Video

Slide do bloogger:

terça-feira, 25 de maio de 2010

Inscrições abertas para curso de comunicação em Parnaíba

A Diocese de Parnaíba está promovendo o Curso Educação para a Comunicação: uma abordagem teórico-prática, que acontecerá de 10 a 22 de janeiro de 2011 no Centro Pastoral Sagrada Família, em Parnaíba.

O Curso é uma iniciativa do bispo diocesano de Parnaíba, Dom Alfredo Scháffler, que visa oferecer aos padres, seminaristas, religiosos, leigos engajados e profissionais da comunicação, uma oportunidade de se qualificarem no campo da comunicação, compreenderem os processos midiáticos a fim de desenvolver uma visão crítica  mediante os meios.

O curso também é um momento de capacitação dos cursistas para a prática da oratória, produção de textos jornalísticos, linguagem corporal, produção radiofônica e audiovisual, a fim de que estes atuem na sociedade como agentes críticos e qualificados para o anúncio da Palavra de Deus, em consonância com o contexto da cultura atual.

As inscrições encontram-se abertas e as vagas são limitadas.
Mais informações no Blog do Curso ou no site da Diocese de Parnaíba

Fonte da notícia: DIOCESE DE PARNAÍBA

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Coroação de Nossa Senhora

A paróquia São Gonçalo realizará dia 31 de Maio, a tradicional coroação de Maria Santíssima no patamar da Igreja Matriz a partir das 17:00h.

Será uma manifestação de amor e devoção a Mãe de Jesus que apareceu em Fátima e ainda hoje sua voz ecoa pedindo a seus filhos a orar o Santo Rosário para a conversão dos pecadores.

Participe deste ato de amor a Mãe do Céu e traga um ramalhete de flores de cor amarela ou laranja para ofertá-la.

Tragédia da Barragem Algodões I em Cocal Faz Um Ano.

A Diocese de Parnaíba com todo seu clero estará na cidade de Cocal no próximo dia 27 de maio para celebrar na Igreja Matriz a Santa Missa em sufrágio das vítimas da tragédia que assolou aquela cidade, e para cobrar dos poderes públicos a justa atenção àqueles que ainda hoje padecem as conseqüências.

Padre Evandro, administrador paroquial da Paróquia São Gonçalo de Batalha, estará presente para rezar e apoiar esta ação da Diocese de Parnaíba em prol de seus conterrâneos.

Agenda


Padre Evandro visita o Setor Nossa Senhora da Boa Esperança hoje 24 de Maio às 18:30 h na Capela de São Francisco de Assis no Bairro Esperança II.

O objetivo de sua visita é avaliar a caminhada pastoral e programar as ações missionárias do Setor.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Caminhada Todos Contra a Pedofilia.

Na caminhada Todos Contra a Pedofilia, que aconteceu no último dia 18, o padre Evandro Alves, da paróquia de São Gonçalo fez questão de sair às ruas vestir a camisa da campanha e se pronunciar para centenas de pessoas de várias cores, idade e religião.

“Batalha está de parabéns com esta caminhada, mostra que as entidades, poder público e o povo estão em sintonia. Estamos aqui para apoiar, para mostrar que não apoiamos esta prática. O papa Bento XVI, em um depoimento na semana passada mostrou sua posição radicalmente contra a pedofilia. Nós católicos, vamos enfrentar este crime com conhecimento de causa. Por tanto, todo aquele que pratica abuso sexual com crianças e adolescentes, deve ser punido diante do tribunal de Deus e diante do tribunal dos homens. Finaliza padre Evandro, reconhecendo as fraquezas da Igreja, e erros. “Não só reconhecer, mas combater efetivamente... “Com justiça, efetiva para que este mal seja banido de nossa sociedade”. Agradeceu.

Na verdade, recentemente relatos de casos de pedofilia vêem afligindo muito a Igreja Católica. Mesmo sendo um caso de extrema delicadeza, parece que, a forma como o assunto está sendo tratado é um tanto quanto exagerada e desproporcionada.
Uma abordagem midiática deve sim retratar os fatos como eles são, mas não ao ponto de transformar isso em um espontâneo interesse em desprestigiar a Igreja Católica como instituição.

 

Regional NE 4 comemora o dia Mundial das Comunicações no próximo dia 25

O Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) comemora na próxima terça-feira, 25, o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”.

O evento está marcado para acontecer no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), em Teresina, e deve reunir os seminaristas das casas de Filosofia e Teologia, além da Equipe Regional de Comunicação.

Entre as atividades para saudar a data, está incluso a apresentação da carta do Papa Bento XVI ao Dia Mundial das Comunicações, palestra com o padre Tony Batista, Vigário Geral da arquidiocese de Teresina, sobre o tema da comemoração, que foi aprovado mundialmente como a conclamação do Papa aos sacerdotes quanto à utilização dos novos meios para evangelização e anúncio da Boa Nova.

Dom Plínio José, bispo diocesano de Picos e Referencial da Comunicação no Regional, abordará a importância da Pastoral da Comunicação. Na oportunidade acontecerá o lançamento oficial do site do Regional: cnbbne4.org.br.

Dom Sérgio da Rocha, arcebispo Metropolitano de Teresina, fará as considerações finais, em seguida o padre Domingos Barbosa Filho, diretor Geral do ICESPI finaliza o ato acadêmico.
Confira a programação na íntegra:

10h15 – Apresentação, origem do Dia Mundial das Comunicações, Composição da mesa e leitura da carta do Papa Bento XVI por ocasião desta comemoração.

10h30 - “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra” - Pe. Tony Batista – Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina

11h – Importância da Pastoral da Comunicação e lançamento do site do Regional NE4 da CNBB – Dom Plínio José Luz da Silva – Bispo diocesano de Picos e responsável pela Comunicação no Regional NE4.

11h30 – Considerações Finais – Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo Metropolitano de Teresina e Presidente do Regional NE4.

11h50 – Conclusão do ato acadêmico – Pe. Domingos Barbosa Filho – Diretor Geral do ICESPI.

Fonte: CNBB

domingo, 16 de maio de 2010

Apostolado da Oração - Devoção à Maria


Senhoras batalhenses em fotos ao lado da imagem de Nossa Senhora. Uma devoção centenária em nossa querida Batalha. Todos os anos, durante o mês de maio a cada dia a imagem de Nossa Senhora é recebida com festa no ceio de uma família católica.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bento XVI Convoca "Ano Sacerdotal"

A partir do próximo dia 19 até junho de 2010, a Igreja no mundo celebra o Ano Sacerdotal convocado pelo papa Bento XVI. Com o tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do sacerdote”, a convocação acontece por ocasião do 150º aniversário da morte do padre francês, São João Maria Vianney, hoje padroeiro dos párocos, e a partir do dia 19, proclamado pelo papa, padroeiro dos sacerdotes de todo o mundo.

Para a abertura, no dia 19, está prevista uma celebração, em Roma, presidida pelo papa Bento XVI. Neste dia a Igreja comemora a solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Santificação Sacerdotal.

Ainda no Ano jubilar, será publicado um Diretório para os Confessores e Diretores Espirituais, assim como uma compilação de textos do papa sobre os temas essenciais da vida e da missão sacerdotais na época atual. 

Segundo expressou Bento XVI aos membros da Congregação para o Clero, o objetivo deste ano é, “ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”.

Como parte das celebrações do Ano Sacerdotal, cerca de 100 sacerdotes, religiosos e religiosas participaram, no dia 6 de maio, no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, de uma conferência realizada pelo cardeal prefeito da Congregação para o Clero, dom Cláudio Hummes. O tema do encontro foi “A situação dos Presbíteros no mundo e o Ano Sacerdotal”.

NO BRASIL

A Igreja no Brasil vai celebrar o Ano Sacerdotal de várias formas, com destaque para a série de publicações biográficas de padres que serviram à Igreja: José Antônio Maria Ibiapina, Josimo Tavares, Alberto Antoniazzi,Cícero Romão Batista, Emanuel Gomes González, entre outros.

“É uma oportunidade eficaz para tratarmos da formação do presbítero, seu ministério, e levar o povo brasileiro a conhecer mais de perto o que é a vida sacerdotal. As publicações serão um bom auxílio para divulgar essas figuras exemplares da Igreja”, disse entusiasmado, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, afirmou que o Ano Sacerdotal é uma maneira de motivar o estilo de vida do presbítero. “É uma ótima oportunidade para que cada diocese possa contribuir para o aprofundamento e a renovação das motivações na vida de cada presbítero a fim de que possa, com alegria, continuar respondendo, a cada dia, ao chamado de Deus para o seguimento a Jesus Cristo, o bom Pastor, servo missionário, como ministro ordenado em meio à realidade de hoje”.

Padre Reginaldo de Lima, assessor da Comissão, acredita que o Ano Sacerdotal vai proporcionar aos presbíteros a intensificação de sua espiritualidade e ao mesmo tempo recuperar a imagem de figuras emblemáticas do presbitério brasileiro. “Vamos trabalhar para que as biografias de vários padres brasileiros sejam recuperadas. Além disso, o Ano Sacerdotal vai dar ênfase à espiritualidade dos padres.

O SANTO CURA D’ARS

São João Maria Batista Vianney nasceu em Lion, Dardilly, na França, em 8 de maio de 1786. Foi ordenado sacerdote depois de vencer muitas dificuldades, inclusive nos estudos. Considerado o padroeiro dos párocos, o padre ficou mundialmente conhecido por Cura de Ars, por ter dedicado toda sua vida à pequena cidade de Ars, na França. Ali, ele foi um admirável exemplo de vida cristã, exercitou uma eficaz pregação voltada para a mortificação, a oração e a caridade. Maria Vianney faleceu em Ars, com odor de santidade, em 1859, e foi canonizado pelo papa Pio XI em 1º de novembro de 1924. Sua festa litúrgica é comemorada em 4 de agosto, tradicionalmente conhecida pela Igreja como Dia do Padre.

sábado, 8 de maio de 2010

Para repensar as mães.

As mães, em geral, são carinhosas, atenciosas, cuidadosas, caprichosas, misteriosas, amorosas, caridosas, curiosas e, quando preciso, teimosas.

Responsáveis, amáveis, adoráveis, abraçáveis, beijáveis, maleáveis, indomáveis, macias, ajustáveis, às vezes indecifráveis.

Suplicantes, orantes, estonteantes, edificantes, aconchegantes, impressionantes, tonificantes, apaixonantes, às vezes um pouco implicantes.

Indescritíveis, incríveis, imbatíveis, inconfundíveis, imprescindíveis, às vezes inamovíveis: Não é não!

Encantadoras, educadoras, trabalhadoras, incentivadoras, espectadoras, às vezes dominadoras.

Intuitivas, emotivas, sensitivas, persuasivas, adesivas, pacientes, espertas, conscientes, corujas, às vezes grudentas.

Mal-amadas, bem-amadas, sacrificadas, esmagadas, angustiadas, torturadas, neuróticas, exploradas.

Mas sempre procuradas: Mãe, me dá isso, aquilo; mãe, vem cá; mãe, vai lá.
Pobres mães martirizadas...
O que seria do mundo sem elas?
Reclamam do cansaço de ser mães, mas quando as mandamos descansar, reclamam que não as deixamos cuidar de nós.
Mãe é um ser de outro planeta.
Elas nascem no planeta Terra, mas depois da gravidez mudam para o planeta Amor!

As mães não dormem direito, porque dormem com um olho aberto,
não comem direito, porque pegam o pedaço menor
e quando acabam de servir a família, a comida já esfriou.

Não descansam direito, não se cuidam, só pensam na gente e,
de repente, a gente cresce... e esquece!

Desculpem, mães... Você eram tão lindas!

Depois a gente estragou vocês um pouco de tantos cuidados que exigiu.
Mas, se querem saber de uma coisa, para nós vocês ficaram mais bonitas do que quando namoravam nossos pais.

E se aquele espelho disser outra coisa, nós quebramos aquele espelho.

Porque mãe é mãe!

Fofa, aconhegante, tonitruante, deliciosamente implicante, encantadora, acolhedora, macia, divina e maravilhosa.

Se você que está lendo é mulher e já pôs um filho no mundo:

Feliz dia das mães!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Encontro Nacional da PasCom acontece em julho

A partir do dia 21 de julho, se estendeno até o dia 24, o setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza, em Aparecida (SP), o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Segundo a assessora do Setor e organizadora do evento, irmã Elide Fogolari, cerca de 300 pessoas devem participar do encontro este ano. Além de leigos, comunicadores profissionais e voluntários da Pastoral da Comunicação (Pascom), o evento contará também com a participação de bispos responsáveis pela comunicação e coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da Pascom. Podem ainda participara do Encontro Nacional, sacerdotes, religiosos, seminaristas e leigos que desejam refletir, pensar e planejar a comunicação para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos.

“O evento tem por objetivo animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos”, diz a assessora.

Irmã Elide acrescenta também que os quatro dias de atividades serão intensos. “Além dos painéis, seminários, trocas de experiências, teremos dois grandes eventos à noite: o primeiro será um grande show que a TV Aparecida vai nos brindar com a gravação do programa ‘Terra da Padroeira’. O segundo momento será a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB que será transmitido, ao vivo, pelas TVs de inspiração católica”, antecipou.

Durante o encontro, os participantes irão assistir palestras voltadas para sua área de atuação, e sobre as novas tecnologias da informação. Logo no primeiro dia, na palestra de abertura, será debatido o tema “Igreja e comunicação: desafios e necessidades”, assessorada pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. No segundo dia, terão espaço, discussões em torno das “Novas tecnologias e novas mídias: inclusão e exclusão digital”; “Televisão: sua inserção no cotidiano dos indivíduos”; “Rádio: a arte de falar e ouvir”; “Telenovela: criação, produção e apresentação”; “Telenovela: a arte e a representação”. Os temas ligados a novelas terão a assessoria de atores renomados, com Taís Araújo e Eriberto Leão, da Rede Globo.

No dia 23, as temáticas voltadas para a internet e as novas mídias sociais serão apresentadas e discutidas a partir de temas como “Internet: porta de entrada para a evangelização no mundo globalizado”; “web: novas ferramentas do mundo digital para constituir rede na Igreja do Brasil” e “web: ferramentas de formação e qualificação para os agentes de pastoral”.

O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, tem uma rápida participação no evento, no sábado, 24. Ele vai colaborar com uma reflexão sobre as “Políticas de Comunicação na CNBB”.

Fonte:  CNBB

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mensagem do Papa Bento XVI para o 44° Dia Mundial das Comunicações Sociais

“O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra"

[Domingo,16 de Maio de 2010]

Queridos irmãos e irmãs!

O tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais – “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra” – insere-se perfeitamente no trajeto do Ano Sacerdotal e traz à ribalta a reflexão sobre um âmbito vasto e delicado da pastoral como é o da comunicação e do mundo digital, que oferece ao sacerdote novas possibilidades para exercer o seu serviço à Palavra e da Palavra. Os meios modernos de comunicação fazem parte, desde há muito tempo, dos instrumentos ordinários através dos quais as comunidades eclesiais se exprimem, entrando em contacto com o seu próprio território e estabelecendo, muito frequentemente, formas de diálogo mais abrangentes, mas a sua recente e incisiva difusão e a sua notável influência tornam cada vez mais importante e útil o seu uso no ministério sacerdotal.

A tarefa primária do sacerdote é anunciar Cristo, Palavra de Deus encarnada, e comunicar a multiforme graça divina portadora de salvação mediante os sacramentos. Convocada pela Palavra, a Igreja coloca-se como sinal e instrumento da comunhão que Deus realiza com o homem e que todo o sacerdote é chamado a edificar n’Ele e com Ele. Aqui reside a altíssima dignidade e beleza da missão sacerdotal, na qual se concretiza de modo privilegiado aquilo que afirma o apóstolo Paulo: «Na verdade, a Escritura diz: “Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido”. […] Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas como hão de invocar Aquele em quem não acreditam? E como hão de acreditar n’Aquele de quem não ouviram falar? E como hão de ouvir falar, se não houver quem lhes pregue? E como hão de pregar, se não forem enviados?» (Rm 10,11.13-15).

Hoje, para dar respostas adequadas a estas questões no âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil, tornaram-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas. De fato, pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao incitamento paulino: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho!” (1 Cor 9,16). Por conseguinte, com a sua difusão, não só aumenta a responsabilidade do anúncio, mas esta torna-se também mais premente reclamando um compromisso mais motivado e eficaz. A este respeito, o sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma «história nova», porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os media ao serviço da Palavra.

Contudo, a divulgação dos “multimídia” e o diversificado «espectro de funções» da própria comunicação podem comportar o risco de uma utilização determinada principalmente pela mera exigência de marcar presença e de considerar erroneamente a internet apenas como um espaço a ser ocupado. Ora, aos presbíteros é pedida a capacidade de estarem presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica, para desempenharem o próprio papel de animadores de comunidades, que hoje se exprimem cada vez mais frequentemente através das muitas «vozes» que surgem do mundo digital, e anunciar o Evangelho recorrendo não só aos media tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis inclusive para a evangelização e a catequese.

Através dos meios modernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo, conjugando o uso oportuno e competente de tais meios – adquirido já no período de formação – com uma sólida preparação teológica e uma espiritualidade sacerdotal forte, alimentada pelo diálogo contínuo com o Senhor. No impacto com o mundo digital, mais do que a mão do operador dos media, o presbítero deve fazer transparecer o seu coração de consagrado, para dar uma alma não só ao seu serviço pastoral, mas também ao fluxo comunicativo ininterrupto da «rede».

Também no mundo digital deve ficar patente que a amorosa atenção de Deus em Cristo por nós não é algo do passado nem uma teoria erudita, mas uma realidade absolutamente concreta e atual. De fato, a pastoral no mundo digital há de conseguir mostrar, aos homens do nosso tempo e à humanidade desorientada de hoje, que «Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros» [Bento XVI, Discurso à Cúria Romana na apresentação dos votos de Natal: «L’Osservatore Romano» (21-22 de Dezembro de 2009) pág. 6].

Quem melhor do que um homem de Deus poderá desenvolver e pôr em prática, mediante as próprias competências no âmbito dos novos meios digitais, uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje e apresente a sabedoria religiosa do passado como riqueza donde haurir para se viver dignamente o tempo presente e construir adequadamente o futuro? A tarefa de quem opera, como consagrado, nos media é aplanar a estrada para novos encontros, assegurando sempre a qualidade do contacto humano e a atenção às pessoas e às suas verdadeiras necessidades espirituais; oferecendo, às pessoas que vivem nesta nossa era «digital», os sinais necessários para reconhecerem o Senhor; dando-lhes a oportunidade de se educarem para a expectativa e a esperança, abeirando-se da Palavra de Deus que salva e favorece o desenvolvimento humano integral. A Palavra poderá assim fazer-se ao largo no meio das numerosas encruzilhadas criadas pelo denso emaranhado das auto-estradas que sulcam o ciberespaço e afirmar o direito de cidadania de Deus em todas as épocas, a fim de que, através das novas formas de comunicação, Ele possa passar pelas ruas das cidades e deter-se no limiar das casas e dos corações, fazendo ouvir de novo a sua voz: «Eu estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo» (Ap 3, 20).

Na Mensagem do ano passado para idêntica ocasião, encorajei os responsáveis pelos processos de comunicação a promoverem uma cultura que respeite a dignidade e o valor da pessoa humana. Este é um dos caminhos onde a Igreja é chamada a exercer uma “diaconia da cultura” no atual «continente digital». Com o Evangelho nas mãos e no coração, é preciso reafirmar que é tempo também de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus, não descurando uma atenção particular por quem se encontra em condição de busca, mas antes procurando mantê-la desperta como primeiro passo para a evangelização. Efetivamente, uma pastoral no mundo digital é chamada a ter em conta também aqueles que não acreditam, caíram no desânimo e cultivam no coração desejos de absoluto e de verdades não caducas, dado que os novos meios permitem entrar em contacto com crentes de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas. Do mesmo modo que o profeta Isaías chegou a imaginar uma casa de oração para todos os povos (cf. Is 56,7), não se poderá porventura prever que a internet possa dar espaço – como o «pátio dos gentios» do Templo de Jerusalém – também àqueles para quem Deus é ainda um desconhecido?

O desenvolvimento das novas tecnologias e, na sua dimensão global, todo o mundo digital representam um grande recurso, tanto para a humanidade no seu todo como para o homem na singularidade do seu ser, e um estímulo para o confronto e o diálogo. Mas aquelas apresentam-se igualmente como uma grande oportunidade para os crentes. De fato nenhum caminho pode, nem deve, ser vedado a quem, em nome de Cristo ressuscitado, se empenha em tornar-se cada vez mais solidário com o homem. Por conseguinte e antes de mais nada, os novos media oferecem aos presbíteros perspectivas sempre novas e, pastoralmente, ilimitadas, que os solicitam a valorizar a dimensão universal da Igreja para uma comunhão ampla e concreta; a ser no mundo de hoje testemunhas da vida sempre nova, gerada pela escuta do Evangelho de Jesus, o Filho eterno que veio ao nosso meio para nos salvar. Mas, é preciso não esquecer que a fecundidade do ministério sacerdotal deriva primariamente de Cristo encontrado e escutado na oração, anunciado com a pregação e o testemunho da vida, conhecido, amado e celebrado nos sacramentos sobretudo da Santíssima Eucaristia e da Reconciliação.

A vós, queridos Sacerdotes, renovo o convite a que aproveiteis com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela comunicação moderna. Que o Senhor vos torne apaixonados anunciadores da Boa Nova na «ágora» moderna criada pelos meios atuais de comunicação.

Com estes votos, invoco sobre vós a proteção da Mãe de Deus e do Santo Cura d’Ars e, com afeto, concedo a cada um a Bênção Apostólica.

Vaticano, 24 de Janeiro – Festa de São Francisco de Sales – de 2010.
BENEDICTUS PP. XVI

Fonte:  CNBB

sábado, 1 de maio de 2010

Porque te amo Maria

Porque foste escolhida por Deus
Porque soubeste responder ao seu chamado
Porque permaneceste fiel ao Deus que te chamou
Porque todos os dias aprofundaste o teu chamado
Porque refletiu sobre o teu chamado
Porque não deste um sim ingênuo a Deus
Porque soubeste ser mulher em todos os momentos
Eu te louvo, Maria

Porque foste em teu filho mulher libertadora
Porque permaneceste garaias da grandeza da mulher
Porque permaneces o ponto mais alto da feminilidade
Porque simbolizas na Igreja o eterno feminino
Porque permaneceste cheia de graça
Eu te louvo, Maria

Porque ouviste e praticaste a palavra do teu Deus
Porque buscava entender o que se passava contigo
Porque amaste o teu povo de Israel
Porque antes de levar Deus no ventre já o tinhas no coração
Porque sabias orar e perseverar na oração
Eu te louvo, Maria

Porque amaste José em todas as circunstâncias
Porque em teu ventre de virgem a palavra se fez vida
Porque soubeste ser mãe na pobreza e na dificuldade
Porque soubeste aprender com o filho que nascia
Porque soubeste aprender com o filho que crescia
Porque soubeste educar o filho no diálogo sereno e franco
Eu te louvo, Maria

Porque sabias pedir ao filho em favor dos outros
Porque soubeste incentivar o filho a se manifestar ao povo
Porque entendeste a missão profética do teu filho
Porque foste a primeira cristã da história
Eu te louvo, Maria

Porque assumiste as dores e os riscos do teu filho
Porque estavas junto e perto do teu filho
Porque assumiste o evangelho do teu filho
Porque sentiu o evangelho se desencarnaria
Porque soubeste ser um dos pontos altos da criação
Eu te louvo, Maria

Porque soubeste ser mãe para os discípulos do teu filho
Porque te tornaste modelo de mulher e de Igreja
Porque te proclamaste e agiste como servidora do Senhor
Porque soubeste ser o primeiro grande fruto da Igreja
Porque assumiste o papel de mãe da vida nova
Eu te louvo, Maria

Porque és a verdadeira mãe de Deus e mãe dos cristãos
Porque demonstra predileção pelos pequenos oprimidos
Porque assumes as cores e feições dos mais desprotegidos
Porque és a pessoa humana que esteve mais perto de Deus
Eu te louvo, Maria

Porque foste preservada da corrupção do pecado
Porque és membro super eminente da Igreja
Porque soubeste assumir a palavra de forma consciente
Porque soubeste formar com José e Jesus uma família feliz
Porque assumiste as conseqüências da tua maternidade
Porque não ocupaste nunca o lugar que é do teu filho
E porque permaneces apontando sempre para ele
Eu te louvo, Maria

Porque é modelo completo de fidelidade a Jesus Cristo
Porque com Jesus foste e continuas fazedora da história
Porque soubeste profetizar mesmo no silêncio
Porque sabes orar mais do que todos nós juntos
Porque sabes interceder melhor que todos nós ao teu Jesus
Porque muitíssimos povos e religiões te veneram
e porque a Igreja permanece testemunha fiel de Jesus Cristo
Eu te louvo, Maria

E nunca vou pedir desculpas por te louvar
eu sei que não és Deusa mas entre os seres humanos
depois de Jesus o verbo de Deus encarnado
eu duvido que alguém tenha sido mais santa
bendita por tua caridade
por tua santidade
por tua humildade
bendita primeira cristã que me apontas o tempo todo
o teu Jesus mãe dele mãe minha e por isso eu te chamo
Senhora e Rainha

Amém.