Video

Slide do bloogger:

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vem aí o IV Acampamento de Oração

A comunidade Imbiribas cerca de 27 km da sede do município localizada na Data Macambira, vai sediar  o IV Acampamento de Oração, nos dias 6 e 7 de fevereiro com uma intensa programação. O evento será realizado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da região das farinhadas que compreende 13 localidades e terá  o apoio da paróquia de São Gonçalo.

Para o coordenador geral do evento Paulo Sérgio, este encontro é considerando na região, um momento de grande importância para o fortalecimento da fé cristã e para a vida em comunidade. Tema que será discutido durante o evento “Comunidades Unidas na Fé Buscando Realizar sua Missão”.
P R O G R A M A Ç Ã O:
Dia 06/02/2010

14h00min---- Acolhida
14h30min-----Apresentação das Comunidades
15h00min-----Apresentação do tema geral
16h00min-----Momento de animação
17h00min-----Encaminhamentos para o 2º dia.

Dia 07/02/2010
8h00min---Oração da manhã
8h30min---Animação
9h00min----1º Palestra
Tema: “Comunidades unidas buscando realizar sua missão”
10h30min---Lanche
10h45----2º Palestra
Tema: “Missão da Juventude na Igreja Hoje
Palestrante padre Bernardo da Silva Carvalho
12h00min-----Almoço
13h30min-----Animação
14h00min-----3º palestra tema: “Do seio da família nasce o verdadeiro amor pela igreja”.
Palestrante padre Evandro Alves.
15h30min—Adoração ao santíssimo sacramento
16h15min---Intervalo
17h00min Santa missa de encerramento.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Curso: Educação para a comunicação

Promovido pela CNBB e a Diocese local, aconteceu em Parnaíba no Centro de Treinamento da Sagrada Família a primeira etapa do Curso de Comunicação. Ir. Élide Maria Fogolari (CNBB) coordenou esta primeira etapa do Curso. Especialistas de vários estados do Brasil ministraram o curso, Profª. Dra. Rosane Borges, Jornalista Prof. Chico Castro, Prof. Maria de Fátima de Deus e Pe. Dr. Pedro Guareschi.
Das oito (08) Dioceses do Piauí, cinco (05) enviaram representantes, Oeiras, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Picos e Parnaíba.
O curso teve duração de duas semanas com o objetivo de proporcionar aos participantes um maior conhecimento na teroria da comunicação e seus desdobramentos, e como bem utilizar estas ferramentas  para levar a Boa Nova. Na prática aconteceram oficinas de jornal, rádio, vídeo e teatro.
A Paróquia de São Gonçalo teve como representantes Pe. Evandro e os leigos Ricardo Nunes e Walder Miranda.

Congregação Instituto das Filhas de Sant’Ana


A Congregação Instituto das Filhas de Sant’Ana foi fundada pela religiosa italiana Ana Rosa Gattorno (1831-1900): ficou viúva, em 1861 entra na terça ordem franciscana e iniciou a dedicar-se a varias obras de apostolado social na cidade de Génova; foi recebida em audiência pelo Papa Pio IX, no dia 3 de janeiro de 1866, onde apresentou alguns pontos de uma nova regra, recebida em um momento de oração; o Papa aconselhou-a a dar inicio a esta nova congregação.

Assim no dia 13 de março do mesmo ano partiu para cidade de Piacenza onde com algumas companheiras da início a nova ordem. No dia 8 de dezembro de 1866 é a data oficial da fundação do Instituto das Filhas de Sant'Ana. Rosa Gattorna professa os primeiros votos em 26 de julho de 1867 e no dia 8 de abril de 1870, juntamente com as suas 12 primeiras co-irmãs, fez os votos perpétuos.

As Filhas de Sant'Ana eram dedicadas particularmente a assistência dos doentes, nos hospitais e a domicilio, e em 1878 se abriram também a atividade missionária fundando comunidades na Bolívia, Brasil, Chile, Peru, Eritreia, França e Espanha.

A congregação foi aprovada na Santa Sé em 21 de abril de 1879; as suas constituições foram aprovadas em 26 de julho de 1892. À morte da fundadora as Filhas de Sant'Ana eram cerca de 3500, presentes em 368 comunidades. Madre Rosa foi beatificada pelo Papa João Paulo II, no dia 9 de abril de 2000.

Filhas de Sant’Ana chegam em Batalha

As Filhas de Sant’Ana, chegam à cidade de Batalha - Piauí para fundar a Comunidade Jesus Maria José no ano de 1985. As primeiras Irmãs da comunidade foram: Ir. A. Maria Zélia Ximenes Aguiar, Ir. A. Neuza Moreira do Nascimento e Ir. A. Terezinha Pereira de Oliveira.

Nesse mesmo ano, as Irmãs considerando a riqueza da cultura regional, iniciaram uma horta medicinal no bairro Cristo Rei, criaram o Clube de Mães, onde realizaram palestras sobre os cuidados básicos da saúde e maneiras de aproveitar os alimentos da região. Fundaram várias creches para atender a demanda de crianças carentes sob o patrocínio da LBA. Promoveram curso de alimentação alternativa e participaram de Simpósio de Saúde em Teresina, cuja Temática foi “O Corpo que Cura”.

Em 1986 apresentaram seus trabalhos sobre a Medicina Caseira no IV Encontro Nacional da Saúde Popular em São Luiz-MA; inauguraram uma Horta Comunitária, organizaram a Farmácia Caseira e impulsionaram a Pastoral da Saúde. Nesse período realizaram outras atividades: conversas com as mães sobre motivação e valor do aleitamento materno, cuidados básicos da higiene, formas de evitar e combater a desidratação infantil, orientação sobre alimentação básica e pesagem de crianças. Ao longo do ano de 1986, as Irmãs atenderam 2.765 pessoas.

De 1987 a 1989 a comunidade promoveu o I Seminário da Pastoral da Criança, visitas às hortas caseiras, treinamento para as comunidades sobre a medicina natural e combate à desnutrição infantil.

Em 2001, a Comunidade Jesus Maria José é formada por Ir. A. Maria Leite de Araújo e Ir. A. Francisca Leite de Araújo que desenvolvem atividades no Conselho Paroquial, apoio à população com remédios caseiros e assessoria à Creche.

No ano de 2003 a comunidade é revitalizada, passando a ser constituída por: Ir. A. Therezinha Targino Barreto – Superiora, Ir. A. Marta Maria Vasconcelos e Ir. A. Édna Maria do Nascimento. As religiosas continuam a coordenar a “Creche Lar Sant’Ana”, dinamizam as pastorais do enfermo, do matrimônio e familiar, cuidam dos doentes através da Medicina Alternativa, ministram a Eucaristia e acompanham a Infância Missionária.

Em 2005, a comunidade celebra os 20 ANOS de presença das Filhas de Sant’Ana na cidade de Batalha com uma Solene Celebração Eucarística de Ação de Graças, alvorada e momento de Confraternização com a Comunidade Religiosa e Paroquial e o Movimento da Esperança. Participaram deste evento várias Irmãs de outras comunidades, sobretudo do regional de Sobral-CE. Formavam a comunidade religiosa: Ir. A Monalisa Magalhães – Superiora, Ir. A. Helena Silva e Ir. A. Marilene Medeiros.

Em 2010, com 25 ANOS radicadas em Batalha, as Filhas de Sant’Ana, prosseguem testemunhando a misericórdia e a bondade de Deus em nossa cidade, promovendo a educação infantil na “Creche Lar Sant’Ana”; assessorando na Paróquia a Infância Missionária, a Pastoral da Criança, da Liturgia, da Catequese e o Ministério da Eucaristia; ministrando cursos; cuidando da saúde da população através da Farmácia Fitoterápica e consolidando o Movimento da Esperança. A Comunidade Jesus, Maria e José é formada atualmente por: Ir. Ana Helena Silva, Ir. Ana Assunção e Ir. Ana Donata Paulo da Silva – Superiora.

Para mais informações e notícias sobre as irmãs Filhas de Sant'Ana e a comunidade Jesus, Maria e José, CLICK AQUI. 

Papa Francisco


Francisco (em latim: Franciscus) , nascido Jorge Mario Bergoglio SJ (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936) é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.
É o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história. Tornou-se Arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero em 21 de fevereiro de 2001, foi eleito papa em 13 de março de 2013. 









Dom Alfredo Schaffler - Bispo Diocesano


Nascido na Áustria, Dom Alfredo Schaffler foi ordenado sacerdote no dia 16 de junho de 1968 na cidade e Diocese de Oeiras. Inicialmente foi vigário cooperador em Oeiras e coordenador de Pastoral. Em 1970 assumiu inicialmente como vigário paroquial em Picos e posteriormente como pároco a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Picos até 1984. Neste ano transferiu-se para Teresina assumindo como Juiz Presidente o Tribunal Regional Nordeste IV. Em Teresina foi pároco na paróquia de Cristo Rei e Vigário Episcopal para a Administração da Arquidiocese. Em 15 de março de 2000 foi nomeado Bispo Coadjutor de Parnaíba. Em 21 de fevereiro de 2001 assumiu o governo da Diocese de Parnaíba. O seu lema episcopal é: Firme na fé



Pe. Evandro - Pároco de Batalha

Padre Evandro Alves da Silva, nasceu aos 08 de dezembro de 1974 na cidade de Cocal-PI, filho de Francisco Alves da Silva (in memóriam) e Adelaide Vieira da Silva. É o nono da filiação, irmão de Raimundo Nonato, Maria do Rosário, José Erismar, Antonio Francisco, Eliomar, Francimar, Cleide e Marinalva.

Recebeu os sacramentos da iniciação Cristã na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Levado a pia batismal  tornou-se filho de Deus e membro da Santa Igreja Católica aos 12 de janeiro de 1975 pelo Rvmo. Pe. Oney Braga (in memóriam). Depois de Catequizado pela Professora Maria do Socorro Meneses (in memóriam) fez a sua 1ª. Confissão e recebeu a 1ª. Eucaristia dia 08 de dezembro de 1984 das mãos do Rvmo. Pe. João Aragão (in memóriam). Após dois anos de preparação com a monitora e catequista Neide de Morais e Silva foi Crismado pela S. Excia. Rvma. Dom Joaquim Rufino dia 12 de dezembro de 1995.

Em 1996, favorecido pelo então pároco de Cocal Pe. Estevão Mitros e pelas fortes pregações de Dom Eduardo Zielsk, hoje bispo de Campo Maior, passou por uma profunda experiência espiritual através da qual provocou nele uma autêntica metanóia (mudança de mentalidade) e grande passo no seu processo de conversão. Isso se deu quando fez uma forte experiência pessoal de Jesus como único Senhor Salvador durante o Retiro de 1º. Grau do Movimento Evangelizador Luz-Vida na pequena comunidade de Puiu, município de Ibimirim-PE. Esta experiência foi sustentada e alimentada por meio dos seminários de Vida no Espírito Santo e grupos de oração da Renovação Carismática Católica - RCC, além dos encontros semanais do M. E. Luz-Vida e nos vários retiros de 1º. e 2º do Oásis da Vida Nova.

Participou efetivamente da Cruzada Eucarística, Pastoral da Juventude, Movimento Evangelizador Luz-Vida, RCC, Ministério de música e Liturgia. Atuou nas Santas Missões que ocorreram na sua paróquia.

Sua educação escolar teve início no ambiente eclesiástico ao ser alfabetizado no Instituto Josefino das Irmãs Josefinas. Iniciou o ensino fundamental na Unidade Escolar “Samuel Tupinambá” e concluiu na CNEC de Cocal. Fez o ensino médio no Colégio Signus e o curso pedagógico na Unidade Escolar Deputado Pinheiro Machado. Neste período foi presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Cocal (UMESC).

Ingressou no Seminário Maior do Piauí dia 21 de fevereiro de 2000 na Casa Dom “Edilberto Dinkelborg” e posteriormente na casa Sagrado Coração de Jesus.

Fez o Bacharelado em Filosofia e Teologia no ICESPI (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí).

Foi admitido às ordens sacras dia 24 de julho de 2004 na Catedral de Nossa Senhora da Graça, recebeu o ministério de leitor dia 05 de fevereiro de 2005 e o ministério de acólito aos 29 de janeiro de 2006.

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba foi ordenado Diácono aos 18 de dezembro de 2006 e Presbítero aos 04 de agosto de 2007 por D. Alfredo Shaffler.
Foi vigário paroquial na Paróquia Nossa do Carmo em Piracuruca de agosto de 2007 a janeiro de 2009. 

Recebeu o novo ofício para a Paróquia São Gonçalo em Batalha onde foi empossado dia 07 de fevereiro de 2009.

Além de administrar a Paróquia São Gonçalo, lhes são confiados os seguintes ofícios e serviços: Secretário da Comissão dos Presbíteros do Regional NE IV, Representante do Clero de Parnaíba, Membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Parnaíba e Coordenação de Pastoral do Zonal Sul II.
Padre Evandro com Bispo diocesano: Dom Alfredo Schafflér

Conheça o nosso padroeiro

São Gonçalo do Amarante (Portugal) ou Gonzalo do Amarante (Espanha) ou em Latim Gundisalvus do Amarante, nasceu em Vuzella (perto de Braga ) Portugal em 1187. Morreu em 1259. Teve o seu culto aprovado em 1560.

Gonçalo do Amarante foi um verdadeiro filho da Idade Média, um dos homens saído das páginas da "Lenda Dourada". Toda a sua vida se lê como um mural de uma parede de uma igreja cheia de coisas maravilhosas e cores brilhantes.

Ainda jovem, Gonçalo deu indicações de que seria um santo. Concentrou-se nos estudos da Igreja e recebeu treinamento na casa do arcebispo de Braga. Após a sua ordenação, foi dado a ele cuidar de uma paróquia rica e seria um posto que deveria deixá-lo muito feliz, mas ele não estava interessado em paroquianos ricos e assim foi ajoelhar-se aos pés da Virgem Maria, no seu templo favorito, e pedir a ajuda para administrar o seu ofício. Não houve nenhuma queixa da competência de Gonçalo na paróquia de São Pelagius. Ele se penitenciava, mas era indulgente com aqueles que davam dinheiro para os pobres. As contribuições que recebia para si, ele dava aos pobres e aos doentes. A paróquia de fato estava indo muito bem quando ele a passou para o seu sobrinho. Logo depois ele fez uma peregrinação à Terra Santa e lá queria ficar, mas o arcebispo ordenou que voltasse para Portugal. Ao chegar, ele ficou horrorizado em ver que seu sobrinho não tinha sido um bom pastor para o seu rebanho. O dinheiro arrecadado para os pobres tinha sido usado para comprar bons estábulos, bons cavalos e cães. O sobrinho disse a todos que seu tio estava morto e que ele tinha sido indicado pastor em seu lugar. Quando o tio apareceu em cena, furioso e velho, mas muito vivo, o sobrinho não ficou nada feliz. São Gonçalo ficou surpreso e muito triste. O sobrinho ingrato soltou os cães no tio e eles o teriam estraçalhado se os criados não tivessem afastados os cães a tempo de permitir que ele fugisse. Gonçalo decidiu então que ele já tinha tido muito da vida paroquial e foi para as colinas e, em um lugar chamado Amarante, se deparou com uma caverna onde encontrou o que precisava para viver como um eremita e assim viveu em paz por vários anos. Construiu uma capela para a Santa Virgem e pregava para aqueles que vinham a ele e em breve um fluxo de peregrinos ia ao encontro a sua ermida. Mesmo feliz, Gonçalo sentiu que esta não era sua missão na vida e de novo orou para a Santa Virgem que o guiasse. Ela apareceu a ele em uma noite e disse-lhe que entrasse para a Ordem que tinha o costume de começar o Ofício com a "Ave Maria Gratia Plena". E disse-lhe também que esta Ordem lhe era muito querida e que Ela lhe dedicava uma especial proteção. Gonçalo então saiu à procura da Ordem e eventualmente encontrou o convento dos Dominicanos. Ali ele terminou a sua procura e pediu o hábito. O Beato Pedro Gonzales era o superior e logo reconheceu nele um santo e lhe deu o hábito de aspirante. Gonçalo passou pelo noviciado e foi enviado de volta a Amarante com um companheiro para fundar uma casa da Ordem dos Dominicanos por lá. O povo da vizinhança logo espalhou a noticia que o Santo eremita estava de volta. Eles vinham em grupos e pediam-lhe a cura de suas doenças. E ele, milagrosamente, os curava. Um dos vários milagres de Gonçalo foi durante a construção de uma ponte sobre o rio que era muito bravo e não permitia que as pessoas do outro lado viessem visitar a ermida no tempo das águas. Não era um bom local para se fazer uma ponte, mas Gonçalo seguiu, segundo ele, diretrizes vindas do céu.

Certa vez durante a construção, ele estava coletando doações e quando bateu à porta da casa de um homem rico, este disse a ele para procurar na loja a sua esposa com um bilhete que ela daria a ele as moedas de ouro estipuladas no bilhete. São Gonçalo levou o bilhete para a esposa e quando esta o leu passou a rir. O bilhete dizia: "Coloque este bilhete no prato da balança e dê a ele tantas moedas de ouro quanto for necessário para equilibrar a balança". A loja estava cheia de fregueses. Inalterado, Gonçalo disse: "Mulher, obedeça ao seu marido" e colocou o bilhete no prato da balança e disse: "Agora coloque no outro as moedas". A mulher colocou uma, duas e várias moedas até encher o prato e o bilhete ainda pesava mais que as moedas. Quando o prato estava derramando, São Gonçalo disse: "Já chega" e colocando as moedas em um saco, saiu deixando a todos pasmos e estupefatos.

Gonçalo morreu em 1259, após profetizar o dia de sua morte e prometendo aos seus amigos que os ajudaria após deixar esta terra.

Peregrinações logo começaram e uma série de milagres indicaram que alguma coisa deveria ser feita para a sua beatificação. Quarenta anos após a sua morte ele apareceu para várias pessoas que estavam no rio observando o nível das águas subir. A água começou a subir de forma perigosa, quase alcançando a ponte, então todos viram uma grande árvore vindo ao encontro a ponte, e viram também São Gonçalo aparecer montado no tronco e guiar a grande árvore para junto da margem do lado direito onde passou por debaixo da ponte, sem nenhum dano à mesma. Em seguida o nível da água começou, inexplicavelmente, a abaixar.

São Gonçalo é mostrado na Arte Litúrgica da Igreja como um dominicano entre dois franciscanos. Ele ainda é mostrado segurando um chuveiro de luz e um monastério em suas mãos. Às vezes ele é mostrado dando comida aos mendigos.

Este é um Santo muito venerado em Braga, Portugal e em Amarante, onde ainda estão lá a sua Ermida, a capela e a ponte. No Brasil é padroeiro de várias cidades.

O Mosteiro de São Gonçalo foi edificado no local onde, primitivamente, existiu a capela deste Santo. Durante o período medieval e, sobretudo, após sua morte, seu culto difundiu-se, tendo o seu expoente no século XVI.  Em 1343, já a igreja dita de São Gonçalo, era um pequeno santuário medieval e local de  juramento. A doação da Igreja de São Gonçalo para Convento de São Domingos, foi feita pelo Cardeal D. Henrique. A construção do atual Convento, deliberada por D. João III e Dona Catarina, foi iniciada em 1543 e decorreu ao longo de aproximadamente oitenta anos (1543-1620), sendo, por isso, notória a diversidade de estilos.

Sua festa era celebrada no dia 16 de janeiro. Os Dominicanos a celebravam no dia de sua morte, em 10 de janeiro. Com a unificação das festas dos santos em 1969/70, todos os santos tiveram suas festas celebradas no dia de sua morte.

São Gonçalo é celebrado no dia 10 de janeiro.


Nossa História

Segundo os historiadores, a Igreja Matriz de São Gonçalo teve sua construção iniciada ainda por volta do ano de 1794, ano em que houve um surto melhoramento no povoado acarretando o crescimento da população. A Igreja foi dedicada ao padroeiro do povoado, São Gonçalo de Amarante, recebendo a imagem de origem BARROCA que até os dias de hoje se encontra na igreja, sendo esta uma imagem portuguesa e um patrimônio histórico do município. A Construção da Igreja foi finalizada vinte anos depois do inicio de sua construção, no ano de 1814.

Em 1853 foi criada a freguesia de São Gonçalo pela resolução nº 3 publicada em 24 de agosto de 1853:

“Crea uma Freguesia no 3º Districto do Termo de Piracuruca, com
a denominação de Freguesia da Batalha”

Luis Carlos de Paiva Teixeira, Vice - Presidente da Província do Piauhy - Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Provincial decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
Artigo 1º - Fica creada uma Freguesia no terceiro districto do Termo de Piracuruca com a denominação de Freguesia da Batalha.
Artigo 2º - O orago d'esta Freguesia será o de São Gonçalo e a Igreja Parochial a existente no Povoado que lhe dá o nome.
Artigo 3º - Seus limites serão os mesmos que actualmente tem o referido terceiro districto.
Artigo 4º - Ficão revogadas as disposições em contrario.
Mando, por tanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Resolução pertencer, que a cumprão e fação cumprir tão inteiramente como n'ella se contém. O Secretário d'esta Província a faça imprimir, publicar e correr.
Palácio do Governo da Província do Piauhy, 22 de agosto de 1853, 32º da Independência e do Império. Luis Carlos de Paiva Teixeira.
L.S (lugar do selo)
Antônio de Hollanda da Costa Freire"
(in: Código das Leis Piauienses - tomo XIV, parte 1ª - P 23 - 1853)


Com a sanção da Lei, somente em 1854, realmente, foi instalada a Freguesia, com o reconhecimento do templo de Batalha como Casa de Oração, em 3 de junho daquele ano e, em 20 de agosto toma posse o primeiro vigário oficial, o Padre Antônio Simões de Moura.

A primeira construção da Matriz de São Gonçalo data de 1794, quando foi iniciada e feita uma escriturea pública de doação pelo Major José de Miranda, e concluída 20 anos após, em 1814. Nesses anos todos, sofreu várias reformas.

A Igreja contou, ainda, com uma Confraria, que reunia os "homens de bem" da Villa. Eram os ricos fazendeiros, comerciantes e proprietários, como o Cel. Amaro José Machado, Albino Borges Leal, José Florindo de Castro, José Amaro Machado, Antônio Fortes Bustamante de Sá Menezes e Luis Borges Castelo Branco, dentre outros.


                                 O SINO

O Sino de bronze da Matriz - Patrimônio histórico e Cultural da cidade foi fundido no Quartel das Barras, pelo Mestre Manuel Resplende, que era um exímio conhecedor do manuseio de pólvora para confecção de bombas. À época da fundição dos sinos de Batalha, ocorria a Balaiada - a 'revolta dos balaios' - no Maranhão durante o período de 1830 a 1841 - resultou em mais uma manifestação do processo de crise por que passava a sociedade brasileira durante o período regencial. Sabendo do conhecimento do Mestre Resplende os revoltosos o sequestraram.

Para saber mais da história de nossa paróquia click AQUI.

Editorial


Por que ter uma página na internet?


Cristo proclamou a palavra de Deus nas ruas, nas montanhas, nas praças...

Hoje ele nos convida a imitá-lo, nos convoca a evangelizar. Porém, outros meios são necessários para este serviço: eventos, shows religiosos, jornais, radio, TV e, sobretudo a internet. Por isso, estamos lançando a página de nosso glorioso São Gonçalo na rede mundial de computadores, com o objetivo de evangelizar; levar Jesus Cristo e sua mensagem, lançar nos corações dos homens a semente da fé, fortalecer a comunhão, para que todos tenham conhecimento e possam participar dos eventos da comunidade, para dinamizar e tornar mais vivas e participativas a interação com o povo de Deus, para divulgar a paróquia para dentro e fora dela. Para chegar mais perto das pessoas, utilizando a linguagem das novas tecnologias, emfim para levar a Boa-Nova a todos sem distinção, sem separação, sem medos, sem preconceitos.

A Igreja viria a se sentir culpada diante do Senhor, se não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados.

Que nossa iniciativa toque muitos corações! Que o nosso trabalho motive muitos outros a também abraçarem a fé no Senhor!


                   Contamos com sua visita e participação sempre.

Fraternalmente,

Paróquia de São Gonçalo
Pastoral da Comunicação
Batalha - Piauí