Video

Slide do bloogger:

terça-feira, 27 de abril de 2010

Comunidade Shalom em festa

No dia 24 de abril, a comunidade Shalom, celebrou o seu terceiro ano de presença na diocese de Parnaíba. A comunidade tem como fundador Moisés Azevedo e sua sede está localizada em Fortaleza, Ceará. A missa, que foi presidida por padre Eduardo Furtado, que acompanha os movimentos e comunidades na diocese, contou com um grande número de pessoas.

A título de informação, a Comunidade Católica Shalom veio para Parnaíba em 2007 a pedido do senhor Bispo, Dom Alfredo, no intuito de evangelizar, principalmente os jovens através de todos os meios.


Fonte: Diocese de Parnaíba

Encontro Matrimonial Mundial - Repasse Assembléia

Neste sábado (24/04), a comunidade Filhos de São Gonçalo promoveu mais um encontro de casais do EMM, realizando-se no sítio do casal Luiz e Norma, com a presença de todos os casais da comunidade, Pe. Evandro e ainda os casais de Teresina: Ricardo e Benta, Raimundo e Fernanda, Airton e Régia. Foi uma manhã de muita alegria e reflexão à base do diálogo, encerrando ao meio-dia, com um delicioso almoço oferecido pelo casal anfitrião. No final da tarde, os casais que vieram de Teresina, juntamente com Max e Juliana, Domício e Toinha, dirigiram-se à Parnaiba para juntos com a equipe liderança da Expansão Parnaíba, participar do repasse da Assembléia Nacional Rio 2010, do Encontro Matrimonial Mundial, onde estiveram reunidos no sábado à noite e domingo até o meio-dia, buscando também melhorar cada vez mais a caminhada da Expansão Parnaíba. Além dos casais da equipe liderança, também estiveram conosco Pe. Antonio Soares, Pe. Oscar e Pe. Carlos Seixas.

domingo, 25 de abril de 2010

História da Igreja de São Gonçalo de Batalha

Ainda no século XVIII, já se ouvia falar das terras e da gente de São Gonçalo. Dessa devoção ao santo português, adveio a Vila de Batalha. Em torno de 1777, começou-se a construção da igreja da Vila de Batalha que somente foi concluída em 1814. Inicialmente ligada à Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de Piracuruca, para depois se desmembrar daquela a fim de se constituir na Paróquia de São Gonçalo, uma das mais antigas do Estado do Piauí.

Um dos primeiros párocos da Vila de Batalha foi o Padre Joaquim Guimarães. Esse abençoado padre fez um louvado trabalho de evangelização que ia da catequese à alfabetização das crianças da Paróquia. A Padre Guimarães, devemos a devoção à Nossa Senhora de Lourdes, elevada à categoria de Co-Padroeira da Paróquia, em 1878, passados apenas vinte anos da aparição de Nossa Senhora à vidente Bernardete, em Lourdes, na França. A esse pároco, devemos também a vinda da imagem da Virgem de Lourdes, que é venerada numa gruta, no interior de nossa Igreja. No final do século XIX e início do século XX, outro fato marca a vida da Igreja Católica de Batalha, qual seja: a fundação do Apostolado da Oração por um grupo de senhoras, liderado por aquela que foi sua primeira presidente, a saber: Dona Maria Madalena de Castro Machado. Ela esteve à frente do Apostolado da Oração até 1924, quando contou com o apoio de nomes como Sinhá Lages e Dona Mira (Artemísia Lages), na fase de implantação dessa confraria. Em sua história de mais de cem anos junto à Paróquia de São Gonçalo, o Apostolado da Oração congregou muitos nomes que fizeram a história feliz dessa Instituição. Dentre seus zeladores e zeladoras, podemos lembrar personalidades memoráveis como Dona Maroquinha Melo (Maria da Paixão Melo), que presidiu o Apostolado por mais de quarenta anos. Dona Maroquinha sucedeu à Dona Mira na presidência do Apostolado e afastou-se dela em 1985. Eleita uma nova diretoria, assumiu a direção a Sra. Iolete de Sampaio Machado Melo, que festeja agora suas bodas de prata à frente da organização. Nas fileiras do Apostolado da Oração, estiveram muitos leigos engajados, tais como: Dedila Melo (exerceu a vice-presidência do Apostolado na época de Dona Maroquinha), Carlota Dutra, Isaura Castro, Beatriz Castro, José Odílio, Vinoquinha (Etelvina Castro), Sr. Sena (Antônio Fortes Fontinele), Maria dos Ramos, Maria Cândida e suas filhas Pulquéria Lima, Francisca Mesquita e Filó Linhares, Rosa Ribeiro Machado, Genuína Lopes, Maria do Vale, Loura dos Santos, Zeferina Maciel, Didi Machado, Teresinha Torres, Maria dos Santos, Isabel Emília da Conceição e tantos outros.

Na década de 1940, foi fundada a Congregação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sob inspiração de Ângela Torres, mais conhecida como Donângela. Na presidência, estava Adélia Machado, chamada de Deloca. Na tesouraria, Mariazinha Castro. Em 1951, com o falecimento precoce de Donângela, a Congregação, sem apoio do pároco, se desfez. Em 1950, mestre Manuel Fabiano compôs o hino do Apostolado da Oração de Batalha, cuja melodia ainda hoje é cantada pelos zeladores e zeladoras do Coração de Jesus. Na primeira metade do século XX, a Paróquia de São Gonçalo teve sacerdotes inesquecíveis, quais sejam: padres Rolim, Alencar, Sabino e Vieira.

Na segunda metade do século XX, com a fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, em Esperantina, a Paróquia de São Gonçalo ficou por trinta anos sem pároco. Mesmo assim o ardor missionário de nossa Igreja não se apagou, pois leigos engajados na vida da Igreja se encarregaram de realizar todas as atividades de costume como os novenários aos santos (São José, Santa Teresinha, Nossa Senhora da Conceição) e os festejos de São Gonçalo e Nossa Senhora de Lourdes. Para suprir a ausência de um pároco, foi escolhido o Sr. Clóvis Melo como procurador da Paróquia. Sr. Clóvis sempre providenciou a vinda de freis de Tianguá para os momentos fortes de nossa fé como os festejos do Padroeiro, Semana Santa e desobrigas, pois assim eram conhecidas as Santas Missões Populares. Nesse tempo, os leilões eram feitos em frente à Igreja. Lá se construía um chiqueiro para pôr os animais ofertados ao Padroeiro. Ao chiqueiro, só tinham acesso as autoridades, a saber: o padre, Sr. Clóvis Melo, Fernando Castro, mais conhecido como Sr. Deco.

Quando Padre Sabino estava à frente da Paróquia, o maestro Manuel Fabiano compôs o hino de São Gonçalo, que ainda hoje se canta durante o festejo do Santo Padroeiro. Para gritar o leilão, havia pessoas memoráveis como Domingos Cesário e Badão. Foram sacristãos, homens zelosos da estirpe de um Zumba do Vale, um João Lobo e um José Conrado.

Na década de 1960, sob o auspício do primeiro bispo diocesano de Parnaíba Dom Paulo de Sousa Libório, procedeu-se a uma polêmica reforma da Igreja, visto que resultou na demolição da nave central do templo, altar-mor, altares dedicados aos santos, portas seculares de cedro para transformar um dos exemplares mais esplêndidos do barroco brasileiro no Piauí num galpão como vemos hoje. Padre Mário Meneses respondia pela Paróquia na ocasião. Em seguida, veio o Padre Bossuet, que demoliu a velha casa paroquial e construiu a atual residência do pároco batalhense. Em 1978, chegou à nossa Paróquia Padre Lotário Weber, que, como filho da Alemanha, possuía um espírito empreendedor. Padre Lotário trouxe as Irmãs Filhas de Santana, fundou a Comunidade Kolping e construiu a Vila Kolping. Após a saída do Padre Lotário, em 1982, mais uma vez a Paróquia de São Gonçalo ficou sem pároco e era assistida pelo sacerdote de Esperantina Padre Ladislau. Essa situação estendeu-se até 1988, quando chegou à Paróquia Padre Marlos. Em 1991, Padre Francisco Pinto. Em 1995, temos novamente um pároco alemão Padre Wolfgang Hermann. Tal um bom alemão, era também um padre dinâmico. Ele construiu o Centro Pastoral Irmã Nilva e iniciou a informatização dos documentos guardados na secretaria paroquial. Em 2000, com a saída do Padre Wolfgang, foram párocos de Batalha os padres Evanilson, Clodomiro e Bernardo. Desde 2009, responde pela Paróquia o Padre Evandro.

Fica difícil reduzir a tão poucas linhas quase três séculos da presença da Igreja Católica entre nós. No entanto, reconhecidas as prováveis e inevitáveis lacunas nesta retrospectiva da Igreja de Cristo junto ao bom povo de Batalha, deixamos aqui o registro, embora parcial, da caminhada do povo de Deus nas terras abençoadas de São Gonçalo.

Crônica de Francisco José Sampaio Melo
Fonte: Página de Batalha

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Encontro Regional de Presbíteros - IV Dia

Hoje, 22 de abril, quarto dia da XIV encontro regional dos presbíteros do Piauí, na cidade de Parnaíba, foi abordado na parte da manhã o tema “Comunicação na vida do Presbítero”. Padre Tony Batista, vigário geral da arquidiocese de Teresina, que tem vasta experiência sobre o assunto dirigiu a palestra aos padres. Na segunda parte da manhã, padre Tony falou sobre a comunicação na Liturgia, a necessidade de se tomar as celebrações eucarísticas como lugar de comunicação com Deus e com o povo. Por isso, devem ser bem preparadas e celebradas e não feitas de forma improvisada ou mecânica.

À tarde, Paulo Adriano, responsável pela PASCOM na diocese de Parnaíba fez um convite aos padres para um curso de comunicação que será realizado na cidade de Parnaíba, em janeiro do próximo ano e contará com a presença de profissionais bem preparados. Logo após, padre Tony motivou a uma reflexão em pequenos grupos da mensagem do papa Bento XVI para o 44º dia mundial das comunicações sociais. As palavras do papa falam da relação dos sacerdotes e da pastoral no mundo digital como serviço à Palavra.

À noite, a celebração Eucarística foi realizada na cidade de Luís Correia, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada a dezoito quilômetros da cidade de Parnaíba. Antes, padre Adalberto dos Santos da diocese de Floriano, conduziu de forma solene e digna um momento de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

Monsenhor Vittorio Ferrari, que presidiu a missa, em sua homilia relembrou sobre o ano sacerdotal e as palavras de São João Maria Vianney: “O sacerdote é o amor do Coração de Jesus”. Foi destacada, também, a grande quantidade dos fiéis, num dia que normalmente as missas não são tão numerosas. Se os meios de comunicação buscam por um lado tomar o sacerdote como objeto de dúvida e desprezo, a presença significativa das pessoas naquele momento foi uma manifestação de carinho e amor do povo para com os seus padres, completou monsenhor Vittorio.

Após a celebração eucarística padre Roberto Francelino, que está à frente da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, ofereceu um jantar festivo aos padres.

De Parnaíba, informou Pe. Marcos Francisco

Mais fotos em nossa galeria ou click aqui.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Encontro Regional de Presbíteros - III Dia

No terceiro dia do encontro regional dos presbíteros, na cidade de Parnaíba, após a oração das Laudes e café da manhã, Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina, tratou sobre o tema a “fraternidade sacerdotal”.

Dom Sérgio fundamentou-se, sobretudo em passagens do Novo Testamento e em documentos do Concílio Vaticano II como o “Presbyterorum Ordinis” sobre o ministério e a vida dos sacerdotes, “Lumen Gentium”, que trata sobre a Igreja e “Christus Dominus” sobre o múnus pastoral dos bispos na Igreja. Além desses documentos foi citada uma exortação apostólica de João Paulo II, “Pastores Dabo Vobis”, que trata sobre a formação dos sacerdotes nas circunstâncias atuais.

No início da tarde, após a oração da Hora média, o arcebispo retomou pontos abordados pela manhã esclarecendo e aprofundando os mesmos. Em seguida, os padres se reuniram em grupos para tratar sobre três pontos: experiências positivas, propostas e bons testemunhos de sacerdotes do Piauí, do Nordeste e do Brasil, coisa que os meios de comunicação pouco fazem. Na partilha dos grupos as experiências positivas vivenciadas nas dioceses com respeito à fraternidade sacerdotal foram bem destacadas, além do envolvimento nas missões por parte de bispo e padres.

Os padres que deram testemunho de serviço e amor ao povo de Deus foram relembrados como padre Fred Sólon, que deixou o Ceará e se dedicou a pessoas simples no Piauí; padre Raimundo José, que se destacou, especialmente na formação dos padres e do povo de Deus; padre Alfredo (hoje bispo de Parnaíba), que ao trabalhar como sacerdote na diocese de Picos e Teresina, marcou de forma positiva as pessoas.

Ao fim do dia, os padres se dirigiram a uma paróquia vizinha, Nossa Senhora dos Remédios, em Buriti dos Lopes. Aí com a participação de uma expressiva quantidade houve a celebração da Eucaristia. Dom Sérgio, em sua homilia, falou sobre o ano sacerdotal, cujo tema é “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. E, que por ocasião do 150° aniversário de morte de São João Maria Vianney, padroeiro dos padres, o papa Bento XVI havia declarado de 2009 a 2010 o ano sacerdotal. O ano sacerdotal, relembrou Dom Sérgio, é tem sido uma oportunidade para os padres refletirem sobre o seu ministério diante de Deus e de seu povo.

Antes da bênção final um grupo de crianças fez uma homenagem aos padres com uma canção intitulada “o Senhor é meu Pastor”. Dom Sérgio, que presidiu a celebração, manifestou sua gratidão à diocese de Parnaíba, em nome do bispo, e à paróquia Nossa Senhora dos Remédios pela acolhida dada a ele nesse dia. Estiveram presentes, também, Dom Alfredo Schaffler e padre Tony Batista, vigário geral da arquidiocese de Teresina.

Informou Pe. Marcos Francisco

Encontro Matrimonial Mundial - Noite de Reecontro

O EMM realizou hoje (21/04), em Piracuruca, uma noite de reencontro com os casais de Piracuruca e Pedro II que participaram do VI fim de semana original em Parnaiba - PI, nos dia 16, 17 e 18/04. A reunião aconteceu na casa do casal Resende Neto e Marta, com a presença dos casais Wendel e Susely, Ricardo e Graça, que vieram de Parnaiba para conduzir o encontro. Participaram também os casais da comunidade Filhos de São Gonçalo, Max e Juliana, Domício e Toinha. De pedro II os casais Jocimar e Carliane, Sales Neto e Marly e de Piracuruca: Mário e Zezé, Antonio e Silvaneide, Eduardo e Gláucia, Resende Neto e Marta. Foi um encontro bastante agradável, onde conversamos sobre as maravilhas que estão acontecendo em nossas vidas após o FDS e fizemos o planejamento para os próximos encontros.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pe. Lotario recebe alta

Pe. Roberto, administrador da Paróquia N. S. da Conceição de Luis Correia, dá uma boa notícia ao nosso blog, ele nos informou que Pe. Lotário recebeu alta do hospital onde estava hospitalizado desde setembro de 2009 na Alemanha. Agora está recebendo cuidados junto aos seus familiares e brevemente retornará ao Brasil. Segundo o padre de Luis Correia, Pe. Lotário aguarda ansioso o seu retorno à diocese pra rever o povo que tanto ama para continuar doando-se como sacerdote e amigo de todos.

Pe. Lotário sofreu um grave acidente em agosto de 2009 na estrada que liga Barra Grande a Cajueiro da Praia. Estava acompanhado por uma religiosa da Alemanha que estava em visita e um jovem.

De Parnaíba informou Pe. Evandro.

Encontro Regional de Presbíteros - II Dia

Os padres do regional Nordeste IV estão reunidos, na cidade de Parnaíba, no XIV encontro regional de presbíteros. O segundo dia de encontro, 20 de abril, teve início com a oração das Laudes, oração da manhã da Liturgia das Horas. Após o café da manhã, padre Domingos Barbosa, presidente do ICESP, Instituto de Estudos Superiores do Piauí, falou aos padres sobre a “alegria de ser presbítero discípulo missionário de Jesus, com base nos documentos da Igreja, a Sagrada Escritura e no Documento de Aparecida. No fim da manhã, houve uma reflexão dirigida por padre Clodomiro, reitor do seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg, em Teresina, a partir do texto de Lucas 24 que trata sobre os discípulos de Emaús.

No início da tarde. Dom Eduardo Zielski, bispo da diocese de Campo Maior, dirigiu a oração da Hora Média. Padre Domingos, fez uma palestra cujo tema foi “Espiritualidade presbiteral: configuração com Cristo Bom Pastor”, baseando-se principalmente nos Evangelhos e na carta aos Hebreus.

Às 17h30, na Catedral, os padres celebraram a Eucaristia juntamente com o povo de Deus, a qual foi presidida por Dom Alfredo Schaffler, bispo de Parnaíba. Em sua homilia, Dom Alfredo lembrou sobre os ataques que toda a Igreja vem recebendo por causa da fraqueza de alguns padres e pediu para que cada uma das pessoas rezasse por um sacerdote na intenção da sua perseverança e fidelidade. Concelebraram a Eucaristia, também, Dom Sérgio, arcebispo de Teresina, Dom Geraldo, frade capuchinho, e Dom Joaquim Rufino, bispo emérito de Parnaíba. Logo após a missa, no Centro Pastoral Sagrada Família, houve um alegre jantar para os padres.

Fonte: Pe. Marcos Francisco

terça-feira, 20 de abril de 2010

XIV encontro regional de presbíteros

O Clero do Regional Nordeste IV, que abrange todas as dioceses do Piauí, participam de um encontro, em Parnaíba dos dias 19 a 23 de abril, no Centro Pastoral Sagrada Família, na cidade de Parnaíba. Nesse período o clero das oito dioceses do Piauí estará reunido num ambiente de convivência, meditação e formação. As dioceses são as seguintes: Teresina (arquidiocese), Oeiras, Floriano, São Raiumndo Nonato, Bom Jesus, Picos, Campo Maior e Parnaíba.

O tema geral do encontro é: "Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote", em sintonia com o ano sacerdotal. À frente, na condução das palestras, estarão Dom Sérgio, arcebispo de Teresina, padre Domingos Barbosa, formador do seminário maior do Regional NE IV e padre Tony Batista, vigário geral da arquidiocese de Teresina. Aproximadamente, oitenta padres deverão estar presentes. Rezemos por nossos padres, nesse ano sacerdotal, para que sejam cada vez mais fiéis ao chamado que receberam.

domingo, 18 de abril de 2010

Escola Diaconal

Ontem, 17 de abril, teve início no prédio do Colégio Diocesano, em Parnaíba,  o curso para diáconos permanentes de nossa diocese, que está previsto para três anos e meio. Candidatos de oito paróquias de nossa diocese estão participando desse curso. A primeira aula foi ministrada por nosso bispo Dom Alfredo Schaffler, que tratou sobre o Concílio Vaticano II. Pe. Estevão Mitros, pároco da paróquia Santa Ana e responsável por esse novo projeto falou ao final agradecendo as palavras de Dom Alfredo e dando orientações práticas aos participantes. O diácono permanente tem na Igreja a missão de servir a Igreja na caridade fraterna e auxiliar, também, o sacerdote nas celebrações litúrgicas, como batizados, matrimônios, proclamação e pregação da Palavra de Deus. Os diáconos permanentes, ao contrário dos diáconos que se preparam para o sacerdócio, não fazem voto para viver no celibato.


sexta-feira, 16 de abril de 2010

I Retiro Paroquial das Santas Missões Populares

Aconteceu em Batalha, nos dias 09, 10 e 11 de abril no ginásio de esportes Messias Freitas, o primeiro retiro paroquial das Santas Missões Populares da paróquia de São Gonçalo.

Tendo como administrador nosso querido pároco Evandro Alves, o retiro reiniu mais de trezentos missionários. Para conduzir as meditações e palestras, foram convidados padre Oscar Almeida, da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba, e professor Wendel Camapum, também de Parnaíba


 Confira mais fotos clicando aqui.

Pais de Pe. Wolfgang agradecem ao povo de Batalha

Queridos irmãos e irmãs,

Estamos muitos felizes por conhecer o site da paróquia de São Gonçalo, especialmente pela lembrança de nosso querido filho Wolfgang. Nós estamos profundamente comovidos com a homenagem aqui reverenciada, gratidão e amizade de toda freguesia ao nosso filho.

Em nossa visita à cidade de Batalha em Maio/Junho de 1997,  observamos o quanto versátil e comprometido Wolfgang foi na paróquia de São Gonçalo.

O novo sino da igreja, com dedicatória a Wolfgang irá lembrá-lo quando estiver tocando uma e outra vez.

Em nossas orações diárias, agradecemos e pedimos a bênção de Deus a todas as pessoas e amigos queridos em Batalha.

Nossos cumprimentos.

Leni e Gerhard Hermann

Arquidiocese de Teresina prepara 2° Congresso Eucarístico

Em preparação ao 2º Congresso Eucarístico Arquidiocesano (CEA), que vai acontecer entre os dias 23 e 26 de setembro, a arquidiocese de Teresina (PI) realizou, na noite desta segunda-feira, 12, no Centro Pastoral Paulo VI, uma reunião com a equipe ampliada para apresentar o projeto de organização do Congresso.

O coordenador geral do evento, o arcebispo de Teresina, dom Sérgio da Rocha, falou da importância da realização do evento para a arquidiocese de Teresina por ser um momento de animação e de vivência na eucaristia. “É um momento também em que será celebrado o jubileu de 50 anos de realização do primeiro congresso eucarístico, que aconteceu em Teresina, ainda na época do então arcebispo dom Avelar Brandão Vilela”, contou.

2º Congresso Eucarístico Arquidiocesano terá como tema “Eucaristia: Pão dos Discípulos em Missão” e como lema “Fica Conosco, Senhor!” (Lc 24, 29). O evento será um grande momento de fé para a arquidiocese de Teresina e está sendo preparado com o objetivo de celebrar a eucaristia como centro de toda ação evangelizadora.  “Queremos com o Congresso Eucarístico animar a vida eucarística na arquidiocese e ajudar a comunidade a conhecer melhor a eucaristia, porque muita gente não a conhece direito, não tem a compreensão adequada do mistério da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Também queremos celebrar porque as pessoas não devem só saber qual a importância da Eucaristia, devem ser ajudadas a participar e celebrar a Eucaristia na Igreja”, explicou dom Sérgio.

Neste primeiro momento, mais de 100 pessoas já estão envolvidas na organização do Congresso. Segundo o arcebispo, na reunião ampliada equipes demonstraram a necessidade de mais pessoas para colaborar com a preparação do evento. A programação em planejamento propõe que a  abertura do Congresso Eucarístico Arquidiocesano seja no Adro da Igreja de São Benedito e o encerramento no Estádio Albertão. Haverá ainda preparações espirituais das equipes, simpósios teológicos, vigília da juventude e outras atividades.

Fonte:CNBB

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dica de Livro

Por que sou Católico



Muitos católicos, infelizmente, acabam abandonando a Igreja Católica, ou vivendo mal a sua fé, porque não conhecem as raízes desta fé e da Igreja. Por causa disto, as seitas vão avançando, fazendo proselitismo, e levando os filhos da única Igreja fundada por Jesus Cristo, para caminhos perigosos, onde não existem os Sacramentos deixados por Jesus para a nossa salvação.

Neste livro você vai encontrar, de maneira clara, objetiva e profunda, as razões da fé católica, e porque a Igreja Católica é a única que Jesus fundou e desejou neste mundo, para levar a humanidade de volta para Deus.


Ficha Técnica
Autor: Prof. Felipe Aquino
Editora: Cléofas
ISBN: 978-85-88158-33-7
Ano: 2009
Edição: 17
Número de páginas: 192
Idioma: Português (BR)
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21 cm

Para comprar click AQUI

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Encontro Matrimonial Mundial - Noite de Informação.

A Comunidade Filhos de São Gonçalo, realizou neste domingo (11/04), em Piracuruca, uma noite de informação para os casais que irão participar do fim de semana original do Encontro Matrimonial Mundial, em Parnaíba-PI, nos dias 16, 17 e 18/04. O evento foi realizado pelos casais Max e Juliana, Domício e Toinha, Antonio Filho e Bete, na residencia do casal Domício e Toinha.

Irão à Parnaíba, participar do fim de semana original, o Pároco da Paróquia N. Sra. Carmo, de Piracuruca-PI, Pe. Paulo Jorge e os casais: Eduardo e Gláucia, Resende Neto e Marta, Antonio e Silvaneide e Mário e Zezé. A comunidade Filhos de São Gonçalo se alegra com a participação desses casais e do sacerdote no Encontro Matrimonial Mundial e dirige suas preces a Deus, pedindo para que eles ao retornar venham revigorados na fé e no amor mútuo.

domingo, 11 de abril de 2010

Pe. Wolfgang Hermann – In Memoriam

Wolfgang Johannes Hermann, nascido na cidade Bad Kreuznach em 14/05/1960, fora ordenado sacerdote para a diocese alemã de Trier em 1985 com 25 anos de idade, sua primeira missão foi de capelão em Dillingen, no seguinte como vigário paroquial em Bad Neuenahr. De 1991 a 1995, foi pároco na paróquia de Santa Walburga na cidade de Idar-Oberstein.

Em 1989, um velho amigo de escola, Stephan Glöckner, o convida para conhecer um país chamado Brasil na América do Sul, mesmo sem conhecer o idioma português ele aceita o convite e partem para a cidade de Esperantina no estado do Piauí, onde conhece a paróquia de N. S. da Boa Esperança, tendo à frente o então renomado e polêmico Pe. Ladislau João da Silva. Impressionado com a religiosidade e carisma do nosso povo, belezas naturais e clima acolhedor de nosso país, fica encantado e faz pretensões de retornar em anos vindouros, desta vez com o conhecimento de nosso idioma.

Nos idos de 1992 a 1994 em visitas realizadas a Diocese de Parnaíba, a qual tinha o comando do então Bispo Dom Rufino, pergunta-lhe se o aceitaria a trabalhar no pastoreio local, na época a Diocese com déficit de padres em algumas paróquias, D. Rufino de pronto aceita e encaminha para a Diocese de Trier pedido de sessão deste que viria a ser um dos padres mais queridos em nossa paróquia.

Chega o ano de 1995, aos 35 anos de idade e com tudo certo de sua vinda para sua missão na Diocese de Parnaíba, a Paróquia de São Gonçalo em Batalha encontrava-se sem administração de um padre, cidade esta que lhe foi dada para administrar e pastorear com foco na então emergente Pastoral da Juventude.

Em 1996 é convidado a dar aulas na extinta Escola Normal Municipal Dedila Melo (2° Grau), com as disciplinas Religião, Química e Inglês, as quais ministrou com muita sapiência e admiração dos alunos.

No ano de 1997, familiarizado com a comunidade batalhense, começa a apresentar seus primeiros grandes projetos, que dentre muitos destacamos alguns: substituição do carro paroquial, que era uma Toyota Bandeirante e adquire uma F-1.000 (Ford); moderniza toda aparelhagem de som da igreja, automatiza o escritório paroquial com computador, algo tão inovador e pretensioso que nem nossa cúria diocesana sonhava ter à época, como também máquina de fotocopiar e fax; implanta a primeira rádio FM comunitária da cidade, a São Gonçalo FM; panificadora São Gonçalo com receitas de pães de seu país de origem. Em 1998 faz nova troca do carro paroquial, desta vez para uma D-20 (Chevrolet) carro mais moderno e possante para o trabalho missionário nas comunidades da zona rural, carro este que por ter um preço alto, teve que completar a aquisição com dinheiro próprio e ajuda de seus pais; faz também a demolição do antigo salão paroquial que tinha tamanho minúsculo e constrói o amplo Centro Pastoral Irmã Nilva, - nome dado em homenagem a amiga da Congregação Filhas de Santana que faleceu em acidente automobilístico e que prestou relevantes serviços ao povo de Deus em nossa cidade; reforma a casa paroquial com incrementos arrojados e paisagísticos em seu interior; faz reuniões constantes com jovens e forma o grupo vocacional para posterior encaminhamento ao seminário, cria o Boletim Informativo São Gonçalo (impresso).

Em sua missão na Paróquia de São Gonçalo procurou sempre fortificar todas as pastorais, depositando muita confiança e autonomia administrativa para os leigos. Tinha sempre respostas para todos os tipos de assunto, seja bíblico, científico, cotidiano. Seus sermões eram um destaque à parte nas Missas. Era tecnomaníaco, pois estava sempre à frente do nosso tempo e ligado às novas tecnologias.

Inicia-se o ano de 1.999, a igreja caminha rumo ao terceiro milênio, seu contrato com a Diocese de Parnaíba já havia sido prorrogado por duas vezes, uma terceira renovação já não parecia ser possível, foi convidado a ser indicado como Bispo para o estado do Rio Grande do Sul, o qual rejeitou declarando que preferia está entre o povo e não gerenciando uma diocese e seu clero. Em dezembro de 1.999 celebra seu último festejo de São Gonçalo, com um tema muito propício naquele ano, foi o ARRUMA A MALA, uma viagem do povo de Deus para o terceiro milênio, arruma a mala também era um sucesso de uma banda de forró da época. Pe. Wolfgang sabia que teria que arrumar sua mala logo em breve também.

No ano de 2.000, celebrado o festejo de nossa co-padroeira Nossa Senhora de Lourdes, com cinco anos de missão em nossa cidade e com 40 anos de idade, Wolfgang despede-se da administração de nossa paróquia e parte para sua terra natal, a Alemanha, onde trabalharia também por cinco anos (2001-2006) como pároco nas cidades de Münstermaifeld, Gappenach, Pillig e Naunheim. Todos os anos vinha visitar nossa cidade e amigos que aqui deixou, mantendo vivo o sonho de um dia voltar a morar no Brasil e aqui completar sua missão. Assim Deus também quis, em agosto de 2.006 conseguiu voltar para o Brasil, agora na cidade de Belém no estado do Pará, onde ministrava aulas de homilética (arte de preparar e pregar o evangelho) e inglês em seminário daquela cidade.

No dia 10 de abril do ano de 2007, em plena oitava da páscoa, Pe. Wolfgang, assim como Jesus, foi traído pela confiança que presenteava ao próximo e covardemente assasinado, seu assasino foi pego em flagrante e condenado a nove anos de prisão. Dois anos depois foge da penitenciária e é encontrado morto de forma misteriosa, em um açude próximo a penitenciária.

Completando três anos do encontro de Pe. Wolfgang com o Pai, a comunidade da Paróquia de São Gonçalo em Batalha agradece seus relevantes serviços, ensinamentos e roga pelo seu descanso e felicidade eterna. Amém.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Por que e o que são as Santas Missões Populares.

Em outubro de 2008, os padres de nossa diocese juntamente com Dom Alfredo reunidos discutiram sobre o Documento de Aparecida cujo tema é: "Discípulos e Missionários de Jesus Cristo para que Nele nossos povos tenham vida - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". No entanto surgiu a pergunta: como colocar em prática a proposta de Aparecida em nossa diocese. Daí surgiu a idéia de vivenciar em nossa diocese as Santas Missões Populares, segundo o método de Padre Luís Mosconi. Esse padre há mais de vinte anos vem trabalhando no Brasil com as missões. Deste modo em março de 2009 houve na cidade de Parnaíba a abertura com a presença de representantes de toda a diocese, todos os padres e padre Mosconi na abertura das Santas Missões Populares com a presença de mil pessoas.

O que são as Santas Missões populares?

a) São uma sacudida especial.
Será que não estamos precisando disso? De fato, com o passar do tempo, nossa vida pessoal pode se tornar bastante rotineira, repetida, acomodada, sem asas, sem convicções profundas, amarrada e cansada. Corremos o perigo de jogar no lixo o dom precioso da vida. Nossas comunidades cristãs também correm perigo: tudo repetido, sem novidade, meio apagado, sem ardor missionário. Uma espécie de clube dos amigos e das amigas de Jesus e o mundo fora não interessa. E o que estamos notando por aí no meio do povo? Muitos vão se acomodando diante de tanta coisa errada, como: violência, desigualdades sociais, divisões, corrupções, explorações, vícios e mais vícios. Há pouca indignação ética. Muitos se fechando no próprio eu e que os outros se danem. As mesmas boas notícias já não alegram mais como deveriam. Então, será que não estamos precisando de uma sacudida? O apóstolo Paulo escrevia à comunidade cristã de Roma: “Já é hora de vocês acordarem...”(Rm13,11). Será que esse alerta não vale para nós também?

b) São um tempo especial de evangelização intensiva e extensiva, com iniciativas e prazos marcados. O testemunho e o anuncio do Evangelho de Jesus vão estar em primeiro lugar.

c) São um grande retiro espiritual popular, que tem a ver com o sentido da vida. Um retiro que irá marcar o tempo que virá depois, sem com isso desconhecer o positivo que havia antes.

d) São um tempo especial para cultivar entre nós relações pessoais, bem sinceras, verdadeiras e solidárias.

e) São um tempo especial de ecumenismo dentro da nossa Igreja e em relação a outros grupos e Igrejas. Fazem crescer a comunhão na diversidade, valorizando tudo o que há de bom nas pessoas e instituições.

f) São uma visita e um abraço especial de Deus misericordioso para com o povo querido que somos todos nós.

Fonte: Santas Missões Populares - Uma experiencia de evangelização voltada para as massas. Pe. Luís Mosconi. Edições Paulinas.

sábado, 3 de abril de 2010

Entendendo a Semana Santa - O que a Igreja celebra no Domingo da Páscoa da Ressurreição?

No Domingo da Páscoa da Ressurreição a Igreja dá continuidade ao que foi celebrado na Vigília. As orações e leituras bíblicas feitas nas celebrações do dia fazem memória do túmulo vazio, da surpresa e da alegria dos discípulos e discípulas ao terem as primeiras notícias de que, no poder do Pai, o Filho vencera a morte para sempre (cf. Mt 28,1-20). É o “domingo dos domingos”, isto é, é o domingo que dá origem e sentido a todos os outros domingos do ano litúrgico. Todo domingo, a partir do domingo da Ressurreição, é celebração, rememoração e atualização desse domingo.

O que significa a “oitava” da Páscoa?

A “oitava” da Páscoa significa que a Igreja celebra, durante os dias da semana da Páscoa, como que um “oitavo” dia, dia este que dá complementação e perfeição aos sete dias da criação. É a criatura chegando ao máximo da unidade e comunhão com o Criador. Assim a semana toda – do Domingo da Ressurreição até o sábado seguinte (inclusive), é celebrado como se fosse um só dia, o dia da vitória da vida sobre a morte.

Por que a celebração da Páscoa é a maior de todas as celebrações realizadas pela Igreja?

A Páscoa da Ressurreição de Jesus é a maior de todas as festas da Igreja porque é a festa da Vida, e da Vida em plenitude. Ninguém, antes de Jesus, havia ressuscitado (Lázaro e outros haviam sido apenas revividos...), e agora, Nele, todos temos a Vida, todos ressuscitaremos no final dos tempos (cf. 1Cor 15,1-58).

Veja nossa programação para o Domingo de Páscoa:

DOMINGO DE PÁSCOA – 04 de abril

07:30h – Confissões
08:00h – Missa da Páscoa da Ressurreição
Responsável: Pastoral do Dízimo
09:00h – Batizados
18:30h – Confissões
19:00h – Missa da Páscoa da Ressurreição
Responsável: Pastoral do Dízimo.

Entendendo a Semana Santa - O que a Igreja celebra no Sábado Santo?

O Sábado, terceiro dia do Tríduo Pascal, é um dia de silêncio, sem celebração eucarística e em que muitos mantêm ou até mesmo intensificam o jejum iniciado na Sexta-feira. Nesse dia “repousa-se” com Jesus, que está no sepulcro, depois de ter “vivido” com Ele a sua agonia, crucificação e morte.

O que a Igreja celebra no Sábado à noite?

No Sábado à noite – ou, conforme o costume em certas comunidades, na madrugada do Domingo da Páscoa da Ressurreição –, a Igreja celebra a alegre espera da Ressurreição do Senhor. Ela fica em vigília, isto é, atenta para a Ressurreição, e a aguarda com tanta expectativa, que já a celebra, alegrando-se imensamente com a vitória da vida sobre a morte, do dia sobre a noite, da luz sobre as trevas. Nessa celebração, realiza-se o rito do fogo e do círio (no início da vigília), o anúncio da Ressurreição, a proclamação das leituras bíblicas (liturgia da Palavra), o rito batismal e, como complementação, a liturgia eucarística.

Confira a programação para o Sábado Santo:

SÁBADO SANTO – 03 de abril
Guarda-se o silêncio o dia todo.


22:00h – SOLENE VIGÍLIA PASCAL
(Trazer velas)
Responsável: Pastoral Litúrgica, Ministério da Palavra, Filhas de Sant’Ana e Luz-Vida.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Entendendo a Semana Santa – O que a Igreja celebra na Sexta-feira Santa?

Na Sexta-feira da Semana Santa a Igreja celebra a morte de Cristo, seguido de seu sepultamento (cf. Mt 26, 30-27,65). Nesse dia não se celebra a Missa e sim uma solene liturgia da Palavra, na qual se adora a cruz de Jesus e se reza pela Igreja e pelo mundo (“Oração universal”). A eucaristia, guardada na capela ou em local anexo à igreja, é distribuída no final da celebração. Dia de silêncio e interiorização, a Sexta-feira Santa caracteriza-se pela reflexão sobre o amor incondicional de Deus por nós. Porque nos ama com um amor eterno, Jesus assume até as últimas conseqüências o anúncio da Boa Nova da Salvação, inclusive sendo condenado apesar de inocente, e morrendo na cruz, embora tenha passado entre nós fazendo apensas o bem (cf. At 10,38).

A Sexta-feira Santa é dia de jejum?

Sim. A Sexta-feira Santa – bem como a Quarta-feira de Cinzas – é dia de jejum e abstinência de carne. A renúncia ao alimento é um sinal de que esvaziamos o nosso coração, inclusive do pecado, para prepará-lo para acolher a Jesus Ressuscitado. Estão dispensados os enfermos, as crianças e os idosos. É interessante, contudo, que também estes, se não puderem jejuar e abster-se de carne, tenham presente o sentido que lhes dá a Igreja.

O que a Igreja celebra na Sexta-feira Santa à noite?

Na Sexta-feira Santa à noite as comunidades ou guardam silêncio, ou celebram o sepultamento de Jesus. Como não há nenhuma ação litúrgica prevista para a noite, as comunidades são convidadas a ater-se aos costumes locais, sem contudo quebrar o clima de oração, reflexão e interiorização. Em muitos lugares têm-se o costume de, à noite, encenar, de forma catequética, a prisão, o julgamento, a crucificação, a morte e o sepultamento de Jesus.

Veja nossa programação para esta sexta:

SEXTA-FEIRA SANTA – 02 de abril
*Dia de Jejum e abstinência

06:00h – CAMINHADA PENITENCIAL E VIA SACRA nas ruas.
Início: Frente ao Hospital Messias Andrade de Melo.
Responsável: Apostolado da Oração.

15:00h – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS Cristo.
Responsável: Pastoral do Dízimo e Apostolado da Mãe Rainha.

17:30 – Filme “A Paixão de Cristo” na Igreja Matriz.

20:00 – Procissão Luminosa com o Senhor morto. (Trazer velas, candeeiro ou tochas).
Responsáveis: Pastorais, Movimentos e Ministérios, Comunidades de Setores e Crismandos.

Colaboradores: Associação Cultural Arraiá dos Matutos, Associação Cultural os Caipiras do Dedila, Diva Nina, UMB, MOP’s, AGEC, Sindicatos (STTR e SINDSERME).

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Apresentação da Paixão de Cristo atrai muitos fiéis

A paróquia de São Gonçalo recebeu na noite de ontem 31, o espetáculo da Paixão de Cristo, encenado pelo grupo teatral da cidade de São João do Arraial, o grupo é vinculado ao projeto Ponto de Cultura Coco Babaçu, daquela cidade. O evento  atraiu centenas de fiéis, as escadarias da Igreja Matriz foi o palco principal.

Esta é a segunda vez que este grupo se apresenta em Batalha em parceria com a paróquia de São Gonçalo e a Associação Cultural Arraiá dos Matutos, sempre um esforço muito grande do presidente da entidade Marcílio Augusto, que cuida da organização do evento, recepção do elenco, hospedagem etc.

De acordo com Erinaldo um dos atores do elenco, que faz o papel de Jesus Cristo e que organiza as cenas, o grupo de teatro de São João do Arraial, tem um elenco de 45 atores e  sete anos na estrada, sempre com o apoio da prefeitura local. Este ano o grupo está contando com o apoio do ator Jun Daito do Japão. Na noite de hoje 01/04 o grupo se apresenta em Domingos Mourão e amanhã sexta-feira santa, a apresentação será em casa.