sinais efetivos da edificação do Reino de Deus.

    Como Marta e Maria, fixamos os nossos olhares em Jesus, nosso Divino Hóspede, para bendizer a Deus pela sua ação em nossas Igrejas, por aquilo que elas são e realizam:

    Bendizemos a Deus pelos nossos bispos;
    Bendizemos a Deus pelos nossos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, vocacionados e vocacionadas;
    Bendizemos a Deus pelos nossos leigos e leigas;
    Bendizemos a Deus pelo ardor missionário de tantos homens e mulheres;
    Bendizemos a Deus por tantas experiências de partilha que se constituem sinais do Reino;
    Bendizemos a Deus pelas diversas pastorais, movimentos eclesiais e novas comunidades, sinais da vitalidade do Espírito que não cessa de prover a Igreja de Cristo com dons e carismas;
    Bendizemos a Deus pelo dom da presença feminina em nossas Igrejas. No seguimento de Jesus, as mulheres, a exemplo de Marta e Maria, fecundam a nossa ação evangelizadora com gestos de acolhida, de gratuidade, de escuta, de silêncio e oração.
    A experiência gratuita de permanecer aos pés do Senhor não nos exime de olhar, com olhar profético, para a dura realidade na qual vivemos. Antes, o olhar para o Senhor é o princípio motivador para um agir profético e solidário, em favor dos excluídos e marginalizados da nossa sociedade. Como não fazer ecoar as palavras do Papa Bento XVI, no seu Discurso Inaugural da Conferência de Aparecida: “Só quem conhece a Deus, conhece a realidade e pode responder a ela de modo adequado e realmente humano” (DA p 42). Por isso, angustia-nos tomar conhecimento de situações que ferem os valores do Evangelho de Cristo e a dignidade da pessoa humana, violentando o bem-comum e tornando ainda mais difícil a vida dos mais pobres da nossa sociedade. A título de ilustração, citamos apenas alguns indicadores sociais do nosso Estado:


    No quesito transparência dos gastos públicos, segundo dados do Ministério do Planejamento, o Piauí ocupa o último lugar;

    No âmbito da educação, se, de um lado, são alvissareiras as notícias de que algumas escolas da rede particular estão entre as primeiras do Brasil; por outro lado, é preocupante saber que dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) 20092 revelam que, no tocante à “educação básica”, algumas cidades do Piauí receberam as piores notas. E em relação ao “ensino médio”, a pior nota é também do nosso Estado.

    Esta situação é preocupante e nos exorta, como discípulos e discípulas de Jesus, a ajudar o nosso povo a bem exercer a sua cidadania e a manter uma atitude de vigilância constante com a causa da transparência na aplicação dos recursos públicos, requisitos indispensáveis para a construção de uma sociedade justa e solidária.

    “A Palavra está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 30,14). Portanto, impulsionados por esta mesma Palavra, assumimos os seguintes compromissos:

    Promover, em nossa ação pastoral e missionária, um conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus como condição indispensável para um autêntico encontro com o Senhor. Pois, “desconhecer as Escrituras é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo” (DA p 247).

    Trabalhar pela sustentabilidade de nossas Igrejas Particulares fomentando, no nosso povo, a consciência de que Deus é a fonte e a origem de todo bem que nos acontece e da corresponsabilidade eclesial. Por isso, todo fiel deve colaborar, de modo gratuito e generoso na obra da evangelização, especialmente através do dízimo.

    Priorizar, em nossa ação evangelizadora, a organização e o fortalecimento das Pequenas Comunidades Eclesiais.  Pois, “são elas um ambiente propício para escutar a Palavra de Deus, para viver a fraternidade, para animar na oração, para aprofundar processos de formação na fé e para fortalecer o exigente compromisso de ser apóstolos na sociedade de hoje” (DA p 308).

    Favorecer, cada vez mais,  o protagonismo das mulheres em nossas Comunidades Eclesiais, a exemplo de Jesus que, em sua ação profética e evangelizadora, dispensou acolhida e atenção a elas.

    Reconhecer o valor e a eficácia dos organismos que promovem o laicato e estimular os leigos e as leigas a serem, por suas vidas, santificadores e santificadoras do mundo, a modo do sal e do fermento dentro do tecido humano da sociedade.


    Fortalecer, em nossas Igrejas, a mística de Betânia, transformando-as, cada vez mais, em casas de acolhimento e hospitalidade.


    Conscientes de que a missão é maior do que as nossas forças imploramos, como os discípulos de Emaús: “Fica conosco, Senhor!” (Lc 24,29), pois, sem vós nada podemos fazer (Jo 15,5). 

    Igualmente suplicamos a materna intercessão da Virgem Maria, perfeita discípula e pedagoga da evangelização. Que ela nos ensine a ser filhos em seu Filho e a fazer o que Ele nos disser (Jo 2,5).


    Teresina - PI, 18 de julho de 2010.

    Colaboração: Marcos Amorim

    sábado, 17 de julho de 2010

    Comunidade Cana Brava - Festejo de Nossa Senhora do Carmo 2010

    Encerrou ontem (16/07), mais um Festejo de N. Sra. do Carmo, padroeira da Comunidade Cana-Brava, houve a Santa Missa pela manhã, com um casamento e dois batizados. Durante as novenas muitas comunidades vizinhas compareceram para celebrarem a Fé juntas, as reflexões giraram em torno da vida em comunidade eclesial de base, orientados pelo espírito missionário, tendo em vista a realização das Santas Missões Populares.

    Na Missa, Pe. Evandro, pároco de nossa paróquia ressaltou a importância do papel de Maria como modelo de vida, de fé e confiança total em Deus, Maria também é modelo mais fiel da missão do Filho de Deus. Quando Cristo disse minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que fazem a vontade do Pai, não quis desonrar Maria, mas quis engrandecê-la, dizendo que ela é modelo a ser seguido.

    No final da Missa, Nonato Silva fez um desafio: De a comunidade fazer o acabamento da Capela até maio de 2011 e o Padre benzê-la dia 06/07/2011, fazendo abertura dos festejos de 2011 de Nossa Senhora do Carmo, a comunidade aceitou o desafio e agora começa a campanha de arrecadação de donativos para as despesas, sendo os filhos da terra que moram atualmente em São Paulo vão colaborar sob a organização de Genésio Araújo.
    Click AQUI e confira mais fotos.

    Folder - Programação da Festa a Nossa Sra. de Lourdes 2010

    Click nas imagens para ampliá-las

    Festejo a Nossa Senhora de Lourdes 2010



    A MISSÃO DA IGREJA É SERVIR A FAMÍLIA

    05-15 DEAGOSTO

    Paróquia São Gonçalo
    Batalha – Piauí


    CONVITE

    Neste tempo de Santas Missões Populares somos chamados a darmos uma “atenção especial à família”. Por tanto, queremos durante o novenário de nossa co-padroeira trazer uma séria reflexão sobre os desafios que a família enfrenta no mudo pós-moderno orientados pelo tema “A Missão da Igreja é servir a Família”.

    A luz da exortação apostólica “Familiaris Consortio” e da Conferência de Aparecida iremos contemplar e conhecer a realidade na qual o matrimônio e a família cristã se encontram, a partir das situações, perguntas, ansiedades e esperanças dos jovens, dos esposos e dos pais de hoje. Pois, “esse conhecimento é uma exigência imprescindível para a obra de evangelização”.

    Imbuídos, pois, do espírito missionário, convidamos você, para juntos celebrar a fé e a esperança de vivermos no amor como família de Deus.

    Fraternalmente:

    Pe. Evandro, Conselho Pastoral Paroquial e Comissão Organizadora

    Participação: Pe. Leonardo de Sales e Pe. Francisco Arcanjo – Diocese de Lins – SP

    PROGRAMAÇÃO

    Diariamente haverá
    18h – Novena
           – Confissões
    19h – Eucaristia
           – Movimento Social

    Batizados:
    Dia 08/08 às 09h
    Dia 15/08 às 09h
    Palestra para pais e padrinhos
    Dia: 07/08 às 15h

    Casamentos:
    Dia 14/08 às 09h
    Reunião para os Noivos
    Dia: 07/08 às 08h

    Dia da Festa:
    09h – Missa Solene
    17h – Procissão, agradecimentos e Benção.

    Dia 05/08 (Quarta-feira)
    LEVANTE DO MASTRO

    05h – Alvorada
    17h – Saída do Mastro
    Local: Capela de São Raimundo Nonato no bairro Santa Cruz
    Responsáveis pela Bandeira: Pastoral Familiar, EMM e Pastoral do Dízimo
    18h30min – Santa Missa
    Leituras: Jr 31, 31-34; Sl 50(51); Mt 16, 13 23
    Resp.: Representantes da Bandeira

    Dia 06/08 (Sexta-feira)
    Tema: “Este mistério é grande”: o sacramento do matrimônio.

    Leituras: Dn 7, 9-10.13-14; Sl 96(97); Lc 9, 28b-36
    Resp.: Setor São Tiago, Região do Massapé.
    Conv.: Secretaria Municipal de Ação Social, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Postos de Combustível, Escola Santa Lúcia (Descoberta) Pólos Ginasiais: Iús e Há mais tempo.

    Dia 07/08 (Sábado)
    Tema: A família no mundo de hoje.

    Leituras: Hab 1, 12-2,4; Sl 9A(9); Mt 17, 14-20
    Resp.: Setor São José, Região das Palmeiras e Pastoral da Criança.
    Conv.: Diva Nina, Kolping, A Voz da Pororoca, Sec. Municipal do Meio Ambiente, Correios, Banco Postal, Loteria Sorte Grande, AGESPISA, Creche Mãe Sinharinha, U. E. Aluísio Craveiro, Escola Santa Teresinha (Monte Alegre), Pólos Ginasiais: Bela Vista e Bom Assunto.

    Dia 08/08 (Domingo) – Dom Alfredo Schäffler
    Tema: Oração: unidade dos esposos.

    Leituras: Sb 18,6-9; Sl 32; Hb 11,1-2.8-19; Lc 12,32-48
    Resp.: Setor Nossa Senhora de Nazaré, Mãe Rainha, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MESCE), Pastoral do Dízimo e Dizimistas.
    Conv.: SINDSERM, FESP/PI, AACOSB, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Messias de Andrade Melo, CAPS, Câmara Municipal, U. E. Visconde de Sabugosa I, II, III e Pólo Ginasial: Catombo.

    Dia 09/08 (Segunda-feira)
    Tema: Os valores da família cristã.

    Leituras: Ez 1, 2-5.24-28c; Sl 148; Mt 17, 22-27
    Resp.: Setor São Francisco e Região da Puba.
    Conv.: UMB, Secretaria Municipal de Educação, Óticas, Farmácias, Educandário Cecília Meireles e Instituto  Educacional Anísio Coelho.

    Dia 10/08 (Terça-feira)
    JUBILEU DAS FILHAS DE SANT’ANA.

    Tema: Família, célula primeira e vital da sociedade.
    Leituras: 2Cor 9, 6-10; Sl 111(112); Jo 12, 24-26;
    Resp.: Setor Santa Rosa de Lima, Região dos Mananciais, Filhas de Sant’Ana, Movimento da Esperança, Setor Juventude: PJ, Luz-Vida e Cântaros.
    Conv.: Jovem Saber, AGEC, Secretaria Municipal de Esporte Turismo e Lazer, Unidade Escolar Maria Melo, Pólo Ginasial: Caraíbas, Cedro e Frexeiras.

    Dia 11/08 (Quarta-feira)
    Tema: Família, comunidade de vida e de amor.

    Leituras: Ez 9,1-7;10,18-22; Sl 112; Mt 18, 15-20;
    Resp.: Setor Santa Luzia, Região das Ladeiras, Infância e Adolescência Missionária (IAM), Catequese e Crismandos.
    Conv.: MOPS, Supervisão Estadual de Ensino, Estudantes, Associação Cultural Arraia dos Matutos (ACAM), Comerciantes, Lojas de Móveis e eletrodomésticos, Banco do Brasil, U. E. Dedila Melo, U. E. Hugo Napoleão, Centro de Ensino Médio Conselheiro Saraiva, Pólo Ginasial: Lages e Santa Rita,

    Dia 12/08 (Quinta-feira)
    Tema: Perdão: dom de cura do matrimônio

    Leituras: Ez 12, 1-12; Sl 77(78); Mt 18, 21-19,1
    Resp.: Setor N. Srª da Boa Esperança e Região do Baixo Longá.
    Conv.: Associação Cultural os Caipiras do Dedila (ACCD), Instituto Educacional São Lucas, Fórum Adolfo Uchoa, Fórum Eleitoral, Juizado Especial, Ministério Público, Cartório Luiz Castro, U. E. Maria do Carmo Melo, Pólo Ginasial: Vitória de Baixo e Cacimbas II.

    Dia 13/08 (Sexta-feira)
    Tema: O Matrimônio no desígnio de Deus

    Leituras: Ez 16, 1-15.60.63; Sl Iz 12; Mt 19, 3-12
    Resp.: Setor São Gonçalo, Apostolado da Oração de Batalha e Esperantina, Encontro Matrimonial Mundial (EMM) e Pastoral Familiar.
    Conv.: Filhos Ausentes, Prefeitura Municipal de Batalha, Colégio Coração de Jesus e Pólo ETEC Batalha.

    Dia 14/08 (Sábado)
    Tema: Família cristã, comunidade crente e evangelizadora

    Leituras: Sb 3, 1-9; Sl 50(51); Jo 15, 12-16
    Resp.: CEBS, Região das Farinhadas e Pastoral do Batismo.
    Conv.: STTR, CERAC, Associações Rurais, Agricultores, Apicultores, Artesãos, Vaqueiros, EMATER, CONSAD, Criadores, Secretaria de Agricultura, Pólo Ginasial: Cortado, Cacimbas I.

    Dia 15/08 (Domingo) DIA DA FESTA
    Tema: A Missão da Igreja é servi a Família.

    Leituras: Ap 11, 19a;12, 1.3-6a.10ab; Sl 44(45) ICor 15, 20-27; Lc 1, 39-56;
    Resp.: Equipe de Liturgia


    Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!

    quinta-feira, 15 de julho de 2010

    Dom Alfredo critica governo por negligência sobre Algodões I

    Dom Alfredo, bispo de Parnaíba (157km de Batalha), criticou fortemente ontem (14) a omissão do governo do estado em relação ao problema de Cocal (268km da capital), onde a barragem de Algodões I se rompeu provocando a morte de 9 pessoas e deixando milhares desabrigadas e sem perspectiva de uma sobrevivência digna.

    "O momento exige reflexão do povo na hora de votar", declarou o bispo. Ele citou nominalmente o ex-governador Wellington Dias, a quem acusa de negligência e de ter se utilizado do sofrimento das pessoas para prometer e não cumprir.

    Ele questionou os valores em recursos financeiros que foram anunciados como liberados, mas o verdadeiramente aplicado não corresponde com a realidade dos fatos. Suas afirmações foram feitas à Rádio Igarassu, que hoje retransmite a programação da Rádio Globo.

    "Wellington Dias, o então governador, tinha a responsabilidade de fazer e não fez. Ele foi completamente negligente em relação ao drama da população de Cocal. Até hoje os recursos prometidos e anunciados não foram liberados, as casas não foram construídas, as pessoas se sentem ludibriadas. Por isso é que tenho dito da necessidade de uma reflexão maior na hora do voto, porque este é o momento em que devemos discutir o verdadeiro compromisso dos nossos políticos. Eles têm compromisso com a sociedade ou com seus interesses?", questionou.

    Rejane Dias, mulher do ex-governador, foi citada na entrevistada. Segundo Dom Alfredo, o ex-chefe do executivo teria usado a mulher para sensibilizar as vítimas e fazer com que acreditassem, naquele primeiro momento, de muita pressão, sobre suas boas intenções, que terminaram não se efetivando.

    Ele exige prestação de contas dos recursos que o governo do estado alega ter aplicado em Cocal. O bispo ressaltou que não tem ligação com nenhum grupo político do estado e que sua única preocupação é fazer com que as providências sejam adotadas no sentido de amenizar o sofrimento das vítimas e evitar que pessoas descompromissadas permaneçam ocupando cargos eletivos.

    "Os detentores de mandato são responsáveis, em parte, pela nossa vida, pelo nosso destino, porque eles detêm o controle do dinheiro, da máquina, o poder de fazer. Infelizmente, não fazem, e isso é lamentável, profundamente lamentável, porque vivemos num estado carente em que a população precisa de quase tudo, ainda mais quando acontece uma tragédia como esta", acentuou o religioso.

    Ele vem fazendo críticas ao governo estadual desde a época do acidente. Dom Alfredo entende que o poder deve ser utilizado para prestar serviços à sociedade e não para humilhar os menos favorecidos.

    Por Toni Rodrigues

    Vem aí a XVI Assembléia Diocesana

    INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA A XVI ASSEMBLEIA DIOCESANA
    DO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE PARNAÍBA

    Com alegria comunicamos a realização de nossa XVI Assembléia Pastoral do Povo de Deus, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010, no Centro de Treinamento Sagrada Família, em Parnaíba.

    A nossa última assembléia diocesana aconteceu em outubro de 2007, oportunidade em que foi eleita a coordenação diocesana de pastoral, as coordenações dos zonais e foram escolhidas luzes para iluminar a nossa caminhada pastoral.  São elas: FAMÍLIA, JUVENTUDE, MISSIONARIEDADE, MINISTÉRIOS, AUTOSSUSTENTAÇÃO E CIDADANIA.

    Ainda sentíamos soprar muito forte naquele período os ventos do Espírito Santo que traziam as novidades da V Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe que acontecera em maio de 2007, em Aparecida.  E foi, inspirados nas orientações de Aparecida, que elaboramos nossas diretrizes.  Em outubro de 2008, a Diocese decidiu colocar as Santas Missões Populares como eixo de toda a sua ação pastoral.

    Por isso, achamos oportuno realizar nossa assembléia esse ano, seguindo o calendário de atividades de nossa diocese, a fim de avaliarmos a nossa caminhada pastoral a partir das luzes escolhidas em 2007 e das Santas Missões Populares.  Para que esse nosso encontro seja de fato participativo, elaboramos um pequeno instrumento de avaliação que deverá chegar às comunidades, pastorais, movimentos, organismos, setores e serviços de cada paróquia.

    Para que haja uma maior participação vemos a importância de serem realizadas, antes de nossa assembléia diocesana, PEQUENAS ASSEMBLÉIAS PAROQUIAIS para que, num gesto também de comunhão, as comunidades, pastorais e movimentos possam avaliar a sua caminhada na paróquia. As paróquias e áreas pastorais deverão fazer uma síntese dessa avaliação e enviar À COORDENAÇÃO DIOCESANA DE PASTORAL ATÉ O DIA 30 DE SETEMBRO PELO CORREIO OU VIA E-MAIL (diocesedeparnaiba@hotmail.com).

    Na última reunião do Conselho Diocesano de Pastoral ocorrida no dia 03 de julho de 2010, foram dados alguns encaminhamentos práticos sobre a assembléia, a saber:

    PARTICIPANTES: o Bispo titular, o bispo emérito, todos os padres, 3 leigos de cada paróquia, uma religiosa por casa, 1 representante de cada pastoral em nível diocesano, 2 representantes do COMIP;

    COLABORAÇÃO: R$ 15,00 por pessoa das paróquias de Parnaíba; R$ 10,00 por pessoa das paróquias dos outros municípios; R$ 10,00 por pessoa de cada pastoral e do COMIP;

    INSCRIÇÕES: as fichas de inscrição serão enviadas às paróquias e pastorais com antecedência e devem ser devolvidas para a CÚRIA DIOCESANA ATÉ O DIA 30 DE SETEMBRO.

    TEMA (proposta): Diocese de Parnaíba em missão retomando Aparecida (As paróquias poderão enviar sugestões).

    Aos nossos padres, religiosos e religiosas, aos nossos irmãos leigos e leigas desejo uma boa avaliação e que a partir dela possamos realizar uma frutuosa assembléia diocesana, em novembro.

    Firmes na fé!

    + Dom Alfredo Schaffler
    Bispo de Parnaíba

    Rua Josias Moraes, 676, 64218-530 – Centro
    Fone: 3322-2358
    e-mail: diocesedeparnaiba.hotmail.com
    www.diocesedeparnaiba.org.br


    sábado, 10 de julho de 2010

    Comunidades em Missão

    Acontecerá dia 24/07/2010 o primeiro Retiro Missionário das regiões Mananciais e Farinhadas, sob às luzes das Santas Missões Populares, o evento promete sacudir aquela região que compreende 29 comunidades da zona rural, sendo, 16  da região dos Mananciais e 13 das Farinhadas. A comunidade N. Sra. do Carmo da localidade Cedro foi a escolhida para sediar o evento, devido sua localização central,  tem como organizadores das regiões os missionários Vagner, Damião e suporte de coordenação da CEBs.

    De acordo com Paulo Sérgio - CEBs, a expectativa esperada em números é de 1.000 (mil) pessoas, onde se espera que destes, muitos venham a dar bons frutos para a vinha do Senhor.

    Confira abaixo o convite e a programação.

    Irmãos e irmãs estamos vivendo o tempo das Santas Missões Populares e as Regiões dos Mananciais e Farinhadas convidam especialmente você, sua comunidade e pastoral para participarem deste momento de fortalecimento da nossa fé e para que movidos pelo Espírito missionário possamos fazer discípulos de Cristo todos os povos. Neste momento iremos refletir os Temas: Mística e Espiritualidade Missionária e Mística das CEB’s.

    Contamos com você neste encontro de irmãos!

    Dia 24/07/2010 - Sábado
    07:00h - Chegada dos participantes e acolhida
    08:00h - Acolhida e oração
    08:30h - Animação e Apresentação das Comunidades
    09:00h - Palestra Tema: MISTICA E ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA – Pe. Lucídio
    10:00h - Intervalo (Lanche)
    10:30h - Continuação do tema: MISTICA E ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA – Pe. Lucídio
    12:00h - Almoço
    13:30h - Animação e Dinâmica
    13:45h - Palestra com tema: MÍSTICA DAS CEB’S – Pe. Ladislau
    15:00h - Apresentação das Equipes de Coordenação do retiro e das Regiões Farinhadas e Mananciais
    15:20h - Adoração ao Santíssimo
    16:00h - Intervalo para preparação da Santa Missa
    16:20h - Santa Missa (Pe. Evandro)

    quinta-feira, 8 de julho de 2010

    Dom Rufino, 39 anos de vida episcopal

    Dom Joaquim Rufino recebeu em 04 de julho de 1971 a ordenação episcopal das mãos de V. Ex.ª Revm.ª  Dom Humberto Mozonni, Núncio Apostólico no Brasil, em concelebração realizada em Picos. Tomou posse da Diocese de Quixadá na data de sua instalação em 20 de agosto de 1971 em solenidade presidida por Dom Humberto Mozonni. Dom Rufino governou a Diocese por quase 15 anos como Bispo Diocesano até 2 de abril de 1986 quando anunciou sua eleição para a Diocese de Parnaíba. Aí permanecendo como Bispo Diocesano até 21 de fevereiro de 2001, e hoje Bispo Emérito. PARABÉNS DOM RUFINO, PELOS SEUS 39 ANOS DE VIDA EPISCOPAL!!!!!!

    Fonte: Paróquia N. Sra. da Graça

    Dez anos de vida episcopal

    Aconteceu dia 1º de julho de 2010, na Igreja do Rosário, com participação de grande número de fiéis, uma celebração eucarística, onde louvaram e deram graças pelos 10 anos de ministério episcopal de Dom Alfredo, bispo da Diocese de Parnaíba, juntamente com mais quatro bispos: Dom Francisco, Dom José, Dom Eduardo e Dom Antonino. Que as luzes do Espírito Santo ilumine-os em sua missão de ensinar, pastorear e guiar o povo de Deus à santidade!

    Fonte: Paróquia N. Sra. da Graça

    Novelas e divórcio

    Um estudo realizado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento - BID, constatou que as novelas fazem aumentar o número de divórcios no Brasil. Alberto Chong é coordenador da pesquisa.

    Os pesquisadores analisaram as três últimas décadas e verificaram que a taxa de divórcios no Brasil cresceu cinco vezes desde 1980.

    Segundo o resultado das pesquisas do BID, a porcentagem de mulheres divorciadas é maior nas regiões onde se pode sintonizar a Rede Globo, em especial nas pequenas comunidades que recebem o sinal dessa emissora.

    Fonte: O Globo

    Infelizmente qualquer pessoa sabe que  isso é verdade, mas a pesquisa vem comprovar esta tristeza para aqueles que ainda acham que as novelas brasileiras são inofensivas.  Na verdade elas fazem uma pregação sistemática de anti-valores, destruindo os pilares da civilização cristã; fomenta o divórcio, incentiva o sexo livre e sem compromisso, fora e antes do casamento, enaltece a luxúria, promove a vida luxuosa e vazia, elimina Deus da vida das pessoas, etc.,etc., etc.

    As cenas de sexo e de beijos são permanentes, em horários onde as criancinhas estão na sala vendo tudo e aprendendo um comportamento perverso, desordenado, anti-cristão.

    Que tudo isso sirva de alerta aos pais para que amanhã não venham a estranhar o comportamento dos seus filhos, mesmo nas menores idades. 

    Fonte: Prof. Felipe Aquino

    segunda-feira, 5 de julho de 2010

    Peça Sacra é Restaurada

    Encontra-se de volta à Matriz de São Gonçalo o Ostensório que há vários dias estava em situação de restauro. Uma das principais peças sacras de nossa igreja foi totalmente restaurada graças ao patrocínio do Apostolado da Oração, Apostolado da Mãe Rainha e o Movimento Encontro Matrimonial Mundial.

    A última vez em que havia passado por uma restauração foi há mais de 10 anos, na administração de nosso saudoso Pe. Wolfgang Hermann.  O Ostensório é muito utilizado em diversas celebrações, principalmente nas de adoração ao santíssimo.

    O ostensório, em latim, ostendere significa mostrar, serve para expor o Santíssimo Sacramento à adoração pública. Na bênção do Santíssimo, na procissão de Corpus Christi e em outras cerimônias, tendo a forma de um sol resplandecente, no centro do qual brilha o Sol divino.

    A sua utilização é uma manifestação artística do dogma católico da transubstanciação da hóstia consagrada no corpo de Cristo e da conseqüente veneração que é lhe devida como presença real de Deus.

    Sinal da Cruz, um abraço de Deus.

    Jesus retratado fazendo o sinal
    da cruz para o espectador,
    numa bênção.
    O Sinal da Cruz é um movimento ritual executado com as mãos pela maioria, mas não todos, os ramos do cristianismo. O sinal da cruz é realizado desenhando-se no ar uma cruz, sobre si mesmo, sobre outras pessoas ou sobre objetos.O sinal pode ou não ser acompanhado por uma fórmula verbal. O Sinal da Cruz é um dos símbolos mais básicos da religião cristã, relembrando a importância do sacrifício de Cristo na Cruz.

    O Movimento

    Nas Igrejas Ocidentais o sinal da cruz é feito tocando-se em sequência a testa, o peito, o ombro esquerdo e o ombro direito, acompanhando o movimento com a fórmula verbal Em nome do Pai (toca-se a testa), e do Filho (toca-se o peito), e do Espírito (toca-se o ombro esquerdo) Santo (toca-se o ombro direito). Amém, (e o Amém pode ser substituído por uma outra jaculatória, conforme a tradição de cada Igreja). A testa simboliza o céu e a sabedoria, o peito simboliza o infinito amor de Jesus Deus, e os ombros significam o poder de Deus e uma oração ao Espirito Santo.

    Uso

    O sinal da cruz pode ser feito por devotos sobre si mesmos como uma forma de oração ou purificação, e pelo clero sobre os devotos ou sobre objetos como uma forma de bênção. Sacerdotes podem abençoar apenas com a mão direita, mas os bispos podem fazê-lo com as duas mãos ao mesmo tempo. No culto ou missa o sinal da cruz é empregado em momentos específicos: o povo o faz no início da Eucaristia, no Evangelho e na benção final, e o sacerdote oficiante ainda o traça sobre o pão e o vinho no momento da Consagração. Na Confirmação o sinal é traçado com o polegar sobre a fronte do candidato com óleo consagrado

    As populações usam o sinal da cruz nas mais variadas ocasiões, conforme o costume de seu credo ou sua devoção particular: quando ouvem alguma blasfêmia, antes de empreender algo arriscado, ou em outras situações.

    O sinal da cruz que os cristãos traçam com frequencia sobre o corpo, é muito mais que um simbolismo. É expressão de um abraço de Deus no ser humano. Esta foi a explicação do Papa Bento XVI aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro,  no Vaticano para a tradicional oração do Ângelus.

    Citando o pensamento do teólogo Romano Guardini, o Papa apontou o sentido do gesto. “Fazemos o sinal da cruz antes de rezar para que nos pacifique espiritualmente, para concentrar em Deus pensamentos, coração e vontade; depois de rezar, o repetimos para que aquilo que Deus nos doou permaneça em nós. Ele abraça todo o ser, corpo e alma, e tudo é consagrado em nome de Deus uno e trino".

    Fonte: Universo Católico

    sábado, 3 de julho de 2010

    Escadaria da Matriz passa por reforma

    A caminhada pelas escadarias que dão acesso à Igreja Matriz de São Gonçalo será mais tranqüila, pois, pessoas que transitam por ali encontram buracos e muitas pedras soltas que incomodam bastante. Com a reforma que está sendo feita a qualidade vai melhorar e evitará acidentes.


    sexta-feira, 2 de julho de 2010

    Reunião de Preparação para o Festejo de N. S. de Lourdes


    Aconteceu hoje (01/07), no Centro Pastoral Irmã Nilva, uma reunião que teve início às 19:00h e encerramento às 22:00h. Na pauta o assunto tratado foi a preparação para o festejo de Nossa Senhora de Lourdes (co-padroeira de Batalha) que acontece dos dias 05 a 15 de agosto.

    Na abertura, todos os presentes cantaram a oração das Santas Missões Populares, em seguida, Pe. Evandro apresentou as equipes e membros (Apostolado da Oração, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Criança, Grupo de Coroinhas, Ministério de Música, Movimento Encontro Matrimonial, etc.), e agradeceu a presença de todos.

    Explanados os tópicos e objetivos a serem trabalhados, e norteados pelo comum acordo, foi distribuída as tarefas e incumbências de cada equipe, bem como a definição e distribuição da programação da festa. Para encerrar a reunião, todos rezaram uma Ave Maria.

    Em breve confira aqui a programação oficial.
    Click nas fotos para ampliar.